Páginas

Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobreviventes do Holocausto comemoram trabalho de memória

Documento mostra despesas de viagem de oficial do Ministério das
Relações Exteriores para "extermínio de judeus" Foto: AFP
Uma associação de sobreviventes do Holocausto comemorou neste domingo o trabalho realizado por um grupo de historiadores, a pedido de Berlim, sobre a cumplicidade do Ministério das Relações Exteriores alemão no assassinato de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O relatório da comissão independente de historiadores, criada em 2005 pelo então ministro alemão das Relações Exteriores Joschka Fischer, será publicado oficialmente na quinta-feira.

"A Alemanha se propôs a examinar honestamente e dolorosamente seu passado", afirmou em um comunicado Elan Steinberg, vice-presidente da Associação americana de sobreviventes do Holocausto e de seus descendentes em Nova York.

As tentativas anteriores de "aliviar a responsabilidade do ministério das Relações Exteriores e seus funcionários dos crimes do Holocausto são categoricamente contestadas", afirmou. "Este relatório é um lembrete do fato de que uma grande parcela da sociedade alemã e de suas instituições estavam envolvidos no Holocausto e nas brutalidades do regime nazista", disse Steinberg.

Fonte: AFP
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4752329-EI8142,00-Sobreviventes+do+Holocausto+comemoram+trabalho+de+memoria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação ao comentar é fundamental, ninguém é obrigado a tolerar má educação alheia. O blog se reserva o direito de não publicar mensagens com conteúdo difamatório e/ou agressivo.

A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, constitui crime passível de pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa, conforme determina a Lei 7.716/89 em seu artigo 20, § 2°.