quarta-feira, 23 de abril de 2008

Holocausto na Letônia - Rumbula (O Sistema Jeckeln)

Esta tradução se refere ao Capítulo 8 do livro The Holocaust in Latvia, 1941-1944: The Missing Center do Historiador letão Andrew Ezergailis.


Traduzido por Leo Gott à partir do link:
http://www.rumbula.org/remembering_rumbula.shtml


Jeckeln dirigiu-se para as redondezas de Rîga procurando um local. O lençol freático em torno de Rîga era próximo à superfície e, por conseguinte, um local com elevação teve de ser encontrado. No caminho para o campo de Salaspils, que estava sendo construído na época, ele chegou aos pinheiros de Rumbula, entre a estrada e a ferrovia. Critérios de Jeckeln para a localização: a distância de Rîga, a proximidade com a estrada de ferro (primeiramente, foi considerado transporte ferroviário), o solo arenoso que torna fácil a escavação de buracos, e a situação acima do lençol freático.
O inconveniente é que o local era relativamente exposto, a menos de cem metros de uma importante rodovia. No seu planejamento do massacre, Jeckeln adaptou o sistema concebido na Ucrânia para as condições específicas de Rîga. O sistema envolvia planeamento pormenorizado, subdividindo a designação em partes gerenciáveis e, em seguida, selecionando um especialista em cada área. Como o ajudante de Jeckeln, Paul Degenhart testemunhou, eram 9 os aspectos do sistema:

1) Homens do SD no interior do gueto conduziram as pessoas para fora das casas.
2) os judeus foram organizados em colunas de 500 pessoas e foram de trem para o local dos assassinatos(na verdade eles foram conduzidos a pé em colunas de 1000);
3) A Polícia de Ordem (Order Police) levou as colunas para Rumbula
4) Os assassinatos ocorreram simultaneamente em 3 valas
5) as vítimas eram despidas e seus pertences eram recolhidos no caminho para a vala
6) corredores internos e externos foram criados para conduzir as pessoas às valas
7) as vítimas eram conduzidas diretamente às valas, poupando o trabalho de deslocamento dos corpos.
8) foram utilizadas sub-metralhadoras russas, que utilizavam rate de 50 balas e poderiam ser disparadas por um único disparo
9) as vítimas tinham as faces viradas para baixo, após as rajadas recebiam uma bala na parte de trás da cabeça. Este método foi referido como Sardinenpackung ("embalagem de sardinha"), e até mesmo alguns dos soldados dos EG (EinsatzGruppen) ficaram horrorizados pela sua crueldade.

A maior conta do plano de Jeckeln, a de transportar e matar 25.000 judeus do gueto é encontrado em 1973 no Landgericht Hamburg, processo do julgamento de Lt.Friedrich Jahnke e documentos relacionados. Os procuradores de Hamburgo estavam principalmente interessados no papel dos alemães do Ordnungspolizei e, consequentemente, eles ficaram aquém detalhando sobre o papel que o SD e as forças policiais letãs desenvolveram nesta operação.

Jeckeln necessitava dos cinco fatores mais importantes da operação planejada por ele:

1) o local dos assassinatos era a cerca de dez quilômetros a partir do gueto, um percurso que poderia demorar até 3 horas para uma infantaria percorrer em até 3 horas em ritmo regular;
2) havia apenas oito horas de luz, e mesmo tendo algumas horas do crepúsculo, o tempo de matança não poderia ser superior a nove horas;
3) a última coluna, foi enviada para fora às 12:00 h e a última deveria chegar em Rumbula em torno de 15:00;
4) cerca de 12.000 pessoas deveriam ser transportadas e assassinadas;
5) os judeus eram transportados em colunas de 1.000 com guardas em ambos os lados.

Nós não temos uma contagem completa das pessoas que Jeckeln mobilizou para a ação, nem um plano de implantação das tropas utilizadas. Quem eram esses homens? Embora as fontes históricas até agora disponíveis, não nos permitem reconstruir a identidade das tropas utilizadas na operação final, com certeza é de pouco mais de significado histórico para nós a tentativa de o fazer. A resposta está longe de ser simples.Os procuradores no julgamento de Jahnke não conseguiram chegar a uma conclusão clara a respeito da mobilização para executar a ação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...