sábado, 12 de abril de 2025

Trump desacoplou a economia dos EUA da China. Aconteceu o que "alguns" diziam que era "impossível". E a China se preparou pro momento

Em outros "tempos", a gente leria ou ouviria algo assim da dita "mídia especializada", só que o nível de sandice, desespero dessa turma anda tão grande que não conseguem mais comentar o óbvio. "Apertem os cintos... o piloto sumiu" (alusão ao título e a um filme de comédia dos EUA dos anos 80, título autoexplicativo, o título da versão brasileira é melhor que o título original em inglês https://pt.wikipedia.org/wiki/Airplane!).

Quando Trump taxa a China em mais de 100% e a China revida (corretamente, preparou-se pra isso) em mais de 100%, na prática as duas economias estão desconectadas, na "marra", à força.

Ressalto isso porque na dita "mídia ilustrada" das bolhas falavam que isso seria algo impossível de fazer dada a conexão das duas economias (EUA e China), e de fato é um ato de desespero e sandice, porque na "lógica de Trump", se cortar a conexão com a China os "empregos", indústria e cia "voltam" aos EUA... "como" ele nunca diz... porque tem toda uma rede de fabricação, de transporte de produtos que não irá retornar nunca mais aos EUA, foi-se pra sempre, fora que a China tem ligação com o mundo inteiro, não adiante os EUA taxar pra "punir" a China que o comércio bilateral da China sumirá com o resto do mundo, exceto se o "Laranjão" (Trump) quiser fazer ameaça a meio mundo. Tem força, hoje, pra isso?...

Trump fala como se os EUA atuais estivessem no patamar dos anos 80/90, e isso se "foi", não existe mais. Quer que os países paguem a "reindustrialização" dos EUA e isso não vai acontecer.

 Fora a quebradeira que vai provocar internamente, vários produtos dos EUA, que circulam nos EUA, precisam de peças, pedaços feitos na China, a uma tarifa estratosférica de mais de 100% quem vai comercializar isso? E a inflação que virá comendo o salário dos trabalhadores nos EUA?

Os que acham Trump "fora de série" no Brasil têm realmente sérias deficiências cognitivas ou visuais em como "enxergar o mundo"...


Tou registrando isso aqui (vou publicar em inglês na versão do blog em vários idiomas, In English: https://holocaust-doc.blogspot.com/2025/04/trump-decoupled-the-us-economy-from-china-economy-what-some-said-was-impossible-it-happened-china-prepared-for-this-moment.html) porque tenho problemas, há anos, de gente da "Cirolândia" com copy and paste (faziam isso no Facebook, eu deveria ter ressuscitado o blog antes, mas tudo bem, quer dizer, não iria retomar uma coisa por conta dessa gente detestável), e com o número de acessos do blog eles não vêm mais fazer essa babaquice com tanto "entusiasmo" como faziam antes, porque fica tudo registrado aqui (do que se comenta, publica), por data, pra comparar com o que esse pessoal (e outros) repetem depois, sem dar os créditos. Embora alguns se valem do número "x" de membros de canal de Youtube pra tentar invisibilizar isso aqui, que como já demonstrei, muita gente está lendo e vendo esse comportamento. Nem todo mundo que assiste ou segue esses canais é idiota como os donos de canais pensam que o público deles é.

Infelizmente a gente está tendo a liberdade tolhida de discutir política por um despreparo colossal desse "campo esquerda das bolhas" pra lidar com isso, porque não adianta fazer cara feia, menosprezar, ignorar, eu sei quem copia, sei o que fazem e sei quais são os grupos, e não gosto dessa postura, que ninguém faz aqui (as pessoas aqui citam as fontes de onde tiram certas informações, que é o correto, questão de princípio político e até acadêmico). Por isso que tenho que rir quando vejo gente de siglas de esquerda levantando a "bandeira da liberdade de expressão" como se isso se resumisse a questões do Supremo Tribunal do Brasil.

E copiar a esmo coisa de terceiros na rede é o quê? Em outros países chamam isso de plágio (crime), fora a perseguição judicial que rola por meio de poder econômico na tal "liberdade" que alguns da esquerda acreditam que exista no país, de que o Brasil deva ser uma "sucursal" dos Estados Unidos, que não é exemplo de nada que preste na coisa.

Mas dá pra entender porque o "meio universitário" na área de huamanas sucumbiu a uma figura ridícula como o astrólogo Olavo de Carvalho, que só tinha a 5a série do ginásio ou 4a série primária, fazer o estrago que fez. Por conta dessas posturas citadas mais acima e pela postura de "avestruz" também de nunca tomarem partido de nada (e asism vai...), a omissão tem seu "preço"... e cobra por isso.

Depois chiam que governo "x" reacionário neoliberal é eleito no Brasil e corta verbas dessas áreas, mas o que essa parte do "meio universitário" tem feito pra conter essas coisas?... nada ou quase nada. Depois não reclamem.

Desculpem pelos desabafos, mas realmente tou entalado com certos tipos há muito tempo, e tenho um temperamento/gênio terrível quando resolvo revidar, mas creio que muita gente já está avisada desses comportamentos (que cito há tempo), tenho visto citação de terceiros sobre a impostura em algumas dessas "mídias progressistas", quando a crítica é também pras mesmas, fora outros problemas (qualidade, pluralidade, interação, interlocução com público e cia).

Isso seria comentado na parte de comentários dos posts sobre Oriente Médio, resolvi destacar aqui pros que lerem, verem como funciona a coisa. Passamos a semana inteira ouvindo noticiário no Brasil (e até de fora), pode ser que saiu algo nesses termos mas não li. E não deixem de ler o post sobre a matéria da BBC, sobre fim de Impérios:
https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/04/fim-de-uma-era-foi-assim-que-quase-da-noite-para-o-dia-os-estados-unidos-preencheram-o-vacuo-deixado-pelos-britanicos-que-partiam.html

P.S. teremos eleições pra presidente e cia no Brasil em 2026, pelo que conheço do histórico de elieções, teremos um "acerto" com esse pessoal em 2026, porque a parte que apoia o governo atual (Lula) vai querer o voto de certa "moçada da Cirolândia", vai ser engraçado quando notarem que não irão com o Lula... rs.

3 comentários:

stéphano bahia disse...

Well, my friend... The Big Orange will f*** the US economy...
Bicho tá pegando nos EUA... situação pegou lá... os chineses dando olé!
ah... as análises deste blog... tão detonando inúmeros jornais nacionais e internacionais. Em certo ponto... o diploma de jornalista virou uma piada.
Não direi 100% porque não irei injustiçar os bons profissionais.

Roberto Lucena disse...

"Well, my friend... The Big Orange will f*** the US economy...
Bicho tá pegando nos EUA... situação pegou lá... os chineses dando olé!
ah... as análises deste blog... tão detonando inúmeros jornais nacionais e internacionais. Em certo ponto... o diploma de jornalista virou uma piada.
Não direi 100% porque não irei injustiçar os bons profissionais."


Nível intelectual nessas "redações" do país decaiu mesmo, não têm mais um Paulo Henrique Amorim nelas e cia... pq era algo que eu esperava ouvir pela semana nos noticiários, pq é algo óbvio, se você sobretaxa em mais de 100% um país, vc inviabilizou o comércio com país "X", é como uma "sanção econômica" sem o "termo pomposo".

Só que veja o que já causou, da CNN "Brasil" (a mais reaça das CNNs, rs), "Análise: Empresas dos EUA perdem US$ 4 trilhões sob mandato de Trump | WW " (https://www.youtube.com/watch?v=AtZwJ_0b6ws).

4 trilhões de dólares (empresas dos EUA foram detonadas) em alguns dias com as sandices do "Big Orange, f*ck you, man!".

E isso não tá contabilizando ainda o problema de peças no maquinário e cia, que vem outra paulada mais pra frente.

O "Homem Laranja" não fez uma transição "lenta, gradual", mexendo aqui e ali e metendo dinheiro do Estado norte-americano pra industrializar a coisa, ele quer que os países paguem por isso (ato imperial, imperialista, colonizador) e quer ferrar a China de quebra, desacoplando de uma vez a economia da China da dos EUA. E a China não ligou pra ele e nem deveria, mostrando força e que a situação atual é outra, não é mais os EUA dos anos 70/80 e nem a China do mesmo período.

"Brasileirinho vira-lata" tá perdidinho na coisa, pq essa turma só concebe a própria vida na sombra dos Estados Unidos... "tadinhos" (mentira, coitados porcaria alguma, não gosto dessa horda, jamais gostei).

Trump tá derretendo o bolsonarismo no Brasil com isso (tem "turma ilustrada" repetindo o que a gente já discutia aqui, rs), que não é o fim da direita mas o discurso do pessoal de direita tenderá mais à centro-direita antiga tucana, mas não vão abraçar esse "sub-nacionalismo cirista duginista agarrado ao liberalismo ianque".

A esquerda deveria aproveitar o momento e renovar as bases, os nomes etc, e aqui vai uma crítica tb a uma turma dita "radical" (como se a gente não fosse... rs, só que ninguém nunca chamou ninguém aqui de tosco, de estúpido), que esse negócio de "Lula News" o tempo todo não é proposição de mudança, vcs precisam apresentar programa pro país, propostas, e não um nome em abstrato (gostaram dessa palavra, é usada em cálculo, "alguém" andou sacaneando disseminando "isso por aí, não vou dizer o nome, hahaha) de "revolução", "revolução mediúnica"? Metafísica? Sem povo? Sem diálogo? Sem massa? Sem exército? Isso vira cirandinha universitária (mais uma).

"Ah, mas não dialogo com quem não é conhecido", f*dam-se então, rs. Como se o resto do mundo fosse esperar essa turma "mudar de postura" pedante, ou precisa-se. Cedo ou tarde alguém "capta" o "espírito do tempo" e formula algo novo (mais na linha do que a gente enxerga por aqui, a gente está sempre captando o "espírito do tempo"... não adianta Mãe Dinah de "canal cirista-duginista" ficar "profetizando" tolices sem entender certas coisas discutidas por essas bandas, fazem isso há anos, eu não sei se sinto pena da leva de lunáticos atrás dessa turma ou desprezo, é um troço tão escroto e estúpido que nem raiva a gente sente no fim).

Roberto Lucena disse...

Well, my friend... The Big Orange will f*** the US economy...
Bicho tá pegando nos EUA... situação pegou lá... os chineses dando olé!
ah... as análises deste blog... tão detonando inúmeros jornais nacionais e internacionais. Em certo ponto... o diploma de jornalista virou uma piada.
Não direi 100% porque não irei injustiçar os bons profissionais.

Tb não quero generalizar, pq ainda tem gente boa em redações, mas é algo minoritário... com a cabeça aberta. O Paulo Henrique Amorim checava até o Orkut (cheguei a ver o perfil do canal dele por lá numas comunas, rs), mas quando não dava pra citar A ou B, ele sempre destacava que um "internauta disse" isso e aquilo, é mais elegante, não vendia o que não tinha elaborado ou dito.

Mas verdade seja dita, isso não começou na "Cirolândia", infelizmente o PT (e os satélites, PC do B e cia) fez uma lambança na comunicação indescritível, ainda fazem, ficam segregados naqueles guetos "progressistas" falando pro vento, pras "tias idosas" com medo do "golpe do miliciano" (prostrado em hospital), sem qualquer contato com a massa, com o povo.

As capas de um desses canais, se vc for levar a sério, parece que a gente tá na Suécia... não estamos no inferno, mas o Brasil está longe de ter um estado de bem-estar razoável como prega a "mídia chapa branca" (mentindo pra si mesmos), e antes nem citavam esses termos ou nem sabiam do que se tratava.

Esse retorno de discussão sobre imperialismo e cia começou num grupo de esquerda do FB (que atingia mais de 9 mil pessoas) lá pelos idos de 2015 (por aí), no apogeu do golpe branco contra Dilma, antes disso o assunto passava batido de muita gente, começou a se popularizar...

Por isso que digo que não se precisa de "canal" (não desconsiderando, pode ajudar) pra massificar certas questões. Até ajuda (se tivessem certa orientação), mas a rede nãos e resume a isso (nunca se resumiu), o pessoal que acha que comunicação de rede fica restrita a Youtube tá "boiando" lindamente.

Por vezes o Youtube não passa de uma bolha fechada, ignoram os "zaps" da vida, a mensagem rápida certeira, os textos etc. Comunicação abrange uma série de "armas", até pra furar bolhas. Por vezes leva tempo prum tema se tornar popular, por vezes acaba "viral" etc, o tema é extenso.

Por isso que o Youtube restringiu, vem restringindo, discussões na parte dos comentários, ou restringindo blogs nas buscas do Google (o Google restringiu esse blog aqui), o Google sabe do "tamanho do estrago" que os "espíritos livres" (com certo conhecimento) podem provocar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...