segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

As investigações polacas do local da matança em Treblinka foram um fracasso completo …

… em termos de evidência à chacina em massa de centos de milhares de pessoas.

Ou então, é isto o que o guru "revisionista" Carlo Mattogno gostaria que os seus leitores acreditassem.

Nas páginas 89 e seguintes do livro "Treblinka. Extermination Camp or Transit Camp?" ("Treblinka. Campo de Extermínio ou Campo de Passagem?"), de Carlo Mattogno e Jürgen Graf, lê-se o seguinte (minha tradução):

Mesmo as investigações conduzidas por Lukaszkiewicz provaram ser um fracasso completo em termos desta questão central. Organizou escavações num determinado lugar do campo onde, segundo a testemunha S. Rajzman, se encontrava uma sepultura em massa, mas não encontrou nada disto. Mandou escavar trincheiras, de 10-15 metros de cumprimento e 1.5 metros de profundidade, nos locais onde, segundo testemunhas, tinham estado as duas alegadas construções que continham as câmaras de gás, mas apenas descobriu "camadas de terra não perturbadas ." Certamente encontrou caveiras, mas sem feridas de bala. Toda a evidência por ele examinada (moedas, documentos, farrapos, restos de vários objectos) meramente mostra que houve um campo naquele lugar, e os restos humanos bem como as cinzas apenas provam que foram enterrados ou cremados corpos no campo. Nada produziu sequer um vestígio de evidência de chacina em massa, por não falar num crime deste tipo cometido contra várias centenas de milhares de pessoas.


Ora, vamos ver os relatórios destas investigações supostamente fracassadas, que Mattogno nos fez o favor de mandar traduzir do polaco e transcrever nas páginas 84 e seguintes do seu livro:

Para fazer uma investigação oficial no local do crime, o juiz Lukaszkiewicz tinha-se deslocado a Treblinka. Como explicou posteriormente, agiu "[…] a pedido do Procurador do Tribunal Distrital de Siedlce datado de 24 de Setembro de 1945, induzido por uma carta datada de 18 de Setembro de 1945 da Comissão Principal para Investigação dos Homicídios Alemães na Polónia."
Depois de despedir-se dos visitantes, Lukaszkiewicz começou o trabalho com um grupo de trabalhadores. Entre os dias 9 e 13 de Novembro, fez um exame pormenorizado dos terrenos bem como uma série de escavações. Depois compôs um relatório oficial, que aqui reproduzimos na íntegra dada a sua significância:
"Relatório das tarefas executadas nos terrenos do campo da morte de Treblinka, que constitui o objecto da investigação judicial.
Entre 9 e 13 de Novembro de 1945, o magistrado investigador de Siedlce, Z. Łukaszkiewicz, junto com o Procurador para o Tribunal Distrital de Siedlce, J. Maciejewski, efectuaram as seguintes tarefas nos terrenos do campo:
9 de Novembro de 1945
Foram iniciadas as escavações nos terrenos utilizando os serviços de 20 trabalhadores que tinham sido destacados pela administração da vila para trabalhar em estradas. As escavações começaram no local descrito pela testemunha Rajzman em 6 de Novembro, onde o chamado 'hospital do campo' se tinha situado e onde, segundo a testemunha, deveria existir uma sepultura em massa.
Havendo uma cratera de bomba de 4 a 5 metros de profundidade na dita localidade – duas bombas se encontram ainda a uma ligeira distância da cratera – iniciou-se a escavação nesta cratera. No decurso deste trabalho foram encontradas numerosas moedas polacas bem como russas, alemãs, austríacas e checas, e também pedaços partidos de vários tipos de contentores. No final dos trabalhos aproximadamente às 3 da tarde, a uma profundidade de 6 metros, encontramos uma camada que não tinha sido atingida anteriormente. Não foram encontrados restos humanos.
10 de Novembro de 1945
O trabalho continuou, com 36 trabalhadores que tinham sido destacados para trabalhar em estradas. A uma profundidade de 6 metros começa uma camada que não tinha sido anteriormente aberta por ninguém. Esta consiste parcialmente de todo tipo de utensílios de cozinha e diversos tipos de artigos domésticos; também há pedaços de roupa. A uma profundidade de 7 metros, atingimos o fundo da fossa – uma camada de areia amarela não misturada com gravilha. Mediante expansão da escavação conseguimos determinar a forma da fossa. Tem paredes inclinadas, e o fundo mede cerca de 1,5 metros [sic!]. A fossa foi provavelmente escavada com uma escavadora. No decurso das escavações, foram descobertos numerosos documentos polacos mais ou menos danificados, bem como um cartão de identificação pessoal muito danificado de um judeu alemão, e ainda algumas outras moedas: polacas, alemãs, russas, belgas, e até americanas. Depois de termos estabelecido que esta fossa, cheia de pedaços partidos de contentores, vai de norte a sul nos terrenos do campo – mais 2 metros [na direcção norte] tinham sido escavados – os trabalhadores começaram a trabalhar neste local.
11 de Novembro de 1945
Foi feita uma série de escavações no local onde deveriam ter estado as câmaras [de gás], a fim de encontrar os muros dos fundamentos se possível. Foram cavadas fossas de 10 – 15 metros de comprimento e 1,5 metros de profundidade. Atingiram-se camadas de solo não perturbadas.
A maior das crateras produzidas pelas explosões (numerosos fragmentos atestam o facto de que estas explosões foram causadas por bombas), que tem uma profundidade máxima de 6 metros e um diâmetro de cerca de 25 metros – as suas paredes dão evidência reconhecível da presença de grandes quantidades de cinzas bem como restos humanos – foi escavada mais fundo a fim de determinar a profundidade da vala nesta parte do campo. Foram encontrados numerosos restos humanos nestas escavações, parcialmente ainda em estado de decomposição. O solo consiste de cinzas misturadas com areia, tem uma cor castanha escura e é de forma granulosa. Durante as escavações, o solo emitia um forte cheiro a queimado e decomposição. À profundidade de 7,5 metros foi atingido o fundo, composto por camadas de areia não misturada. Neste ponto foi parada a escavação.
13 de Novembro de 1945
Com a ajuda de 30 trabalhadores utilizados para trabalhos de estrada, foi iniciada a abertura de uma vala – um local onde tinha sido depositado lixo na parte nordeste do campo. Neste local, conforme foi explicado por trabalhadores dos povoados circundantes, foram até agora encontradas grandes quantidades de documentos. Começou-se a trabalhas neste local onde as pessoas [daquela área] tinham cavado uma vala de três metros de profundidade à procura de ouro. Durante a escavação foram continuamente encontrados pedaços partidos de tudo tipo de contentores de cozinha bem como um grande número de farrapos. Além das moedas até lá descobertas, foram encontradas moedas gregas, eslovacas e francesas, bem como documentos em hebreu e polaco e restos de um passaporte soviético. A uma profundidade de 5 metros o trabalho foi parado devido às condições do tempo, cada vez piores.
O Juiz – Investigador O Procurador
Lukaszkiewicz Maciejewski
Decisão:
O Juiz Investigador de Siedlce, em 13 de Novembro de 1945, determina que, dado o facto de que muito provavelmente já não podem ser encontradas sepulturas em massa hoje em dia nos terrenos do campo, conforme é de concluir dos depoimentos das testemunhas até agora examinadas bem como dos resultados do trabalhos executados no local, e tendo em consideração a vinda do Outono, as actuais chuvas e a necessidade de concluir rapidamente as investigações judiciais preliminares, face a todos estes factos, seja posto termo aos trabalhos no território do antigo campo da morte de Treblinka.
O Juiz - Investigador
Lukaszkiewicz."

Em 29 de Dezembro de 1945, depois de concluídas as suas investigações preliminares, Lukaszkiewicz emitiu um relatório de 14 parágrafos que – conforme já referido – foi apresentado pelos soviéticos no Julgamento de Nuremberga como Documento USSR-344. No terceiro parágrafo, que tem o título "Condições actuais do terreno do campo", consta o seguinte:
"Com a ajuda de um perito agrimensor e de testemunhas, fiz uma inspecção exacta do terreno. Segundo as medições, a área do campo é de cerca de 13,45 hectares e tem a forma de um quadrilátero irregular. Já não existem restos de instalações do antigo campo da morte. Os únicos objectos que restam das estruturas são: uma trincheira com restos de postes de madeira queimados protuberantes, que conduzem à cave, tijolos de muro das fundações do edifício da economia doméstica do campo e o local do poço. Cá e lá se encontram restos de postes queimados da vedação e restos de arame farpado. Também há secções dos caminhos pavimentados que permanecem. No entanto, também há outros rastos que apontam para a existência e as funções do campo. No sector noroeste da área, a superfície está coberta numa extensão de cerca de 2 hectares por uma mistura de cinzas e areia. Nesta mistura encontram-se incontáveis ossos humanos, muitas vezes ainda cobertos com restos de tecido, que se encontram em estado de decomposição. Durante a inspecção, que fiz com a ajuda de um perito em medicina forense, foi determinado que as cinzas são sem qualquer dúvida de origem humana (restos de ossos humanos cremados). O exame de crânios humanos não revelou rastos de ferimento. A uma distância de várias centenas de metros, há agora um cheiro desagradável a queimado e decomposição. Na direcção sudoeste, uma parte do terreno do campo ainda está coberta por loiça de alumínio, esmalte, vidro ou porcelana, utensílios de cozinha, bagagem de mão, mochilas, pedaços de roupa etc. Existem inúmeros buracos e crateras na propriedade."
Lukaszkiewicz resumiu as investigações conduzidas no mês anterior naquele local como segue:
"Durante o trabalho no terreno não encontrei sepulturas em massa, o que, em conjunto com os depoimentos feitos pelas testemunhas Romanowski e Wiernik, leva a concluir que quase todos os corpos das vítimas foram queimados, tanto mas que o campo foi liquidado cedo e os assassinos dispunham de muito tempo. O solo do campo foi arado e plantado. Foram lá assentados ucranianos, que fugiram perante a chegada do Exército Vermelho (testemunhas Kucharek and Lopuszyński)."


As partes destacadas a negrito na citação supra suscitam a questão se Mattogno não terá, por dize-lo de forma simpática, esquecido alguns resultados muito importantes destas investigações ao proclama-las um fracasso. Isto porque os investigadores polacos encontraram uma área de cerca de 2 hectares = 20.000 metros quadrados coberta por "uma mistura de cinzas e areia", contendo esta mistura "incontáveis ossos humanos, muitas vezes ainda cobertos com restos de tecido, que se encontram em estado de decomposição".

Fora as descabidas especulações de Mattogno sobre manipulações da evidência pelos soviéticos, de onde poderão ter vindo estas cinzas e ossos humanos cobrindo uma área de 20.000 metros quadrados, se não do subsolo daquela área, de onde foram trazidos à superfície pela actividade de escavadores saqueadores procurando objectos de valor deixados atrás pelos judeus assassinados?

E o que é que estes rastos cobrindo a referida área nos dizem, especialmente em conjunto como o facto de que – conforme se refere na anotação de 11 de Novembro de 1945 do Relatório das tarefas executadas nos terrenos do campo da morte de Treblinka, que constitui o objecto da investigação judicial, assinado pelo Juiz – Investigador Lukaszkiewicz e o Procurador Maciejewski – restos humanos foram encontrados nessa área até uma profundidade de 7,5 metros?

A conclusão mais provável é que esta área de 20.000 metros quadrados era a área das sepulturas em massa, ou uma das áreas de sepulturas em massa, da secção "campo da morte" do campo de extermínio de Treblinka, e que 7,5 metros era a profundidade, ou a profundidade mínima (há depoimentos de testemunhas que mencionam valas com uma profundidade de 10 metros, e as modificações da superfície da área primeiro pelas tentativas dos assassinos de esconder os vestígios dos seus crimes e logo por escavações de saque sugerem a possibilidade de haver alguma dificuldade em determinar exactamente a profundidade original) das valas de sepultura naquela área.

Porque é que Mattogno não aborda estes dados? A razão aparente é que estes dados sugerem que, ao contrário do que Mattogno tenta vender aos seus leitores, havia espaço suficiente nas áreas de matança do campo de extermínio de Treblinka para enterrar os corpos de, pelo menos, os 713.555 judeus que, segundo o relatório enviado pelo SS-Sturmbannführer Höfle em Lublin em 11 de Janeiro de 1943 ao Obersturmbannführer Heim em Cracóvia, foram entregues em Treblinka até 31.12.1942. Isto porque se nesta área de cerca 20.000 metros quadrados

• Havia apenas dez valas medindo 50 x 25 metros, ou um número menor de valas maiores cobrindo uma área equivalente, deixando ainda 7.500 metros quadrados para possibilitar o movimento entre as valas,

• Cada uma destas valas tinha apenas 7,5 metros de profundidade, e

• Não mais do que 8 corpos por metro cúbico (uma densidade considerada possível por Mattogno, que parece bastante conservadora considerando os cálculos de Alex Bay e o experimento de Charles Provan, mencionado no meu artigo sobre os episódios 11 e 12 do vídeo de "Ugly Voice Productions") foram enterrados nestas valas,

a capacidade das ditas valas era de 50 x 25 x 10 x 7,5 = 93.750 metros cúbicos ou 93.750 x 8 = 750.000 corpos humanos.

Trata-se, desde logo, de um cálculo simplificado, que não considera, por um lado, a presumível inclinação das valas e as finas camadas de areia ou cal viva que eram espalhadas entre os corpos ou por cima destes, e, por outro lado, a redução do volume dos corpos nas camadas inferiores devido ao efeito da decomposição e da cal viva (os corpos não foram atirados às valas todos ao mesmo tempo, e o volume dos que se encontravam nas camadas inferiores deve ter diminuído consideravelmente, devido à decomposição e/ou ao efeito da cal viva, até serem acrescentados os corpos nas camadas superiores, conforme foi também salientado na Secção 4.1 do meu artigo Carlo Mattogno on Belzec Archaeological Research ).

No entanto, este cálculo simplificado basta para mostrar que Mattogno, embora menos relutante do que outros "revisionistas" em mostrar evidência que contraria os seus artigos de fé, apenas vê ou aborda aquelas partes dessa evidência que os ditos artigos de fé lhe permitem ver ou abordar.

Corresponde a esta tendência o interesse de Mattogno nas crateras de bomba mencionadas pelo Juiz – Investigador Lukaszkiewicz, à volta das quais Mattogno constrói uma engraçada teoria de conspiração (páginas 92/93, minha tradução):

Mas não terminam aqui os aspectos curiosos. Lukaszkiewicz encontrou duas crateras de bombas nos terrenos do campo e até duas bombas não explodidas. A maior cratera tinha uma profundidade de 6 metros e um diâmetro de cerca de 25 metros. Portanto, o campo deve ter sido bombardeado, e com certeza que não o foi por engano. Os alemães, que segundo a historiografia oficial tinham apagado todos os traços dos seus crimes desmantelando as barracas, demolindo as estruturas murais, aplanando e arando o terreno e plantando lupinos, não teriam tido interesse em bombardear o campo, porque em primeiro lugar não havia nada para destruir, e em segundo as bombas teriam tornado visíveis os rastos das alegadas chacinas em massa.
Uma imagem aérea do campo Treblinka II, captada em Novembro de 1944, revela ainda que o campo naquela altura – ou seja, depois de a área ter sido capturada pelo Exército Vermelho – ainda não tinha sido bombardeado.
Portanto, o bombardeamento deve ter sido causado pelos soviéticos. Mas o campo de Treblinka já tinha sido liquidado em Novembro de 1943, e não havia alvos militares na sua vizinhança imediata. O campo de Treblinka I, que ainda estava em operação em Maio de 1944, não foi bombardeado. Portanto, porque é que os soviéticos largaram bombas em Treblinka II? Talvez para obliterar os muitos rastos que de forma alguma podiam ser feitos compatíveis com a tese de extermínio em massa, e para colocar falsas pistas que pareciam confirmar esta tese?


Coloca-se a questão quais seriam as "falsas pistas" que os manipuladores soviéticos das fantasias de Mattogno poderiam possivelmente ter esperado colocar bombardeando uma área em que as SS tinham feito todos os esforços para lhe dar a aparência de inócuo terreno agrícola ou florestal, e de que forma poderiam possivelmente ter esperado colocar tais "falsas pistas" através do bombardeio da área, a não ser que os restos humanos posteriormente encontrados por Lukaszkiewicz, numa área de 20.000 metros quadrados e até uma profundidade de 7,5 metros (tendo o trabalho de escavação sido feito muito mais fácil pela presença de uma cratera de bomba com 6 metros de profundidade, na qual os investigadores polacos apenas tiveram que cavar mais um pouco «a fim de determinar a profundidade da vala nesta parte do campo», vide a anotação acima referida de 11 de Novembro de 1945 no Relatório das tarefas executadas nos terrenos do campo da morte de Treblinka, que constitui o objecto da investigação judicial ) já estivessem lá quando as bombas caíram. Espero por Mattogno que não esteja tentando contar-nos que o bombardeamento poderia ter projectado restos humanos (especialmente em tais quantidades que fossem cobrir uma área de 20.000 metros quadrados e saturar uma vala com 7,5 metros de profundidade) das comparativamente minúsculas campas do campo de trabalho de Treblinka I, que estava algo afastado do campo de extermínio de Treblinka II, até qualquer parte desse campo de extermínio.

Também cabe questionar porque Mattogno não considerou a possibilidade de que estas crateras de bomba resultaram da actividade de escavadores saqueadores, os quais poderiam, por exemplo, ter obtido tais dispositivos do arsenal de um comandante soviético corrupto ou até ter incluído membros de unidades de artilharia ou de engenheiros soviéticos, que participaram eles próprios na "febre do ouro de Treblinka" equipados com o necessário equipamento para abrir grandes buracos e assim facilitar a busca dos objectos de valor que presumiam ter sido deixados atrás pelas vítimas de Treblinka. A utilização de bombas por escavadores saqueadores foi de facto mencionada expressamente por Rachel Auerbach, quem é citada neste sentido nas páginas 379/380 do livro de Yitzhak Arad Belzec, Sobibor, Treblinka. The Operation Reinhard Death Camps (minha tradução):

Rachel Auerbach, quem visitou Treblinka em 7 de Novembro de 1945, como parte de uma delegação do Comité Estatal Polaco para a Investigação de Crimes de Guerra Nazis em Solo Polaco, descreveu o que viu:

Massas de todo tipo de saqueadores e ladrões com pás e picaretas nas suas mãos estavam escavando e procurando e vasculhando e esforçando-se na areia. Retiravam pernas em decomposição do pó, [dos] ossos e do lixo que tinham sido lá atirados. Não encontrariam por acaso sequer uma única moeda ou um último dente de ouro? Até arrastavam obuses e bombas não explodidas para lá, aquelas hienas e chacais disfarçadas de humanos. Juntavam várias, faziam-nas rebentar [minha ênfase – RM], e valas gigantescas eram cavadas no solo profanado, saturado com o sangue e as cinzas de judeus queimados ...

Cenas deste tipo também se verificaram nos campos de Belzec e Sobibor. A busca de tesouros continuou. A área era escavada uma e outra vez, e cada secção do terreno era meticulosamente vasculhada por habitantes locais e pessoas que vinham de longe para tentar a sua sorte. Estes actos apenas cessaram quanto o governo polaco decidiu converter as áreas dos campos em monumentos nacionais.


Nas páginas 83/84 do seu livro, Mattogno cita, do relatório de Rachel Auerbach traduzido para inglês sob o título In the Fields of Treblinka ("Nos campos de Treblinka"), extractos que contêm a descrição por Auerbach do sítio de Treblinka no estado em que se encontrava durante uma inspecção efectuada em 6 de Novembro de 1945. No entanto, Mattogno omite a referência ao uso de bombas por escavadores saqueadores, acima citada. É provável que esta omissão seja deliberada, uma vez que a parte omitida contradiz a teoria predilecta de Mattogno sobre o bombardeio soviético. Seria este mais um exemplo da desonestidade intelectual "revisionista".

[Tradução adaptada do meu artigo Polish investigations of the Treblinka killing site were a complete failure … no blog Holocaust Controversies.]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...