sexta-feira, 25 de abril de 2008

Holocausto na Letônia - Rumbula (Alemães Participantes das Ações)

Esta tradução se refere ao Capítulo 8 do livro The Holocaust in Latvia, 1941-1944: The Missing Center do Historiador letão Andrew Ezergailis.

Traduzido por Leo Gott à partir do link:
http://www.rumbula.org/remembering_rumbula.shtml


Os Alemães Participantes da Ação


Apenas uma parte da lista de participantes alemães é conhecida por nós. Ao topo da lista está o Gruppenführer Jeckeln. Ele está acompanhado do Obersturmbannführer Degenhart, que não acompanhou Jeckeln durante o planejamento da ação, mas nos dias cruciais, antes da ação explicou e comunicou as ordens de Jeckeln para outros participantes.
Do staff de Jeckeln temos o Untersturmführer Ernst Hemicker, o designer das valas de Rumbula; o Sturmbannführer Bruns, que coletou os bens valorosos nas valas; Sturmbannführer Zimmermann, o Chefe do transporte; Johannes Zingler, um dos atiradores nas valas; and Endl, Lüschen, and Wedekind. Estes segundo Degenhart eram guardas de Jeckeln que trabalharam nas valas.

Entre outros alemães do SD e funcionários da Ordnungspolizei, estavam envolvidos Rudolf Lange e Arnold Kirste. Entre os comandantes da Ordnungspolizei que foram envolvidos na ação estavam Generalleutnent Jedicke, comandante da Ordnungspolizei em Ostland, e o Oberstleutnant Flick, comandante da Ordnungspolizei na Letônia.
Na tarde de 30 de Novembro, antes que terminasse os assassinatos, Heise foi ferido por um estilhaço de bala no olho e e não pode participar da segunda ação. Flick deu ordens a Rehberg da Gendarmerie para substituir Heise.

Alguns nomes da Ordnungspolizei, que participaram da liquidação do gueto por uma variedade de indiciamentos, veredictos, e depoimentos:

Hauptmann Heinrich Oberwinder, organizador dos policias letões e alemães para a ação em Rumbula. Na preparação para a liquidação do gueto, ele forneceu instruções detalhadas para a Latvian Precinct Police.

Lieutenant Friedrich Jahnke realizou e atribuiu muitas ordens de Heise – da “guetorização” dos judeus em Setembro até a organização dos guardas no gueto em Outubro. Foi um ativo organizador e supervisor da Latvian Schutzmannschaften. Participou da primeira ação em Rumbula como organizador no QG de Heise, na segunda ação supervisonou a limpeza do gueto e também levou-os [os judeus] às valas de Rumbula.

Polizeihauptwachtmeister Otto Tuchel participou do estabelecimento do gueto e foi supervisor dos guardas letões no gueto. Talvez foi o mais brutal dos guardas do gueto. Mesmo antes da ação em Rumbula, matou diversos judeus dentro do gueto. Entre 30 de Novembro e 8 de Dezembro cuidou em detalhes das limpezas das casas dos judeus. Tuchel participou da organização das colunas e assassinou os judeus que estavam como dificuldades de locomover em frente ao hospital do gueto.

Oberwachtmeister Max Neuman; esteve envolvido em diversos assuntos judaicos desde sua chegada em Setembro a Rîga. Foi um dos supervisores dos guardas letões. Liderou a primeira coluna de judeus do gueto em 30 de Novembro, foi considerado responsável pelos assassinatos antes e depois da ação.

Precinct Lieutenant Hesfer foi apontado por Heise para liderar o grupo dos alemães para a limpeza das casas do gueto na manhã de 30 de Novembro e 8 de Dezembro, e supervisionou os policiais letões e judeus. Participou da organização das e assassinou os judeus que estavam como dificuldades de locomover em frente ao hospital do gueto.

Oberwachtmeister der Gendarmerie Paul Draeger foi um motorista e representante do comandante Rehberg da Gendarmerie. Desempenhou papel na evacuação do gueto na ação de 8 de Dezembro.

Emil Diedrich comandante da 3ª Companhia do 22º Batalhão da Schutzpolizei. Recebeu ordens de Jelgava para ir para Rumbula, onde posicionou sua metralhadora na periferia do local dos assassinatos.

Sturmbannführer Bruns foi o encarregado dos valores.

Polizeihauptmeister Müller organizou o transporte nos dois dias de ação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...