segunda-feira, 10 de abril de 2017

Donald Sassoon. "Mussolini e a ascensão do fascismo" (livro) - Vídeo

O Denilton mencionou noutro post da série "Nazismo de esquerda?" o autor (Donald Sassoon) de um livro e fui dar uma olhada no título e nome do autor (o nome não era estranho), e há um post no blog sobre o livro dele acerca da ascensão do Fascismo, a quem quiser (re)ler o texto, eis o link:
Resenha: Mussolini e a ascensão do fascismo (livro)
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/10/resenha-mussolini-e-ascensao-do-fascismo-livro-sassoon.html

A quem quiser ler mais sobre o livro, outro link (no Scielo):
SASSOON, Donald. Mussolini e a ascensão do fascismo (História vol.28 no.2 Franca 2009)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742009000200033

Mas acabei achando mais este vídeo deste canal no Youtube, Leitura ObrigaHISTÓRIA, em que aborda o livro do Sasson sobre a ascensão do Fascismo na Itália, e que acaba mencionando um tema "espinhoso" pros ditos "liberais" brasileiros que negam as ligações dos liberais do passado com os fascistas e fascismo, que é justamente a origem (causa) desta panfletagem do slogan "Nazismo é de esquerda".

O comentário acima fui eu que fiz sobre partes do vídeo, não tirem conclusões precipitadas sobre o vídeo sem assisti-lo. Digo isto porque muita gente só de ler um comentário, no qual discorde, já dá "chilique" e acaba por não querer assistir/ver o vídeo, e vale a pena vê-lo. A quem quiser ver de onde começa a questão que eu mencionei, pelo menos no blog (mais ou menos, há mais de um post sobre a questão), ler esses posts de 2014 (ambos os livros abaixo não possuem tradução pro português):
Ishay Landa - "O Aprendiz de Feiticeiro: a Tradição Liberal e o Fascismo" [O elo "perdido" dos liberais com o fascismo] (livro)
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/12/ishay-landa-o-aprendiz-de-feiticeiro-a-tradicao-liberal-e-o-fascismo-o-elo-perdido-dos-liberais-com-o-fascismo-livro.html
As divisões da Direita Norte-americana: Direita Anticomunista, Racista, Cristã e Neoconservadora
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/09/as-divisoes-da-direita-norte-americana-direita-anticomunista-racista-crista-e-neoconservadora.html

A quem não assistiu o vídeo, basta clicar na tela abaixo no próprio post e ver. Há outro vídeo do mesmo canal em que aborda a conceituação de fascismo, deixo este outro vídeo no fim do post.

#022 Mussolini e a ascensão do Fascismo, de Donald Sassoon


O outro vídeo sobre a conceituação do fascismo:
O que é Fascismo? - Conceitos Históricos

5 comentários:

Anônimo disse...

Por que o Japão nunca teve um "Führer", apesar de ter sido uma ditadura nos anos 30 e 40 ?

Roberto disse...

"Palpitando", creio que devido à tradição deles de culto ao Imperador, preservaram a figura dele embora tocassem o "regime" com a outra mão. Japão tem uma tradição diferente da Europa, por mais influência do fascismo europeu, acabou desenvolvendo o fascismo ao "modo" deles, como também Espanha e Portugal (mesmo na Europa), que continuaram os regimes mesmo após a guerra.

Pro nazismo brotar, tem que surgir um partido de massas e o "líder" deles vir do povo, é incompatível com o elitismo japonês (o regime), que manteve certas estruturas "de cima".

Anônimo disse...

Elitismo?? Hum agora entendi o lance da "revolução meiji"... Foi um golpe do imperador contra o xogum. Ou seja.. Uma plutocracia derrubou outra. Na na transição da era \Tokugawa pra Meiji... O imperador e seus próximos usaram samurais e outros das classes menos privilegiadas como massa de manobra pra derrubar o xogunato. Vi essa história no anime Rurouni Kenshin.

Anônimo disse...

Dúvida: Tem gente que afirma que Hitler acabou com desemprego e pobreza na Alemanha.
Ele fez isso como? limpeza social? matando mendigo e favelado?
Vi este vídeo de propaganda de Berlim em 1936. a Cidade tava realmente arrumada.
https://www.youtube.com/watch?v=845F1E8tFKE
Vi videos de soldados alemães batendo continência "Normal"... sem fazer saudação nazista... pq?

Roberto disse...

Peço desculpas pela demora em responder, estava sem PC (por duas semanas) e apagaram os arquivos do HD (da parte que tinha os PDFs, ebooks etc).

O que o nazismo fez foi adotar uma política "keynesiana" na economia, forte investimento do Estado (construção de estradas, obras públicas etc), coisa que o New Deal também fez. Some isso à perseguição de judeus dentro da Alemanha e grupos opositores (de esquerda), apropriação de dinheiro, como a política de colocar as mulheres ocupadas com "afazeres" domésticos, o que liberava o emprego só de homens na indústria e comércio em geral.

Foi assim que foi feito o "milagre" nazista. Há muita mitificação nisso pois outros países adotaram políticas parecidas sem perseguição de grupos, fora que a URSS na época não vivia uma crise econômica. Vou ver se elaboro mais essa questão pois era um assunto que muita gente perguntava no Orkut (nas comunas de discussão) e citavam esses pontos sem apontar muito as fontes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...