quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pesquisador encontra relatório de deportação nazista em arquivo

Um pesquisador alemão anunciou nesta quarta-feira que encontrou em um arquivo londrino um estremecedor relatório policial sobre a deportação de judeus na Alemanha nazista que constitui um valioso documento histórico.

O relatório, que é assinado pelo capitão da Polícia e membro das tropas de assalto das SS Wilhelm Meurin e data de novembro de 1941, descreve a deportação de Düsseldorf e Wuppertal (oeste da Alemanha) com destino a Minsk (Belarus, URSS) de um total de 992 judeus, dos quais apenas cinco conseguiram sobreviver ao Holocausto.

O funcionário nazista, responsável pela supervisão da deportação, documenta de forma burocrática ao longo de sete páginas todas as paradas do trem da morte, enquanto não há praticamente nenhuma frase sobre o estado no qual se encontravam os judeus deportados Bastian Fleermann, o diretor do memorial das vítimas do regime nacional-socialista em Düsseldorf, explicou que encontrou o documento por acaso ao consultar no catálogo virtual da Biblioteca Wiener de Londres as palavras-chave "Düsseldorf" e "Minsk".

"Não sabemos como (o documento) chegou a este arquivo londrino", declarou Fleermann em Düsseldorf ao apresentar pela primeira vez o relatório policial.

Ao mesmo tempo, ele ressaltou a importância deste documento, já que por enquanto é conhecido apenas um semelhante sobre a deportação de judeus - o "relatório Salitter", encontrado nos anos 60 -, pois os nazistas tentaram eliminar no final da Segunda Guerra Mundial todo o rastro de sua maquinaria assassina.

Este documento, assinado pelo funcionário da Polícia Paul Salitter, descreve com detalhes a deportação no início de 1941 desde a estação para trens de carga de Derendorf, em Düsseldorf, de um total de 1.007 judeus com destino a Riga (Letônia).

Fonte: EFE/Terra
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5763694-EI8142,00-Pesquisador+encontra+relatorio+de+deportacao+nazista+em+arquivo.html

Ver mais:
Experto halla en archivo de Londres un informe de deportación nazi de judíos (EFE)

5 comentários:

Daniel Moratori disse...

Eu li essa noticia, mas estou querendo ver o documento logo, para ver se é rico em detalhes.
Estou com bastante doc, comprei do Holocausto em documentos, do Yad Vashem. Umas 300 pg. recheadas, e que junto com o Crime metódico, dão uma quantidade enorme e rica.

Daniel Moratori disse...

Só pegando o termo "Trem da Morte", quando der vou postar sobre os "Trens da morte" originários da França.

Roberto disse...

Outro ponto interessante da matéria é a citação do relatório Salitter, que é citado no livro do pessoal do HC. Achei o texto desse relatório na web e vou ver se consigo traduzi-lo depois.

"Estou com bastante doc, comprei do Holocausto em documentos, do Yad Vashem. Umas 300 pg. recheadas, e que junto com o Crime metódico, dão uma quantidade enorme e rica."

Ou seja, muita dor de cabeça pros "revis" quando eles lerem as traduções dos documentos, rs.

Essa documentação do Yad Vashem é valiosa, preciso achar o link de um livro daquele Bernardac que você já traduziu textos dos livros dele, achei um livro dele completo na rede mas não sei onde pus o link, é ruim de achar.

Camilo disse...

Estou a procura de um livro que trate de forma detalhada,toda perseguição aos judeus a partir de 1933 na Alemanha, e,principalmente, quando e como se deu a deportação de todos os judeus do território alemão,o que foi dito a esses deportados como pretexto para esse crime,como ficou seus bens e suas propriedades,como reagiu o povo alemão a esse processo , etc...
Quem souber de algum trabalho assim, favor comunicar-me gilenio-k@hotmail.com Gilenio Camilo

Roberto disse...

Não há um livro que consiga cobrir todo o assunto, embora tenha alguns extensos (mais gerais) como o do Martin Gilbert que saiu em português ou o do Deborah Dwork. A solução é ler mais de um. A maioria dos livros costuma tratar as questões mais separadamente, por isso fiz uma seção de bibliografias pra quem quiser checar os títulos:
Ranking de livros em português sobre o Holocausto (Bibliografia)
-
Bibliografias segunda guerra, nazismo e Holocausto
-
Trabalho escravo/forçado no nazismo - bibliografia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Ocorreu um erro neste gadget