segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

66 Perguntas e Respostas sobre o Holocausto - Pergunta 57

57. O que se pode das numerosas fotografias e filmes feitos nos campos de concentração que mostram pilhas de cadáveres esqueléticos? São falsos?

O IHR diz:

Sim, as fotos poderiam ter sido falsificadas. Mas é muito mais fácil acrescentar comentários ou observações a fotografias ou filmes, sem que estes comentários tenham a ver com o que se vê na foto ou no filme. Ver uma pilha de cadáveres esqueléticos significa que essas pessoas foram "gaseadas" ou que lhes tenham as matado de fome deliberadamente? Ou significa que essas pessoas foram vítimas de uma terrível epidemia de tifo ou que morreram de fome devido à falta de comida nos campos até o final da guerra? Tem-se tentado fazer crer que fotos de pilhas de cadáveres de mulheres e crianças alemães mortos por bombardeios aliados eram fotos de cadáveres de judeus.

Nizkor responde:

É estranho que o IHR diga que umas pilhas de cadáveres não são uma prova de práticas genocidas por parte dos nazis. Na resposta original à pergunta 1, falam de "pilhas de roupa", afirmando implicitamente que se existiram, serviram como prova. As pilhas de roupas são provas, e as pilhas de cadáveres não?

Vemos também a afirmação implícita de que os soldados aliados foram recolher cadáveres de alemães, levaram-nos aos campos, e os fotografaram ali. Estaria bem se alguma prova respaldasse este absurdo, mas evidentemente não há nenhuma.

A grande quantidade de pessoas esqueléticas são uma prova de que os nazis não consideravam uma prioridade especial alimentar seus prisioneiros. No campo de Belsen encontraram centenas de toneladas de comida armazenada, a umas poucas milhas do lugar onde dezenas de milhares de pessoas morriam de fome. Ver a pergunta 37 para mais detalhes sobre este tema.

Enquanto sobre as câmaras de gás, há várias provas que apontam claramente sua existência e uso. Ver a pergunta 1 como introdução ao tema.

Fonte: Nizkor
Tradução: Roberto Lucena

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...