quinta-feira, 4 de agosto de 2022

O estranho e "fantástico" mundo das "bolhas ilustradas de classe média" do Facebook/Youtube e sua busca frenética por "gurus" e "pensamento mágico" (supersticioso, misticismo)

Vou dar continuidade a esse outro post aqui, que como eu disse no anterior, eu tive que mencionar um caso recente (mais um) criminoso promovido pelo atual desgoverno do país (mais precisamente responsabilidade da coisa que ocupa a cadeira de "presidente") mas citei alguma coisa lá sobre essas "bolhas de classe média"* "massas de manobra" e de como é horrível a convivência com esse pessoal. 

Cometi o erro, por cansaço de publicar coisas aqui, de achar que seria possível conviver com gente que supostamente "tem" mais proximidade política com você só que descobri a duras penas que foi um erro, fora outros problemas que surgiram disso como a patrulha de parte dessa dita "mídia alternativa" lendo discussão nessas mesmas bolhas e por vezes citando trechos sem mencionar a origem dos comentários/fonte etc. 

Obviamente todo mundo apontado como "praticante" dessas coisas negará que faça isso, até porque é difícil de registrar cada apontamento, mesmo você sabendo, a questão é que eu tenho certos "meios" de descobrir quando copiam ou alguns casos, até porque uma parte nem faz "tanta questão" assim de trocar certos termos que eu "adoto" como o "Exército de Caxias" que eu uso em tom de zombaria, não no sentido que o grupo do atual desgoverno usa (noutro post explico isso). E muita gente que conhece essas discussões sabe que quem usava o termo em determinado sentido era eu, com correção até de militar reformado que já apareceu nessas mídias.

Por isso que ressaltei o número de visualizações do blog no outro post, por esse meio (o blog) a gente tem muito mais alcance do que discutir esses temas em posts isolados de Facebook com gente "desdenhando", a gente pode deixar o que diz e pensa como registro sem se perder e não somos patrulhado de forma tosca como essas bolhas fazem. Além de que pode haver uma interação maior com mais gente que se sinta incomodada com esses mesmos problemas dessas outra redes (deve haver mais gente incomodada com isso), redes que a meu ver "caducaram", e que essas pessoas não consigam dialogar plenamente nesses outros meios (aqui conseguem).

Vários desses perfis adicionam, de forma infantil e tola, gente dessas "mídias" (não querendo generalizar, mas o problema existe) que nunca participam de discussões, mas leem discussões e na maioria dos casos nunca citam a fonte de onde leram ou as pessoas, que é o correto, ou como o saudoso Paulo Henrique Amorim fazia, ele citava que "leu na rede", de "terceiros", pra indicar ao menos que o comentário era de outra pessoa e não dele, a 'famosa' honestidade intelectual. Como eu sempre aponto a fonte, quando é possível e necessário, se o comentário for citação ou repetição de algo que terceiros tenham dito. O Paulo Henrique Amorim até hoje faz muita falta ao país, pois praticava jornalismo de nível, sem histeria ou coisa do tipo, fazendo um contraponto importante a essa mídia venal vendida do país (a dita "grande mídia" ou "mídia hegemônica").

Mas voltando ao tema inicial, sem querer generalizar, salvo poucos o nível dessas bolhas é muito baixo, horrível, você praticamente fala sozinho ou pra "paredes", fora ficar sujeito à intolerância porque "fulano A ou B" não gostou de determinado comentário (eu não "prego pra convertido" ou pra "patotas", ou pra "agradar todo mundo", seria até conveniente só que não cresci nesse "conformismo" doentio de parte da classe média do país, destacadamente de alguns centros).

Uma observação que dá pra fazer é que uma parte dessa "classe média de bolha" fica atrás de "animadores de torcida", "gurus", "profetas" ou quem só reforce as "crenças" distorcidas políticas deles sobre o país e o mundo, fora tratarem a questão geopolítiac como "bicho do outro mundo" por ignorância e preguiça de lerem e entenderem algo (pra entender tem que fazer esforço mesmo, não se aprende por osmose), rola um comportamento "místico", "mágico", "supersticioso" nessa turma, dá pra entender porque a seção de esotéricos, autoajuda e cia vive "cheia" em livrarias de "grife", só que isso não é conhecimento, é literatura de quinta categoria (sendo bem bondoso).

Vendo a coisa toda à distância hoje, eu ficaria profundamente irritado se esse pessoal "louvasse" ou "idolatrasse" o que eu digo, embora tenha uma parte que "acompanha", e até repete parte de discussões sem citar de onde leram, comportamento estranho até pra internet, mesmo na fossa que o Orkut era o "nível" não estava tão ruim assim (ou vai ver a gente já sente "nostalgia" daquela outra rede que era ruim mas havia um espaço melhor pra discussão, mal e porcamente aproveitado por essa mesma turma que hoje emporcalha essas outras redes).

Pode soar arrogante o conteúdo do post mas é bem complicada a convivência com gente que quer ser "membro de seita", ou que ficam atrás de "iluminação mágica" por falha de formação científica (básica, de colégio mesmo), de gente atrás autoajuda de mais gente "maluca" que não lê nem o noticiário do dia por preguiça e que tem ojeriza com o hábito de ler (já vi gente com esses perfis, só cito aqui coisas que vi, como desabafo também).

Acho essas posturas um problema, ainda mais num seguimento que vive chamando o "eleitorado" de Bolsonaro de "gado" (e é mesmo, o "olavismo" é uma "alfafa nuclear"), de gente "sem apreço à ciência" etc (e são mesmo, as olavetes), mas que no fundo são bem parecidos com as olavetes nesse vazio, O que já vi de gente "ilustrada"* repetindo discurso tresloucado de terceiros só porque tem "mestrado" e afins é um festival, é impressionante o deslumbramento dessa gente com essas titulações (de uns anos pra cá isso virou fetiche, ou é parte de algum complexo de vira-latas), até porque convivi com vários que tinham e nunca me trataram com o desdém ou a animosidade que esse pessoal trata.

Não tentando alongar o texto pois pode acabar por perder o sentido, graças a essa vulnerabilidade intelectual desses bandos, onde eu já recebi até agressão verbal de professora de Universidade (agressão indevida, só porque citei um livro acadêmico dos EUA, que o Holocaust Controversies até aborda) por conta de citação de livro com crítica às distorções da Hannah Arendt, que é tratada como uma "vaca sagrada" (o adjetivo vaca aqui não tem nada a ver com a condição de mulher e sim pelo simbolismo de "animal intocável" na Índia, que ninguém pode tocar ou criticar e sim "louvar", favor aos mal intencionados patrulheiros identitários não quererem fazer escarcéu distorcendo o trecho, eu sei rebater vocês e até me antecipo), mas como dizia, a Arendt é tratada como uma "vaca sagrada" indiana no Brasil que ninguém pode "tocar" ou "dizer" um "ai", e essa turma nem lê direito o que ela escreveu, apenas idolatra autora ligada a campanhas anti-esquerda, anti-socialistas nos EUA do espectro liberal até mais extremado. Parte da "esquerda" universitária do Brasil lê autora anti-socialista dos EUA que estava na lista de propina da CIA, e não procuram leitura atualizada de nada.

E ainda falam que a esquerda no Brasil é "comunista", só olavete pra crer nessa asneira. Com uma classe média Fast Food Disneylândia dessas, que só falta pedir bênção à Estátua da Liberdade e beijar a bandeira norte-americana não sai muita coisa além de "hot dog" disso. Com todo respeito aos colegas dos EUA do outro blog, eu tenho que usar esse tom crítico aqui porque o governo dos EUA é realmente um problema pra vocês e pro Brasil (como pro resto do mundo).

Passarei a postar assunto político mais aqui (tentarei) do que em "bolha" que pratica "copy-and-paste" e finge que você "não existe" porque eu não farei canal de Youtube (que é a outra "rede social" sensação com a "praga" dos "influencers", o país não para de cavar mais fundo o próprio fundo do poço) pra "iluminar" cabeça de ninguém, quem tiver interesse proponha a discussão, com educação que esse espaço ainda é livre e não tem essas "bolhas ilustradas" patrulhando torrando a paciência alheia. Ainda farei um post só pra tentar "discutir" ou descrever a "bolha de classe média" do Ciro Gomes que eu chamo de "Cirolândia"** (vou escrever o termo aqui antes que alguém se aproprie sem os créditos, tenho ciúmes dos "apelidos" que coloco em coisas públicas) e DCEs*** (esse, por sinal, "pegou", até na "mídia de bolha").

 A "Cirolândia" se juntou ao "aldismo"**** (do Aldo Rebelo) e a caserna militar entreguista que tem uma parte posando de "dissidente" (sem ser), se já não andavam juntos há muito tempo, porque ninguém "se junta" assim do nada. Destruíram o que havia restado (muito pouco) do antigo PDT, que virou uma sigla fisiológica qualquer.

A "Cirolândia" mágica é uma das maiores responsáveis por esse rebaixamento de discussão no país, uma espécie de continuidade do "olavismo" (tomou esse rumo), fora outros problemas como conexões com a extrema-direita que alguns "canais ilustrados" vistos por essas bolhas reduziram a que são "duginistas", quando na verdade são puxassacos da caserna e estão requentando doutrina da época da ditadura militar. Mas "vai dizer" o óbvio nas bolhas de Facebook que você é "fritado", aqui não tem como essa gente vir fazer "fritura".

================================================

Mini-dicionário de expressões:

*"classe média ilustrada": ou "bolhas ilustradas", gozação/ironia minha por conta do pedantismo desse seguimento e a forma com "ares" de "superioridade" (mentalidade de casta) com que tratam terceiros que, mesmo que acompanhem tentam manter essas pessoa na penumbra, esse fenômeno só foi possível no Facebook e Youtube. Etimologia do termo "ilustrado", no sentido que coloquei: "Instruído; culto"

 

** "Cirolândia": gozação/zombaria/ironia com o dito "cirismo", seguimento que parece seita, que idolatra a figura do Ciro Gomes (o "pseudo-trabalhista" eterno tucano de alma). Esse seguimento é uma das coisas mais deploráveis que já vi na rede (e já vi muita, mas muita porcaria política), a Cirolândia virou (ou sempre foi) linha auxiliar do bolsonarismo e quer ser sua "continuidade" na derrocada da figura de Bolsonaro

***DCE: sigla pra "Diretório Central dos Estudantes", coisa que muita gente sabe o que é quando adentra nas faculdades/universidades, embora o termo mais correto pra essa turma seria o "DA" (Diretório Acadêmico, não sei se a sigla muda de estado pra estado), que é uma divisão dos DCEs (que são mais "centrais" mesmo, como diz o próprio termo e representam todos os DAs). Eu usava o termo em tom de pilha (ironia/zombaria/gozação, a ironia é uma forma de criticar sem precisar xingar alguém, embora essa turma tenha baixa tolerância com divergência, de qualquer tipo, e adoram usar o termo "democracia", ou gostavam, mesmo sendo autoritários até o talo) em cima dos "blocos ciristas", ou de gente que fica numa bolha "idealista" completamente descolada da realidade. Idealismo é necessário, mas com os pés no chão sempre (idealismo do possível) pra não virar uma caricatura ridícula qualquer.

****aldismo": termo referente à figura do Aldo Rebelo, antigo ministro do governo Dilma (foi ministro em mais de uma pasta) e teve destaque no governo Lula, saiu do PC do B e vestiu a "camisa" da caserna militar golpista/entreguista, atrelada à maçonaria arcaica do país, que vive de culto à monarquia portuguesa no Brasil e a "história oficial" da elite carioca sobre os episódios da "independência" do país ("independência" concedida pelo invasor, só isso já seria motivo da população expurgar a data de 7 de setembro, mas a elite do Rio e São Paulo mantém firmes essa retórica oficial porque adoram o "oligarquismo" que rolava com a monarquia lusa fugindo de Bonaparte). 

 

Tem canal da "mídia alternativa" alegando que o Aldo anda próximo da figura do Dugin (próximo ideologicamente) e cia, com uma certa retórica de demonização "soft" da Rússia e do governo russo porque esses seriam "influenciados" por Dugin (a pergunta a fazer é: já viram ex-tenente-coronal da KGB, um grupo que era altamente treinado na antiga URSS, intelectualmente também, refiro-me obviamente à figura de Putin, de vir a seguir "guru" de seita "esotérico" como Dugin? Tem gente que crê em "mula sem cabeça" e nessas asneiras, cito o caso pra mostrar a quanto anda o "nível" raso de abordagem desses assuntos nesses meios, fora as "patotas" que ficam reverberando essas asneiras nas "bolhas ilustradas"), o fato é que esse seguimento reacionário entreguista a qual o Aldo Rebelo hoje virou um "representante", usa uma retórica de quinta categoria de um "nacionalismo" (aspas) que na verdade não é, nada mais nada menos, que a "Doutrina de segurança nacional" (aplicada à Amazônia e correlatos) da época da ditadura militar e outras asneiras. Atrelarem a figura de Dugin só porque um seguimento insignificante chamado "Nova Resistência" (que "idolatra" o Dugin, link2) "colou" nessas figuras e encontrou espaço no "neo-PDT" bichado do Carlos Lupi, o que é um reducionismo perigoso (e burro) pra avaliar o problema de forma correta. E se querem criticar essas coisas ditas aqui, ao menos citem o que criticam em vez de ficar nos termos "tem gente do nosso campo" e outras baboseiras, gente tem nome, eu tenho nome e eu não endosso esse tipo de retórica de medo que querem "impor" na marra ignorando todos esses pontos, e sei que podem citar (de forma indevida, pois deveriam citar a fonte) tudo descrito acima em canais de Youtube sem citar o blog e o post, mas dessa vez há registro pra mostrar como alguns canais se comportam, e porque creio que como cidadão consciente do país a defesa da integridade da população (a qual me incluo) está acima de certas picuinhas de "bolhas ilustradas", porque quando o Lula for eleito (presidente de novo) irei cortar qualquer "canal de contato" remoto do Facebook com quem adiciona de forma tola esse povo. Essa é uma discussão mais longa pra outro post inclusive.


P.S.1 esse post será atualizado depois com links (faltam vários), a máquina é muito lenta e fica difícil manusear como no antigo PC. Espero que até outubro eu consiga resolver isso.

P.S.2 antes que eu me esqueça de novo (mais uma vez), houve uma quantidade considerável de acessos ao blog vindos da França no último mês ou últimos meses, não sei se em função da eleição na França (palpite) ou se tem gente "meio" "surtada" por lá com receio de "certas críticas". Pois é... viram como não dá pra silenciar ninguém assim na rede por alienação no Youtube? "Força, guerreiros" (conteúdo irônico e "piada interna", rs). Chegou a hora de também "brincar" de Política (de verdade, com "P" maiúsculo) sem a tentativa de bloqueio, interdição de patota ou "silenciamento" de vocês.

5 comentários:

stéphano bahia disse...

Repare que o grosso de apoio de Bozo é a classe média branca.

Roberto disse...

Stéphano, o pior é que esse "apoio" chega a uma turma "tucanoide" do "eixo" que "posa" de esquerda, mas é do mesmo grupo beneficiado pelas políticas do desgoverno escravocrata, voltou a exploração pesada do trabalho doméstico barato e subemprego, e isso beneficia certa classe média abastada que "caga e anda" pra desgraça e miséria da maioria da população. Mas vou deixar essas "tias" de lado um pouco porque o momento pede, mas acabando essa eleição tenebrosa o assunto vai voltar.

Mas é o grupo cachorro da elite o que você cita, essa classe média abastada ou remediada, branca (dentro do que é "branco" no país), são os cachorros da elite, defendem até um desgoverno que no futuro destroçará o futuro dos filhos desses, da parte mais remediada, da ascensão social e cia (destruição da universidade pública, concursos etc).

stéphano bahia disse...

Eles se esquecem que a miséria também aumenta a criminalidade, que eles dizem combater e odiar.

stéphano bahia disse...

A situação do Brasil tá mal mesmo! 1 parente e 1 conhecido meu hoje moram na Europa pq não tem perspectivas aqui !

Roberto disse...

Tenho uma prima no Tio Sam e outra foi pra Portugal, pela crise, embora muito brasileiro fora deva voltar se a situação econômica e política do país melhorar (a econômica vai, a política tem que ser no combate) e há uma situação crescente de guerra fora, que não tem desfecho aparente na Europa, onde o pano de fundo é o confronto EUA x China/Rússia, em que os governos europeus embarcaram numa barca sem rumo e furada acatando os delírios do governo norte-americano.

E não entenderam quando em 2016 eu usei a metáfora de Alien x Predador pra eleição dos EUA com Hillary x Trump, os EUA têm um quadro de degeneração política avançado (a representação política daquele país é horrível, sintoma de decadência/declínio). Não conseguem formar quadros políticos como antes, fora o impacto do neoliberalismo dentro deles (já que exportaram a coisa pro mundo, estão sentindo os efeitos da bomba atômica econômica também e da desigualdade galopante).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...