sexta-feira, 4 de abril de 2014

7,5 mil militares foram perseguidos pela ditadura. Sobre o brigadeiro Rui Moreira Lima

A matéria segue abaixo pois o título dela é outro e não foi possível colocar na época que saiu o falecimento do brigadeiro Rui Moreira Lima.

Como já comentei antes aqui (conferir tag), tópicos/posts sobre História do Brasil poderão (e deverão) ser colocados neste blog pois tem correlação com o fenômeno negacionista e também por ser algo de interesse civil amplo. A ignorância da população com o assunto é muito grande e por vezes o interesse o de menos (quando deveria ser muito maior), o que gera problemas de memória histórica com aceitação de versões distorcidas fornecidas pela extrema-direita na web.

Este pouco apreço do povo pela História do país é uma falha grave do ensino brasileiro, principalmente a não abordagem forte sobre a questão das ditaduras no país.

Penso que antes de se preocuparem "tanto" (como alguns "revis" fazem, por exemplo) com as ditaduras dos países dos outros o povo deveria se preocupar em saber o que se passou aqui no país, principalmente agora que existe uma Comissão esclarecendo (pondo a limpo) em definitivo o que houve, não só sobre a ditadura militar de 1964-1985 como também abrangerá a ditadura Vargas.
____________________________________________________________

Faleceu Rui Moreira Lima, o militar que recusou a ditadura

Faleceu na madrugada desta terça-feira (13), no Rio de Janeiro, o brigadeiro Rui Moreira Lima, aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Central da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, há um mês e meio, em decorrência de complicações de um AVC sofrido este ano. Ele teve uma parada cardíaca às 4h30. O corpo do militar será velado no Instituto Histórico da Aeronáutica, às 14h, e o enterro será às 16h, no Cemitério São João Batista.

Fonte: http://goo.gl/OSqaam

A reportagem é publicada pelo portal Vermelho, 13-08-2013.

Em outubro de 2012, ele prestou depoimento à Comissão Nacional da Verdade, que iniciou então um grupo de trabalho sobre militares perseguidos pela Ditadura Militar.

Herói da 2ª Guerra Mundial, com 94 missões na Europa, Moreira Lima era coronel quando foi demitido, em 2 de abril de 1964, do comando da Base Aérea de Santa Cruz, e preso por ser contra o golpe militar.

O crime de Rui Moreira Lima foi resistir ao golpe. Depois disso, Rui passou a ser um militante pela Anistia aos militares perseguidos e escreveu o best-seller "Senta a Pua!", sobre os integrantes da FAB que participaram da 2ªGM.

Cerca de 7,5 mil militares teriam sofrido algum tipo de perseguição nos anos de chumbo, segundo consultor da Comissão Nacional da Verdade, Paulo Ribeiro da Cunha.

Os depoimentos e investigações continuam nas comissões Nacional e Estadual da Verdade do Rio de Janeiro que ouviram nesta segunda-feira (12) dois militares que sofreram perseguição política e tortura durante a ditadura militar (1964-1985) por causa das preferências políticas ou discordâncias em relação a crimes cometidos pelo regime.

No dia 15 de outubro de 2012, Rui Moreira Lima, o militar que se recusou a entregar a Base Aérea de Santa Cruz ao Regime Militar, deu depoimento à Comissão Nacional da Verdade. Segue abaixo:

O Grupo de trabalho iniciou atividades no último dia 11[outubro de 2012], no Rio de Janeiro, colhendo o depoimento do brigadeiro Rui Moreira Lima, de 93 anos.

Quando o golpe militar eclodiu, em 31 de março de 1964, a quebra da ordem institucional vigente, causada pela deposição do presidente João Goulart, legalmente no poder, não foi aceita por unanimidade nos quartéis. Várias vozes se levantaram na caserna e militares que se opuseram ao golpe foram cassados, perderam salários, patentes ou foram presos por expressarem sua discordância.

Afim de recuperar essa história, a Comissão Nacional da Verdade criou um grupo de trabalho para apurar as violações de direitos humanos sofridas pelos militares que se opuseram ao golpe militar.

As atividades do GT começaram com a colheita do depoimento do brigadeiro Rui Moreira Lima, de 93 anos, herói da 2ª Guerra Mundial, que participou de 94 missões com aviões de caça na Itália. Lima contou aos membros da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias e Rosa Cardoso detalhes da repressão sofrida por ele e outros colegas de farda que se opuseram ao regime. Especialistas no tema também já estão sendo ouvidos pela CNV para indicar informações sobre essa linha pesquisa.

Em seu depoimento, Moreira Lima também foi questionado a respeito dos antecedentes do golpe. Para ele, o grupo que tomou o poder à força era uma minoria dentro das Forças Armadas. Perguntado se a tese apresentada no livro "1964 – O DNA da Revolução" (dos ex-oficiais Jônathas de Barros Nunes e Gastão Rúbio de Sá Weyne), que afirma que todo o golpe foi engendrado por cerca de 300 oficiais, o brigadeiro não teve dúvidas: "não li o livro, mas os autores devem estar com a razão. Foram poucos".

Antecedentes do Golpe - "Esse golpe de 64 veio andando, andando", afirmou o brigadeiro, lembrando seguidas quebras da ordem institucional, como a junta militar que, em 1961, assumiu o poder enquanto o cargo de presidente ficou vago após a renúncia de Jânio Quadros, uma vez que João Goulart estava em visita oficial à China.

Moreira Lima foi preso três vezes: a primeira delas em 2 de abril de 1964, quando o brigadeiro foi deposto do comando da Base Aérea de Santa Cruz, pois Moreira Lima se opôs ao golpe. "Vários colegas foram presos, acusados de serem comunistas. Sempre prenderam os comunistas, desde 1930. Eu trabalhei com comunistas, na Petrobras, mas sempre fui um homem de pensamento livre. Em 64, eu fui o primeiro a ser preso que não foi os de sempre", afirmou.

Depois de ser processado, ser preso mais uma vez em 1964, e ser aposentado compulsoriamente, Moreira Lima partiu para iniciativa privada. Trabalhava com patentes em 1970, quando foi seqüestrado por uma equipe da Policia do Exército a serviço do Doi-Codi. "Quando cheguei lá, meu filho Pedro já estava sequestrado. Ordenei que ele fosse embora", disse o brigadeiro.

O filho foi liberado, mas o brigadeiro ficou três dias preso sem acusação formal, numa cama de três pernas, com colchão fino e equilíbrio precário, o que lhe causou privação do sono. "Foi tortura", afirmou o filho. "Quando eu precisava fazer necessidades, era vigiado por um soldado o tempo todo, apontando uma metralhadora", contou Moreira Lima.

Ao todo, Moreira Lima afirma que ficou 200 dias preso nos três episódios de prisão, dois em 1964 e o de 1970, além de constantes ameaças de prisão e convites para "visitar" dependências do setor de inteligência, além do constante monitoramento que causava terror à família e vizinhos.

Além do depoimento, gravado em áudio e vídeo pela Comissão Nacional da Verdade, o brigadeiro Rui Moreira Lima entregou à CNV cópias de documentos relacionados aos processos e prisões que sofreu durante o regime militar.

"Esperava muito do depoimento do brigadeiro e ficou comprovado que muitos militares sofreram violências em razão da Ditadura", afirmou o membro da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias. "O depoimento do brigadeiro certamente fará parte do relatório final da Comissão e abriu vários caminhos para a investigação do GT que apurará as violações de direitos humanos sofridas por militares que se opuseram ao regime", disse Rosa Cardoso.

Na abertura da sessão desta terça (13) do grupo da Comissão da Verdade, o consultor Paulo Ribeiro da Cunha lamentou a morte e disse que o militar era uma pessoa extraordinária, que inspira o processo de luta pela verdade. "Hoje nossos trabalhos serão permeados pela emoção dessa perda".

Fonte: site Instituto Humanitas Unisinos
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/522742-faleceu-rui-moreira-lima-o-militar-que-recusou-a-ditadura

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...