domingo, 29 de janeiro de 2023

Genocídio indígena do 'governo Bolsonaro'. Havia gente contestando o termo usado na pandemia, agora já possuem um genocídio pra chamar de seu

A quem anda em Marte ou Saturno sem ler as notícias do país, que repercutiram fora também, o título do post é sobre isso aqui:
Tragédia dos Yanomami se configura como genocídio e pode levar Bolsonaro a tribunal internacional (IstoÉ)
PF abre inquérito para apurar crime de genocídio contra Yanomami (site Poder360)

Fala do então deputado Bolsonaro sobre a questão indígena do país, quando era "só" uma figura bizarra no congresso e "sindicalista" de militares:

"‘‘A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esses problemas em seu país.” Este é um trecho de discurso de Jair Bolsonaro, então deputado federal pelo PPB-RJ, na Câmara dos Deputados, em 16 de abril de 1998. Dessa frase, até atos e omissões que fecharam seu mandato de presidente da República em dezembro de 2022, Jair Bolsonaro ofereceu provas contra si próprio. Virou um poço aterrado por acusações, que transbordou com as imagens chocantes, e divulgadas no mundo inteiro, da condição degradante imposta ao povo Yanomami."
Avisando que estou com dificultade pra digitar com uma máquina lenta, fica difícil elaborar um post dessa forma o que torna inviável a escrita de posts, fora a quantidade de bizarrices que ocorre no país de 2018 pra cá (mais de uma por dia), fora todos os anos de 2013 até agora, mas acho que ninguém pode se omitir com o assunto.

Bem como a ofensiva dos apoiadores do ex-presidente miliciano (fantoche de generais, da cúpula podre das forças armadas, um pau mandado bizarro que distrai a população enquanto a horda de corruptos de farda destroçam/destroçavam o país pra forças externas hostis e pela simples pilhagem, reacionarismo e falta de patriotismo, que tanto "falam" e nunca possuíram mesmo fazendo "juramento") atacando Brasília no último dia 08 de janeiro de 2023 destruindo parte da sede Supremo, congresso e Palácios do poder executivo.
Ataques terroristas: entenda o que aconteceu ontem em Brasília em 8 pontos (UOL)
Invasão de bolsonaristas em Brasília: em resumo, os acontecimentos até agora (UOL)
Assista a mais de 40 vídeos das invasões do 8 de Janeiro (site Poder360)
Como foi o domingo de invasão de bolsonaristas radicais aos prédios dos Três Poderes em Brasília (GZH)

Definição de genocídio há no blog (é só procurar pela busca nele ou via Google colocando "holocausto-doc+genocidio" na pesquisa), mas vou digitar de forma resumida com minhas palavras, depois adiciono as fontes aqui (pra turma mais "crítica" ou "cética", entre aspas, não vir espernear dizendo asneira nos comentários):

Genocídio ocorre quando há intento por parte de um grupo ou governo de exterminar a cultura de algum grupo étnico ou/e principalmente, total ou parcialmente, o extermínio físico de um grupo étnico.

Definição precisa de genocídio (por lei):
"According to Article 2 of the 1948 United Nations Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide defines genocide as "any of the following acts committed with intent to destroy, in whole or in part, a national, ethnical, racial or religious group, as such: killing members of the group; causing serious bodily or mental harm to members of the group; deliberately inflicting on the group conditions of life, calculated to bring about its physical destruction in whole or in part; imposing measures intended to prevent births within the group; [and] forcibly transferring children of the group to another group."" [1]
[1] Definição de genocídio (em inglês), verbete do site da Cornell Law School (LII), https://www.law.cornell.edu/wex/genocide

Complemento:
Definição de genocídio, Enciclopédia Britânica (em inglês: https://www.britannica.com/topic/genocide)
"How do you define genocide?" (Artigo da BBC em inglês: https://www.bbc.com/news/world-11108059)
"What is Genocide?" (verbete do USHMM, Museu Memorial do Holocausto, em inglês: https://www.ushmm.org/genocide-prevention/learn-about-genocide-and-other-mass-atrocities/what-is-genocide)

 O que temos no caso dos indígenas Ianomâmis? Exatamente um caso de genocídio, de intento de um governo de patifes de farda, com civis canalhas do mesmo naipe praticando crimes que levariam um grupo específico étnico a seu fim ou a destruição da maioria desse povo indígena do norte do Brasil.

Havia uma turma "histérica" (o Brasil virou o pais da histeria há tempo, contribuição das seitas neopentecas com o moralismo exacerbado de alguns centros), da direita brasileira (como sempre) e da "Cirolândia" encantada, achando extremado o termo genocida pra chamar o miliciano fantoche no cargo de presidente, quando existe o termo "democídio" (aviso: eu não tirei o termo de um livro que circula no país sobre isso, eu conheço há anos por conta do nazismo e li pela primeira vez o termo em inglês mesmo, sem qualquer ligação com publicação brasileira), fora que existe uma discussão sobre a aplicação do termo genocídio num sentido mais amplo, porque muitas vezes se confunde assassinato em massa com genocídio e nem sempre a coisa se encaixa (pra haver genocídio não precisa o extermínio de milhões e sim algo que vise grupo étnico, religioso ou afim).

O termo surgiu na pandemia pela primeira vez pela fala do ministro do Supremo, Gilmar Mendes, e foi questionada pela dita "grande mídia" (que apoiava o miliciano genocida na surdina omitindo os crimes do governo dele bem como os crimes econõmicos de seu ministro neoliberal, Paulo Guedes), mas a questão indígena se essa mesma mídia entrar na via do "negacionismo" (como os negadores do Holocausto fazem com o genocídio da 2aGM), vai "pegar mal" pra mesma... porque o caso tem ampla repercussão internacional.

E conforme a colocação do Stéphano (discussão do outro post), o Biden teria problema em conviver com o rótulo de tolerante de genocidas dentro do território norte-americano?

Em seu governo (Biden) há uma ala dita de "esquerda" (liberais na verdade) que está incomodada com a presença do miliciano em território "ianque", fica difícil de crer que o governo dos EUA e Europa Ocidental de fato se preocupam com a questão indígena (a não ser como chantagem contra o Brasil) não endossando o coro do julgamento internacional e condenação do miliciano Bolsonaro por crimes contra a humanidade, bem como os apoiadores e assessores diretos dele nisso.

Iremos lembrar sempre ao Mr. Biden do problema, até porque foi na administração Obama/Biden que a sorte da maldades contra o Brasil começou, com toda cumplicidade histórica já conhecida de fomento, elaboração e aplicação de golpes de Estado pelos Estados Unidos na América Latina. Muita gente no Brasil e América Latina esquecem da origem da coisa, mas há sempreos que recordarão...

_____________________________________________________________________________
Complemento do dia 30/01/2023

O Brasil é signatário das leis/convenções sobre crimes de genocídio, "viu", miliciano ex-presidente e demais escória apoiadora, conforme os dois textos que colocarei abaixo, do site do Executivo federal. Tem uma escória política tentando atenuar ou defender o pulha, cuidado pra não serem enquadrados como ajudantes se participaram do crime ao longo desses anos.

Sobre crime de genocídio, decreto de 1952, Presidente Getúlio Vargas (Link1)
Lei de 1956, Presidente Juscelino Kubitschek (Link2)

Eu diria que o miliciano, família e apoiadores, ex-ministros estão bem encrencados com a justiça do país e até com a justiça internacional, se a mesma não for leniente (fizer vista grossa) agindo quando "convém", e o governo dos Estados Unidos não proteger mais um genocida que ajudou a colocar no poder no Brasil. _____________________________________________________________________________
Complemento do dia 03/02/2023

Como citei que genocídio pode ser o extermínio cultural também, segue abaixo o verbete da questão (em inglês, tem tradutor de textos à vontade na internet, não há desculpa de "eu não entendo" pra não ler), que é uma parte controversa da definição de genocídio mas existe:

Cultural genocide (https://en.wikipedia.org/wiki/Cultural_genocide)

26 comentários:

stéphano bahia disse...

Curioso que a turma que minimiza o holocausto ianomâmi tá pentelhando Lula por causa da Nicarágua e da Ucrânia.
Povo escroto !

stéphano bahia disse...

Sabe que descobri? Os bozominions tão tendo orgasmo e felicidade quando sabem de notícias de roubos e de assaltos... mandam as vítimas fazer o L... e chamam os autores dos crimes de "filhos de Lula".
Depois dizem que io PT apoia criminoso

stéphano bahia disse...

https://youtu.be/4V-Vt81njpo
Bozo pede sanções contra o Brasil !

Roberto disse...

"Curioso que a turma que minimiza o holocausto ianomâmi tá pentelhando Lula por causa da Nicarágua e da Ucrânia. Povo escroto !"

Desculpando a demora em responder, continuo com o problema do PC (e pelo visto vai entrar por abril, já nem "prometo" mais a solução disso, um update na máquina, acessar esses sites por smartphone é "sofrível", tem quem faça mas a letra é pequena demais), mas essa turma é a do Solzinho (PSOL) do "eixo" (Rio-SP), uma turma com discurso pós-moderno liberal que agora chamam de "identitários" (ainda posto um dia a "gênese" desse termo, estava presente num grupo de esquerda quando soltaram isso pela primeira vez e "pegou", porque se usarem o termo fora do Brasil isso é associado a grupos como a Klan e cia).

Essa turma do "Solzinho" trotskista é uma turma tucanoide que passou a "posar" de "esquerda" quando o PSDB começou a migrar pra posições de extrema-direita, ainda na era Lula 2 (segundo governo Lula, mas não eram escancarados) e ascenderam totalmente na "era Dilma", com aqueles discursos bobocas de "mulher no poder" etc e tal dando margem pra esses bandos solaparem o Estado por dentro e ajudarem os golpistas de 2013. Essa turma tucanoide votava no PSDB paulista principalmente e em outras escrotices no Rio, o estado com a "esquerda mais exótica" do país (que vive com o mundo na lua ou nos EUA imitando norte-americanos), passaram a seguir o PT e implodir o partido por dentro desde então, a meu ver projeto com tentáculo do Estado norte-americano (como sempre) e os "entusiastas" de sempre submissos aqui no país, ou mesmo bobalhões moralistas que reduzem qualquer conflito no mundo a "questões morais" (antes todo problema mundial fosse uma "questão moral").

Não que os apontamentos morais não existam, mas eles seguem lado a lado com a parte econômica, a imoralidade dos liberais e destruição ocasionou a primeira e segunda guerras mundiais, como está provocando os conflitos atuais desde o fim da 2aGM. Por isso que eu dizia ainda no Orkut, em resposta a uma pessoa que questionou se era válido aquela briga contra a negação do Holocausto se essa turma teria "peso", eu disse que o que pesaria no fim seria a questão econômica pra ascensão da extrema-direita, e o que foi que houve desde então?... e não sou "profeta" nem "mãe Dinah" (coloquei esse apelido num palhaço do interior do Rio e a dita "mídia alternativa" até usa sem citar a fonte, andaram lendo certas timelines, acho esse povo uma "maravilha", eles tentam nos deixar invisíveis mas como eu já disse, esse blog é lido por muita gente de peso, de todas as áreas, se eles quiserem nos silenciar naquelas bolhas deles a gente fura as bolhas com o site), mas não é tão difícil de ligar os pontos das crises do capitalismo. Essa turma não enxerga o problema porque baniram por completo qualquer interpretação "mais marxista" sobre essas questões (e não me refiro a esse "marxismo de sovaco" desse neo-PCB cirandeiro que parece um anedotário).

Roberto disse...

"Sabe que descobri? Os bozominions tão tendo orgasmo e felicidade quando sabem de notícias de roubos e de assaltos... mandam as vítimas fazer o L... e chamam os autores dos crimes de "filhos de Lula". Depois dizem que io PT apoia criminoso"

Não se deve esperar alguma atitude sensata, razoável ou honesta de cancros bolsonaristas, é previsível que façam o que tiver de pior, apesar dessa expressão ser pra lá de infeliz (o "fazer o L"), só vi identitário de bolha nas redes usando isso com "orgasmo", é outra tolice que dá de manchete pros caras cortarem porque temos um governo de risco e cercado por todos os lados, onde a China pode ajudar a salvar o mesmo, se o Lula parar de devaneio e ficar comparecendo a evento sem relevância no Rio e dar atenção total a essa viagem (que dará), a pneumonia dele foi por conta dessa visita ao Rio, totalmente desnecessária, o cara não tem mais 50 e tantos anos pra ficar pra cima e pra baixo como antes.

As bolhas das redes, que são em sua maioria do "eixo" (a torcida do Sport apelidou de "eixo do mal", hahahahaha), não deram a mínima também pra violência de facções no Rio Grande do Norte, se fosse no estado deles estariam dando chilique até agora como se fosse a "bomba de Hiroshima" que tivesse caído nesses locais.

Roberto disse...

"Bozo pede sanções contra o Brasil !"

O miliciano é anti-nacional (nacional e nacionalismo no Brasil e América Latina tem significado diferente do que é na Europa, onde a coisa ganha feições reacionárias de fato), abraçou o neopentecostalismo (seita) lesa-pátria baba-ovo dos EUA (vassalos) e dos neoliberais e não larga mais o saco escrotal de Trump (da ala perturbada que tomou de assalto o Partido Republicano, reacionários), em que pese o lixo que é o Partido Democrata também (por isso que desisti de discutir "EUA" com gente de lá, não daria certo, rs, o Tio Sam é um país com "duas direitas", qualquer alternativa real de esquerda ou popular não-reacionária foi destroçada na guerra fria e antes, por perseguição e até assassinatos), os EUA são um país reacionário, a ideia de "país do progresso" sempre foi propaganda ou só "durou" (um verniz) até o fim da guerra fria, porque precisavam manter aparências na guerra contra a URSS e afins.

stéphano bahia disse...

A Nicarágua virou alvo de ódio porque provavelmente um canal será criado lá, e rivalizará com o panamenho. Os chineses provavelmente construirão.
Lembremos que o canal do Panamá, teoricamente é panamenho... mas o Tio Sam controla por procuração.
Já imaginou se o canal da Nicarágua for criado? F**** pro monopólio do Tio Sam.

Roberto disse...

"A Nicarágua virou alvo de ódio porque provavelmente um canal será criado lá, e rivalizará com o panamenho. Os chineses provavelmente construirão. Lembremos que o canal do Panamá, teoricamente é panamenho... mas o Tio Sam controla por procuração. Já imaginou se o canal da Nicarágua for criado? F**** pro monopólio do Tio Sam."

Mas esse é o real motivo do piti dessa "Nova Esquerda" psolenta ("liberal progressistas", já que adoram o termo "progressista", nunca vi um pessoal tão "positivista" assim antes apegado à "ordem e progresso"), o, chilique sobre a Nicarágua usa como mote ataques ao Ortega mas a finalidade dessa turma é demonizar o governo que viabiliza a construção do canal com a China que servirá de alternativa ao canal do Panamá em caso de bloqueio norte-americano. A meu ver o erro da China nisso tudo é não deixar explícito o papel que exerce e que não vai tolerar intromissão dos Estados Unidos nisso e dos lacaios, mas a razão pro chilique denuncista dessa turma e da direita "festiva" neoliberal extremista do país é atacar o avanço da China nas Américas, pela vassalagem que exercem em relação aos EUA.

Destaque pra "esquerda de linha trotskista", maioria absoluta desses "denuncistas" tem esse viés político (o próprio PSOL é trotkista), e aquele DCE chamado PCO fica grudado aos milicos e ao Aldo Rebelo posando de "contraponto" mas é outra bizarrice exótica trotskista, cheios de equívocos políticos graves como o de dar suporte pra ala golpista de extrema-direita do golpe de 2013 sob "argumento" de que são "nacionalistas" (pausa pro riso, rs). O trotskismo sempre faz "trotskices", quer pela direita ou esquerda.

stéphano bahia disse...

Essa "nova esquerda" é pior até que bozominion...
pq é inimiga infiltrada

Roberto disse...

"Essa "nova esquerda" é pior até que bozominion... pq é inimiga infiltrada"

Eu penso o mesmo sobre essa turma, e nem diria que são infiltrados, são liberais órfãos do antigo PSDB de FHC (no apogeu), uma turma que é adesista do projeto neoliberal de destruição do país, com afinidades com a direita Democrata dos EUA e a social-democracia carcomida da Europa Ocidental (uma parte nem sabe nada sobre a política dessas regiões, mas possuem identificação com a onda de rotular todo mundo de preconceituoso, até de quem sempre se posicionou contra esses bandos, eu, vc e vários outros, pra "cancelar", nova forma de censura, chamar pelo nome real). Essa turma ajuda e se alinha ao projeto de destruição dos neoliberais e da extrema-direita brasilis bolsominion baba-ovo de Trump e do lixo do outro lixo no Partido Republicano ianque.

Na falta de um PSDB "limpinho" e "purinho" essa horda de censores, alpinistas sociais, gente ignorante ou mal intencionada acabou "posando" pro país como "parte da esquerda", que não são, nunca foram, e o PT paulista fica dando trela a essa idiotice, fora a esquerda carioca também dançando cirandinha com o PSOL (a cara do Rio, que sempre foi porta de entrada pra todo entulho cultural dos EUA no país).

Esses dias tinha um daqui tentando insinuar que eu estaria com "preconceito regional" (pausa pro riso, hahahahahaha) porque critiquei a babaquice do Haddad de detonar a Shopee (foi grita geral e o Lula vetou, deveria demitir esse "menino do Insper" do ministério da Fazenda, fazendo um "bem" ao país, Fernando Haddad "Cardozo"), sendo que nem preciso dizer de onde sou (Recife). O cara na falta do que dizer começou a apelar pra "fantasmas", unicórnios, inventar coisa (mentindo), gente extremamente despreparada pra discussão política no país e mal intencionada, porque sabem que estão mentindo esperneando isso.

P.S. dei o apelido de "menino do Insper" ao Haddad há alguns anos, acho que quando ele anunciou que ia pro Insper (Instituto paulista que só tem neoliberal dentro, até o pulha que traçou a destruição do país no desgoverno Temer), na timeline de um ex-colega (que virou "papagaio" do Aldo Rebelo, lamentavelmente) e a horda cirista lendo lá passou a propagar o termo, como vários outros ("Mãe Dinah" ressuscitada e cia), que gente tosca e medíocre, os caras estão com um rebaixamento de discussão política tão grande que acham que esses termos banais ou coloquiais que a gente usa pra simplificar a discussão é algo "fora de série", copiam e nunca dão crédito de nada, os caras copiam até o conteúdo dos comentários nessas timelines, ou melhor, copiavam, porque parei de comentar gradualmente quando percebi a palhaçada. A horda cirista foi quem mais fez esse "copy-and-paste", pessoal deplorável, mas tem uma turma do PT da tal "Perseu Abramo" que não fica muito atrás desses, fora a tal "mídia alternativa" (fazem o mesmo desses caras), onde só destaco o canal daquele Eduardo Moreira, que soube montar uma estrutura de TV boa e tá com um conteúdo bom, de nível.

stéphano bahia disse...

Espero que haja a CPI ou CPMI e revele toda sujeira bozista etc.
Dizem que irão postar vídeo de Zambelli pedindo golpe.

confira isso
https://www.youtube.com/watch?v=m3qH_k-LKlg&t=140s
https://www.youtube.com/watch?v=vUvYxpSxDz8
https://www.youtube.com/watch?v=gV_21WiyqaY
https://www.youtube.com/watch?v=Lk5jkdfSLxw

stéphano bahia disse...

Realmente essas viuvinhas do PSDB merecem todo o desprezo

stéphano bahia disse...

Bozó pode perder mandato este mês, Brasil se aproximou da Venezuela, preços caindo etc. Bozistas e mídia lixo espumando ódio

Roberto disse...

"Espero que haja a CPI ou CPMI e revele toda sujeira bozista etc.
Dizem que irão postar vídeo de Zambelli pedindo golpe."


Teu comentário foi de fim de abril e só agora dando pra comentar, está tendo CPI, a CPI é um "lindo" tiro no pé que essa extrema-direita neoliberal olavete deu com bazuca explodindo os pés deles juntos, rs.

Essa turma não entendeu que aquele "momentum" de desatino, discurso surtado de terror e cia passou, não surte mais efeito principalmente depois da baderna sem final exitoso do 1o de janeiro de 2023, o "Capitólio brasileiro" (mania colonizada e vira-lata dessa imprensa do "eixo" de apelidar tudo do país com base nos EUA ou Europa Ocidental, mas se ficou conhecido assim não há muito o que fazer a não ser criticar o termo junto), você já sente uma distensão política nas ruas, na população, a perda do medo de ser alvejado a esmo ou atacado só por trajar camisa vermelha ou divergir banalmente de qualquer coisa.

Essa extrema-direita liberal olavete (que a "esquerda fofucha" "radical de gogó" do "eixo" chama de "fascismo", pra justificar a inércia ao longo dos anos de desmonte do país e pra não atacar os liberais e neoliberalismo, porque não acham a coisa tão "problema" assim e é o "x" de todos esses episódios) não consegue entoar um discurso político 'normal' sem o apelo a coisas esdrúxulas e escatológicas que aquele palhaço de Campinas, o Olavo de Carvalho, endossou por anos fazendo lavagem cerebral em milhares de pessoas pelo país (principalmente no Sul-Sudeste) com os trejeitos da figura deplorável, limítrofe, asquerosa e esdrúxula que ele era.

A elite do país quer recriar um "campo" liberal de novo nos moldes do finado tucanato, só que pra isso teriam que largar o dogma no neoliberalismo e rentismo/financeirismo, a truculência do ruralismo predador que chamam de "agronegócio" e cia mas não conseguem largar o osso, embora estejam tentando sepultar o miliciano e o bando de imprestáveis deles porque se tornaram "descartáveis".

A elite sempre faz isso quando quer apear governos populares sem adesão militar ou sem viés de combate, alimenta (financeiramente também, o site que hospedou o Olavo nos anos da década de 2000 era bancado por gente graúda, da Livraria Cultura falida até o Itaú, se não me engano), quando conseguem o que quer ou a cosa sai do "controle", tentam se livrar dos Gremlins que ela mesma criou ou alimentou. Na verdade a elite (burguesia) queria a vitória de um tucano, como os tucanos viraram pó pra população depois do golpe branco, "aderiram" a Bolsonaro e principalmente a figura asquerosa e criminosa de Paulo Guedes (que essa "esquerda fofucha" do "eixo" já "esqueceu"). Guedes sair impune desse governo criminoso Bolsonaro seria uma vitória pra elite bandida do país.

Roberto disse...

(cont.) Na verdade o Olavo adotou a linha de A. Gramsci (filósofo socialista da Itália pré-2aGM), que o PT e a "esquerda fofa" do "eixo" pregavam de pés juntos que haviam "lido tudo" dele (pelo visto leem orelha de livro ou não aprendem nada nunca) de criar uma "hegemonia cultural" pra fazer uma "revolução liberal" reaça nos moldes da mente doente daquele energúmeno, e em grande parte conseguiu o intento diante dessa esquerda despreparada do "eixo" que domina a máquina jornalística ou de comunicação no país com a tal "mídia alternativa", só restando à gente esses meios, embora façamos estrago, somos a "vanguarda", porque o conhecimento aplicado sempre puxa todo o resto, por isso que essa gente desagradável (considero vários desses piores que "minions") sempre ficou ciscando ao meu redor noutra rede, eles é que acham que ninguém notava a coisa e nunca citam nome de ninguém pra que a gente passe por "maluco" ou coisa parecida como se estivéssemos atrás da "atenção" ou "menção" dessa gente, na verdade o que me deixa p. da vida com eles é a falta de estofo abissal sobre temas gerais e a desonestidade sim de não citar fontes, coisa que o Paulo Henrique Amorim (detestado por vários desses) fazia.

A gente não precisa desse tipo de mídia mala emulando uma "Globo 2" "do bem", eles que continuem atrás ou baixem a bola e aprendam a citar as coisas, o deslumbramento deles com títulos é algo que não comove a muita gente (isso é coisa de gente atrasada, inclusive, apelando pra "autoridade").

Roberto disse...

"Bozó pode perder mandato este mês, Brasil se aproximou da Venezuela, preços caindo etc. Bozistas e mídia lixo espumando ódio"

Acho que o julgamento de 'inelegibilidade'(isso não é palavra, é "palavrão") do miliciano é essa semana, não? Vai emendar com os festejos juninos, muito "rojão" ("bomba" de São João pro pessoal de fora que lê), só o presidente palhaço fantoche do Chile (cipaio dos EUA e da OTAN, o "croata" Boric) e o pentelho da "Cisplatina", ops, Uruguai, rs (que não fede nem cheira) deram chilique com o Maduro, vão ter que engolir na marra.

Em todo caso, é bom ter cautela com a coisa (apesar do clima estar mesmo diferente, pra melhor), porque a burguesia (elite) do país pode "aturar" um Lula sem problema, "aturaram" dois mandatos dele sem muito chilique (exceto a primeira tentativa de emparedá-lo com o "mensalão" do sempre famigerado "Centrão", vulgo "Direitão", é o nome real do "Centrão") pra voltar a ditar as cartas no país, depende e muito da conjuntura externa, os EUA (país carrasco histórico da América Latina) perdendo força (o imperialismo dos EUA) sempre será bom pro Brasil e o grosso da humanidade, só que o PT sulista e a esquerda em geral do "Sul" (generalizando obviamente) é muito débil e com conteúdo "ideológico" sofrível.

Se quiser ver uma "palha" da coisa veja aquela "Opera Mundi" (da "esquerda do PT") e sofra um pouquinho tb vendo certos "conteúdos" dali... com direito até conterrâneo satélite deles sendo "arroz de festa" dessa turma, o ego exacerbado do cara não o deixa ver que é só uma marionete desse pessoal.

Um governo de libertação nacional (de independência de verdade do país) precisa ir além do que Vargas e Lula foram (e não é crítica ao Lula isso), mas pro momento é o que temos e precisa ser preservado, embora se deva avançar na politização do povo (a consciência de soberania) à parte a paralisia dessa "esquerda do eixo" e os demais capitulacionistas que jogam todas as fichas nessa "democracia liberal" do país, o que é um erro. Democracia é importante mas desde que seja realmente transformadora do povo, das massas e esteja atrelada a ideia de soberania (independência) do país, fora isso vira um "regime de faz-de-conta", que em algum momento afunda.

stéphano bahia disse...

Opera Mundi é mantida pela "insuspeita" UOL... não preciso dizer + nada!

Ah... o chilique de Gabriele Borichelet foi patético....
Quero lembrar que o Chile tá ainda sob a constituição de 1980 (Pinochet)...
1 modelo ultra neoliberal... povão bastante extorquido e explorado...
alguns preferem migrar pra Argentina outro país pra poder estudar... etc
https://www.youtube.com/watch?v=cwPtqR8C6d0&pp=ygUhZXN0dWRpYW50ZXMgY2hpbGVub3MgZW4gYXJnZW50aW5h
https://www.youtube.com/watch?v=3f6YkzZFXio&t=1201s&pp=ygUZZWR1Y2FjaW9uIGFyZ2VudGluYSBjaGlsZQ%3D%3D

Roberto disse...

"Opera Mundi é mantida pela "insuspeita" UOL... não preciso dizer + nada!"

Vc foi ao nervo central da coisa, é hospedado no UOL, do Grupo Folha, o grupo da "ditabranda"... é o famoso "radicalismo controlado", pra causar confusão, gerar divisão gratuita, e essa turma é a "esquerda do PT" em SP (ainda estão agarrados defendendo aquele "junho de 2013", com base em coisa alguma), entende por que o PT virou fumaça em SP e essa turma quer levar o resto da esquerda popular do país pra vala? Tem uma turma da "esquerda gaúcha" que se magoa fácil que te trata como inimigo na menor discordância, já imaginam a gente "derrubando o Lula", quando na verdade foi essa turma que derrubou tudo no país, a região Sul do país é um antro de reacionarismo do pior tipo.

É por isso que ainda fico "pentelhando" (aspas) essa turma, à espera que surja alguma discussão "viável" (em vão), mas dá desgosto e desânimo ler os comentários nonsense que uma "patota radical" (entre aspas) solta, analfabetismo político rola solto, radicalismo de "gogó", vc não consegue nem entender ao certo o que "pensam", e talvez seja isso mesmo que querem, que ninguém "pense" nada, só criar confusão, tumulto.

Só que essa parte do país (a parte "ao Norte") não irá mais a reboque do "eixo Rio-SP", sem meio termo.

Roberto disse...

"Ah... o chilique de Gabriele Borichelet foi patético....
Quero lembrar que o Chile tá ainda sob a constituição de 1980 (Pinochet)...
1 modelo ultra neoliberal... povão bastante extorquido e explorado...
alguns preferem migrar pra Argentina outro país pra poder estudar... etc"


O Chile estabeleceu nova constituição, que virou um entulho "identitário" (liberal) com a patetice da esquerda chilena (que lembra muito essa "esquerda fofa" do "eixo", em parte puxadinho do Império do Norte vide esse croata do Chile, o Boric, um sujeito que se elegeu com a esquerda pra governar agarrado aos bagos do governo dos Estados Unidos, sem cumprir pauta popular alguma, é pior que a Bachelet ou parecido), ou seja, não sepultaram Pinochet quando tiveram oportunidade, a direita chilena se reagrupou e está vindo numa contraofensiva.

O Chile é, literalmente, o país da América Latina a país algum no mundo seguir como "exemplo", ou é desde a ditadura Pinochet. Ainda teve "digital influencer" (alguém aceitar um rótulo desses era melhor pular no rio) "radical fofucho" que tinha espaço nessa "mídia alternativa" que soltava as pérolas de que nós aqui no país tínhamos que ver o "Chile como exemplo", na época da revolta juvenil deles (a gente viu algo parecido em 2013, em que pese que o Chile é um país/Estado falido e exaurido, sem futuro pra população a não ser a escravidão do liberalismo), taí o "resultado" daquela tripa sulamericana que sempre foi território do eixo anglo-norte-americano. Esse povo não sente vergonha de ser vira-lata, sempre um país A ou B "tem que nos dar exemplo" quando na verdade isso é fruto das avaliações equivocadas e precipitadas dessa turma, que quase sempre erram.

Foi um milagre o Lula ter sido eleito com essa ralé política deslumbrada estúpida pregando besteira desde 2010 (ou antes disso, já via traços da coisa no próprio finado Orkut, a coisa se espalhou lá ainda, fora o papel da "grande mídia" do país, vulgo Globo e cia).

Roberto disse...

E a gente que se cuide por aqui (apesar do gigantismo do país frear essas coisas, senão o Brasil racha), essa elite do "eixo" e os puxadinhos deles no Nordeste e cia querem criar um "Chilistão" à brasileira, um Estado inviável, falido e disfuncional, com o povo (maioria) à deriva, sem direitos básicos quaisquer.

Na verdade estamos vendo o desfecho da ressurreição da horda liberal, a mesma que pariu a primeira e segunda guerras mundiais, o fascismo, nazismo e afins, agora de forma repaginada e falida, sem conseguir frear a China ou destruir a Rússia, mas com força pra sabotar países mais vulneráveis como o nosso, onde essa classe política não diz ao povo claramente o que se passa no mundo, com a mídia podre venal vendida pregando idiotices diariamente e moralismo barato junto desses neopentecas "made in USA" e a ala reaça da Igreja Católica e seus "carismáticos" (os "neopentecas" católicos e correlatos).

stéphano bahia disse...

Bozo inelegível !!! Agora o povo tem que exigir que ele vá pra jaula !!

Roberto disse...

"Bozo inelegível !!! Agora o povo tem que exigir que ele vá pra jaula !!"

Vale comemorar, até pelo sofrimento passado de 2013 pra cá e sobretudo de 2016 pra cá (o combo Temer+Bolsonaro, a cria do "Exército de Caxias" anti-Brasil, da Globo e do governo dos EUA).

Só que eu duvido muito que o povo transforme essa punição (de um judiciário que não dá pra apoiar, pelo menos eu não apoio, e vou dizer o motivo abaixo) em clamor por algo maior, o desgoverno do miliciano foi uma contradição ambulante, enquanto desmontava (entregava) tudo (destruía a infraestrutura do país dando de graça pra grupos privados estrangeiros, privatização) o tal "Auxílio emergencial" foi a maior transferência de renda direta pra população, de 1985 pra cá (no período da Nova República, pra entrar pela ditadura e cia só com dados), por isso que ele angariou tanto apoio até em bases populares pelo país, à parte a corrupção da compra de votos via emendas que ele fez, que vai nessa mesma linha de transferir dinheiro "em troca do voto", o povo do país, uma boa parcela, não consegue seguir o conselho do Lula de "receba, mas não precisa votar nele".

Apesar disso tudo o Lula venceu, mas Bolsonaro e essa extrema-direita entreguista liberal (que a esquerda fofa do "eixo" só chama de "fascismo", fora alguns satélites locais, pra não atacar os neoliberais que muitos deles até gostam) precisam ser derrotados nas ruas, caso contrário as eleições continuarão polarizadas e com essa "esquerda do eixo" cedendo demais sob o "mote" do "temos medo dessa gente", porque sempre tentam excluir a parte da região Nordeste do comando e do governo, e essa gente apenas "atura" o Lula, jamais gostaram do "paraíba" (como chamam gente da região pejorativamente no Rio, pq os paraibanos se "doem" com o gentílico).

Roberto disse...

Vou ver se consigo elaborar post novo, que será sobre a censura midiática que o país vive. Os fatos externos não chegam à maioria, isso começou pra valer na famigerada Rede Globo sob tacão desse Ali Kamel, na era dos filhos do Roberto Marinho, mas não fica restrita a essa turma (senão não funcionaria tanto). Há uma "esquerda de bolha de classe média" despolitizada (que não lê) espalhada nessas redes (Facebook ainda, Youtube) que não procura saber nada do que se passa fora exceto por aqueles canais de "mídia alternativa" pra lá de "sofríveis", não sei como vamos lidar e superar essas coisas, até porque o governo sequer tem projeto de comunicação e mídia pro país, não vou nem falar do PT (chover no molhado), porque é o maior partido de esquerda do país, os satélites como o PC do B tb são lamentáveis (até pouco tempo viviam puxando o saco do PSB neoliberal de Eduardo Campos e da viúva dele, a "ACM de saia" piorada de PE, pq ACM mesmo escroto levava fábrica pra Bahia, essa turma dos Campos são uma calamidade, essa Raquel Lyra que posou de "oposição de direita" a eles é do mesmo grupo político, farinha do mesmo saco, e parece "biruta" de aeroporto, não sabe que direção toma, desgoverno dela é um caos).

stéphano bahia disse...

Se a esquerda daqui tivesse a mesma força da cubana e venezuelana... a história seria diferente

Roberto disse...

"Se a esquerda daqui tivesse a mesma força da cubana e venezuelana... a história seria diferente"

Problema é que a esquerda hegemônica (que tem maior força) no país é a "esquerda paulista", que sempre foi limitada, acomodada, moralista, demoniza (quando pode) países como Venezuela, Cuba e cia, é um pessoal que não lê ou lê muito pouco (e geralmente porcaria), preconceituoso (estou generalizando mas a forma de olharem o país é desconectada do "Brasil de verdade", das regiões, estados etc), uma "esquerda" dessas jamais será igual a da Venezuela ou Cuba, e todos os movimentos revoltosos do país se deram nos estados históricos (os que vêm desde a colonização portuga, de 1500 mesmo, SP foi vácuo até o século XIX quando a monarquia tira o status de capital de Salvador pro Rio, Sudeste, beneficiando a elite cafeeira paulista e fabril, fora a repressão contra Pernambuco três vezes desmembrando o estado, estava encerrado o "eixo colonial", Recife/Olinda, Salvador e interior de Minas).

Isso até hoje pesa na inércia do país, até a revolução de 1930 se deu num contexto de revolta dos estados contra São Paulo e Rio de Janeiro (a elite carioca sempre apoiou a elite anti-Brasil de SP).

Não existe uma "esquerda nacional", porque essa "esquerda sulista" (do eixo) é acomodada, tucanizada (não vão aprofundar nada no país, com eles o país perdeu tudo) mas controla essa "mídia alternativa" e os meios dentro do PT (partido mais representativo) e a esquerda do Nordeste ainda nutre ilusões de "unidade" com essa esquerda do "eixo", coisa que jamais vai acontecer exceto pela figura do Lula.

Por isso que eu disse acima, no dia que o Lula se for esse bloco racha e haverá vácuo de poder no país se ele não endossar um Dino (é o único ministro casca grossa estadista dele) pra presidência (e olhe lá), o lobby paulista dessas "mídias independentes" já começou a adular o neoliberal Haddad pra "presidência", é mania dessa turma e completa falta de visão do país, eu pretendo não votar no Haddad e espero que o Lula não cometa a insanidade de apontar esse poste pra cargo do tipo (muita água vai rolar ainda até 2026).

Se a "esquerda paulista" quer tanto o Haddad, levem ele de berço pra ser candidato de novo a prefeito de SP capital e perder. É só o que conseguem (sequer essa gente conseguiu eleger governador de esquerda em SP, não elegeram um, o mais próximo disso foi um Quercia, que chamavam de "corrupto/coronel" ou um Montoro, tucano/liberal). Não sairá esquerda estilo venezuelana nem do Rio e nem de SP, são dois estados "acidentes" na história do país e herança maldita da monarquia portuguesa dos Orleans e Bragança (o protetorado da Inglaterra, que era o que Portugal era no século XIX e a gente território não-oficial dos britânicos).

Roberto disse...

Só completando: essa "mídia alternativa" tem gente que lê esse site aqui e xereta noutras redes o que é discutido, já perdi as contas de ver gente dessas mídias repetindo termos que uso e pensamentos sem citação só na base do copy and paste (tem gente em comum adicionada com eles, ou tinha, cortei a maioria mas não dá pra cortar todos). E obviamente eles vão negar que façam isso, quando é o expediente mais fácil de fazer.

O que espanta é o nível de falta de conhecimento desse pessoal sobre história, geopolítica, Nordeste (História do Brasil em geral) etc, e não vou dar "serviço de graça" a essa turma, daqui pra frente vou registrar tudo aqui, se eles repetirem trechos copiando (sempre saem depois do comentário da gente ou post) eu vou começar a sacanear esse pessoal, e não tenho medo dessa turma. Adoro quando eles falam "tem gente do nosso campo meio xiita", o problema é: eu não sou do "campo liberal", que é o campo político de boa parte desses ou de executar uma mídia de quinta categoria por preguiça ou falta de conhecimento, e uma adulação fora do comum a essa claque que emergiu na era Dilma com "canudo" de "doutor" com conhecimento pífio (ruim mesmo, principalmente a turma de Ciências Sociais, com exceções).

O único canal dito "alternativo" (aspas) que tem feito algo diferente é o tal ICL do Eduardo Moreira (grata surpresa) e só (estão sofrendo tentativa de censura do oligarca perrapado do território das Alagoas, Arthuzito Lira, "coroné Lira", rs), não vejo nada de excepcional no resto e o Paulo Henrique Amorim continua fazendo muita falta.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...