domingo, 14 de junho de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 26)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 26 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 26. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 03.06.2026 (Atualização: 14.06.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

terça-feira, 9 de junho de 2026

Canais de geopolítica "brasilis" descobrem a "engenharia iraniana" (mísseis, drones, até bomba atômica) e a Defesa do Brasil... só que... "faltou algumas coisas" a dizer...

Havia aparecido pra mim, esses dias, um vídeo de "corte" com general falando sobre a Amazônia, os EUA e cia e não consigo achar, ou tiraram o vídeo do ar ou o Youtube/Google está escondendo, a quem achar (são dois generais, gente do exército) pode colocar nos comentários, e não vou ironizar e cia, era pra falar a sério (se bem que quando ironizo também estou comentando algo a sério, apenas em um tom pra ninguém ficar "ofendido" nessa época que muita gente se ofende fácil com tudo), mas dá pra fazer o post assim mesmo.

Achei engraçado ver uma turma "descobrindo" a "engenharia do Irã" sobre a capacidade iraniana em conter os Estados Unidos e Israel com a "missilística" que elaboram há décadas etc.

Os mísseis, drones e cia não caem do céu... (quer dizer, até caem... mas em outro sentido...), não surgiram do nada... pra fazer não existe "milagre" e sim projeto nacional de Defesa bem executado e que leva tempo (ou pode levar)...

Precisam de engenheiros pra isso... "lacre" de "webcomunismo", "identitários coloristas" e cia não produzem isso (e praticamente nada que preste), além de avacalharem a imagem da Universidade pública no país onde uma horda de palhaços reaças ficam acusando a "Universidade" de só produzir porcaria, "maconheiro", drogados, coloristas e cia por conta de uma claque descolada da realidade que sai de alguns cursos, que honestamente, pra "formar" esse amontoado de entulho, é necessário realmente o país ter uma avaliação sobre o "conteúdo", finalidade desses cursos, reproduzindo modismo dos Estados Unidos pra "moldar" uma cultura colonial ao Brasil espelho do espectro político/cultural norte-americano, do que há de pior nos Estados Unidos, porque propor pro país criar uma NASA, PBS, MIT e cia essa turma não propõe... (PBS é uma TV pública dos EUA, de qualidade, a NASA eu acho que não preciso comentar do que se trata... o MIT idem).

Mas o que me incomodou com a parte de "o Brasil precisa criar engenheiros"... repararam no "problema"? (Mas pararam de falar no assunto, rs).

Criem postos de trabalho, com condições boas etc ou proponham isso que já é um começo, em vez do falatório do "precisa" "só por falar" e "que o Irã fez isso", que não vai dar em nada no fim (pra variar). Ficar no falatório demagógico é lindo e tal, mas no fim é só "mais do mesmo", além de terem fechado a Odebrecht e OAS com a "Lava Jato" e ter ficado por isso mesmo, sequer dimensionam o estrago da coisa pro país. Ou quem vai criar tecnologia no Brasil é a turma do "lacre" que aparece dizendo besteira na Globo ou pro "bolsonarismo cloroquina" duelar nas redes com "espantalhos"?...

Mas ainda sobre a questão do Irã, a guerra no Oriente Médio e o Brasil... veja como a avaliação de vocês sobre a questão é superficial, problemática... vocês falam de mísseis, criar drones, até um ilustrado falou do Brasil ter que fazer bomba atômica e tal... "maravilhoso" o discurso, pra torcidas... quer que o "tio" aponte o tamanho da lambança de vocês? Vou fazer (com gosto)...

Algum desses falou do país ter que criar instalações subterrâneas pra guerra? Pra abrigar mísseis, aviões/caças, equipamento militar, infra-estrutura nuclear e cia?...

É isso que dá só aparecer "gênio de ocasião" falando disso (eu tou xingando, mas foi bom que tenham dito a coisa pela metade mesmo assim, é força do "hábito" dar a chinelada, acostumem-se...).

Como dizia, esse pessoal anda vendo de verdade o tipo de guerra que Israel/EUA travam contra o Irã, Hezbollah e cia no Oriente Médio?

Coloca uma frota de Gripen (caça feito em parceria com a Suécia, Brasil-Suécia) numa pista, tanques, mísseis, lançador de mísseis, drones, bases etc na superfície, o que os EUA e Israel fariam com isso? No caso, os Estados Unidos... iria pulverizar tudo sem o país sequer chegar a usar.

Sequer o assunto dos "túneis" (pra construção), de uma rede subterrânea (no caso) de infra-estrutura militar de Defesa foi mencionada nesses canais pra abrigar todo esse aparato de Defesa do país...

Pra "ilustrar" o tamanho do problema do Brasil:


Entendem o tamanho do "buraco" que o Brasil se encontra? Perdendo tempo discutindo idiotice e lacração de redes de Big Techs dos EUA?...

Prossigam assim que o abismo é logo na esquina.

Aí quando a gente ironiza, "tira sarro" (criticando) aqui certas patotas, chiam, acham ruim, mas querem o quê? Ia redigir um "palavrão" mas deixa pra lá, já estão chiando até com o "tom" dos comentários, "a era Nutella brasileira", tudo "dói, machuca" com facilidade. Acho engraçado a turma da direita dizendo isso porque chiam e esperneiam que é uma "beleza".

Quer dizer, falam de tudo, do "assunto do momento", do que sai na grande mídia sobre o conflito no Oriente Médio mas não discutem a sério a Defesa do país, ou não "ligaram os pontos"... como você vai criar um aparato de Defesa pro século XXI sem ter instalações subterrâneas?... com Angra III e cia dando "sopa" pra tomar um míssil de navio ou caça e ir pelos ares, expliquem pra gente que a gente quer saber... "o povo quer saber"... já que só tem "gênio" nessa atmofesra do Youtube (Google)... por sinal, usar uma rede "made in USA" como meio de comunicação, pra discutir isso é outro problema bem sério do país.

Vocês acham que era só ironia, desabafo quando eu critiquei a falta de discurso dessas "mídias alternativas" e cia sobre cobrar do governo a criação de Big Techs, meios de comunicação internos como opção, alternativa ao Google e cia? Não era, nunca foi. A gente ironiza, "brinca", mas se fala a sério aqui (sempre se falou a sério), por isso que tem uma "legião na surdina" lendo mesmo que não comentem nada. E não adianta ficar "copiando e colando", isso é coisa de aluno relapso, não aprendem nada fazendo isso.

Lembro bem do ataque dos EUA, teatral, a instalações nucleares do Irã com um avião de última geração e uma "super bomba destroça tudo em subsolo" (gasto de dinheiro a toa, e muita grana), que comentei o que houve (está em algum Post antigo de Gaza, de 2025, caso alguém queira ler, dá pra achar colocando na busca do "Navegador" pelos termos e vendo os posts de 2025, acho que foi 2025) na explosão, de como provavelmente era a instalação do Irã no subsolo (com os dados disponíveis, ou seja, quase nada, mas dá pra "visualizar" a coisa ainda assim, aqui a gente consegue fazer isso já que andaram copiando, dois canais, e repetindo tudo errado, não vou lá corrigir, rs, e nem precisa, a claque que segue certa turma, a coisa entra por um ouvido e sai pelo outro... pela forma com que dizem).

Sequer se tocaram da questão de que o Brasil, se quiser se defender hoje de artilharia dos EUA, vai ter que criar uma rede de instalações militares subterrâneas de porte no país pra proteger equipamento, tropas e cia.

Por isso que queria colocar o vídeo que eu vi dos generais comentando, falando da Amazônia como se ainda fosse "ponto central" da doutrina militar do país... vocês acham que os EUA querendo ferrar o Brasil vai entrar com tropas terrestres na Amazônia pra caçar Sucuri e jacaré e pegar malária? deixando os centros de poder, econômicos do país no Litoral?...

Os EUA iriam se atolar na Amazônia sozinhos e a economia do país ficaria praticamente intacta (a maior parte), porque se concentra no Litoral e não na "Amazônia" (com todo respeito ao povo da região Norte), principalmente no meio da selva.

Os EUA iriam afundar uma penca de navios no Litoral, atacar bases pelo ar, destruir os aviões e cia porque o país não tem instalação subterrãnea como o Irã. É surreal que não discutam isso, ou se discutem a coisa não faz "ruído" (o que seria até bom se pelo menos discutissem isso na "surdina", mas sei que não fazem...).

Agora espera o "Google" dar outro "gancho" (suspensão) no site pelo Post... rs.

É um "milagre" (já disse isso mais de uma vez aqui e pro pessoal conhecido) esse país não ter virado pó com as "bombas culturais" transplatadas praqui pelos Estados Unidos, desde o neopentecostalismo/fundamentalismo evangélico, passando pela "norte-americanização dos costumes" (via cinema, lanchonetes e cia), pelo moralismo destruidor da mídia e da classe média ignóbil aculturada do país, ignorância generalização da população e paralisia dos partidos políticos (comprometidos com o desenvolvimento do país, onde o PT é cabeça da coisa, por mais que demonizem a sigla e cia). Continuem brincando, que em alguns anos pode ser que vocês encarem isso como "dia a dia":



Aí vejo gente dizendo "sou nacionalista"... e eu sou o Bozo, ou vamos "brincar de índio" com a Xuxa (momento antológico da TV brasileira...)



Incrível como as pessoas nesse país "brincam" falando dessas questões... quando deveriam ser "neuróticas" com a questão e a vulnerabilidade do país.

Quando a gente "ironiza" também é falando sério (avisei)... pra coisa não ficar pesada e também pra não xingar, chamar "palavrão"... é uma forma "sutil", "marota" (como se diz muito em um dos estados da federação) de mandar todo mundo se f*der sem usar os termos, com "amor", rs.

Prossigam que está engraçado (a gente ri da própria desgraça mesmo, chorar não dá...). "Os webcomunistas vão fazer a revoluçãum"... hahahahaha.

P.S.1 esqueci de citar: o Hezbollah tem uma rede subterrânea (pra proteção de soldados, equipamentos e cia) maior que as forças armadas do Brasil...

P.S.2 não citei a questão da Comuniação e satélites... e o "GPS brasileiro"? Vão guiar os drones, mísseis e cia com o GPS "made in USA"?... "que deus tenha misericórdia dessa nação"...

sexta-feira, 5 de junho de 2026

"Apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas". A Hasbará "rodou" nos Estados Unidos...

Essa matéria saiu em começo de fevereiro desse ano (2026) e a "turma da surdina" que "copia e cola" (sem dar os créditos) não deu a mínima (na verdade nem leram...).

Antes de prosseguir deixa eu situar a coisa, o Stephano perguntou no "Post 25" de "Gaza" sobre "a quanto ia a Hasbará" nos EUA e Europa... eu disse que faria um post comentando a questão, porque são os dois espaços onde a disputa política em relação a Israel realmente ganha maior peso (peso decisivo), não que o resto do mundo "não exista", mas a pressão "mundo afora" desagua, ganha impacto real nesses dois locais, mais nos Estados Unidos (mas tem peso grande na Europa/União Europeia também), porque se soma a voz dos descontentes nos dois locais, que é muito grande.

Até cheguei a comentar nos posts sobre o conflito (tem Post contínuo desde 2023, uma sequência, no caso) que há mais movimento político organizado anti-imperialista nos Estados Unidos e na Europa do que no Brasil... pra nossa vergonha... muito da inação, inépcia de certa "esquerda ilustrada pavoa" (a fêmea do "pavão", adjetivo atrelado à "gente vaidosa", mas eu chamaria de "exibicionistas", "individualistas", apesar de uns se declararem "socialistas"... que por não dialogar com setores amplos do país, não conseguem articular nada pralém da crítica ao sionismo/Israel em canal de Youtube e cia.

Esse é o quadro brasileiro, ou até da América Latina, apesar da maioria das pessoas reprovarem o genocídio de Gaza, o imperialismo dos EUA, Israel e cia, mas não há um "movimento organizado" (articulado) com esse teor, essas características no Brasil. Há pessoas que se posicionam nessa linha, mas não é algo organizado como há na Europa/União Europeia e Estados Unidos (com marchas volumosas de rua e pressão contínua nas esferas de poder desses países).

Mas pra não me perder, voltando ao tema inicial, alguém se declarar sionista ou "pró-Israel" nos EUA e Europa de Outubro de 2023 pra cá (quando Israel começa a matança deliberada em massa de palestinos, maioria mulheres e crianças, fora os ataques letais no Líbano, Irã, Iêmen e cia, junto com os EUA e apoiados pela Europa na "surdina", apesar das dissidências emergindo: Irlanda, Espanha...), se alguém se declara sionista ou pró-Israel nos EUA, pode sofrer constrangimento público pesado.

A maior parte da comunidade judaica dos EUA (principalmente) está rompendo com Israel (vou colocar trecho da matéria mais para baixo), e isso coloca abaixo a Hasbará (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hasbar%C3%A1), o apoio a Israel nos EUA etc, de forma definitiva.

Também já coloquei aqui, acho que não em Post exclusivo, uma pesquisa do Pew Research Center (dos EUA) onde indicava que 60% do público adulto dos Estados Unidos rejeita Israel, o link da pesquisa (https://www.pewresearch.org/short-reads/2026/04/07/negative-views-of-israel-netanyahu-continue-to-rise-among-americans-especially-young-people).

Traduzindo os números da pesquisa em questão, e os números são maiores dependendo do espectro político (Democrata maior x Republicanos menor, mas alta), que um norte-americano hoje na casa dos 35 anos, que decidirá a vida política dos EUA não dará a mínima pra questão israelense na próxima década. O apoio a Israel é maior entre os mais velhos, que pegando as pessoas com 65 anos, em 10 anos terão 75 anos, saindo da vida política (a maior parte), e assim sucessivamente.

O resultado é devastador pra Israel do regime sionista, a ponto disso já respingar em um esporro público vazado essa semana do Presidente dos EUA (Trump) sobre Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), onde Trump afirma que seu "colega" só não foi preso por conta dele (Trump)... algo inédito na relação "EUA-Israel"... já reflexo do conflito longo no Oriente Médio.

A quem não viu a coisa, matéria (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/03/trump-reconhece-ter-falado-com-netanyahu-de-forma-raivosa.ghtml).

Ser chamado de "louco" por Trump e não ir pra cadeia por conta dele é "fim de linha"... Netanyahu, "pede pra sair de fininho"... e se "esconde"... (conteúdo irônico, obviamente, mas...).

Mas voltando a outro ponde onde eu parei, sobre a manifestação das pessoas nos EUA a quem se declara sionista, a quanto anda a coisa. Não se trata de movimento de civis não-judeus e cia, como também boa parte da comunidade judaica nos EUA (e Europa) já rejeita Israel ou a política israelense, o "regime sionista".

O "regime" leva o termo "sionista" porque se baseia na "doutrina política" do "sionismo", movimento começado por Theodor Herzl (judeu austro-húngaro, de um país que nem existe mais, seria mais austríaco).

Ressalto isso porque há gente no Brasil que crê que quando alguém comenta usando termos que isso é "coisa de esquerdista", de "extremistas" ou coisa do tipo, pra ver o "nível" (baixo nível) político, de discussão histórica que o país vive mergulhado desde junho de 2013 com aquelas malditas "jornadas de junho", quando certa direita emergiu e provocou um revés político violento no Brasil (e em várias partes do mundo onde rolou coisa parecida com a ascensão desse tipo de extrema-direita "caricata" e pró-EUA, anti-Estado e cia).

A matéria de "apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas" saiu em mais de um canto, além do jornal (de viés de direita, em inglês) "The Times of Israel" (que a gente divulgou primeiro aqui, afirmo isso porque nunca vi certa turma que "comenta" esses temas de Outubro pra cá sequer mencionar a publicação e outras que a gente colocou, pelo contrário, já vi críticas, que eu já respondi o porquê uso esses meios/fontes, porque mesmo sendo uma mídia de direita, e de Israel, ainda dão notícia nesses meios por lá, com censura militar e cia, não usem como "parâmetro" a "mídia brasileira" porque é um esgoto completo em relação ao resto do mundo, até com a mídia de Israel, o Brasil não tem mídia, o que há se assemelha mais à "agências de propaganda").

A quem quiser ler a matéria e tirar suas próprias conclusões, segue só um trecho e depois os links (em inglês, mas há tradutor fácil na web do inglês pra vários idiomas, sem desculpa pra fulano e cicrano dizer que "não lê porque está em inglês", algo comum ainda no Brasil, infelizmente).

===============================================
Até mesmo a maioria dos judeus americanos que apoiam Israel não se identificam como "sionistas", revela pesquisa da JFNA

Após os eventos de 7 de outubro, a guerra em Gaza e a eleição do prefeito antissionista de Nova York, Zohran Mamdani, os judeus (norte)americanos não têm uma definição de sionismo mutuamente aceita, revelam os resultados.
Por Andrew Lapin

JTA — Apenas um terço dos judeus (norte)americanos dizem se identificar como sionistas, embora quase nove em cada dez afirmem apoiar o direito de Israel de existir como um Estado judeu e democrático, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelas Federações Judaicas da América do Norte.

Os resultados da pesquisa revelam que os judeus (norte)americanos não possuem uma definição consensual de sionismo — aqueles que se identificam como antissionistas e aqueles que se identificam como sionistas atribuem significados bastante diferentes ao termo.

Por exemplo, cerca de 80% dos judeus antissionistas afirmam que “apoiar quaisquer ações que Israel tome” é um princípio do sionismo, enquanto apenas cerca de 15% dos que se identificam como 'sionistas' compartilham dessa crença, de acordo com a pesquisa.
==================================
A quem quiser ler a matéria completa, seguem os links:
https://www.timesofisrael.com/even-most-israel-supporting-us-jews-dont-identify-as-zionists-jfna-survey-finds/
https://www.inss.org.il/social_media/jfna-survey-finds-just-37-of-jewish-americans-identify-as-zionists/

Mas de forma resumida: o que vários judeus nos EUA interpretam como "sionismo", não bate com o que se entende por isso dentro de Israel... fora que não concordam com os massacres, genocídio, fanatismo religioso (de colonos) e cia. Basicamente isso.

Por isso que já fiz comentário crítico alertando a algumas pessoas (chamando atenção) pro fato de que nem todo mundo que declara "apoiar a existência de Israel" (fora as distorções que fazem sobre essa questão) concorda com as políticas daquele país e cia, é que existe uma confusão sobre o "país existir" e sobre como a coisa "deve funcionar" ou "ser", pralém da propaganda israelense.

Fato é que a propaganda ligada diretamente à "linha dura" de Israel foi pro ralo. Ou à "linha mole", tanto faz também. Gastam/gastaram uma fortuna pra propaganda pueril, decrépita pra nada... pudera, quem em sã consciência vai apoiar as atrocidades que Israel faz abertamente e que são denunciadas (mesmo em escala reduzida) pela "grande mídia" mundo afora?...

Vamos ver quanto "gancho" (suspensão/shadowban) a gente toma do Google com esse Post (rs), que não tem nada demais, todas as fontes são da mídia israelense...

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Os EUA (Trump) podem não querer só atacar o PIX e sim o sistema financeiro do Brasil

Edifício do Banco Central do
Brasil, em Brasília
Saiu notícia nesses dois dias, fruto de algum vazamento (fofoca) de "gente que sabe muito nas esferas do poder", de que os EUA estavam mirando o "Pix brasileiro" (sistema de pagamentos/transferência via internet sem o custo que há em cartões de crédito/débito de bandeiras estrangeiras, https://pt.wikipedia.org/wiki/Pix) e cia...

""Tariflávio" e ataques ao Pix viram protagonistas da nova ameaça de Trump à soberania do Brasil" (https://www.brasildefato.com.br/podcast/o-estrangeiro/2026/06/03/tariflavio-e-ataques-ao-pix-viram-protagonistas-da-nova-ameaca-de-trump-a-soberania-do-brasil).

E mesmo assim, essa é a resposta dos bancos/financistas ao acontecimento, matéria abaixo (ficam atenuando o ataque ou ameaça norte-americana, como capachos mentais membros de uma "colônia"):

"Para bancos brasileiros, ataque dos EUA ao Pix é fruto de "mal-entendido" (https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2026/06/03/para-bancos-brasileiros-ataque-dos-eua-ao-pix-e-fruto-de-mal-entendido.htm)

E setores das finanças já se alvoroçam pra aproveitar a "situação" pra pregar mais autonomia "privada" pro Banco Central do Brasil, ou seja, essa confraria de canalhas entreguistas (traidores do país), nem sob ataque externo, defende algo que preste pro país:

"Ataque ao Pix pelos EUA e cortes no orçamento elevam pressão por PEC da autonomia do BC, mas governo resiste" (https://oglobo.globo.com/economia/fabio-graner/post/2026/06/ataque-ao-pix-pelos-eua-e-cortes-no-orcamento-elevam-pressao-por-pec-da-autonomia-do-bc-mas-governo-resiste.ghtml)

==================================

Atualização (04.06.2026): eu já havia escrito o post e acabei esquecendo de comentar o óbvio, de onde vem a ameaça ao sistema financeiro no todo? erro pesado, mas tá sendo corrigido rápido, erro não ter citado a origem dessas coisas, embora a maioria que possa ter lido o post e acompanha o cenário do Brasil sabe onde começou o problema.

Os EUA, com a visita do filhote "zero um" de Bolsonaro, candidato atual à presidência do Brasil (Flávio), aos EUA, indo à Casa Branca (na semana passada, em fim de maio ainda), anunciaram a classificação dos bandos (crime organizado) PCC e CV (Comando Vermelho) como grupos terroristas:

"EUA detalham punições após classificar PCC e CV como terroristas; veja impactos" (https://www.infomoney.com.br/politica/eua-detalham-punicoes-apos-classificar-pcc-e-cv-como-terroristas-veja-impactos)

Da própria matéria, em cima, vou marcar em "negrito" alguns trechos, que passaram batido do grosso da mídia do país (estão falando de PIX há dois dias e nada do resto...):
"Embaixada americana lista bloqueio de bens, restrições financeiras, sanções migratórias e punições criminais para quem colaborar com as facções" "Entre as medidas citadas pela embaixada estão o congelamento de ativos de integrantes e empresas ligadas às facções, o bloqueio do acesso a recursos mantidos nos Estados Unidos e a proibição do uso do sistema financeiro americano para movimentação ou ocultação de recursos."

Segundo o comunicado, a classificação também abre caminho para interromper operações de lavagem de dinheiro e atingir estruturas financeiras utilizadas pelos grupos para movimentar recursos dentro e fora do Brasil

Risco de sanções e prisão

A publicação destaca que as consequências não se limitam aos integrantes das organizações. Pessoas que forneçam apoio material, recursos ou qualquer tipo de colaboração aos grupos poderão ser alvo de processos criminais nos Estados Unidos. Em caso de condenação, a legislação americana prevê penas de prisão para quem for considerado colaborador ou financiador das organizações enquadradas."

__________________________________

Ainda não entenderam o problema? a gente explica... se essas organizações criminosas tiverem ativos, contas escondidas em qualquer banco brasileiro atuando nos EUA e cia, o governo norte-americano pode "detonar" a instituição financeira que "abrigar" (aspas) capital, dinheiro, recursos do PCC e CV, ou de terceiros que tenham contas nessas instituições e responsabilizar as mesmas por isso.

Entenderam como a classificação dos EUA desses bandos como "terroristas" pode, se os EUA quiserem, detonar o sistema financeiro inteiro do Brasil? Quem garante que esses grupos não tenham ativos, dinheiro e cia nas demais instituições do país? O caso do "Banco Master" (em que o dono é ligado a filhote Bolsonaro) não mostrou a dimensão do problema? Pros que já esqueceram a gente "recorda"...

"Crime organizado na Faria Lima: por que fintechs viraram meio 'fácil' de lavar dinheiro?" (https://www.bbc.com/portuguese/articles/cdxp8jzkklzo)
"Empresa usada por Vorcaro para financiar filme de Bolsonaro enviou R$ 139 mi a firmas suspeitas de ligação com PCC e máfia italiana" (https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2026/05/14/empresa-usada-por-vorcaro-para-financiar-filme-de-bolsonaro-repassou-r-139-milhoes-para-empresas-suspeitas-de-ligacao-com-pcc-e-mafia-italiana.ghtml)

E antes desse caso do "Banco Master", "Vorcaro" etc já havia estourado isso aqui antes sobre a "Faria Lima" (a avenida do financismo paulista) e o PCC, em 2025:

"Como PCC usa a Faria Lima para lucrar bilhões, segundo investigações da Receita e a PF" (https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3r4e3g87e2o)

Conseguem dimensionar o tamanho do estrago que os Estados Unidos pode causar nessas instituições, que provavelmente terão algum "elo" com esses bandos? Os EUA só lançaram a coisa porque conhecem de antemão a coisa. Boa sorte pros que "aplaudiram" a coisa, "ignorância" é uma "bênção" (ou maldição).

O caso do Pix pode virar o "menor" dos problemas no fim... vai depender do apetite, da "vontade" do governo dos EUA atacar o sistema financeiro privado do Brasil.

Os Estados Unidos (governo norte-americano, Estado, parte jurídica dos EUA etc) podem, se quiser, comprometer todas as instituições financeira do Brasil nos EUA e fora dos Estados Unidos com o pretexto de "combater organizações terroristas PCC e CV".

Era essa a atualização, o texto abaixo foi escrito no dia 03.06.2026.

=============================================

Fica o aviso à turma que "apavora fácil", cai em pânico moral com facilidade: EU não irei defender banco privado no Brasil de ataque dos EUA... se essa horda maldita (banqueiros) quiser se defender que peça arrego ao governo federal (que é o que farão) e mude de postura em relação ao país, caso contrário que se danem (em sentido literal). Nenhum país, no fundo, precisa de bancos privados, o sistema financeiro pode (e deveria) ser estatal, só não o é porque o setor privado (das altas esferas, a classe dominante) dos países impedem, pra manutenção do sistema atual (até porque uma alteração pra tornar isso Estatal não encerraria o "capitalismo" como alguns pregam, mas melhoraria a dinâmica de vários países, principalmente os periféricos). EU não defenderei banqueiro brasileiro. E por que digo essas coisas? porque já antevejo os "Patropis da pátria" falando em "União" e discurso demagógico forçado, com toda "educação do mundo: enfiem essa "União submissa", "união fake" de vocês naquele canto. Tem muita gente cansada, de saco cheio desse discurso demagógico de uma parte. Podem enganar uma parcela mas não a todos.

União pra defesa do país é uma coisa, unir-se pra defender salafrários (banqueiros) que destroçam o país há décadas é ato de submissão, de cretinice, há limites pra coisa. Não venham com esse discurso despolitizado de "união forçada" pra "patriotada" aleatória que não cola (tem uma turma do "não sou nem de direita, nem de esquerda" que adoram pregar essas bobagens, falar de uma "União" em abstrato ignorando o porquê da coisa não ocorrer na prática, até porque sequer dialogam com vários setores do país, não achem que o país se resume à "bolha de Youtube", passa longe disso).

E o "agronegócio" ("ruralismo") que se cuide também, os Estados Unidos estão de olho em vocês...

Uma parte do país, até das esferas de poder, não entendeu ainda o que foi a Lava Jato (operação de destruição de empresas de engenharia do Brasil): os EUA querem minar o Brasil pra que o país não se desenvolva. Atacou o setor de engenharia primeiro pro país capengar, atrasar finalização de submarino nuclear e cia e destroçar a presença da Odebrecht e empreiteiras no país pelo mundo (essas empresas não tiveram visão da questão da geopolítica global, quem não tem, vai pro caixão).

Os EUA não querem só destruir essas empresas, como também minar o setor financeiro (no que der), ruralista e cia. Querem inviabilizar o país pra que o Brasil não se desenvolva, com apoio de capachos/vassalos aculturados ou corruptos dentro do próprio país (há aos montes).

Então, pro pessoal mais refratário, abra bem a mente pra questão, a questão é mais ampla que "mero ataque ocasional" a Pix e cia, deverá ser só uma das etapas. E isso não se resume a Donald Trump, quem fez o ataque da Lava Jato foi gente do Partido Democrata no poder (na época), isso é "projeto de Estado" dos Estados Unidos, o que muda é só quem executa e a forma.

Não é só o Brasil de "alvo" no mundo, o Irã que o diga e vários outros países (vide a Europa "deitada em berço esplêndido").