Sobre o blog

Este espaço foi idealizado primeiramente para servir como um arquivo virtual online para preservar textos e artigos sobre o Holocausto - traduções ou não - reproduzidos na comunidade Holocausto x "Revisionismo" da rede social Orkut. Textos com qualidade inestimável e que se perderiam com o tempo devido à vulnerabilidade e fragilidade de armazenamento destas redes sociais em arquivar o que nelas são publicados.

A finalidade inicial da reprodução de textos sobre o Holocausto na comunidade mencionada era a de fornecer textos com qualidade sobre o Holocausto e a Segunda Guerra Mundial para que as pessoas tivessem acesso a material adequado sobre o assunto, e com isto se combater a ação política sistemática, panfletária e ofensiva de grupos extremistas organizados (e seus apoiadores) nessas redes sociais e na internet em geral, grupos que visam disseminar racismo (com destaque para o antissemitismo), negando e banalizando o genocídio e de todos os demais crimes cometidos pelo regime nazi na Segunda Guerra Mundial. A ação política desses grupos extremistas visa exclusivamente a reabilitação do nazismo e do fascismo.

O blog não tem vínculo com qualquer entidade, de qualquer natureza, como também não fala em nome de nenhuma. Também não segue linha política de nenhuma instituição. O blog é uma iniciativa pessoal e dividido entre seus moderadores.

Apesar da iniciativa do blog ter sido - e continuar sendo - a de servir como um arquivo virtual arquivando textos antigos publicados numa rede social e em uma lista sobre o Holocausto (e sobre o negacionismo do Holocausto), devido a escassez de fontes de consultas com material de qualidade (e em quantidade) em língua portuguesa sobre o Holocausto, com o tempo o blog acabou servindo também como uma fonte de consulta a quem se interessa pelos temas nele abordados: o genocídio da Segunda Guerra Mundial, o nazifascismo, bem como todo o período que o compreende (o durante, o antes e o pós-Segunda Guerra Mundial) e suas implicações no mundo atual, o fenômeno neonazista/neofascista e sua vertente mais propagandística que é o negacionismo do Holocausto, vulgo "revisionismo" (que faz uso indevido do nome revisionismo, uma vez que o mesmo não se trata de revisionismo histórico e sim negacionismo, ideologia política).

O blog tem como referêcias e se inspira no modelo do blog Holocaust Controversies (em língua inglesa), no site The Nizkor Project (Canadá-EUA) e no site The Holocaust History Project (EUA). E para ratificar o que foi citado antes, nenhum moderador segue diretriz de qualquer entidade ou instituição, sendo a tônica do blog sempre tratar os temas em questão com o maior rigor e seriedade que lhes são devidos.

A importância de frisar estes pontos mais de uma vez se dá em virtude de que várias vezes são enviados comentários ofensivos, agressivos ou impertinentes direcionados ao blog e aos moderadores como se este espaço respondesse (ou tivesse a obrigação de fazê-lo) pela política externa de países do Oriente Médio, mais especificamente do Estado de Israel, como também sobre o conflito Israel-Palestina, como consequência do pronunciamento e posicionamentos de entidades no Brasil ligadas a este conflito.

Os membros do blog não possuem vínculos nem com o país mencionado (Israel) nem com estas instituições, portanto ninguém aqui é obrigado a chancelar ou comentar qualquer comentário feito por entidades/organizações ligadas a países do Oriente Médio no Brasil ou em qualquer país do mundo. Sendo assim, fica registrado aqui que não será acatado no blog comentários ofensivos desta natureza e que os mesmos podem ser ou serão cortados.

Se o blog hoje serve como uma fonte de consulta para milhares de internautas lusófonos (e outros tantos que falam idiomas próximos ao português, como o espanhol e o galego), e que querem saber mais a respeito dos temas citados, isto não era uma meta deste espaço e sim uma consequência da qualidade dos textos. Textos de historiadores consagrados e especialistas sobre os temas mencionados ou que usam estes historiadores como fontes, havendo várias traduções feitas pelos próprios moderadores destes textos.

Uma vez que o blog está servindo para finalidade educacional, espera-se que o mesmo permaneça no ar por muito tempo, embora em internet seja impossível e não recomendável se fazer previsões desta natureza. Em caso de inatividade nas postagens, o blog poderá permanecer como um arquivo para quem quiser consultá-lo através de suas ferramentas de busca com suas mais de mil postagens, ou através de sites de busca da rede. Há mais de mil textos arquivados.

Em caso de dúvidas sobre os temas abordados no blog, use o espaço dos comentários para perguntar. Favor não extrapolar o tema do blog, este comportamento não é tolerado. Lembrete: o usuário terá que ter uma conta no Google, ou uma conta similar em algum outro site aceito na caixa de comentários para poder fazer comentários. Comentários anônimos não são aceitos.Também é recomendável o não uso de pseudônimos e perfis com nicknames sem identificação, pois além de confundir a quem lê, compromete significativamente a crebilidade do comentário.

Os moderadores se reservam ao direito de cortar comentários ofensivos (que não acrescentam nada a discussão do tema), comentários agressivos e racistas. Trollagem também não é tolerada.

A moderação do blog também avisa às pessoas para não abusarem do espaço cedido se acharem (de modo indevido) que o blog é uma espécie de "Enciclopédia Britânica online" (sentido figurado) para consulta de gente preguiçosa, onde dúvidas ou provocações tolas serão respondidas em tempo real pelos moderadores, ou mesmo que os moderadores têm obrigação de responder este tipo de pergunta ou provocação, ou que os mesmos lerão um livro sobre o assunto mencionado para a pessoa que perguntar, tampouco 'faremos' trabalho escolar de terceiros.

Como não há hipótese disto acontecer, portanto, aos mal intencionados ou gente querendo "brincar", desistam de antemão em querer chamar atenção desta forma pois não há espaço para este tipo de má conduta aqui. A linguagem é dura pois há muita gente sem educação na internet que abusa da paciência alheia e que só entendem este tipo de mensagem direta, este recado foi elaborado diretamente para essas pessoas. Educação e bons modos são duas coisas sempre bem-vindas e todo mundo gosta. Os moderadores não têm obrigação de ensinar bons modos a internautas brasileiros e estrangeiros, tampouco de tolerar grosserias e trollagens.

Sobre uso dos textos publicados no blog, as pessoas podem copiá-los e reproduzi-los a vontade, com apenas uma condição: citarem a fonte de onde tiraram o texto. É o que se espera, por uma questão de cordialidade, cortesia, educação e sobretudo honestidade, de ao menos se mencionar o local de onde o texto foi retirado/copiado e de citarem o autor ou tradutor do texto. Essa postura é adotada no blog, todo texto nele copiado e reproduzido tem sempre a indicação de onde foi retirado e a citação de seu respectivo autor(a).

Em resumo

Como dito antes mas reforçando a mensagem pois tem gente que não lê os avisos, o blog não trata de assuntos sobre conflitos no Oriente Médio, portanto, aos obcecados com a temática, principalmente os obsecados com o conflito árabe-israelense, dirijam-se a local apropriado para discutirem esses temas. A única exceção feita em relação a isto se dá quando algum assunto mencionado tem alguma relação com a Segunda Guerra Mundial, o Holocausto, com a negação do Holocausto e ações de grupos de extrema-direita/extrema-esquerda que apoiam e difundem a negação do Holocausto, fora isso, não há espaço para discutir o assunto.

Em outras palavras: não tente "forçar a amizade" insistindo neste assunto. Não adianta aos obcecados com este tema insistirem com teimosia tentando "vencer" pelo cansaço, ninguém cederá um milímetro à chantagem para transformarem este espaço em palco de brigas para discussão de conflitos do Oriente Médio(de qualquer um dos lados do conflito) ou para fins propagandísticos. O blog também não será transformado em "divã para desajustados e obcecados com conflitos do Oriente Médio.

Tudo o que foi exposto nesta descrição é seguido à risca, sem tirar uma vírgula.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.