sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Anti-semitismo se difunde na Europa

Diz Frattini

ROMA, 17 SET (ANSA) - "Vi, infelizmente, um sentimento de anti-semitismo se difundir em muitos países europeus. Felizmente a Itália não é um deles, mas na Itália também existe o anti-semitismo", disse nesta quarta-feira o chanceler italiano, Franco Frattini, durante um encontro do Aspen Institute sobre o desenvolvimento das relações entre Itália, Europa e Israel.

Segundo Frattini, há a necessidade de avançar com os acordos entre União Européia e Israel. Além disso, o chanceler explicou, após um breve encontro com o ministro israelense para Assuntos Sociais, Isaac Herzog, que o governo italiano "defende que a segurança de Israel não poderá nunca ser negociada nem colocada em discussão". Na Europa houve e ainda há em parte "um difuso sentimento de anti-semitismo que infelizmente se confunde com a legítima crítica política", disse ainda o chanceler.

Frattini observou também que no recente passado houve uma "timidez política de alguns líderes europeus em reagir a alguns propósitos desconsiderados que chegaram até à negação do holocausto e proclamações públicas do fim do Estado de Israel do mapa".

Ainda segundo Frattini, felizmente "hoje a Europa entendeu melhor a necessidade de distinguir a desconfiança das críticas legítimas, tudo isso porque Israel, 60 anos depois, é uma aposta vencida. É um Estado prospero e livre e agora devemos trabalhar todos para que seja também um Estado seguro visto que a segurança é um direito e dever moral que deve ser aplicado sem precondições".(ANSA)

Fonte: ANSA(17.09.2008)
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/fdg/200809171400325087/200809171400325087.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...