domingo, 18 de maio de 2008

Comentários sobre o Blog dos filhos de Herberts Cukurs à respeito de Rumbula


No Blog dos filhos de Herberts Cukurs: http://herbertscukurs.blogspot.com/ estão sendo usadas as traduções que estamos fazendo do Capítulo 8 do livro The Holocaust in Latvia, 1941-1944: The Missing Center do historiador letão Andrew(Andrievs) Ezergailis sobre o massacre dos judeus em Rumbula na Letônia, não temos nada contra a utilização dos textos de nosso blog, mas gostaria de solicitar aos filhos de Cukurs e também a quem queira utilizar nossos textos/traduções que quando os utilizarem, pelo menos dêem o crédito a este blog.
Mas não autorizamos utilizar os nossos textos para efeito de distorção, como o Blog dos filhos de Cukrs estão fazendo.

Vamos ver o que está ocorrendo:

A primeira parte do texto sobre o dia 30 de Novembro de 1941 (1º dia do massacre de Rumbula), foi publicada no nosso blog através do link: http://holocausto-doc.blogspot.com/2008/05/holocausto-na-letonia-30-de-novembro-de.html em 14 de Maio de 2008, esta parte e outras também foram copiadas pelos filhos de Cukurs, mas como dissemos, não ligamos, desde que se façam as devidas referências, assim como fazemos com o Blog dos pesquisadores do The Holocaust History Project (http://www.holocaustcontroversies.blogspot.com/) .

Só que uma coisa é copiar o que está no blog, outra é copiar e distorcer os textos, abaixo texto no blog dos filhos de Cukurs:

"Este texto foi retirado do livro do historiador judeu nascido na Letônia e hoje residente em Israel,Frank Gordon.Em seu livro de quase 500 folhas,escrito em leto,e posteriormente traduzido a outros idiomas, descreve os horrores pelos quais os judeus passaram,e detalhadamente conta todos os pormenores.Em todo o seu livro,o nome de Cukurs é mencionado três vezes,na mesma pagina,como se segue:"

Não sei se Frank Gordon copiou Andrievs Ezergailis ou vice-versa, mas o texto reproduzido no Blog dos filhos de Cukurs, foi copiado do nosso, e com certeza é de Andrievs Ezergailis, abaixo texto do blog dos filhos de Cukurs:

"O esvaziamento do gueto começou pelas casas ocidentais das ruas Låçpléßa e Jékabpils. Os judeus estavam despertos e disseram que estariam prontos em meia hora na rua Sadovñikova. Na outra extermidade do gueto, onde a rua Ludzas se encontrava coma rua Lauvas e a rua Lieknas se encontrava com a rua Ûîdu, uma equipe de homens estavam cortando as cercas para fazer saídas especiais para encurtar o caminho para sair do gueto pela rua Maskavas e sobre a auto-estrada para Rumbula. As equipes do despertar iam de casa em casa, de quarteirão a quarteirão, desferindo murros nas portas. Após meia hora, as equipes voltaram novamente para o ponto de partida para assegurar que nenhum judeu permaneceu nos apartamentos. Os homens de Aråjs, talvez uns cem, foram conduzidos por Herberts Cukurs."
Comentário da pessoa que publicou:
(Interessante é que nos arquivos militares Letonianos encontrados não consta que Herberts Cukurs tivesse tido algum posto de comando,Andriev Ezergailes em seu livro Holocausto na Letônia,descreve detalhadamente quem foram os responsáveis pelas mortes de judeus tanto do lado alemão quanto dos letões, e o nome de Cukurs também não aparece.
[os grifos acima são meus]

E É mencionado o nome de Herberts Cukurs no livro de Ezergailis SIM. Abaixo as fontes das citações:

Citação 52:
The documentation of Cukurs and Aråjs men in the ghetto is manifold (Landgericht Hamburg: deposition of Joseph Berman, 18 January 1952).
Este julgamento ocorreu em Hamburgo em 1952 e Joseph Berman testemunhou que Herberts Cukurs era um dos líderes de uma das colunas de transporte do gueto para Rumbula, portanto as colocações feitas pelos filhos de Cukurs (sublinhadas no texto acima) não procedem (não estamos dizendo que Berman está correto!)

Outra citação no livro de Ezergailis, nota 55:

Very credible on Cukurs is Aron Prell's statement taken in Rîga June, 197? (date illegible) (Aråjs Trial Records, pp. 7188-92). Cukurs had the most recognizable face of all of the Latvian SD men.

O julgamento do Kommando Arajs (onde supostamente Herberts Cukurs foi subordinado de Arajs) e de Victor Arajs estará disponível em breve pela Universidade de Amsterdã, que já traduziu e publicou 36 julgamentos de criminosos de guerra no perído da Segunda Guerra, abaixo uma pequena consulta que fiz PELO LINK: http://www1.jur.uva.nl/junsv/brd/Tatortfr.htm (é só escrever Rîga na procura)

Minha tradução (livre):

Processo nº sequencial 856
Tipo de crime: Outros crimes de extermínio em massa
Acusados: Arajs, Viktor Bernhard, condenado a prisão perpétua
Sentenças judiciais:
LG Hamburg 791221
Pais do crime: Letônia
Local do crime: Riga
Data do crime: 411208
Vítimas: Judeus
Nacionalidade: Letônia
Entidade: Polícia, Polícia Auxiliar da Letônia, Riga ('Kommando Arajs')
Objeto do processo: Fuzilamento em massa dos judeus habitantes do Grande Ghetto de Riga na floresta de Rumbula.

Publicação em preparação

A publicação ainda está em preparação, depois de publicado pode-se comprar por 25 Euros.

Como vimos é uma mentira muito grande dizer que Ezergailis não citou Cukurs em seu livro (é bom saber ainda que, a parte do dia 30 de Novembro de 1941 não foi totamente traduzida) além do mesmo ter sido citado no julgamento de Hamburgo em 1952, talvez por isso a perseguição ao mesmo.

Gostaria de dizer que eu não sei nada sobre Cukurs, ainda estou traduzindo e estudando o material disponível sobre o mesmo, não tenho opinião formada se o mesmo foi criminoso ou não. À princípio pelo livro de Ezergailis ele foi citado no julgamento de Hamburgo, e ainda não temos este material, todo o material sobre Cukurs após a publicação do livro de Ezergailis que puderem nos enviar, por favor, enviem através do e-mail do nosso blog.

Após a tradução de todo o capítulo irei editar e postar as citações do capítulo.
Obrigado,
LeoGott

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...