domingo, 15 de março de 2009

Castan, atentado em Sarajevo, Gravilo Princip e as velhas distorções "revisionistas"

O Leo elaborou um texto(primeira parte) com as falácias e distorções feitas no livro "Holocausto: judeu ou alemão?" do "revisionista" brasileiro S.E. Castan.

Há uma parte curiosa no primeiro texto sobre essas falácias(ou distorções), é a que comenta sobre o Gravilo Princip. Princip era um extremista nacionalista sérvio que foi o responsável pela morte do Arquiduque Ferdinando, do extinto Império Austro-Húngaro, e sua esposa num atentado em Sarajevo.

Este atentado, que resultou na morte do Arquiduque, serviu de pretexto ou estopim pro início da Primeira Guerra Mundial.

O que chama atenção é o fato de S.E. Castan afirmar que Princip era judeu, para imputar culpa a judeus, por um atentado cometido por um extremista sérvio. Esse tipo de distorção histórica é uma das várias táticas empregadas por "revisionistas" para distorcer fatos históricos e consequentemente incitar ódio contra judeus.

Trecho do texto do Leo sobre as falácias do Castan:
A nota [49] na edição em espanhol é a nota de número 15, vou transcrever aqui a alucinação de Castan sobre Gavrilo Princip (grifos meus):

"Gavrillo Princip o Gavrilo Prinkip, era judío, hijo de un cartero Bósnio, (y no servio, como se cree) Srajevo o Sarajevo, es una ciudad de la hoy Yugoeslavia. En la época era capital da la antigua República Federada de Bosnia-Herzegovina. (Francis Leary — El Tiro que Incendió a Europa; Selecciones del Reader's Digest y Enciclopedia Vergara, de Barcelona, España)."

Até mesmo em sites nazistas são negadas as afirmações de que Princip fosse judeu, como o link para o Stormfront. Essa é mais uma tentativa de atribuir culpa aos judeus, Castan tenta levar isso ao leitor durante grande parte de seu “livro”.
Isto é o que costuma ser chamado de "revisão da História" pelos "revisionistas". Distorções e manipulações para atenuação do regime nazi e um reavivamento do antissemitismo.

Ver mais em: S.E. Castan e suas mentiras - Parte 1 - Pré-Guerra

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...