Essa matéria saiu há três dias sobre uma averiguação da polícia de um caso de racismo. Ao invés do portal anunciar no título que a apreensão feita foi movida por uma denúncia de racismo desviou o título pra outra abordagem que dá a entender, pra quem apenas lê o título ou só se atém ao título sem ler o resto(um monte de gente), que a ação feita gira em torno de miniaturas da Segunda Guerra. Isso é um caso de mau jornalismo. Felizmente em outro site de notícias, colocaram a notícia de forma adequada.
Segue abaixo a matéria com o título problemático.
Polícia apreende boneco de Hitler em casa de bacharel em Direito
Na residência, foram encontradas miniaturas de tanques, soldados e um boneco de Hitler sentado em um veículo oficial nazista
Foto: Márcio Mercante /O Dia
Agentes do programa Delegacias de Dedicação Integral ao Cidadão (Dedic) da 14ª DP do Rio de Janeiro cumpriram, nesta terça-feira, mandado de busca e apreensão na residência de um bacharel em Direito, acusado de injúria racial. Na casa, foi encontrado um boneco do nazista Adolph Hitler.
Segundo a Polícia Civil, o Dedic recebeu denúncia de que João Marcos Aguiar Gondim Crespo, 26 anos, utilizava as redes sociais para expor seu preconceito pelas pessoas que visitam a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro.
Na busca feita na casa do bacharel, próximo à lagoa, foram encontradas miniaturas de tanques de guerra, soldados nazistas e um boneco de Adolph Hitler sentado em um veículo oficial nazista. Um computador e um notebook também foram apreendidos.
Os policiais encontraram a página do site de relacionamento usado pelo acusado com as seguintes declarações: "O mal-humor (sic) está além de seus bairros de origem, está em renegar sua genética, cabelo ruim, sorriso horrível, baixa estatura e baixo nível sócio-cultural (sic). São feias por natureza, já nascem com 20% de gordura na cintura, não tem dinheiro nem pra ir pra São Paulo. (...) Deus nos livre dessas pragas cafonas, nós, pessoas de bem, que nascemos bem, que tivemos educação e uma ótima genética".
O acusado prestou depoimento na delegacia esta tarde e foi liberado. Segundo a polícia, ele pode ser condenado a pena que varia de dois a cinco anos de reclusão.
Fonte: Terra
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4864062-EI5030,00-Acusado+de+preconceito+bacharel+de+direito+tinha+boneco+de+Hitler.html
_________________________________________
Aqui a mesma matéria em O Globo, com a abordagem correta, como deve ser a de um site de notícias:
Bacharel em direito da Zona Sul do Rio é investigado por racismo
O seguinte título da manchete "Polícia apreende boneco de Hitler em casa de bacharel em Direito" dá a entender, de forma equivocada, que o suposto crime cometido pela pessoa a ser investigada fosse o de colecionar uma miniatura.
Quando se lê a matéria inteira(coisa que muita gente 'apressada' não faz e sai comentando bobagem depois), vê-se claramente o motivo da apreensão, pois nesse caso a coleção de minituaras só reforça o estereótipo da pessoa acusada do delito, mas não foi este o motivo da apreensão. E parabéns pela ação da polícia civil.
Infelizmente, generalizando, a percepção que se tem do nível do jornalismo do país é péssimo.
3 comentários:
Olhando pelo titulo, são dois assuntos diferentes.
Daniel, o fato demonstra uma tendência ao péssimo jornalismo como se fosse "algo banal", pior que isso, como acho que cheguei a comentar no post, muita gente só lê o título da matéria e o título que consta nesse link do Terra dá margem aos simpatizantes do cabo genocida ou de arruaceiros a saírem alegando de forma maliciosa que "prenderam" o cara por conta de miniaturas.
E isso é uma coisa que creio que envergonha os brasileiros que têm consciência e querem um país melhor e que não são adeptos de "discursos moralistas de ordem", no caso refiro-me a esse "analfabetismo funcional" de parte da população, pois é isso que dá pra constatar nos comentários da matéria. Se o site acha aquilo uma demonstração de "democracia" eu achei um show de horrores.
Não é um problema só brasileiro, pelo contrário, parece que o analfabetismo funcional campeia o mundo inteiro, mas como o que ocorreu na matéria diz respeito principalmente a nós, é algo a ser combatido sempre.
Lamentável a postura do Portal, péssimo exemplo de como tratar uma notícia. Se o intuito era chamar atenção barata por conta da citação do nome "nazismo" e "Hitler", não sei a quem esse tipo de conduta comoveu ou deu credibilidade a matéria do Portal.
Fiz questão de colocar um link de outro site de notícias pra mostrar o contraste de tratamento da matéria nos dois, e todos chegam à conclusão que você descreveu acima, quem lê rápido só olhando o título pensa que se trata de duas matérias diferentes.
Concordo com o que você disse, e me pergunto o porque dessa distorção no titulo. Talvez seja porque o titulo Nazismo, Hitler e etc rendam mais clicks nas matérias do que o racismo em si. Para a grande maioria de brasileiros que não se interessam pelo assunto ou que não tem muito conhecimento, vão aceitar normalmente a materia, pois racismo=nazismo, no conceito popular. Lêem Hitler no titulo e algo sobre racismo no texto, a matéria se completa.
Postar um comentário