segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jogador uruguaio e o racismo à sulamericana. Suarez: "Não falo com pretos"

Suárez: "Não falo com pretos"
federação confirma frase dirigida a Evra
10:54
segunda-feira, 2 janeiro de 2012
REUTERS

A Federação Inglesa anunciou, no domingo, um documento com 115 páginas revelando a base da acusação de racismo a Luis Suárez, que acabou por ser punido com 8 jogos de castigo e multado em 40 mil libras (cerca de 48 mil euros).

De acordo com o relatório, Evra perguntou porque é que Suárez o havia pontapeado na partida que opôs Liverpool e Manchester United (1-1) ao que o uruguaio respondeu: "Porque és preto". O defesa francês desafiou-o a repetir o que havia dito ao que o avançado uruguaio respondeu: "Não falo com pretos".

Suárez negou a acusação afirmando que "usou a palavra 'preto' por ser familiar esta designação desde tenra idade no Uruguai".

"O senhor Evra é uma testemunha credível. Deu conta das evidências de forma calma e clara. Na sua grande parte, eram consistentes, mas tanto ele como o senhor Suárez comprensivelmente não se lembravam de todos os detalhes do episódio ocorrido entre eles", pode ler-se no relatório, acrescentando ainda:

"As evidências relatadas pelo senhor Suárez não foram confiáveis nos assuntos de grande importância. Foram, em parte, inconsistentes em comparação com aquilo que é mostrado nas imagens de vídeo".

O castigo do avançado uruguaio encontra-se suspenso de momento face ao recurso do Liverpool.

Fonte: Reuters/Record (Portugal)
http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=733950

Comentário: a alegação de "defesa" do jogador foi essa "Suárez negou a acusação afirmando que "usou a palavra 'preto' por ser familiar esta designação desde tenra idade no Uruguai". No mínimo ele deve achar que todo mundo no mundo é um completo idiota ou conivente com a postura racista dele. Familiar? Desde quando dizer que "não fala com negros" e que "fez falta na pessoa por ela ser negra" é familiar? Só pra racistas. É de espantar a naturalidade com que esse jogador defende o próprio racismo que não é um fato isolado, o Brasil já foi atacado em países vizinhos pelo termo "macacos"(alusivo a negros), o que chama atenção é o cinismo e o tamanho do racismo anti-negro em países, além do Brasil, no resto da América do Sul. Hitler ficaria com inveja. Quem sabe a FIFA também pune o indivíduo com o afastamento dele em jogos oficiais pela seleção do seu país.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...