quarta-feira, 1 de outubro de 2025

O ataque ao Capitólio não foi "acidente"... Bolsonaro imitou e está condenado, Trump está solto e impune... o que significa o "inimigo interno" de Trump... os EUA possuem governo de ditadura de terceiro mundo

O Viking QAnon do Capitólio (imagem da BBC)
"Alô, você" que escuta 'canal surtado' de Youtube falando de "guerra civil" todo dia... tinha que tirar um pouco de "sarro" porque tá ficando "chato" essa ladainha em canal brasileiro, esse povo mal esconde a neurose com a derrocada norte-americana, sentem no couro a "dor" pelos EUA... mas falando sério e deixando essa coisa degradante de lado. A quem não viu? Notícia que saiu anteontem e hoje, o "inimigo interno" e o uso de forças militares dos EUA pro "combate" disso, dentro dos EUA...


"Trump planeja usar militares para combater 'inimigos internos' e que EUA estão sob 'invasão interna'" (https://cbn.globo.com/mundo/noticia/2025/09/30/trump-afirma-que-quer-usar-forcas-armadas-para-combater-inimigos-internos.ghtml)
"Trump diz a generais que há inimigos internos nos EUA e que cidades têm de ser 'campos de treinamento' para Exército" (https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/09/30/trump-diz-a-generais-que-ha-inimigos-internos-nos-eua-e-que-cidades-tem-de-ser-campos-de-treinamento-para-exercito.ghtml)

Capa da revista alemã "Stern"
Com o "Imperador"
Se tem uma coisa que ninguém pode condenar é que o "Laranjão" ("Big Orange"), Trump, é uma pessoa direta (mesmo sendo grosseirão)... o uso de forças militares internamente é basicamente o que ocorria/ocorre em ditaduras de terceiro mundo que os EUA ajudavam a colocar no poder pra reprimir as populações nos países, impedir países "x" de se desenvolverem etc...

Só que com a grande crise do capitalismo central dos EUA e Europa Ocidental, o "Laranjão" quer aplicar a fórmula de "ditadura de terceiro mundo" que os EUA e Europa Ocidental costumavam apoiar, subelevar, dar suporte etc dentro dos próprios Estados Unidos, contra sua própria população...

Não é algo inédito nos EUA o uso de força do Estado contra a população, vide os anos 60 (a quem tiver curiosidade, há vários vídeos de violência em 1968 e cia nos Estados Unidos, violência digna também de ditaduras de terceiro mundo), só que pelo aparato policial normal e afins, não o uso de unidades militares das forças armadas... essa é a "inovação" de Donald Trump.

Disso pra consolidação de golpe militar por dentro dos Estados Unidos é um pulo. O povo parece que esqueceu, mas o que foi que ele tentou com o ataque ao Capitólio? Não fora um intento de golpe de Estado? 2021, vamos relembrar, refrescar a memória... link abaixo

"Ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em 2021" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_ao_Capit%C3%B3lio_dos_Estados_Unidos_em_2021).

Como anda difícil de achar matérias de 2021, foi a "melhorzinha" que achei, mas lembro do caso, Trump pediu apoio aos militares na ocasião pro golpe e recebeu resposta negativa... foi o que conteve a coisa, os "milicos" ianques se apegaram ao "legalismo" e o golpe de Trump em 2021 teve o desfecho infeliz (pro "Big Orange"), pros que não lembram:

"Para ele, "a grande diferença entre esse autogolpe e os autogolpes na América Latina é que Trump foi completamente incapaz de obter o apoio dos militares" e "um presidente que tenta permanecer no poder ilegalmente sem o apoio dos militares tem poucas chances de sucesso"." (da BBC, reproduzido no G1, Brasil https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/07/autogolpe-de-trump-fracassou-por-nao-ter-apoio-militar-diz-stephen-levitsky-autor-de-como-as-democracias-morrem.ghtml).

Por que Trump agora repete o gesto convocando esses militares e falando do "inimigo interno" a ser combatido?... liguem os pontos, não é tão difícil, e não é "profecia" ou "adivinhação" (não fazemos isso aqui, deixamos isso pra turma da "adivinhação", do "eu previ", rs, que geralmente sempre lê coisas por aqui sem dar os créditos, como de costume, se você é leitor desse espaço já deveria saber do problema...).

Viram alguma matéria discutindo essa questão esses dias? Por isso prestigiem o espaço, porque não há como atualizar e cia sem apoio, endosso das pessoas (leitores e cia), se gostam dos assuntos, do que é abordado (da forma que é discutido).

Tudo que esse sujeito, Trump, apresentou até agora como "programa de governo" nos EUA é fracasso absoluto, o tarifaço não vai reindustrializar os Estados Unidos, é um fiasco colossal, a única política de "sucesso" dessa coisa asquerosa laranja é o "ICE" (https://www.bbc.com/portuguese/articles/c628yv65gqno) prendendo latinos e cia nos EUA pra deportação, pra contemplar os ressentidos...

Governo de caos, sem norte, com o declínio acentuado dos Estados Unidos, o que sobrou pra Trump (o "sem projeto") além de "descer o porrete" nos "inimigos internos" e "fechar o regime" pra quem discordar?...

Você é estadunidense lendo isso aqui? É bom conferir filmes sobre ditadura militar no Brasil e cia pra entender o "momento"... teve um que ganhou até Oscar esse ano, do Brasil, sobre o período de 1964 e afins (o que provocou empatia do grande público no país porque é um período que forjou a identidade recente do Brasil, o povo se viu no filme, de certa forma, tirando as "bestas feras" bolsonaristas). Se Bolsonaro tivesse sido eleito em 2022 como estaríamos hoje no Brasil?...

E não é "brincadeira" a afirmação acima ou "alegoria"... vocês já deveriam estar de orelha em pé desde o caso do Capitólio.

Andei tentando ver esse filme "Ainda estou aqui" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ainda_Estou_Aqui_(filme_de_2024)), dos trailers, mas é bem pesado de ver.

"Mas isso tudo é uma brincadeira, gozação, ironia"... não é não... está acontecendo na cara de todo mundo, na frente do mundo inteiro, em tempo real. O pânico surtado da turma "emitindo opinião" sobre isso em certas mídias no Brasil é uma coisa constrangedora (só pra registrar).

Muita gente deduz que disso que pode rolar uma guerra civil nos EUA (de novo), por não lembrar de onde li (mas li), de que os EUA nunca saíram da guerra civil (na verdade), vamos deixar a interpretação de lado e discutir que pra haver uma, as elites necessariamente endossam grupos paramilitar e cia (resistência armada).

Lembrando que os EUA são uma Federação (o Brasil também é, mas mais no "nome"), cada estado tem legislação própria etc, que é o que coloca em cheque esses "superpoderes" do Laranjão, não é tarefa simples e fácil ele impor autoridade, passar por cima de governos Democratas da Califórnia e cia, e mesmo de republicanos dissidentes da postura ditatorial da figura. Mas isso quem tem que definir são os próprios estadunidenses, norte-americanos, a "crise Trump" é principalmente com vocês apesar de respingar no mundo.

Tentarei colocar esse texto em inglês no "blog estepe" (pra outros idiomas https://holocaust-doc.blogspot.com) mas muita gente de fora consegue ler com algum tradutor online mesmo em português. E mais alguma atualização se pintar algo relevante nos comentários/discussões.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...