segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O século XX segundo Oliver Stone

Mafalda Ganhão

"Hitler foi um bode expiatório fácil do qual se abusou ao longo da história." A afirmação é de Oliver Stone e vem a propósito do seu último trabalho, "The Secret History of America", um documentário com dez horas produzido para a televisão norte-americana.

Durante a apresentação desta sua nova mini-série, que visa reescrever a história do século XX, "sem as mentiras que sempre nos contaram", o realizador fez ainda declarações sobre outras figuras polémicas, como Stalin: "Não direi que foi um herói, mas há que julgá-lo pelos seus feitos. Combateu a máquina militar alemã com mais decisão do que ninguém".

A seu lado, Peter Kuznick, o professor de História que está a assessorar Oliver Stone, procurou suavizar as suas palavras. "Não queremos dar uma imagem mais positiva de Hitler. Apenas queremos descrevê-lo como um fenómeno histórico", disse.Seja como for, a polêmica - tão habitual na carreira de Stone - parece estar lançada, sobretudo atendendo ao facto deste documentário pretender também demonstrar que as corporações norte-americanas financiaram o partido nazi alemão.Nada de novo. Stone confessou estar à espera de uma recepção negativa ao seu trabalho, especialmente por parte da ala americana mais conservadora. Quanto a "The Secret History of America", a série estreará este ano e deve ser exibido no canal pago Showtime.

Fonte: Expresso(Portugal)
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/557138

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...