quarta-feira, 8 de julho de 2009

Nazi de 89 anos será julgado pelo extermínio de 29 mil judeus

«Ivan o Terrível»
Nazi de 89 anos será julgado pelo extermínio de 29 mil judeus

Berlim – Após várias tentativas de evitar o tribunal, John Demjanjuk, 89 anos, vai ser julgado na Alemanha pelo extermínio de 29 mil pessoas de religião judaica no campo de concentração de Sobibor, Polónia, em 1943.

Perante as câmaras de televisão John Demjanjuk dava sinais de importante debilidade física, mas quando as câmaras não estavam presentes renascia a vitalidade. Assim, uma equipa de médicos considerou o antigo guarda do campo de extermínio de Sobibor está em condições de participar no seu processo em duas sessões diárias de 90 minutos cada que terá lugar em Munique, Alemanha.

«Ivan o Terrível» como ficou conhecido John Demjanjuk, ucraniano, que nega as acusações, está detido numa prisão de Munique desde 12 de Maio. No entanto o seu nome permanecia no topo da lista dos criminosos de guerra nazis mais procurados do centro Simon Wiesenthal.

John Demjanjuk é acusado pelo centro Simon Wiesenthal de ter conduzido homens, mulheres e crianças para as câmaras de gás do campo de extermínio de Sobibor.

Em 1988 John Demjanjuk foi condenado à morte em Israel depois de ter sido identificado por sobreviventes da Shoah (Holocausto) como o guarda mais temido do campo de extermínio de Treblinka, também na polónia, onde foram massacradas 870 mil pessoas. Em 1993 o Tribunal Supremo israelita decide anular a pena devido a duvidas na identidade real de «Ivan o Terrivel».

O centro Simon Wiesenthal acaba por conseguir obter provas que John Demjanjuk teria «trabalhado» em três outros campos de extermínio, dos quais Sobibor.

Fonte: Jornal Digital(PNN Portuguese News Network)
http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=18803

7 comentários:

Diogo disse...

«O centro Simon Wiesenthal acaba por conseguir obter provas que John Demjanjuk teria «trabalhado» em três outros campos de extermínio, dos quais Sobibor.»


Esse modelo de verdade chamado Simon Wiesenthal!

Anônimo disse...

Ninguem fala de Milivoj Asner... o Ustasha

Anônimo disse...

Este blog deveria falar da Ustasha tambem!

Leo Gott disse...

Sieg Heil Diogo!!!!

rsrsrsrsrsrsrsrs

Leo Gott disse...

Stefano,

Este blog deveria falar da Ustasha tambem!


Estou preparando um texto sobre a Ustasha, estarei afastado do por uns dias por motivos de mudança de empresa e de Estado. Assim que me estabelecer neste outro estado postarei sobre.

Obrigado pela visita.

Roberto disse...

"Este blog deveria falar da Ustasha tambem!"

Stefano, se houvesse tempo daria pra falar de todo tópico sobre o Holocausto, há vários que ainda não foram citados como o da Guarda de Ferro da Romênia com Codrianu(o ídolo dos integralistas no Brasil), só que esse posicionamento dogmático de que foi religião que conduziu genocídio é bem complicado e simplista, a força do nazifascismo era o nacionalismo, como foi o nacionalismo a força do stalinismo apesar dos socialistas se dizerem "internacionalistas", até hoje vejo gente de extrema-esquerda negando atrocidades de ditaduras socialistas ou mesmo omitindo massacres como o dessa semana na China numa briga entre governo comunista chinês e uma etnia na China que pratica o islamismo, reduzir tudo a "disputa religiosa" numa era onde a religião tinha/tem importância mas por si só(pois há outros fatores envolvidos como nacionalismo, disputa de terras, etc) não conduz a conflito algum, é bem complicado, daria apenas uma visão retorcida da coisa, a Utasha se enquadra no Holocausto mas as motivações dela foram parecidas com o dos nazistas também apesar do 'caráter religioso' que deu a coisa, o que havia em comum entre os grupos era um racismo "biológico" que não remete propriamente a ideia de antissemitismo religioso e sim ao "racismo científico" do século XIX difundido no mundo principalmente no séc. XIX, ignorar isso é praticamente impossível pois reduziria falsamente a questão a uma disputa religiosa algo que é falso.

Anônimo disse...

querem aprender + sobre holocausto??
vejam isso
http://anticlerical.multiply.com/photos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...