segunda-feira, 18 de maio de 2009

Polícia brasileira faz operação contra neonazistas

Polícia faz operação contra neonazistas em cinco cidades gaúchas

Novo grupo que faz apologia ao nazismo estaria se formando no RS.
Casal que integrava o mesmo esquema foi assassino em abril no Paraná.

Material com apologia ao nazismo foi apreendido pela polícia (Foto: Marcelo Oliveira/Dário Gaúcho/Ag.RBS)

A Polícia Civil de Porto Alegre realizou, nesta segunda-feira (18), uma operação para tentar localizar integrantes de um novo grupo neonazista em cinco cidades gaúchas.

Foram apreendidos mais de 300 peças, entre fotos, DVDs, livros, três bombas caseiras, facas, estiletes, roupas com suásticas e inclusive fardas militares em Cachoeirinha (RS), Viamão (RS), Porto Alegre e em outras duas cidades da Serra Gaúcha, que a Secretaria de Segurança Pública prefere manter em sigilo.

O material foi apreendido nas casas de cinco integrantes de um novo grupo neonazista que estaria sendo formado no Rio Grande do Sul, chamado de New Land, o grupo tem cerca de um ano e seu principal líder seria o gaúcho de 21 anos, natural de Teutônia (RS), preso em abril deste ano sob a suspeita de matar um casal que também integrava um grupo neonazista. As duas facções seriam rivais.

Segundo o titular da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, Paulo César Jardim, o grupo estaria planejando ataques a judeus e a grupos de homossexuais no estado. "Até o momento, nós tínhamos esses grupos fazendo propaganda do neonazismo, defendendo suas teses, suas teorias, mas agora eles partiram para o confronto."

O delegado explicou que o grupo se divide em três segmentos: político, propaganda e paramilitar. O terceiro teria a obrigação de selecionar soldados, que seriam encarregados de preparar bombas e explodi-las em locais específicos. Sinagogas e passeatas de homossexuais seriam os principais alvos do grupo.

"Eles não esconderam que, se precisam matar judeus, era melhor matar vários de uma vez. O mesmo vale para os homossexuais. É uma ideia bastante grave, bastante séria e nós temos a obrigação de prender essas pessoas", disse Jardim.

Para ingressar é preciso ser branco e, de preferência, com descendência europeia, além de ter conhecimentos gerais sobre o nazismo. A polícia está investigando cerca de 50 pessoas que teriam relação com o grupo, que estaria ligado a movimentos do Paraná e São Paulo. Nos últimos 60 dias, a polícia investiga a participação do grupo em pelo menos 10 mortes no estado.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1158567-5598,00-POLICIA+FAZ+OPERACAO+CONTRA+NEONAZISTAS+EM+CINCO+CIDADES+GAUCHAS.html

3 comentários:

ANALUKAMINSKI PINTURAS disse...

Estás realizando uma pesquisa sobre o assunto? Abraço alado.

Roberto disse...

Analuka, você fala especificamente dos neonazis? De forma particular não, mas ao se lidar com o dito "revisionismo"(negacionismo do Holocausto) a pessoa acaba fatalmente checando a questão do neonazismo pois a negação do Holocausto tem uma relação íntima(indissociável) com o mesmo.

O negacionismo é o braço ideológico da extrema-direita de cunho fascista, embora haja outros grupos extremistas que embarcam nessa mas não são majoritários(uma parte da extrema-esquerda na França e algum militante extremista islâmico como o cara dono daquele site antissemita chamado Radio Islam).

Todos esses bandos neonazis que você vê serem notícia em jornal, por ataques, difundem a negação do Holocausto e a ideologia nazista usando a internet como meio de propagação. Abs.

Roberto disse...

Por falar neles(nos neonazistas), saiu outra notícia ontem sobre o desmantelamento, pela polícia, de mais um grupo armado deles no Rio Grande do Sul que planejava atentados contra sinagogas e grupos rivais.

Não coloquei a matéria ontem porque estava testando um modo de pôr essas matérias de jornal em bloco pra não tomar muito espaço nos posts do blog, mas o método que o Roberto me passou não funcionou(pelo menos nesse blog, rs, no Holocaust Controversies funciona e é bem bacana), vou ver se consigo postar a matéria resumindo num blog reserva(testar noutro espaço) pois talvez seja problema na configuração do blog que é diferente da configuração do Holocaust Controversies.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...