ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.PARTE 26 (UPDATES IN THECOMMENT BOX). PART 26. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 03.06.2026 (Atualização: 14.06.2026).
ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.
A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.
Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.
Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":
Havia aparecido pra mim, esses dias, um vídeo de "corte" com general falando sobre a Amazônia, os EUA e cia e não consigo achar, ou tiraram o vídeo do ar ou o Youtube/Google está escondendo, a quem achar (são dois generais, gente do exército) pode colocar nos comentários, e não vou ironizar e cia, era pra falar a sério (se bem que quando ironizo também estou comentando algo a sério, apenas em um tom pra ninguém ficar "ofendido" nessa época que muita gente se ofende fácil com tudo), mas dá pra fazer o post assim mesmo.
Achei engraçado ver uma turma "descobrindo" a "engenharia do Irã" sobre a capacidade iraniana em conter os Estados Unidos e Israel com a "missilística" que elaboram há décadas etc.
Os mísseis, drones e cia não caem do céu... (quer dizer, até caem... mas em outro sentido...), não surgiram do nada... pra fazer não existe "milagre" e sim projeto nacional de Defesa bem executado e que leva tempo (ou pode levar)...
Precisam de engenheiros pra isso... "lacre" de "webcomunismo", "identitários coloristas" e cia não produzem isso (e praticamente nada que preste), além de avacalharem a imagem da Universidade pública no país onde uma horda de palhaços reaças ficam acusando a "Universidade" de só produzir porcaria, "maconheiro", drogados, coloristas e cia por conta de uma claque descolada da realidade que sai de alguns cursos, que honestamente, pra "formar" esse amontoado de entulho, é necessário realmente o país ter uma avaliação sobre o "conteúdo", finalidade desses cursos, reproduzindo modismo dos Estados Unidos pra "moldar" uma cultura colonial ao Brasil espelho do espectro político/cultural norte-americano, do que há de pior nos Estados Unidos, porque propor pro país criar uma NASA, PBS, MIT e cia essa turma não propõe... (PBS é uma TV pública dos EUA, de qualidade, a NASA eu acho que não preciso comentar do que se trata... o MIT idem).
Mas o que me incomodou com a parte de "o Brasil precisa criar engenheiros"... repararam no "problema"? (Mas pararam de falar no assunto, rs).
Criem postos de trabalho, com condições boas etc ou proponham isso que já é um começo, em vez do falatório do "precisa" "só por falar" e "que o Irã fez isso", que não vai dar em nada no fim (pra variar). Ficar no falatório demagógico é lindo e tal, mas no fim é só "mais do mesmo", além de terem fechado a Odebrecht e OAS com a "Lava Jato" e ter ficado por isso mesmo, sequer dimensionam o estrago da coisa pro país. Ou quem vai criar tecnologia no Brasil é a turma do "lacre" que aparece dizendo besteira na Globo ou pro "bolsonarismo cloroquina" duelar nas redes com "espantalhos"?...
Mas ainda sobre a questão do Irã, a guerra no Oriente Médio e o Brasil... veja como a avaliação de vocês sobre a questão é superficial, problemática... vocês falam de mísseis, criar drones, até um ilustrado falou do Brasil ter que fazer bomba atômica e tal... "maravilhoso" o discurso, pra torcidas... quer que o "tio" aponte o tamanho da lambança de vocês? Vou fazer (com gosto)...
Algum desses falou do país ter que criar instalações subterrâneas pra guerra? Pra abrigar mísseis, aviões/caças, equipamento militar, infra-estrutura nuclear e cia?...
É isso que dá só aparecer "gênio de ocasião" falando disso (eu tou xingando, mas foi bom que tenham dito a coisa pela metade mesmo assim, é força do "hábito" dar a chinelada, acostumem-se...).
Como dizia, esse pessoal anda vendo de verdade o tipo de guerra que Israel/EUA travam contra o Irã, Hezbollah e cia no Oriente Médio?
Coloca uma frota de Gripen (caça feito em parceria com a Suécia, Brasil-Suécia) numa pista, tanques, mísseis, lançador de mísseis, drones, bases etc na superfície, o que os EUA e Israel fariam com isso? No caso, os Estados Unidos... iria pulverizar tudo sem o país sequer chegar a usar.
Sequer o assunto dos "túneis" (pra construção), de uma rede subterrânea (no caso) de infra-estrutura militar de Defesa foi mencionada nesses canais pra abrigar todo esse aparato de Defesa do país...
Pra "ilustrar" o tamanho do problema do Brasil:
Entendem o tamanho do "buraco" que o Brasil se encontra? Perdendo tempo discutindo idiotice e lacração de redes de Big Techs dos EUA?...
Prossigam assim que o abismo é logo na esquina.
Aí quando a gente ironiza, "tira sarro" (criticando) aqui certas patotas, chiam, acham ruim, mas querem o quê? Ia redigir um "palavrão" mas deixa pra lá, já estão chiando até com o "tom" dos comentários, "a era Nutella brasileira", tudo "dói, machuca" com facilidade. Acho engraçado a turma da direita dizendo isso porque chiam e esperneiam que é uma "beleza".
Quer dizer, falam de tudo, do "assunto do momento", do que sai na grande mídia sobre o conflito no Oriente Médio mas não discutem a sério a Defesa do país, ou não "ligaram os pontos"... como você vai criar um aparato de Defesa pro século XXI sem ter instalações subterrâneas?... com Angra III e cia dando "sopa" pra tomar um míssil de navio ou caça e ir pelos ares, expliquem pra gente que a gente quer saber... "o povo quer saber"... já que só tem "gênio" nessa atmofesra do Youtube (Google)... por sinal, usar uma rede "made in USA" como meio de comunicação, pra discutir isso é outro problema bem sério do país.
Vocês acham que era só ironia, desabafo quando eu critiquei a falta de discurso dessas "mídias alternativas" e cia sobre cobrar do governo a criação de Big Techs, meios de comunicação internos como opção, alternativa ao Google e cia? Não era, nunca foi. A gente ironiza, "brinca", mas se fala a sério aqui (sempre se falou a sério), por isso que tem uma "legião na surdina" lendo mesmo que não comentem nada. E não adianta ficar "copiando e colando", isso é coisa de aluno relapso, não aprendem nada fazendo isso.
Lembro bem do ataque dos EUA, teatral, a instalações nucleares do Irã com um avião de última geração e uma "super bomba destroça tudo em subsolo" (gasto de dinheiro a toa, e muita grana), que comentei o que houve (está em algum Post antigo de Gaza, de 2025, caso alguém queira ler, dá pra achar colocando na busca do "Navegador" pelos termos e vendo os posts de 2025, acho que foi 2025) na explosão, de como provavelmente era a instalação do Irã no subsolo (com os dados disponíveis, ou seja, quase nada, mas dá pra "visualizar" a coisa ainda assim, aqui a gente consegue fazer isso já que andaram copiando, dois canais, e repetindo tudo errado, não vou lá corrigir, rs, e nem precisa, a claque que segue certa turma, a coisa entra por um ouvido e sai pelo outro... pela forma com que dizem).
Sequer se tocaram da questão de que o Brasil, se quiser se defender hoje de artilharia dos EUA, vai ter que criar uma rede de instalações militares subterrâneas de porte no país pra proteger equipamento, tropas e cia.
Por isso que queria colocar o vídeo que eu vi dos generais comentando, falando da Amazônia como se ainda fosse "ponto central" da doutrina militar do país... vocês acham que os EUA querendo ferrar o Brasil vai entrar com tropas terrestres na Amazônia pra caçar Sucuri e jacaré e pegar malária? deixando os centros de poder, econômicos do país no Litoral?...
Os EUA iriam se atolar na Amazônia sozinhos e a economia do país ficaria praticamente intacta (a maior parte), porque se concentra no Litoral e não na "Amazônia" (com todo respeito ao povo da região Norte), principalmente no meio da selva.
Os EUA iriam afundar uma penca de navios no Litoral, atacar bases pelo ar, destruir os aviões e cia porque o país não tem instalação subterrãnea como o Irã. É surreal que não discutam isso, ou se discutem a coisa não faz "ruído" (o que seria até bom se pelo menos discutissem isso na "surdina", mas sei que não fazem...).
Agora espera o "Google" dar outro "gancho" (suspensão) no site pelo Post... rs.
É um "milagre" (já disse isso mais de uma vez aqui e pro pessoal conhecido) esse país não ter virado pó com as "bombas culturais" transplatadas praqui pelos Estados Unidos, desde o neopentecostalismo/fundamentalismo evangélico, passando pela "norte-americanização dos costumes" (via cinema, lanchonetes e cia), pelo moralismo destruidor da mídia e da classe média ignóbil aculturada do país, ignorância generalização da população e paralisia dos partidos políticos (comprometidos com o desenvolvimento do país, onde o PT é cabeça da coisa, por mais que demonizem a sigla e cia). Continuem brincando, que em alguns anos pode ser que vocês encarem isso como "dia a dia":
Aí vejo gente dizendo "sou nacionalista"... e eu sou o Bozo, ou vamos "brincar de índio" com a Xuxa (momento antológico da TV brasileira...)
Incrível como as pessoas nesse país "brincam" falando dessas questões... quando deveriam ser "neuróticas" com a questão e a vulnerabilidade do país.
Quando a gente "ironiza" também é falando sério (avisei)... pra coisa não ficar pesada e também pra não xingar, chamar "palavrão"... é uma forma "sutil", "marota" (como se diz muito em um dos estados da federação) de mandar todo mundo se f*der sem usar os termos, com "amor", rs.
Prossigam que está engraçado (a gente ri da própria desgraça mesmo, chorar não dá...). "Os webcomunistas vão fazer a revoluçãum"... hahahahaha.
P.S.1 esqueci de citar: o Hezbollah tem uma rede subterrânea (pra proteção de soldados, equipamentos e cia) maior que as forças armadas do Brasil...
P.S.2 não citei a questão da Comuniação e satélites... e o "GPS brasileiro"? Vão guiar os drones, mísseis e cia com o GPS "made in USA"?... "que deus tenha misericórdia dessa nação"...
Saiu notícia nesses dois dias, fruto de algum vazamento (fofoca) de "gente que sabe muito nas esferas do poder", de que os EUA estavam mirando o "Pix brasileiro" (sistema de pagamentos/transferência via internet sem o custo que há em cartões de crédito/débito de bandeiras estrangeiras, https://pt.wikipedia.org/wiki/Pix) e cia...
E mesmo assim, essa é a resposta dos bancos/financistas ao acontecimento, matéria abaixo (ficam atenuando o ataque ou ameaça norte-americana, como capachos mentais membros de uma "colônia"):
E setores das finanças já se alvoroçam pra aproveitar a "situação" pra pregar mais autonomia "privada" pro Banco Central do Brasil, ou seja, essa confraria de canalhas entreguistas (traidores do país), nem sob ataque externo, defende algo que preste pro país:
Atualização (04.06.2026): eu já havia escrito o post e acabei esquecendo de comentar o óbvio, de onde vem a ameaça ao sistema financeiro no todo? erro pesado, mas tá sendo corrigido rápido, erro não ter citado a origem dessas coisas, embora a maioria que possa ter lido o post e acompanha o cenário do Brasil sabe onde começou o problema.
Os EUA, com a visita do filhote "zero um" de Bolsonaro, candidato atual à presidência do Brasil (Flávio), aos EUA, indo à Casa Branca (na semana passada, em fim de maio ainda), anunciaram a classificação dos bandos (crime organizado) PCC e CV (Comando Vermelho) como grupos terroristas:
Da própria matéria, em cima, vou marcar em "negrito" alguns trechos, que passaram batido do grosso da mídia do país (estão falando de PIX há dois dias e nada do resto...):
"Embaixada americana lista bloqueio de bens, restrições financeiras, sanções migratórias e punições criminais para quem colaborar com as facções"
"Entre as medidas citadas pela embaixada estão o congelamento de ativos de integrantes e empresas ligadas às facções, o bloqueio do acesso a recursos mantidos nos Estados Unidos e a proibição do uso do sistema financeiro americano para movimentação ou ocultação de recursos."
Segundo o comunicado,a classificação também abre caminho para interromper operações de lavagem de dinheiro e atingir estruturas financeiras utilizadas pelos grupos para movimentar recursos dentro e fora do Brasil
Risco de sanções e prisão
A publicação destaca que as consequências não se limitam aos integrantes das organizações. Pessoas que forneçam apoio material, recursos ou qualquer tipo de colaboração aos grupos poderão ser alvo de processos criminais nos Estados Unidos. Em caso de condenação, a legislação americana prevê penas de prisão para quem for considerado colaborador ou financiador das organizações enquadradas."
__________________________________
Ainda não entenderam o problema? a gente explica... se essas organizações criminosas tiverem ativos, contas escondidas em qualquer banco brasileiro atuando nos EUA e cia, o governo norte-americano pode "detonar" a instituição financeira que "abrigar" (aspas) capital, dinheiro, recursos do PCC e CV, ou de terceiros que tenham contas nessas instituições e responsabilizar as mesmas por isso.
Entenderam como a classificação dos EUA desses bandos como "terroristas" pode, se os EUA quiserem, detonar o sistema financeiro inteiro do Brasil? Quem garante que esses grupos não tenham ativos, dinheiro e cia nas demais instituições do país? O caso do "Banco Master" (em que o dono é ligado a filhote Bolsonaro) não mostrou a dimensão do problema? Pros que já esqueceram a gente "recorda"...
E antes desse caso do "Banco Master", "Vorcaro" etc já havia estourado isso aqui antes sobre a "Faria Lima" (a avenida do financismo paulista) e o PCC, em 2025:
Conseguem dimensionar o tamanho do estrago que os Estados Unidos pode causar nessas instituições, que provavelmente terão algum "elo" com esses bandos? Os EUA só lançaram a coisa porque conhecem de antemão a coisa. Boa sorte pros que "aplaudiram" a coisa, "ignorância" é uma "bênção" (ou maldição).
O caso do Pix pode virar o "menor" dos problemas no fim... vai depender do apetite, da "vontade" do governo dos EUA atacar o sistema financeiro privado do Brasil.
Os Estados Unidos (governo norte-americano, Estado, parte jurídica dos EUA etc) podem, se quiser, comprometer todas as instituições financeira do Brasil nos EUA e fora dos Estados Unidos com o pretexto de "combater organizações terroristas PCC e CV".
Era essa a atualização, o texto abaixo foi escrito no dia 03.06.2026.
=============================================
Fica o aviso à turma que "apavora fácil", cai em pânico moral com facilidade: EU não irei defender banco privado no Brasil de ataque dos EUA... se essa horda maldita (banqueiros) quiser se defender que peça arrego ao governo federal (que é o que farão) e mude de postura em relação ao país, caso contrário que se danem (em sentido literal). Nenhum país, no fundo, precisa de bancos privados, o sistema financeiro pode (e deveria) ser estatal, só não o é porque o setor privado (das altas esferas, a classe dominante) dos países impedem, pra manutenção do sistema atual (até porque uma alteração pra tornar isso Estatal não encerraria o "capitalismo" como alguns pregam, mas melhoraria a dinâmica de vários países, principalmente os periféricos). EU não defenderei banqueiro brasileiro. E por que digo essas coisas? porque já antevejo os "Patropis da pátria" falando em "União" e discurso demagógico forçado, com toda "educação do mundo: enfiem essa "União submissa", "união fake" de vocês naquele canto. Tem muita gente cansada, de saco cheio desse discurso demagógico de uma parte. Podem enganar uma parcela mas não a todos.
União pra defesa do país é uma coisa, unir-se pra defender salafrários (banqueiros) que destroçam o país há décadas é ato de submissão, de cretinice, há limites pra coisa. Não venham com esse discurso despolitizado de "união forçada" pra "patriotada" aleatória que não cola (tem uma turma do "não sou nem de direita, nem de esquerda" que adoram pregar essas bobagens, falar de uma "União" em abstrato ignorando o porquê da coisa não ocorrer na prática, até porque sequer dialogam com vários setores do país, não achem que o país se resume à "bolha de Youtube", passa longe disso).
E o "agronegócio" ("ruralismo") que se cuide também, os Estados Unidos estão de olho em vocês...
Uma parte do país, até das esferas de poder, não entendeu ainda o que foi a Lava Jato (operação de destruição de empresas de engenharia do Brasil): os EUA querem minar o Brasil pra que o país não se desenvolva. Atacou o setor de engenharia primeiro pro país capengar, atrasar finalização de submarino nuclear e cia e destroçar a presença da Odebrecht e empreiteiras no país pelo mundo (essas empresas não tiveram visão da questão da geopolítica global, quem não tem, vai pro caixão).
Os EUA não querem só destruir essas empresas, como também minar o setor financeiro (no que der), ruralista e cia. Querem inviabilizar o país pra que o Brasil não se desenvolva, com apoio de capachos/vassalos aculturados ou corruptos dentro do próprio país (há aos montes).
Então, pro pessoal mais refratário, abra bem a mente pra questão, a questão é mais ampla que "mero ataque ocasional" a Pix e cia, deverá ser só uma das etapas. E isso não se resume a Donald Trump, quem fez o ataque da Lava Jato foi gente do Partido Democrata no poder (na época), isso é "projeto de Estado" dos Estados Unidos, o que muda é só quem executa e a forma.
Não é só o Brasil de "alvo" no mundo, o Irã que o diga e vários outros países (vide a Europa "deitada em berço esplêndido").
ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.PARTE 25 (UPDATES IN THECOMMENT BOX). PART 25. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 05.03.2026 (Atualização: 23.03.2026; 27.03.2026; 17.05.2026).
ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.
A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.
Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.
Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":
O kibutz é há muito celebrado pelos liberais como um exemplo da herança socialista de Israel, mas o líder do movimento, Nir Meir, afirma que a "primeira missão" dos kibutzim era "conquistar a terra", e hoje ele está pronto para "manter postos avançados" perto de Gaza.
Por Jonathan Ofir, 01 de Março de 2024
Uma foto do Kibutz Zikim, localizado ao norte da Faixa de Gaza. O kibutz foi fundado em 1949 por membros do movimento Hashomer Hatzair nas terras da aldeia palestina de Hirbiya. A casa em primeiro plano é conhecida como "Casa Alami", nome dado em homenagem à família palestina que a possuía antes da Nakba. Desde que esta foto foi tirada, em 2017, a casa foi transformada em um centro de acolhimento para o kibutz. (Foto: Zeev Stein/Wikimedia)
Por muitos anos, a sociedade kibutziana em Israel representou o "Israel liberal" que as pessoas usavam para destacar o "belo Israel", e muitos contavam sobre suas experiências como voluntários em um ou outro kibutz – incluindo Bernie Sanders. Claro, os kibutzim eram muito mais do que isso – eles foram ferramentas centrais na limpeza étnica da Palestina desde o início. Centenas desses kibutzim, incluindo o Kibutz Givat Haim Ichud, onde nasci e cresci, foram estabelecidos sobre as ruínas de aldeias palestinas etnicamente limpas para impedir o retorno dos refugiados palestinos e criar novos "fatos consumados".
Durante muitos anos, essa imagem liberal e de esquerda serviu para mascarar a destruição sistêmica da qual os kibutzim faziam parte. Mas agora, as máscaras estão caindo. Em uma longa entrevista ao Haaretz, o secretário-geral do movimento kibutziano, Nir Meir, que o lidera há nove anos, afirma que é hora de abandonar essa pretensão de esquerda. "A direita está certa":
"Os colonos não estão errados. A direita está certa: essa é a maneira de se apoderar e manter terras, e a alegação deles de que, onde quer que nós israelenses deixemos, os árabes ocuparão nosso lugar, está correta. A direita também está correta em seu caminho: é por meio de assentamentos, e somente por meio deles, que a soberania pode ser imposta. O debate é se a soberania deve ser imposta. Os assentamentos alegam ser os sucessores do Kibutz Hanita [na fronteira com o Líbano], porque, assim como nos tempos da Torre e da Paliçada [um método de estabelecer novos assentamentos durante o período do Mandato Britânico], é preciso conquistar colina após colina sem levar em consideração a lei e criar fatos consumados no terreno. Eles [os colonos] aprenderam conosco como se estabelecer e se apoderar de terras. A discussão com eles não é sobre o caminho ou o método, mas sobre a intenção e o objetivo."
Isso é, na verdade, muito honesto. As diferenças entre os colonos da Cisjordânia e os kibutzim são meramente superficiais/cosméticas.
Meir relata como cooperou com a extrema-direita e com a Ministra das Missões Nacionais, Orit Strock, ligada ao sionismo religioso:
"Cooperei com Orit e também com a direita na promoção do assentamento judaico no coração da Galileia [referindo-se a uma lei que permite que comunidades de milhares de famílias operem comissões de admissão para filtrar potenciais novos residentes]. Isso contrariava a abordagem politicamente correta que levou a uma situação em que, no coração da Galileia, em vez de 50% judeus e 50% árabes, haveria 85% árabes e apenas 15% judeus. Sou muito incisivo [na abordagem], promovo valores nos quais acredito, com todos que estejam dispostos a cooperar. O politicamente correto é pós-sionista, e eu sou sionista."
Assim, Meir fala abertamente sobre como a lei das “comissões de admissão”, que foi ampliada no ano passado, visa facilitar a demografia do apartheid. Ele está em sintonia com a extrema-direita nesse ponto. Ele também é o "bom amigo" dos líderes do movimento de colonos da Cisjordânia:
"Pinchas Wallerstein [ex-chefe do Conselho de Assentamentos de Yesha na Cisjordânia] é um bom amigo meu e desempenhou um papel importante na reabilitação das comunidades em frente a Gaza após a Operação Margem Protetora [2014]. Ele não é sectário e eu o estimo muito."
Meir não se considera um esquerdista. "Eu me considero uma pessoa que entende o contexto em que vive."
Paz com os palestinos?
"Não haverá paz com os palestinos. Minha opinião mudou muito antes de 7 de outubro. Não foi a retirada [de Gaza em 2005] que fracassou, foi Oslo. Eu não conto histórias para mim mesmo."
Meir opina que os kibutzim têm se inclinado mais claramente para a direita. E eu concordo com ele. A entrevistadora Meirav Moran pergunta: "Os kibutzim em frente a Gaza sempre foram considerados de esquerda no mapa político israelense. Vocês compartilham dessa visão?"
Meir responde:
"A atitude em relação ao conflito e à sua solução certamente mudará em todos os níveis. Muitos dos kibutzniks que vivenciaram o 7 de outubro não suportam ouvir árabe e querem ver Gaza apagada do mapa. Eles são as novas 'vítimas da paz'. Pouquíssimos dos kibutzniks cujas casas marcam a fronteira acreditam hoje que as pessoas que vivem do outro lado sejam boas pessoas. Eles não conseguem superar racionalmente a experiência emocional. O trauma é mais forte do que a sua visão de mundo."
De fato, ouvi falar de alguns desses kibutzniks e de sua clara defesa do genocídio. Meir diz que são muitos. E esses kibutzniks estão ligados à sociedade kibutziana em geral. Eles estão passando de esquerdistas a genocidas.
Mas Meir acha que não há problema em se mover para a direita, e na verdade está feliz em liderar esse movimento: "Fico feliz em entrar para a história como a pessoa que rompeu a aliança histórica entre o movimento kibutz e os partidos clássicos de esquerda."
Meir é claro sobre o papel histórico do kibutz, afirmando que a "primeira missão" dos kibutzim era "conquistar a terra... Não é por acaso que em todos os lugares onde havia o desejo de tomar posse de uma parte da Terra de Israel, kibutzim foram estabelecidos".
E ele deixa claro seu desejo de dar continuidade a esse tipo de missão, chegando a considerar os kibutzim atuais como "postos avançados civis". "Ainda hoje, o kibutz é a maneira mais eficaz de manter uma centena de postos avançados civis ao longo da cerca da fronteira", disse ele ao Haaretz.
Isso pode ser chocante para aqueles que acreditavam que os kibutzim em Israel eram uma manifestação de igualdade e harmonia socialista e de esquerda, mas nunca foi esse o caso. Israel está cometendo genocídio em Gaza, e o movimento kibutziano está mais uma vez se mobilizando para desempenhar um papel central na Nakba, desta vez a Nakba de 2023-2024. Não se trata de uma mudança repentina de caráter – o aspecto genocida sempre esteve presente, mas se escondia sob uma máscara. Já passou da hora de o resto do mundo também abandonar sua esperança romântica e ilusória de que um dia um "outro Israel" ressurgirá das cinzas. Não existe outro Israel.
Obrigado a Ofer Neiman
Publicidade:
"A liberdade de expressão está sob ataque — especialmente quando se trata da Palestina.
Da censura às "Vozes estudantis aos assassinatos de jornalistas em Gaza", o custo de dizer a verdade sobre a Palestina nunca foi tão alto. No Mondoweiss, publicamos reportagens corajosas e análises críticas que outros não ousam abordar — porque acreditamos que o público precisa saber a verdade sobre a Palestina.
Somos financiados por leitores que acreditam em justiça, transparência e liberdade de imprensa.
Se você acredita que o jornalismo deve desafiar o poder — e não servi-lo — faça uma doação hoje mesmo."
======================
P.S. só espero que a "turminha ilustrada" que lê o blog na surdina não se aproprie do texto sem citar a fonte (e tradução, se usarem, porque leram aqui, desde 2023 nenhuma mídia do Youtube no Brasil e afins usaram esses textos), como costumam "pinçar" temas, informações das discussões dos Posts de Gaza sem citar o blog, omitindo, "fingindo" que não existe pros seus respectivos público, atitude, no mínimo, desonesta (pra pegar leve). Se quem acompanha o blog ver links por aí, já sabem de onde tiraram. Poderiam ter reproduzido desde 2023 mas não tomaram iniciativa (como em outros pontos) ao mesmo tempo que mantém a postura de "gelo" pro lado de cá, comportamento bizarro já que as pessoas leem, acompanham e ao mesmo tempo têm postura hostil pro lado de cá, nem os "revis" (negadores do Holocausto) tinham/têm essa postura. Depois reclamam que não existe movimento organizado relevante sobre a Palestina no Brasil, desse jeito não vai ter nunca mesmo, fora movimento pra outros temas. Se citam outros sites e cia, qual a razão de omitirem esse? Preconceito ou outro motivo mais "sem vergonha", fútil? Postura estranha, já que no meio acadêmico não existe essa restrição (nunca houve). E ninguém "doura" a pílula por aqui, a conversa é reta sobre a questão (das razões de não existir movimento coeso organizado sobre a questão Palestina e cia no país, deve-se a essas ações dispersas de uma parte, principalmente as partes ligadas a meios políticos/partidos).
Tem muita gente no país com certo viés político mais inclinado à direita que teme endossar a causa/questão dos palestinos porque "entende" a coisa, de forma equivocada (por muita gente), como se fosse uma "questão de esquerda" e está longe disso, apesar da proeminência da esquerda, de gente de esquerda endossando, levantando bandeira e apoiando a questão.
Luta de libertação nacional de um povo, grupos não se enquadra propriamente na questão esquerda x direita, embora possa ter conotação do tipo como na liberação do Vietnã pelas forças vietnamitas (do Norte) que eram majoritariamente grupos socialistas, ou da revolução cubana (que era uma revolução nacional antes de dar a guinada política, o viés definitivo, Fidel visita os EUA atrás de um acordo antes da revolução guinar totalmente para um lado, fato negligenciado e muitas vezes omitidos por alguns grupos de esquerda aqui no Brasil, se é que é "omitido", uma parte nem sabe da coisa, mas deixa pra lá...).
Não há um grupo de esquerda, socialista e cia liderando a libertação do povo palestino na Palestina ocupada, talvez o Fatah (grupo que domina a Cisjordânia) se encaixe mais na definição, mas não há uma agenda "socialista" nos moldes do que propagam esses grupos "neo-marxistas" de Youtube falando de "revolução de pastel de vento" pruma massa de gente facilmente manipulável.
A pessoa endossa, apoia a questão por uma questão de justiça, sobretudo, de reparação histórica pela forma como o "projeto colonial" do movimento sionista criou Israel como Estado excludente, de ocupação, com regime de apartheid.
Quem for contra regime de exclusão (apartheid), supremacismo, colonialismo, imperialismo, sendo de direita ou não, pode e deveria apoiar a questão palestina. Não vem ao caso seu viés político sobre economia e cia.
Se "Olavinho" (Olavo de Carvalho, o astrólogo) e outras cavalgaduras aqui no Brasil (e fora) andaram pregando que "gente de direita" "não pode apoiar", endossar isso, mentiram pra você.
Sequer o assunto capitalismo x socialismo está sendo discutido/travado na questão palestina. E provavelmente na liberação do povo palestino não irá emergir um "regime socialista" dos moldes do século XX, XXI ou como queira rotular a coisa, nem em questão isso está e sim o fim do regime de apartheid (sionista) de Israel e o endosso que os Estados Unidos (principalmente), Europa Ocidental dão a isso.
A você que lê isso aqui e se identifica politicamente como de "centro", "moderado", centro-direita, direita etc, pode apoiar a questão palestina à vontade, não precisa concordar com o "pacote" de alguns grupos de esquerda ou mesmo com "tudo" o que a gente discute aqui (ninguém quer que ninguém concorde com nada ou tudo, quem concorda o faz por consenso, convergência).
"Mas pode existir convergência, concordância entre gente de esquerda e direita?"... sinto informar que sim...
É que com a "polarização" aloprada que emergiu no país por parte do "bolsonarismo/olavismo", com antecedentes tucanos (eleição de 2010 do Sr. José Serra, já foi violenta aquela campanha, é que a "memória" do "brasileirinho" é "meio" fraca... esquece fácil das coisas...), emergiu a ideia ridícula de que não se pode ter convergência, consenso no país, o que é falso, tanto que a questão pela escala 6x1 é praticamente consenso no país (tem gente que se identifica com a "direita", centro e cia que apoia o fim da escala 6x1).
Libertem-se desse "olavismo" aloprado desses bandos de extrema-direita, neoliberais (da TV e bancos) que sequestraram o debate público do país, junto com certas patotinhas "ilustradas" que só discutem entre si ignorando que existe uma "megafauna" no entorno deles na rede, pelo país... nem antes dessa turma emergir no Youtube isso já existia e ocupa espaços (é até tolice desse pessoal brigar com esses grupos, pessoas... quem brigou sempre afundou a médio/prazo).
ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.PARTE 24 (UPDATES IN THECOMMENT BOX). PART 24. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: 03.01.2026; 14.01.2026; 26.01.2026;25.02.2026).
ATUALIZAÇÕES DO POST NACAIXA DE COMENTÁRIOS.
A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.
Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.
Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":
Tem uma turma surtando sobre os EUA "bombardearem" o Irã como se fosse algo similar à segunda guerra mundial ou o Vietnã (crimes dos Estados Unidos via bombardeios no Vietnã, vídeo abaixo):
Outro vídeo, da Segunda Guerra mundial (pena eu não ter achado aqueles vídeos conhecidos da lateral dos B-17 e cia soltando bombas, toneladas delas na Europa, Alemanha principalmente):
Além do problema dessa turma contextualizar mal o período atual e o Irã, ficam em estado de "neurose", "transe"... parece que uma parte no Brasil sofre mais de ansiedade com esses conflitos ("cobrindo" isso) que até o pessoal nesses países...
Pro que aconteceu acima "acontecer", pelo menos na segunda guerra mundial, os Estados Unidos estavam em "economia de guerra"... quando o país fica inteiramente voltado pra um conflito (a economia do país fica voltada pra isso, pra defesa) recuperando a economia "ironicamente" com a própria guerra. O Vietnã também não tinha defesa aérea relevante, era presa fácil pra coisa, pra "desova" de bombas. A Alemanha na segunda guerra recebia ataques principalmente do Reino Unido, EUA e cia, de vários lados, em massa, com a aviação alemã sendo destroçada ao longo da segunda guerra. Só pra contextualizar. O bombardeio em escala, desse tipo, não acontece de forma "aleatória" como uma "turma" cita...
Os EUA da segunda guerra mundial tinham coesão interna, presidente forte (Roosevelt, no fim Truman), como sociedade eram coesos, estavam em ascensão econômica, tecnológica e cia (usaram a guerra pra aprimorar a coisa).
Os Estados Unidos de Trump é o oposto disso: país endividado até o talo (35 trilhões de dólares), sociedade decadente, rachada, dividida, sem coesão, com parte do povo endossando bizarrices/manipulações de internet (promovidas pelas Big Techs, oligopólio que colocou Trump no poder e o "Vale do Silício"), podendo ser alvejado/atacado de forma violenta se o Irã resolver não "dar uma de Venezuela" e ficar só assistindo ser atacado... tem mísseis e drones pra afundar a Marinha norte-americana e transformar o Golfo em cemitério da Marinha norte-americana... se vai fazer (ou não), quem sabe?... eu não sou vidente ou "Mãe Dinah", deixo isso pros "canais adivinho" e/ou "surtados" (canais de Youtube), rs. E sim, quem acompanha o site há pelo menos desde outubro de 2023 sabe que a gente ironiza bastante essa "turma" por aqui... já é "tradição" (rs).
Aos que podem "pensar" que isso é apologia da guerra, nunca foi, o fato da gente ser contra, ter oposição ao imperialismo e cia não significa que se deva "ignorar" o que se passa, os conceitos, história etc. Você só consegue discutir algo se dominar essas questões, senão fica "boiando" a mercê de birutices vendo "coisas excêntricas" ou não muito "acuradas"...
E eu já abordei esse tema aqui quando comentei sobre o "rearmamento da Alemanha"... que tem gente dizendo que a "Europa está morta" etc e tal ignorando essas questões... pra quem não leu ou não viu o vídeo, é sobre o cabeça do Banco Central alemão no período nazista, Hjalmar Schacht, e como estruturaram, elaboraram uma "economia de guerra", extermínio e cia pra "levantar a economia da Alemanha" pela via militarista (deu no que deu no fim, com um fanático à frente da Alemanha...), a elite alemã amarrou seu "bode" ao "Cabo Adolfo" (Hitler) e todo mundo sabe o fim (ou deveria saber...) em 1945, desse período, que nada mais é do que a continuação do Imperialismo alemão com uma "Suástica" na coisa... a quem quiser ler mais sobre Imperialismo alemão, tem Post sobre isso também, os links dos Posts seguem abaixo:
Os EUA deslocaram vários navios pra cercar o Irã pro início de uma contenda/guerra... pra fazer algo similar ao Vitnã, segunda guerra mundial, afunda a própria economia endividada... pode ser o tiro de misericórdia nos Estados Unidos sem a China dar "um tiro" sequer num conflito maior... (especulação minha). Sabe-se lá o que pode sair disso, mas seria o "começo quente" de fato da "terceira guerra", porque já estamos na mesma só que "sem o nome" dela dessa forma, dá pra citar o conflito na Ucrânia, ou o Euro-Maidan, 11 de setembro (2001), primeira grande crise neoliberal do fim dos anos 90, crise de 2007... a lista é extensa pro "período"... e não, não teremos um conflito armado nos moldes idênticos da segunda guerra mundial sem um grande colapso global que "justifique" algo dessa monta.
Eu disse "nos mesmos moldes", eu não disse que não vai ter "quebra pau"... são coisas distintas... (na forma...). Em uma sociedade (brasileira) que perdeu a capacidade (da minoria letrada) de interpretar direito um texto, a gente tem que explicar até "traque" no que diz... porque uma boa parte tem dificuldade de entender essas questões, ficam atrás de "entretenimento", "espetáculo" no Youtube, e não estamos aqui pra "divertir a massa", ser "espetáculo circense"... pode soar chato (e é), mas quemn quiser aprender tem que ler e entender direito essas coisas, eu disse 'ler', não assistir "Live" de Youtube a esmo. Porque tem até documentários de guerra, mas a maioria nem assiste e uma parte não aborda essas questões econômicas/morais.
Como o Stephano bem comparou no último Post de Gaza, não haveria muita diferença da Era Vitoriana pro "período hitlerista"... é que o "horror" causado pela memória da segunda guerra impedia de retratar esses períodos, e imperialismos (britânico, francês, colonial europeu) da forma correta, o nazismo está inserido nos imperialismos (alemão)... só que foi praticado mais contra europeus... por isso que "não perdoam" o Cabo Austríaco em alguns países, apesar de haver vários "esqueletos nazistas" no armário na Europa...
Cada bombardeio em pequena escala atual custa uma fortuna pros Estados Unidos, Israel e cia... o custo da guerra pra esses países é estratosférico e a dívida crescente... fora o colapso político, social e econômico interno... tudo isso tem que ser levado em conta, se canais no Youtube desconsideram isso, questionem isso dessa turma... pros que leem aqui e não comentam (sei que tem vários em várias mídias no Brasil), tem muito público de fora do Brasil visitando o blog/site, obrigado pela preferência.
Parece que ser sútil, nesses tempos de idiotice coletiva adquirida, não surte muito efeito, resolvi ser mais explícito... comentei sobre o caso nesse post ano passado, sobre a tentativa de golpe ao Capitólio (EUA), que não foi "acidente" ou "coisa de aloprados" e sim algo mal feito, que não contou com adesão de militares (se contasse a história teria sido outra...). Donald Trump, atualmente em seu segundo mandato nos EUA como Presidente da República daquele país, não foi punido pela tentativa de sublevação e de golpe de Estado nos Estados Unidos... acharam que aquilo era uma brincadeira, muitos nem lembram direito mais do episódio (eu não sei se é azar ou "sorte" eu ter esse tipo de "memória de elefante"... preferiria lembrar de outras coisas, mas tudo bem), mas... a tentativa de golpe não foi algo "casual", de gente brincando, foi premeditada, pensada.
Antes de prosseguir, deixa eu registrar um vídeo do ICE aqui censurando uma mulher/garota numa rua pública dos EUA por criticar o imperialismo daquele país.. não é a Gestapo na Alemanha... é a "Gestapo", ops, "ICE de Trump", paramilitares/milícia trumpista atacando imigrantes, dissidentes, quem ousar ficar contra o "regime Trump" ou "Trump regime", como queiram chamar. As imagens:
"Arrested ON CAMERA for opposing US imperialism"
Que acharam? Não vi esse vídeo circulando pelas mídias brasileiras (e vários outros do ICE, exceto notícia do ataque de sábado matando outro norte-americano nativo em protesto contra o ICE/Gestapo trumpista). E podemos (eu posso) explicar o porquê do uso do termo "Gestapo", a quem quiser, quem tiver "dúvidas" sobre...
Tem gente não entendendo o porquê da radicalização do ICE em alguns estados dos EUA e outras ofensivas, ataques/ameaças de Trump ao Canadá, Groenlândia e cia...
Se houver eleições nos EUA pro congresso norte-americano, a continuar como está, Trump será derrotado de forma pesada nas urnas... e os eleitos contra ele provavelmente quererão arrancar o couro da figura e pendurar na parede como troféu... ele sabe disso, o entorno dele idem.
Alguém acha que esse sujeito vai esperar ou "pagar pra ver" os Democratas e cia irem pra cima dele pra enjaulá-lo? Ele vai cair atirando, ou tentar conter a coisa...
Como se tenta passar por cima de eleições nos EUA? Com conflito civil/convulsão social nas ruas e guerras... foi a única coisa que "deu certo" até agora no mandato dele: a repressão, ataques bélicos e cia.
A figura não tem plano econômico adequado exceto pra beneficiar os super-ricos dos Estados Unidos, as Big Techs etc. Ele sabe que o caldeirão de desigualdade social dos EUA é incontrolável na "conversa", exceto pela repressão violenta. Pra fazer isso, precisa de super-poderes...
Eu comentei com gente amiga (a gente discute o que se passa, pralém dessas "quatro linhas") de que ele tentaria insuflar o quebra-pau nas ruas pra decretar "Estado de sítio"... mas nem precisa... ele já decretou em abril de 2025:
E não vi o assunto ser debatido à altura na mídia hegemônica (nem citado direito), nas ditas "mídias progressistas" (que tristeza...), nos canais "geopolíticos" do Brasil e por aí vai... por sinal, tem turma que "não discute" nem "esquerda nem direita", e esse "murismo/silêncio todo me atordoa, atordoado, eu permaneço atento, na arquibancada, pra a qualquer momento ver emergir o monstro da lagoa"... "Pai, afasta de mim esse "Cale-se", Pai!"
"Talvez o mundo não seja pequeno (cálice)
Nem seja a vida um fato consumado (cálice, cálice)
Quero inventar o meu próprio pecado (cálice, cálice)
Quero morrer do meu próprio veneno (Pai) (cálice, cálice)
Quero perder de vez tua cabeça (cálice)
Minha cabeça perder teu juízo (cálice)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (cálice)
Me embriagar até que alguém me esqueça (cálice)"
Me empolguei... perdão... mas a vida sem música (boa) não é coisa alguma...sem a música voltaríamos ao estado de barbárie (por isso que esse som/barulho grotesco atual impera intoxicando as pessoas, envenenando suas "pobres almas"...)
Mas como dizia... Trump quer uma ditadura de "facto", pra chamar de sua... se vai conseguir? Vai saber... o tempo dirá, mas me impressiona que mesmo após o golpe ousado dele na Venezuela destroçando o governo de lá e captiruando sua liderança (ficou a carcaça, que tem gente no Brasil quer chamar de "tática"... cada um com sua "loucura"...), duvidar da ousadia e truculência desse sujeito é pedir pra ser trucidado sem dar tempo de montar uma resistência, bloco de contenção ao ataque dele usando a máquina bélica norte-americana.
O Irã deve ser outro alvo próximo dos EUA (os EUA ladeando Israel, ou vice-versa), e a escalada não vai parar nisso, ele está ameaçando o Canadá (que fala em retaliação, combate se houver), invasão da Groenlândia (os europeus se articulam e já levam a sério a ameaça, com disussão de boicote à falida Copa na América do Norte, invenção do palhaço que comanda a FIFA atualmente, uma espécie de títere dos EUA na "entidade", sendo que os EUA não entendem de futebol, tirando a parte feminina que eles sequer respeitam, invenção de Blatter e Havelange insistir em expandir futebol pelos Estados Unidos, acabaram engolindo a FIFA com medo que o futebol eclipse o basquete e os esportes dos EUA).
Canadá se prepara pra confronto com EUA
Há mais vídeos sobre o ICE que eu salvei e um vídeo de um historiador norte-americano falando do Império, depois completo aqui (atualizo).
======================================================= Atualização:
Revista The Atlantic (EUA) diz que "É Fascismo", com Trump... uma das publicações de maior prestígio dos EUA (já antevejo alguma dessas "mídias progressistas" ou canais citando/repetindo a coisa, não saiu nada no domingo nos mesmos... podiam ter citado... não "acompanham" direito o noticiário gringo, rs). O "É Fascismo" é nos moldes norte-americanos, citam a China e cia...
Só pra constar, não "me responsabilizo" por interpretação equivocada/tortuosa dessa turma citada acima, do que leem aqui e copiam (e reproduzem sem os créditos) com alguma "interpretação peculiar" deles.
"Yes, It’s Fascism
Until recently, I thought it a term best avoided. But now, the resemblances are too many and too strong to deny"
By Jonathan Rauch"
Como há boicote apenas por uma "banda isolada" na esquerda do país sobre o tema "traição" no ataque norte-americano à Venezuela, porque é consenso ao redor do mundo, na mídia hispânica/espanhola e até no Brasil, ficando reduzido ao capricho de gente ligada ao PT/governo apelar pra defesa de uma história de "fantasia" estilo filme B thrash dos EUA (Braddock e coisas do tipo) pra explicar o "êxito absoluto" do ataque norte-americano, algo que beira à fantasia sem haver traição pesada interna, sendo que os próprios EUA já divulgaram que tem/tinham espião (na verdade "um cardume"...) dentro do governo apurando tudo sobre Maduro onde o governo estadinense oferecia 50 milhões por sua captura (de Maduro), link (https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/cia-infiltrou-equipe-na-venezuela-para-monitorar-vida-de-maduro-diz-fonte).
Tudo isso foi desconsiderado em certas "avaliações de fantasia" (ou propaganda de certa "Nomenklatura" querendo estrangular a "divergência"... de volta a certos tempos da URSS... quem diria, e quem diria que iriam estar querendo nos "enquadrar" como "apoiadores dos EUA", pausa pro riso, rs, "provocadores, desinformados"...), se tem uma coisa que podem atacar por aqui é que o povo é cabeça dura, ranzinza, de "pelo eriçado", guarda levantada, radical etc, mas por "desinformado" e "provocador" soa cômico... mas entendemos o "estado de choque" de "certa Nomenklatura" do saudoso "Partidão"...), só que entram em contradição porque vivem afirmando que a "verdade é revolucionária", e é, por isso que a gente faz estrago... mesmo sem que essa turma cite algo daqui reportando o nome do site etc.
Mas em suma, queria citar um texto que saiu no NY Times e não lembro se citei nos "posts de Gaza" (onde rolam comentários sobre os temas semanais ou diários), eu lembro de citar dois em espanhol que saíram no dia 3 ainda ou dia 4 de janeiro último relatando a traição da "dona Delcy" e de cúpula do governo. Se citei (depois eu vejo e corrijo aqui o do NY Times não lembro, mas posso ter citado, sei que a "ala da Nomenklatura" estava citando o texto pra desqualificar...
O texto é todo "amores" com a dona Delcy... por que se vocês da "Nomenklatura" estão defendendo cegamente a versão da dona Delcy omitindo os questionamentos vieram comentar que o texto do NY Times era "ofensivo" a ela? Leram e interpretaram muito mal o texto... o texto trata ela como a títere ideal pros Estados Unidos (saquear as riquezas da Venezuela, não usam essa expressão, eu estou usando...).
Vou transcrever abaixo parte do texto (traduzido). Mas tem mais material contestando essa "trincheira" tresloucada aqui no país repetindo a "versão oficial" da dona Delcy desconsiderando tudo que já veio à tona, e os questionamentos do ataque "absurdo" sem reação à altura (sem mortos norte-americanos) que só poderia ser realizado mediante traição e infiltração dos EUA na coisa, que é o que a turma da "Nomeklatura" nega alegando que os "Braddock" dos EUA consideram executar a ação sem ser alvejados e sem haver traição interna... posição ironizada e que é vista como coisa "exótica" dita por meia dúzia aqui no Brasil.
Alguém pode dizer porque a gente está sendo "áspero" e ríspido retrucando isso... razão simples: além do "copy and paste" que alguns canais fazem por aqui sem dar créditos, postura ofensiva (sim, isso é uma postura ofensiva e não agradável, não aceitável), porque todos os textos podem ser reproduzidos desde que citem as fontes, o local... não fazem por quê? Medo?... por quê esse medo de que o público em geral saiba que há espaços na rede que discutem política em alto nível ("modéstia à parte" ou "zero modéstia" mesmo, rs) e que ficam copiando, seguindo sem dar créditos? Aonde querem chegar com isso? A gente sabe que o conhecimento de qualidade se impõe (eu sei disso)... querem brigar, fazer queda-de-braço? A gente faz, mas eu não saio com o braço quebrado disso, garanto. Só não sei se tenho paciência mais de "aturar" tal "brincadeira", "disputinha" infantil, ridícula.
Mas que na hora que há alguma divergência etc a gente recebe adjetivos de "desinformados", "provocadores" e outros, numa clara apelação emocional que não vai surtir resultado aqui. Só lamento porque se essa turma acha que vai nos dobrar com intimidação, quebram a cara. E ninguém aqui é de direita, tampouco de agremiação exótica trotskista (que adora essas "alucinações").
Os fatos e a verdade acabam se impondo, até porque as contradições do regime de "caráter bonapartista" que foi partido do ataque dos EUA à Venezuela e traições irão mostrar o rumo obtuso que, infelizmente, a Venezuela alvejada tomará daqui pra frente, com risco de conflito civil. As pessoas que ficam preocupadas em defender incondicionalmente essa Delcy Rodríguez não estão pensando no futuro do povo da Venezuela e no saque que os Estados Unidos já estão promovendo por lá do petróleo e riquezas do país. E nem o quanto isso afetará Rússia, China, Brasil e cia, parceiros do BRICS.
Eu espero que gente "aluada" do governo federal não tenha incentivado essa babaquice, porque já vi ex-ministro de governo repetindo essa sandice e deu pra "entender" o porquê do "arranjo"... (não subestimem o espaço de cá achando que estão lidando com os "bocós" analfabertos funcionais que batem pra vocês de forma incondional, o buraco por aqui é mais embaixo).
Parte da matéria do NY Times traduzido (por mim):
"Como Trump se encantou por Rodríguez como nova líder da Venezuela
Semanas antes da captura de Nicolás Maduro, funcionarios dos EUA já tinham uma candidata para substituí-lo: a vice-presidente Delcy Rodríguez.
Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi um passo de dança a mais.
Em fins de dezembro, Maduro rechaçou um ultimato do presidente Donald Trump para que abandonasse o cargo e partisse para um exílio dourado na Turquia, segundo vários estadunidenses e venezuelanos involucrados nas conversações sobre a transição.
Esta semana ele voltou ao palco e desdenhou a escalada estadunidense mais recente - o ataque a um cais que, segundo os EUA, utilizava-se para o narcotráfico 0 dançando ao ritmo de música eletrônica na televisão estatatal enquanto sua voz gravada repetia em inglês: "Não à guerra louca".
As frequentes danças públicas de Maduro e outras demonstrações de indiferença nas últimas semanas levaram alguns membros da equipe de Trump a concluir que o presidente venezuelano estava zombando deles e tentando chamar a atenção para o que ele acreditava ser um blefe, segundo duas dessas pessoas, que falaram sob condição de anonimato por não estarem autorizadas a discutir as negociações confidenciais.
Assim, a Casa Branca decidiu cumprir suas ameaças militares.
No sábado, uma equipe de elite das forças armadas norte-americanas invadiu Caracas, a capital, antes do amanhecer e levou Maduro e sua esposa, Cilia Flores, para Nova Iórque para responder por acusações de tráfico de drogas.
Semanas antes, autoridades norte-americanas já haviam escolhido uma candidata adequada para substituir Maduro, pelo menos por enquanto: a vice-presidente Delcy Rodríguez, que impressionou os membros do governo Trump com sua gestão da crucial na indústria petrolífera venezuelana.
Pessoas envolvidas nas negociações disseram que os intermediários convenceram o governo de que ela protegeria e defenderia os futuros investimentos estadounidenses em energia no país.
"Acompanho a carreira dela há muito tempo, então tenho uma ideia de quem ela é e do que ela representa", disse um alto funcionário norte-americano, referindo-se a Rodríguez.
"Não estou afirmando que ela seja a solução definitiva para os problemas do país, mas certamente é alguém com quem acreditamos que podemos trabalhar em um nível muito mais profissional do que conseguíamos com ele", acrescentou o funcionário, referindo-se a Maduro.
Foi uma escolha fácil, disseram. Trump nunca demonstrou simpatia pela líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que organizou uma campanha presidencial vitoriosa em 2024, e que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. Desde a reeleição de Trump, Machado fez tudo o que pôde para agradá-lo: chamou-o de "campeão da liberdade", ecoou suas alegações sobre fraude eleitoral nos Estados Unidos e até dedicou seu Prêmio Nobel a ele.
Tudo em vão. No sábado, Trump disse que aceitaria Rodríguez e afirmou que Machado não tinha o "respeito" necessário para governar a Venezuela."
Link do texto (em inglês e espanhol), não vou traduzir tudo, quem quiser ler a íntegra, "virem-se" (tem tradutor online etc). Já causou esforço elaborar o texto e trazer as informações praqui, e não estamos nem recebendo "tapinhas nas costas" de "valeu, camarada" de ninguém. Apenas entendo (eu e mais gente) que dado o baixo nível de informação do país a gente tem que exercer, dentro do possível, algum papel de trazer informação de qualidade, conhecimento pro povo, se vão aproveitar? Paciência... se irão reconhecer, paciência também, isso diz muito do "caráter" de um povo e a razão de termos chegando tão fundo, baixo no Brasil.
Depois dá pra acrescentar mais links aqui pra mostrar o quão "exótica", "excêntrica" é a versão que corrobora o "ataque Braddock perfeito" dos EUA à Venezuela sem traição de parte do governo daquele país. Em todo caso, acompanhecem o post de "Gaza parte 24" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/01/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios-parte-24.html) que o que sai de novo é colocado nesses posts, inicialmente (é mais fácil de trazer assunto novo nesses posts sobre Gaza). A gente está "cobrindo" isso no sacrifício, ninguém recebe nada (nem "palminhas", "elogio") de A ou B, quando não recebe pedrada ou cópia ridícula de alguns canais. Mas o público, em geral, que acompanha os temas começaram a notar a existência do blog, vide pelo aumento significativo de acessos, em dezembro foram quase 50 mil, e sobe...
Só que não basta o povo acompanhar "na surdina", em silêncio, participem porque ninguém está entusiasmado em "discutir" esses temas esse ano (já não estava no fim de 2025), mesmo que aumente os acessos.
É triste ter que usar links de matéria de "mídia tradicional", mas quando a dita "mídia alternativa" envereda em só repetir "discurso plantado" pra outros fins, não há muito o que fazer, fora que acompanhamos o conflito na Palestina tb pela mídia tradicional (parte dessas mídias alternativas do Brasil também o fazem), é só filtrar o que sai (se souber filtrar).
Como há muita gente na Ásia e outros países (Europa), EUA que acessam esse espaço, caso não entendam o termo, "drible da vaca" é isso aqui:
"Drible da vaca é uma jogada no futebol que ocorre quando o jogador dribla o seu adversário tocando a bola por um lado e passando por ele pelo outro. Assim, o adversário fica sem saber se fica atento à bola que passa por um lado, ou ao adversário, que passa pelo outro." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Drible_da_vaca)
Mas há outro intento nisso (na Venezuela) que nos diz respeito, porque se a Venezuela tombar, que o governo brasileiro não crie ilusões sobre essa "aproximação trumpista" sobre o Brasil. Mesmo sendo um sujeito boçal, grosseirão, desagradável, ele é perigoso (pelo cargo que ocupa). Já abordei isso aqui Link 1 e Link2.
Não querendo "patrulhar", mas... é difícil não notar a "pilha" (tola, idiota) que vários canais vêm fazendo sobre uma "suposta aproximação" de Trump com o governo Lula, títulos como "Camarada Trump" etc, que seria "pilha normal" em "tempos normais" (que não vivemos), a gente se choca com a falta de entendimento dessas pessoas com a gravidade da situação, com a guerra.
Desde que Trump, o "Big Orange" ("Laranjão") de extrema-direita, fez algum gesto de "aproximação", destensionar com o Lula na ONU que essa turma trata a coisa ignorando os fatos ao redor. Na verdade quem pode estar levando certa "turma esperta/marota" na conversa é o "Laranja do Norte" (Trump).
Trump aumentou a ofensiva, a aposta de ataque sobre a Venezuela, com ajuda da "Europa Ocidental" dando prêmio Nobel pra golpista venezuelana ("Prêmio Nobel Adolfo Pérez Esquivel critica premiação de Corina Machado: ‘Não trabalha pela paz’" https://www.brasildefato.com.br/2025/10/10/corina-machado-nao-trabalha-pela-paz-diz-nobel-da-paz-adolfo-perez-esquivel, prêmio belicista de origem, o "Nobel" ainda tem prestígio nas mentes colonizadas do "terceiro mundo" (que agora chamam de "Sul Global", toda década arrumam "nome novo" pra coisa, mas é o antigo "terceiro mundo" da Guerra Fria) que veem de forma "neutra" esse tipo de prêmio/premiação quando se trata de algo político (até o talo), ideológico até a médula.
"Pra bom entendedor meia palavra basta", imagina uma série de "indícios" de ataque e grupos no Brasil levando na "esportiva", na "brincadeira"...
Indo ao ponto, a "aproximação" (aspas) de Trump com o governo brasileiro significa na prática uma "neutralização" do Brasil, e não estou criticando a posição do governo brasileiro, qual a opção a isso?...
O ponto é que esse clima de oba-oba, "brincadeira" nessas mídias dissemina ideias problemáticas sobre o que se passa.
Se a Venezuela for atacada pra valer pelos Estados Unidos atingindo seu território, essa turma dimensiona o impacto disso com o Brasil? Problema de fronteira e cia, fora o impacto político disso?
Se não dimensionam já deveriam estar discutindo isso, mas só um ou outro "cita", "comenta" algo.
O Brasil está sob cerco norte-americano. Atacar um país vizinho mira o país vizinho mas o Brasil principalmente, o alvo fim dos EUA sempre será o Brasil (maior país da América Latina e o segundo maior do continente e um dos maiores do mundo).
E onde entra a China nisso? Eu cliquei esses dias na hashtag "China" em alguma discussão pra mostrar os posts sobre a história da China e cia e apareceram vários posts de Gaza, sobre Palestina e afins. Por que isso apareceu? Porque eu critiquei a posição, postura da política externa chinesa, do BRICS sobre a questão palestina, dos equívocos da omissão. E o "castigo" veio a galope, caso holandês contra a China:
Governo holandês confiscou, tomou uma empresa chinesa de ponta, de semicondutores, na Holanda, que a China classificou de "pirataria".
Um colega fez um comentário sobre a política externa chinesa que eu concordo de que o governo chinês acredita que "vai comprar todo mundo" no dito "Ocidente" e cia e não vai, pela dependência econômica que surge desse avanço chinês na manufatura, principalmente com a União Europeia.
Posso me equivocar e a estratégia chinesa nessa linha avançar? Posso, mas até que isso "aconteça" muita pancada pode acontecer...
E não sobrou nada aos Estados Unidos (que está por trás desses ataques, a Europa Ocidental, governos, opera em consórcio com os Estados Unidos desde o fim da segunda guerra mundial) pra confrontar a China senão a "guerra dura", confisco de divisas, fábricas, tecnologia e guerra militar aberta.
Os Estados Unidos não têm como conter a China na questão da ascensão econômica fazendo disputa de empresas, de reindustrialização interna dos EUA (o tarifaço de Trump mirava isso e tem sido um fiasco, porque não há como reindustrilizar país desse porte dessa forma no século XXI).
Então os EUA mirarão os parceiros, aliados da China, as partes mais frágeis pra forçar guinadas de governo, mudança, ou neutralização e diretamente a própria China, com parceiros europeus.
Eu me irrito com a cobertura feita por certos canais/mídias aqui no país pois beiram à adulação em vez de discutir a situação real da coisa, e do Brasil na questão, o que nos afeta como país. E tenho simpatia pela China abertamente, só que isso não vai me tornar um "adulador" que não aponta erros e problemas na política externa de país A ou B, ou dessa "formulação" que circula em alguns meios de que o dito "mundo multipolar" por si só, quando "surgisse", tornaria o mundo em paraíso... a situação real é muito longe disso, o mundo está mais pra conflagração e guerra, que precede qualquer "calmaria", e a menos que alguém prove o contrário, essa turma gosta de destruição, conflito armado?
Porque há gente que ache que por A ou B ter lado, posição, que venere ou ache "lindo" conflito armado, eu não acho, apenas aprendi a avaliar a coisa por influência direta dos assuntos relacionados à segunda guerra e o conflito na Palestina (principalmente, não nessa ordem).
É preocupante o tipo de ideia que predomina, que está sendo disseminado no país, porque o Brasil não conta com uma "mídia hegemônica" que comunique à população o que se passa, da gravidade da coisa porque se consideram "puxadinho", "extensão" dos Estados Unidos dentro do Brasil, quando não são (são só capachos servis, redundante o termo, mas não passam disso, de "capitães do mato" Link1 da população).
Comentei nos comentários dos Posts de Gaza um post sobre Trump e a tarifa dos 50% contra a economia brasileira. Como ando sem paciência, cansaço, o povo lê mas não participa, não dá respaldo exceto pra "posar de sabido" em podcast e cia, isso anda cansando todo mundo pelas bandas de cá.
Em todo caso, não vou deixar de ajudar o país por conta de comportamento maloqueiro de terceiros (se pensam que vão cortar o direito da gente se expressar com isso, não vão, e só "relevo" porque tem coisa mais séria em curso que afeta a todos, não é por respeito por A ou B, como já disse antes, não gosto desse comportamento, e não é de hoje, sempre foi assim, o site é de 2007/2008... sempre se adotou essa linha aqui e ninguém irá mudar).
Mas indo ao que interessa, pode vir coisa muito pior pela frente vinda do "Orange Man", vulgo Trump, "Laranjão"... e o governo já deveria ter olhado pro problema com "carinho" há meses em vez de achar que o Brasil será poupado porque o "Brasil é fora de série" e bla bla bla bla... até é, mas isso não ajuda no combate a ataque de um Império tresloucado atirando pra todo lado pelo desespero do declínio.
Hoje ele atacou o Pix brasileiro e até a Rua 25 de março (famosa rua de comércio popular da cidade de São Paulo), a quem quiser ler a matéria:
O que o Brasil fará com os bilhões em reservas do Tesouro em dólares? Ou o governo pensa que esse governo imperialista sem vergonha e desgraçado dos Estados Unidos não irá nos atacar de outras formas?
O país precisa se livrar desses ativos, comprar ouro (pra ontem)... já deveriam estar se preparando pros ataques desse merda ianque desde antes da posse dele, e que o Lula vá sim falar em caráter de urgência, conferência de topo, com o líder da China. Questão dos cabos de internet, segurança, reservas etc, realizar a coisa em caráter de urgênia, a toque de caixa (como período de guerra, que é o que estamos vivenciando).
Trump não vai parar só no ataque ao Pix, ou contra a "25 de março" em São Paulo... tem coisa muito mais grave por esse "tom jocoso" de palhaço que essa turma "adota" (pra distrair).
Se no país houvesse justiça, a justiça deveria enquadrar toda "família Bolsonaro", colocar em cana e jogar a chave fora por crimes de traição da pátria, de lesa-pátria.