quarta-feira, 22 de setembro de 2010

David Irving - Visita de negacionista pró-nazi à Polônia gera polêmica

Visita de "historiador" à Polônia que nega holocausto gera polêmica

Varsóvia, 21 set (EFE).- A presença na Polônia do polêmico "historiador" britânico David Irving, conhecido por negar o Holocausto, como guia de um grupo de turistas por locais emblemáticos da Segunda Guerra Mundial, foi classificada de "escandalosa" por várias organizações locais.

De hoje até o fim do mês, Irving acompanhará vários "amantes da história" britânicos e americanos em uma viagem com visitas previstas ao campo de concentração nazista de Treblinka, os restos do Gueto judeu de Varsóvia e a antiga prisão alemã de Pawiak.

Meios locais confirmam nesta terça que Irving chegou ontem à Polônia, embora não se saiba onde ele está e o número de turistas a quem contará sua visão particular do Holocausto, mas se sabe que cada um pagou cerca de 2 mil euros pelos seus serviços.

A visita de Irving não agrada ao país. ONGs já pediram às autoridades que impeçam sua permanência porque consideram "um insulto às vítimas da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto".

Estima-se que 6 milhões de poloneses morreram no conflito armado. Em 2006, Irving foi detido na Áustria e condenado por fazer apologia ao nazismo em discurso de 1989.

O britânico é autor de mais de 30 livros sobre o Terceiro Reich e é conhecido por suas teorias nas quais questiona a veracidade do Holocausto.

Fonte: EFE
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5iSLlHR_gVYCgjwPBUepJ7tjzJIuQ

6 comentários:

Anônimo disse...

a Polonia tem memoria seletiva... ela adora falar das agressoes nazi-URSS ... mas omite as suas proprias!! Pilsudski desejava cria um imperio polaco entre 2 mares... A Polonia pilsudskista anexou partes da Lituania, Belarus, Ucrania (Galicia) e Tchecoslovakia. Brutalizou as minorias anexadas.

Anônimo disse...

Pergunta inconveniente:
Pq Kurt Waldheim foi linchado pela midia por ter sido membro da SA.... ao contrário de Mitterrand (ministro de Vichy)??

Pq Maurice Papon foi linchado pela midia ao contrario de Wernher von Braun ???

Então existem nazistas "do bem" e "do mal",né???

Roberto disse...

"Pergunta inconveniente:
Pq Kurt Waldheim foi linchado pela midia por ter sido membro da SA.... ao contrário de Mitterrand (ministro de Vichy)??"


Como vou saber. Quem decide arbitrariamente livrar a cara de uns e sujar a de outros? Depende muito do contexto de cada lugar, do momento histórico de cada país, das forças políticas de um país, não há regra universal sobre isso.

Às vezes vocês passam a impressão de querer uma "regra universal" pro mundo e pra 'tudo' e isso na prática não existe.

"Pq Maurice Papon foi linchado pela midia ao contrario de Wernher von Braun ???

Então existem nazistas "do bem" e "do mal",né???"


Repito o que perguntei no outro post: na opinião de quem?

A opinião do governo dos EUA não é necessariamente a minha e também de parte dos cidadãos daquele país. A opinião do Brasil como país idem, às vezes pode coincidir e em outras não, no caso refiro-me ao Estado.

Também não acho que o mundo está dividido em função dos EUA, não ignorando o peso político daquele país, mas pra alguns, culturalmente falando, parece que o mundo começa e se encerra nos EUA ignorando todo o resto do planeta, regiões de peso político histórico, ou econômico e político.

Unknown disse...

Ofende-se pessoalmente um historiador somente por seus escritos.
Quero ver se essa pessoa que colocou historiador entre aspas consegue refutar as afirmações do Professor David Irving em vez de fazer ataques pessoais.
E o preconceito vem a tona rapidamente quando alguém tenta jogar luzes sobre acontecimentos relativos a Segunda Guerra Mundial,logo vem porretes linguisticos como nazista,pró-nazi,negacionista.

Roberto disse...

Lá vamos nós de novo...

"Ofende-se pessoalmente um historiador somente por seus escritos."

Não se ofende, a menos que considerem que chamá-lo pró-nazi seja ofensa e não verdade, até porque ele é pró-nazi.

"Quero ver se essa pessoa que colocou historiador entre aspas consegue refutar as afirmações do Professor David Irving em vez de fazer ataques pessoais."

Se você chegou a olhar o blog verá que o que não falta nele são informações mostrando as falácias dos "revisionistas" mas pelo visto o pessoal chegado aos "revis" não gostam de ler isso. Se alguém não lê o que é postado e se prende só a um post relatando uma notícia com mais uma palhaçada do Irving, o comentário não passa de mera retórica pra melhorar a imagem dele(e não seria a primeira tentativa deste tipo e tampouco creio que será a última).

Roberto disse...

"E o preconceito vem a tona rapidamente quando alguém tenta jogar luzes sobre acontecimentos relativos a Segunda Guerra Mundial"

Quais foram as "luzes" que ele jogou sobre os acontecimentos da Segunda Guerra? Que ele, por ser pró-nazi, tenta amenizar a culpa política dos nazistas nos crimes da Segunda Guerra? Se isso forem as tais "luzes" eu prefiro viver nas trevas.

"logo vem porretes linguisticos como nazista,pró-nazi,negacionista."

Porque chamá-lo de nazista, pró-nazi e negacionista não são porretes linguísticos e sim verdades, ou dependendo do ponto de vista(de um nazi de verdade ou simpatizante do nazismo que não negue sua opção ideológica) vai soar como elogio. Ou seja, mais chororô "revisionista" e nada de novo front.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...