quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Derrubando mitos... já estamos na Terceira guerra global (mundial), bem como a Segunda guerra mundial começou em 1931 (o "eurocentrismo" "escolhe" certas datas e "termos")

Capa de jornal da época, 2008
Muita gente fica "batendo cabeça" pra ver quem "fala mais alto" com o vulto que virou o Youtube e a "briga de narrativas" de canais querendo adquirir "protagonismo" sobre o discurso dos fatos atuais, globais e nacionais... mas já comentei aqui antes que estaríamos na terceira guerra mundial, ou global.

Porque o termo "mundial" usado pras duas grandes guerras têm fundo eurocêntrico ou euro-estadunidense, e eurocêntrico do Norte porque excluiu a Espanha/Península Ibérica da questão (por preconceito dos países do Norte da Europa e Estados Unidos), que só rotula como "mundial", "global" guerras entre eles ou com forte impacto nesses países, em que pese o impacto de fato global dessas guerras, mas várias guerras ao longo da história mundial poderiam ter o mesmo rótulo, pelo impacto que tiveram.

Fora que o começo da Segunda guerra é sempre empurrado pro ano de 1939 (quando a Alemanha, III Reich) invade a Polônia e passam por cima até da Guerra civil espanhola (1936) que seria o marco do início da segunda guerra no teatro europeu, e passam por cima do teatro asiático quando o Japão invade a China em 1931, que seria o começo de fato desse conflito, e pra situar, tem duas divisões dessa invasão, a de 1931 na Manchúria (Japanese invasion of Manchuria), e depois em 1937 com a invasão generalizada (https://en.wikipedia.org/wiki/Second_Sino-Japanese_War). Ou de forma resumida, o início da Segunda guerra mundial se deu entre 1931 e 1936-1937 com esses episódios que citei.

Por que as pessoas têm dificuldade em rotular o período atual como terceira guerra? Porque não estão considerando (ainda) a ascensão trumpista (em 2016) como começo do caos, ou se quiserem voltar pra trás, 11 de setembro de 2001 (ataque ao World Trade Center), ou derretimento do neoliberalismo (ainda nos anos 90, Coreia do Sul 1997 e México 1994-95) e a grande crise financeira de 2007-2008 (estamos ainda vivendo em cima do cadáver dessa crise...), e consequentemente a guerra da Ucrânia-Rússia ou invasão da Rússia à Ucrânia (fevereiro de 2022), conflito de Gaza, Oriente Médio (2023), retorno de Trump ao poder etc.

Ou caso queiram usar outro nome pra coisa, também "está valendo" ("está Ok."), mas estamos dentro de uma grande crise global, persistente do sistema capitalista global, onde o ator central da crise e desse sistema capitalista global, os EUA (e a Europa Ocidental), estão em profunda crise sistêmica: crise social, econômica, de perda de espaço pra China, pro BRICS e cia.

Se você chegou até aqui e acha que estamos em um período "anormal" (de conflitos generalizados etc), você não está equivocado na percepção... ressalto isso porque no Brasil parte desses canais que discutem "política", "geopolítica" e cia costumam não tratar a questão atual por esse prisma histórico, de "linha de tempo", e não se assustem, caso você leia aqui, que dificilmente algum irá citar esse post, mesmo que leiam (vivem lendo), mas fica o registro (já comentei parte dessas questões, tirando a invasão do Japão, na parte dos comentários da crise/genocídio de Gaza, pros que tiverem paciência de ler, são 22 posts e mais 2 ou 3 anteriores).

3 comentários:

Roberto Lucena disse...

Depois coloco a atualização noutro post, mas pra não perder viagem, vai nesse...

Estava discutindo esses dias com mais gente (há diálogo pralém desse espaço) e comentei que Netanyahu iria procurar a continuação do conflito pralém de Gaza, apesar da visível exaustão... ele precisa da guerra pra se manter no poder e não ser preso, e casa com os devaneios do Laranjão da Casa Branca, que foi fazer média com Putin e conseguiu mais conflito (previsível, exceto pra turma que idealiza essa direita internacional e credita seus devaneios a essas figuras, depois completo essa parte em um post).

Vídeo saiu ontem, e como habitual, zero repercussão no Brasil ... já vai em quase 252 mil views (mundo afora)... pra mostrar o isolamento brasileiro midiático sobre esses conflitos, tirando alguns pequenos espaços.

A quem quiser assistir, vídeo do Galloway (político britânico) com um coronel da reserva dos EUA, MacGregor, "INTERVIEW: A war is inevitable" (https://www.youtube.com/watch?v=GOD-g8YUWuI).

Pra adiantar, do enunciado do vídeo: "As Russia evacuates its Tel Aviv embassy and the US abandons two Iraq bases Colonel Douglas Macgregor warns that war on Iran by Israel is close" ("Rússia evacua sua embaixada em Tel Aviv e os EUA abandonam duas bases no Iraque, Coronel MacGregor alerta que a guerra contra o Irã por Israel está próxima").

Eu ia colocar no post de Gaza, parte 22, mas vai aqui porque esse post está no topo, depois atualizo por lá.

Segue pelo dia os "breaking news" (alarmistas) na "mídia geopolítica brasilis do Youtube", rs.

stéphano bahia disse...

Sim... a WW3 começou... mas milagrosamente não usaram armas nucleares ainda...
Sim.... a WW2 começou em 1931... e a Alemanha nem era nazista ainda....
Temos que citar a invasão da Etiópia pela Itália... e as guerras nipo-soviéticas... como a Batalha de Khalkhin Gol...
Ou mesmo os assassinatos de Dollfuss...(ditador austríaco) Alexandre e Barthou... (rei iugoslavo e o ministro francês do exterior)....

Roberto Lucena disse...

"Sim... a WW3 começou... mas milagrosamente não usaram armas nucleares ainda...
Sim.... a WW2 começou em 1931... e a Alemanha nem era nazista ainda....
Temos que citar a invasão da Etiópia pela Itália... e as guerras nipo-soviéticas... como a Batalha de Khalkhin Gol...
Ou mesmo os assassinatos de Dollfuss...(ditador austríaco) Alexandre e Barthou... (rei iugoslavo e o ministro francês do exterior).... "


Sim, é que o povo idealiza, quando se fala em ww3, que será ou seria nos moldes da 1aGM ou 2aGM... não tem como, temos internet, smartphones, economias globalizadas etc, vai ser um misto de guerra fria com guerra quente (de paulada mesmo em países em disputa, mais fragilizados, como faziam na guerra fria, como fazem na Ucrânia, quem está em guerra lá é a Europa/EUA x Rússia/China e cia, usando território ucraniano).

Pode ver que mesmo a cronologia da 2aGM é tortuosa, ela não começa com a invasão alemã à Polônia, como é atribuído, no palco europeu teve a guerra civil espanhola ainda (1936)... teve a guerra na Ásia, que é menosprezada, colocada em segundo plano.

Parte da guerra dos EUA na 2aGM foi no Pacífico, na Ásia... até os EUA menosprezam isso, embora a historiografia ianque é quem mais retrata a coisa (o que chega pra gente), historiografia dos EUA (à parte o país) é boa, apesar das Applebaum da vida e coisas do tipo no meio.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...