domingo, 10 de fevereiro de 2013

Fantasia lusitana (documentário sobre o fascismo em Portugal)

Fantasia Lusitana é um filme português realizado por João Canijo, no ano de 2010.

Documentário que explora a relação do povo português com os estrangeiros refugiados da segunda guerra mundial, a forma como a sua estadia no nosso país influenciou (ou não) o nosso olhar sobre a guerra, e uma procura pela herança cultural deixada (ou não) pela sua passagem. Uma leitura interpelante da história portuguesa do século XX construída inteiramente a partir de imagens de arquivo e da leitura de testemunhos desses refugiados nas vozes de Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.

O resto do texto (resumo) se encontra aqui.



3 comentários:

Unknown disse...

Prezado diretor do blog, você já idealizou postar esse riquíssimo material em um site .com? Deveria haver, também, um endereço de contato ou um "fale conosco". Congratulações pelo empreendimento.

Roberto disse...

Ruben, seria algo complicado pois sites .com geralmente têm algum vínculo institucional com alguma entidade judaica ou por algum membro ser judeu ou parte de alguma minoria afetada diretamente pelo genocídio.

Como nenhum dos membros do blog têm vínculo com qualquer entidade judaica e nenhum é judeu, um site .com não é necessário pois também pesa o fato de que não se vê no país uma receptividade com esses sites como há nos EUA e na Europa (vide o caso do The Holocaust History Project).

Roberto disse...

Sobre o contato com o blog, há alguns anos havia um email, eu o retirei depois de chegarem alguns emails com comentários e pedidos totalmente à parte do blog como por exemplo uma pergunta de indicação sobre a quem uma pessoa descendente de sobrevivente do Holocausto deveria se comunicar e coisas desse tipo. Fora outros comentários mais agressivos e coisas do tipo.

Esse tipo de pedido que citei é algo que foge totalmente do assunto do blog pois é algo pra ser tratado com entidades que cuidam disso, e as pessoas deixam a gente numa situação desconfortável porque não dá pra fugir de alguma resposta negativa.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...