sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Um cemitério vandalizado a cada três dias

Um cemitério vandalizado a cada três dias
França

O distanciamento dos jovens em relação à morte e a mera delinquência são responsáveis por muito mais vandalismo em cemitérios do que o racismo ou práticas satânicas.

No fim-de-semana passado, neo-nazis terão profanado mais de 500 campas pertencentes a soldados muçulmanos que combateram na Primeira Guerra Mundial, e mais 15 campas de judeus que se encontravam perto.

Este foi um de vários ataques motivados por anti-semitismo, racismo ou em alguns casos rituais satânicos e que visam cemitérios em França. Mas o problema da profanação de campas é muito mais grave do que se possa pensar, conclui um relatório parlamentar em França.

Embora os ataques racistas e anti-semíticos mereçam mais atenção mediática, constituem apenas 20% dos casos registados por ano. Os restantes 80% atingem principalmente cemitérios cristãos e são motivados por pura delinquência. Em todo o país, ocorre um caso de profanação em cada dois ou três dias.

Na raiz do problema, segundo a comissão parlamentar que analisou a questão, estará um distanciamento entre os jovens e o respeito pela morte.

O relatório, chamado “Do respeito pela morte à morte do respeito”, conclui que a maioria dos jovens de hoje, embora esteja exposto ao conceito da morte através da televisão e da internet, não tem contacto próximo pessoal com a morte, pelo que esta se torna cada vez mais “virtual”.

“O distanciamento da morte em relação à vida pode levar à indiferença e eventualmente a uma perde de sentido e de respeito. Aquilo que não é conhecido pode ser descartado e perde, progressivamente, a sua dimensão sagrada”, afirma o relatório.

Segundos os mesmos deputados “o aumento da cremação contribui para este distanciamento”.

Entre as soluções apresentadas, encontra-se o ensino sobre a morte, a sua dimensão cultural e os rituais associados, nas escolas, para que “os alunos compreendam melhor a questão da morte, aumentando o seu respeito pelas campas”.

Fonte: FA/Reuters(12-12-2008)
http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=23&SubAreaId=39&SubSubAreaId=79&ContentId=220229

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...