terça-feira, 15 de julho de 2025

O 'campo de concentração' de Rafah, a "cidade humanitária" (eufemismo)

Gaza, população, 2025
Eu já havia lido sobre parte dessas notícias pela semana passada ou retrasada (essa aqui saiu em 07 de julho https://www.theguardian.com/world/2025/jul/07/israeli-minister-reveals-plan-to-force-population-of-gaza-into-camp-on-ruins-of-rafah), coloquei nos comentários dos posts de Gaza, até o momento não vi repercussão dos canais aqui no país, porque geralmente costumam ser mais "histriônicos" com o "furo" do dia, não sei se porque a gente ironiza algumas posturas anda causando algum incômodo, não é a intenção, mas ninguém é obrigado a concordar ou gostar de certos comportamentos (digo isso há muito tempo), e quem não gostar não precisa acessar o espaço, porque é um direito criticar certas posturas, eu sou parte de uma linha política (tradição política é o termo mais correto) que é acostumada a discutir com pessoas, quando há gente que não dialoga, não discute e ficam "perdidos" brigando em rodas de Youtube a gente não é obrigado a seguir essa linha, não ignorando o "Youtube" como meio de informação (pode ser usado pra isso), mas tenho restrições a certas posturas, bem antes de Youtube virar "moda" no país, depois comento mais sobre isso, a questão da 'realidade' x bolha de internet.

No domingo o Guardian soltou outra "patada" sobre a questão do campo de concentração de Rafah, entrevistando o ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, que vem criticando Netnayahu e cia.

Não desconsiderando o histórico do Olmert, mas ignorar que a denúncia dele ganha peso diante do cenário de pressão externa sobre Israel (há muitos protestos sistemáticos no Reino Unido, Europa e EUA, que a Globo e "mídia hegemônica" aqui no Brasil não citam, não comentam, e a dita "mídia progressista" faz uma cobertura fraca, pra ficar num tom "ameno", "suave").

Vou transcrever aqui um trecho da matéria, o link da matéria fica no fim, vi página em espanhol (da Espanha) citando as falas do Olmert também sem citar a "fonte" da informação, algo condenável, isso tira credibilidade da informação (atitude desnecessária, até pueril, vou colocar o link do Guardian em inglês, só coloco fonte em espanhol se citarem a fonte da matéria), revisão da tradução do trecho (em português) minha:
===================================================
""Cidade humanitária" seria um campo de concentração para palestinos, diz ex-primeiro-ministro israelense

Ehud Olmert diz que forçar pessoas a viverem em campos seria uma limpeza étnica, e que a raiva contra Israel pela guerra em Gaza não se deve apenas ao antissemitismo.

Olmert disse que Israel já estava cometendo crimes de guerra em Gaza e na Cisjordânia, e a construção do campo marcaria uma escalada. Fotografia: Quique Kierszenbaum/The Guardian
Dom, 13 de jul de 2025, 19h14 BST

A "cidade humanitária" que o ministro da Defesa de Israel propôs construir sobre as ruínas de Rafah seria um campo de concentração, e forçar palestinos a entrarem seria uma limpeza étnica, disse o ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert ao Guardian.

Israel já estava cometendo crimes de guerra em Gaza e na Cisjordânia, disse Olmert, e a construção do campo marcaria uma escalada.

"É um campo de concentração. Sinto muito", disse ele, quando questionado sobre os planos apresentados por Israel Katz na semana passada. Uma vez lá dentro, os palestinos não teriam permissão para sair, exceto para ir a outros países, disse Katz.

Katz ordenou que os militares comecem a elaborar planos operacionais para a construção da "cidade humanitária" sobre as ruínas do sul de Gaza, para abrigar inicialmente 600 mil pessoas e, eventualmente, toda a população palestina.

"Se eles [palestinos] forem deportados para a nova 'cidade humanitária', então podemos dizer que isso faz parte de uma limpeza étnica. Ainda não aconteceu", disse Olmert. Essa seria "a interpretação inevitável" de qualquer tentativa de criar um campo para centenas de milhares de pessoas, disse ele.
"

Fonte: The Guardian (https://www.theguardian.com/world/2025/jul/13/israel-humanitarian-city-rafah-gaza-camp-ehud-olmert

Quem quiser ler mais, já consta esse link no começo mas vai aqui de reforço, saiu em 07 de julho (2025) desse mês, sem repercussão aqui no Brasil (até anteontem quando trouxe os links pros comentários da parte de "Gaza"): "Israeli plan for forced transfer of Gaza’s population ‘a blueprint for crimes against humanity’" (https://www.theguardian.com/world/2025/jul/07/israeli-minister-reveals-plan-to-force-population-of-gaza-into-camp-on-ruins-of-rafah)

Pelo menos das partes onde costumo ver alguma coisa (pelo Brasil, pra ver o "panorama" da cobertura dos conflitos) não haviam comentado o caso, se tivessem eu teria checado mais coisa antes e reforçado a informação.

E essa não foi a pior parte, eu não soltei anteontem a questão Rússia-EUA (o "rompimento", já havia lido na sexta-feira) e o caso Trump, Epstein (que tem outra abordagem fora que não foi citada, porque uma turma fica mais preocupada com a Rússia, Putin do quê a questão palestina, que é flagelada no Brasil, jogada pro subterrâneo porque uma turma de direita simpática a Putin cismou (preconceito) que "genocídio" é "coisa de esquerdista" e coisas do tipo (não usam o termo genocídio, seguindo a linha do discurso israelense, pró-Israel). Eu só "bato nessa tecla" porque tem uma turma de "esquerda" encantada com o "canto da sereia" com esse pessoal e vão quebrar a cara de novo (2026 parece vir bem "punk", pra reeleger o Lula, não saiam "beijando" todo mundo que o quebrar a cara dói e pega mal...). Essa "promiscuidade política" costuma sempre sair muito mal politicamente... cobrar uma "conta alta" depois. E ressaltar isso não é sectarismo.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 22)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 22 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 22. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 07.04.2025

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":



terça-feira, 8 de julho de 2025

Preparados para outra Pandemia? Secretário de Saúde dos EUA é antivacina e demitiu os membros do comitê de vacinas nos EUA

E o título não é uma "brincadeira" ou "provocação", é bem a sério mesmo, já que a imprensa brasileira não "discute" o assunto precavendo o país, e a mídia norte-americana "faz cara de paisagem" diante do "Orange Borat", só nos cabe repassar a situação extrema que vive os Estados Unidos na questão sanitária, porque se acontecer outro surto de vírus por lá, aquele país irá disseminar rapidamente pelo mundo todo a coisa. E a turma "anti-vax" (antivacina) irá recomeçar a ladainha contra a prevenção, contenção do vírus por conta de comportamentos narcisistas anti-ciência, estupidez, egoísmo, porque só pensam no "imediato", no "hedonismo" imediato e não na preservação de vidas, do coletivo, de "coisas mais elevadas" (na falta de termo melhor).
A quem não acompanhou o que se passa, segue abaixo os links das matérias pra lerem:

1, "Kennedy Jr. demite todos os 17 membros de comitê de vacinas nos EUA" (UOL
Kennedy Jr. anti-vax
)
2. "Kennedy Jr. destitui 17 especialistas do painel sobre vacinas nos EUA" (SWI Swissinfo)
3. "Robert Kennedy Jr. destitui todos os membros de comitê consultivo para as vacinas" (Euronews)
4. "Robert Kennedy Jr. é uma injeção de ânimo para o movimento antivacina; Os EUA parecem estar dando as costas a um consenso científico que transformou várias doenças em coisas do passado" (Valor) "Associações médicas dos EUA apresentam denúncia contra secretário de Saúde de Trump" (IstoÉ Dinheiro)

5. "EUA: Secretário de Saúde demite integrantes de comitê consultivo de vacinas; Grupo aconselha sobre o calendário de vacinação e a cobertura necessária de imunizações no país" (CNN BR)

Até publicações de 'direita' (mais "hardcore") repassaram a notícia (de interesse público):

6. "Antivacina, Robert Kennedy Jr. demite todos do comitê sobre imunizantes nos EUA; Secretário de Saúde americano acusou os 17 profissionais que aconselham o CDC de 'conflitos de interesse' e prometeu substituí-los por uma nova equipe" (Veja)

7. "Painel de vacinas de Kennedy Jr. nos EUA estreia sob críticas por estudo falso; Apresentação foi cancelada após especialistas notarem que slides, divulgados antecipadamente, citavam uma pesquisa que não existe" (Estado de SP)

8. "Sociedades médicas entram com ação contra Kennedy por decisões sobre vacina contra covid nos EUA; Em maio, secretário anunciou que o CDC deixaria de recomendar imunização contra a doença para crianças saudáveis e gestantes" (Estado de SP)

==================================================================
Que tal?

Ninguém quer soar alarmista, mas... a gente sabe, no Brasil, o que passamos com um governo negacionista no poder alinhada a Trump (primeiro mandato), o caos que o então presidente Bolsonaro jogou o país por politicagem barata e endossar esse tipo de "discurso", causando isso aqui:

1. "700 mil mortos, nenhum condenado: Brasil completa 3 anos do primeiro caso de covid sem punições" (Brasil de Fato)

Pode ter (tem maluco pra tudo) quem sinta "saudades" do período, mas acho que a maioria não sente... (espero). Nos EUA o saldo com Trump no poder foi isso aqui:

2. "Número de mortes por covid-19 nos EUA supera 1 milhão; Número representa cerca de uma morte para cada 327 americanos" (EBC Brasil)

Isso levou Trump a perder a reeleição do primeiro mandato, sendo expelido do poder pela crise sanitária (e econômica) que provocou nos Estados Unidos e em boa parte do mundo (com seus satélites políticos).

Pros que já esqueceram como esse cidadão saiu do poder e insensam uma ideia de "estadista" inexistente na figura (há maluco pra tudo, a falta de memória e senso crítico é sempre uma cataputa pra insanidade coletiva).

Que Trump vai "fazer isso e aquilo" no Oriente Médio... eu não vi ninguém citando a tragédia do Texas nas "bolhas", o povo vive apartado, alienado de tudo que se passa no mundo (o pessoal teoricamente "bem informado", imagina o "apagão" de informação pra maioria da população):

1. "Enchentes no Texas deixam ao menos 104 mortos e dezenas de desaparecidos" (Terra)

2. "Autoridades do Texas dizem que cortes de Trump afetaram resposta à enchente no estado" (CBN)

Ou seja, o "Estado Mínimo" trumpista (neoliberalismo) (Link1) (Link2), onde tambémn existe uma "turma" que consegue alegar que Trump é "contra" (pausa pra gargalhada, rs, antes rir que chorar... essa "turma" tem uma "compreensão" sui generis de mundo... vai interpretar as coisas de forma "exótica" assim no raio que o parta), como dizíamos, o "Estado Mínimo" neoliberal, agora na fase trumpista de novo, nunca "falha", corta-se os "custos" (no caso, o dinheiro do Estado pra prevenção de enchetes e desastres, caso recente de novo no Rio Grande do Sul), o povo fica à deriva, mesmo povo que votou nesse tipo de político irresponsável indo na "onda" do discurso paranoide olavista achando que a "revolta de ocasião" defecando na urna não se voltará contra si... só que o ato de sandice sempre se volta contra quem apoiou e votou na loucura, no "escape" de momento, à parte críticas que se possa ter a algum dos lados.

O Trumpismo faz uso desse "método olavista" nos EUA (por sinal, isso veio de lá, o Olavo de Carvalho é só uma fotocópia adaptada às cretinices brasileiras ou à mentalidade escravocrata do Brasil, de elitismo e pedantismo de certa classe média, onde as classes menos favorecidas também passaram a assimilar esse tipo de discurso, que as tornam mais vulneráveis do que já são).

Tá todo mundo avisado com antecedência do problema, não vale dizer que "ninguém avisou"...e cuidado com o que vocês votam e apoiam, a coisa irá se voltar contra vocês, nem se iludam quanto ao "bumerangue" do "chicote" (vai se voltar contra você se você não for rico, filho de banqueiro e cia, ou seja, a maioria, os 99% do Brasil e do mundo).

Como cantava uma certa banda punk inglesa, e a letra continua atual ... "God save the Queen... there is no future in England's dreaming... no future, no future, no future for you!"

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 21)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 21 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 21. (Updates 02.06.25, 11.06.25 e 02.07.2025). Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 07.04.2025

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...