domingo, 23 de outubro de 2011

Gilad Margalit - A Alemanha e seus ciganos (Uma experiência traumática pós-Auschwitz) (Livro)

A Alemanha e seus ciganos
Uma experiência traumática pós-Auschwitz (tradução livre)
Gilad Margalit

"Nenhum outro estudo examina tão cuidadosamente e abrangentemente a história dos ciganos na Alemanha, especialmente desde o fim da Segunda Guerra Mundial."
—James F. Tent, autor de Mission on the Rhine(Missão no Reno)

O historiador Gilad Margalit eloquentemente preenche uma trágica lacuna no registro histórico com esta examinação extensa da situação dos ciganos antes, durante e desde a era do Terceiro Reich.

O livro "Germany and Its Gypsies"(A Alemanha e seus ciganos) revela o registro do sofrimento oriundo do tratamento oficial aos ciganos alemães, um povo cujo futuro, na sombra de Auschwitz, permanece incerto. Margalit segue a história do elevado racismo do século XIX até as políticas genocidas do nazismo que resultaram no assassinato da maior parte dos ciganos alemães, da mudança de atitudes nas duas Alemanhas em 1945 passando pela reunificação e depois até o presente.

Inspirando-se numa rica variedade de fontes, Margalit considera os eventos históricos fundamentais, os argumentos jurídicos, debates e mudança de atitudes em relação ao status dos ciganos alemães e ilumina uma vital e importante luz sobre o problema dos grupos étnicos e sua vitimização na sociedade. O resultado é um poderoso e inesquecível testemunho.

Gilad Margalit é professor no Departamento de História Geral da Universidade de Haifa, Israel.

Fonte: site da Editora da Universidade de Wisconsin(EUA)
http://uwpress.wisc.edu/books/2050.htm
Tradução: Roberto Lucena

Um comentário:

www.amsk.org.br disse...

Hoje o tema é: Hungria e os ciganos, com os grupos para militares nas ruas, as vistas de um governo que tem por base os nazi, inclusive eis combatentes. A Europa conservadora volta ao pior dos seus capítulos e o mundo fingi que não vê.

Auschwitz foi uma realidade para muito mais de 500 mil ciganos e ainda está vivo na memória de todos os rromá.

AMSK/Brasil

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...