sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Relatório Leuchter – Visão Geral



"Sua opinião sobre este relatório é que nunca aconteceu qualquer gaseamento e nunca houve qualquer tentativa de extermínio exercida nestas instalações. No que me diz respeito, pelo que eu ouvi, ele não é capaz de dar esta opinião... Ele não está em posição de dizer, como ele disse assim arrasadoramente neste relatório, o que não poderia ter sido feito em tais instalações. " Assim o juiz julgou o relatório de Fred Leuchter como “ridículo” e “absurdo”, durante o julgamento do canadense Ernst Zündel. De modo a impedir que houvesse qualquer equívoco por parte do tribunal: “Quanto à questão da funcionalidade dos crematórios...a decisão do juiz foi inequívoca, ele não pode testemunhar sobre este tema por uma simples razão: Ele não tem expertise.” (Lipstadt, 166)

Fred Leuchter é um homem sem treinamento formal em química ou toxicologia (ele obteve bacharelado em História em 1964), e ainda alegava ser engenheiro – uma afirmação que o fez pousar em água quente no seu Estado. Em 1988 a pedido do canadense Ernst Zündel, Fred Leuchter foi para a Polônia e visitou o campo de concentração de Auschwitz; (Ernst Zündel financiou a viagem de Fred Leuchter.) O resultado desta viagem foi o “Relatório Leuchter”. Veja o que o Sr.Leuchter disse da sua “investigação”:

O objetivo [do inquérito e o subseqüente relatório], não inclui a determinação de quaisquer números de pessoas que morreram ou foram mortos por outros meios que não o gás ou de saber se um verdadeiro Holocausto ocorreu. E, além disso, não é intenção deste autor redefinir o Holocausto em termos históricos, mas simplesmente fornecer provas científicas e informações obtidas no site atual, para tornar um parecer com todas as bases científicas, de engenharia e de dados quantitativos sobre a finalidade e os usos das alegadas câmaras de gás de execução e as instalações dos crematórios nos locais investigados.

Você irá ver, iremos demonstrar usar o próprio testemunho juramentado de Leuchter, que o Sr.Leuchter, falhou em demonstrar qualquer preocupação com a verdade, mesmo sob juramento.

Enquanto testemunhava no julgamento de Ernst Zündel no Canadá, Leuchter deu provas falsas de sua relação profissional com a administração de duas prisões americanas, referente a câmaras de gás, e provou que não era familiarizado com a maioria dos fatos básicos sobre o gás letal Cianeto de Hidrogênio, incluindo sua inflamabilidade e as concentrações exigidas para fins de desinfestação.

O “Relatório Leuchter” pretende “demonstrar cientificamente” que as pessoas não foram mortas por Zyklon-B em Auschwitz. Ele é composto de antigas reivindicações do francês negador do Holocausto Robert Faurisson, bem como algumas novas. Muitas destas reivindicações aparecem no panfleto do IHR “66 perguntas e respostas sobre o Holocausto”, e também tem outros argumentos oferecidos por outras pessoas que negam o Holocausto.

Zyklon-B é um poderoso inseticida. Ele libera HCN, ácido cianídrico, um gás que o Zyklon-B carrega, o material é encharcado com o gás; geralmente vem em forma de bolinhas ou discos. HCN causa a morte. Quando interagem com o ferro e o concreto, ele cria compostos (compostos hidrociânicos). Leuchter admite que estes compostos foram encontrados nas ruínas das câmaras de gás de Auschwitz(como reafirmado nas pesquisas de um instituto do Governo Polonês, que rejeitou completamente as conclusões de Leuchter – Ver Seção 2.01)


HCN é extremamente venenoso para seres humanos. É usado em câmaras de gás de execução nos EUA, foi utilizado pela primeira vez no Arizona em 1920. Além disso os alemães tinha vasta experiência com HCN, ele foi amplamente utilizado para desinfecção.(Para uma discussão maior sobre Zyklon-B, ver pu/camps/auschwitz/auschwitz.faq1)


Existiam dois tipos de câmaras de gás em Auschwitz: as que eram utilizadas para desinfecção de roupas (“câmaras de gás para desinfecção”) e as que eram utilizadas para matar pessoas em grande escala (“câmaras de gás de extermínio”). As câmaras de desinfecção tinham uma característica padrão, e foram deixadas intactas pelas SS (contrariamente às câmaras de extermínio, que foram dinamitadas em um esforço para esconder atividades criminosas devido à rápida aproximação do Exército Vermelho). Os negadores tentam confundir esta questão, misturando os dois tipos de câmaras. Por exemplo, eles mostram as portas das câmaras de desinfecção, e explicam que elas são demasiadas fracas para suportar a pressão das pessoas tentando escapar. Naturalmente as portas das câmaras de extermínio eram completamente diferentes, mas é fato é ignorado silenciosamente. (ver 2.06)
Tradução: Leo Gott

7 comentários:

Verdade disse...

Gostaria de saber como ler o texto inteiro.

Roberto disse...

Tem aqui, só que está hospedado em um site negacionista (o texto também é negacionista):
http://www.vho.org/aaargh/fran/livres9/acabou.pdf

O "relatório" em português foi publicado no livro-cópia do S.E. Castan (neonazista) chamado "Acabou o gás", que é o pdf acima.

É problemático ler esse tipo de texto sem ler as contestações ao mesmo. Redundante dizer isso mas muita gente quer ler material negacionista achando que se trata de algo sério quando é panfleto político, e se a pessoa não tem algum conhecimento básico sobre segunda guerra não é algo muito indicado. Estou fazendo essas considerações porque não sei qual o viés política pra pedirem o arquivo, porque não repasso links de arquivos negacionistas a quem seja simpático a isso.

LotusKLM disse...

Significa que vc é desonesto intelectual, pq não coloca na mesa todas as fontes e bases.

Verdade disse...

Entre no site Nizkor, um site de combate a negação do Holocausto e pesquise por Relatório Leutcher. Vai achar este texto fácil.

Verdade disse...

Ninguém é obrigado a divulgar as mentiras de S.E.Castan ou outro racista qualquer.

Roberto disse...

"Significa que vc é desonesto intelectual, pq não coloca na mesa todas as fontes e bases."

Bla bla bla de olavete, esse post é de 2009 e há outros posts sobre Leuchter no site, fora os links, você quer que eu leia por você? Descobrir esse post depois de 11 anos é de lascar. Os sites "revis" não colocam todas as infos "sobre a mesa", tem muito mais informação aqui do que em qualquer site "revi", só que é um revival ver esse tipo de comentário, não há clima prum revival daquelas "discussões" que rolavam pelo Orkut. Vocês já tem alguém parecido com vocês na presidência.

Roberto disse...

Ao "verdade" acima, esse comentário do "LotusKLM" é de março de 2020, começo da pandemia, ninguém liga pra essa turma mais, são discussões até datadas e há amplo material na rede. Nem se troca com essa turma, preocupação deles hoje são as campanhas "anti-vacina" e o Steve Bannon. Não há clima prum "revival" de discussão sobre negacionismo como rolou na década retrasada, é "saudosismo" dessa turma de um período que não volta mais (ainda bem) quando a coisa soava como "novidade".

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...