segunda-feira, 6 de julho de 2009

Norberto Toedter e os nazistas não racistas (Parte Final)

Por Leo Gott

Continuação da Parte 1.


E as falácias continuam...

Como exceção pode ser alegada a Noite de Cristal entre 9 e 10/11/1938, um quebra/quebra de lojas judaicas, cujo motivo teria sido o assassinato cometido por um judeu de um diplomata alemão em Paris. Não sei, não presenciei, não quero minimizar, mas já vi quebra/quebra acontecer por causa da venda de um pente e de um comerciante que não quis fornecer a respectiva nota fiscal.

A analogia de um cara-de-pau.

O Sr.Toedter está comparando o pogrom da Noite dos Cristais com uma briga de um comerciante que não quer fornecer uma nota fiscal a um cliente que comprou um pente, e ainda afirma não querer minimizar, seria cômico se não fosse trágico.

O pogrom Noite dos Cristais ou em alemão Kristallnacht/Reichspogromnacht aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro de 1938 e foi marcado pelos ataques a símbolos judaicos, sinagogas e estabelecimentos comerciais e até residências, na Alemanha, Áustria e Tchecoslováquia (supostamente estimulados pelo assassinato do diplomata alemão Ernst Von Rath pelo judeu Herschel Grynszpan), conforme o site da TV alemã Deutsche Welle destacado acima “...agentes à paisana nazistas assassinaram 91 judeus, incendiaram 267 sinagogas, saquearam e destruíram lojas e empresas da comunidade e iniciaram o confinamento de 25 mil judeus em campos de concentração.”

No site do Yad Vashen tem algumas fotos da Kristallnacht em Baden-Baden e aqui pode ser visto um vídeo produzido pela FIERJ (Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro) onde temos o depoimento do sobrevivente Alexander Laks e testemunha ocular da Kristallnacht.

Aqui podemos ver um memorando do Gruppenführer SS Reinhard Heydrich em que o mesmo orienta a SS a como se “comportar” na Kristallnacht, e como proteger os estabelecimentos não-judaicos, a tradução para o inglês tanto do memorando como de dois outros telegramas pode ser encontrada aqui.

Notadamente não foi um “quebra/quebra”, e muito menos foi causado pela recusa de emissão de uma nota fiscal de pente.

Evidentemente eu só posso falar com uma visão que é a do povo, mas acho que esta é a que é importante neste contexto. Também me é possível citar mais outro aspecto. Como todos da minha idade, fiz parte da juventude organizada. Ali assumi pequena liderança, chefiando um grupo de 25 a 30 crianças. Entre outras responsabilidades havia a de dar uma palestra, ou instrução por semana. Se realmente fosse verdadeira a propaganda difamatória que vem sendo feita, o tema ou conteúdo destas aulas certamente teria como objetivo inculcar nestes jovens exatamente tal racismo e pretensa superioridade racial. Pois não era isto o que acontecia. Recebíamos orientação sobre o que deveríamos falar em forma de livretos, dos quais tenho um guardado e que pode ser visto na imagem anexa. Suas 98 páginas versam exclusivamente sobre a história da cidade de Hamburgo, onde vivíamos. Têm fotos, mapas, poemas, mas ninguém vai encontrar nelas a palavra “Jude”, expressões de ódio, ou similar.

A “juventude organizada” que o Sr.Toedter se refere é mais conhecida como Hitlerjugend ou Juventude Hitlerista, de acordo com a Wikipedia, a Juventude Hitlerista era uma instituição da doutrina nazista onde as crianças a partir dos 6 anos e adolescentes alemães até os 18 anos eram OBRIGADOS a freqüentar. Dos 6 aos 10 anos a criança fazia o aprendizado chamado Pimpf, aos 10 anos depois de passar por testes consecutivos de atletismo, acampamento e história nazificada ele recebia o grau de Junkvolk (Jovem Camarada) e fazia o seguinte juramento,
“Diante dessa bandeira de sangue, que representa nosso Führer, juro devotar todas as minhas energias e forças ao salvador da nossa pátria, Adolf Hitler. Estou disposto e pronto a dar a minha vida por ele, com a ajuda de Deus.”

Provavelmente o Sr.Toedter prestou esse juramento ao “Führer” como todos os outros garotos da idade dele na época, era obrigatório.

O mesmo acontecia com as moças alemãs que dos 10 aos 14 anos entravam para a Jungmädel (Jovens Donzelas) e recebiam o mesmo treinamento dos rapazes, aos 14 anos elas entravam para a BDM, sigla de Bund Deutscher Mädel(Liga das Moças Alemãs), ficando nela até os 21 anos.

Em 1º de Dezembro de 1936 o cabo boêmio decretou o fim de qualquer organização de jovens que não fosse nazista. “(...) Toda a juventude alemã do Reich está organizada nos quadros da Juventude Hitlerista.A juventude alemã, além de ser educada na família e nas escolas, será forjada física, intelectual e moralmente no espírito do nacional-socialismo (...) por intermédio da Juventude Hitlerista”

Este decreto fez parte dos documentos de acusação em Nuremberg, identificado como ND (Nuremberg Document) 1392-PS.

Neste link da Universidade Calvin, podemos ver o Plano Educacional dos nazistas para estas instituições no Inverno de 1938/39, destaque para os temas do terceiro ano da BDM:

(…)
Third Year: a) A People and its Inheritance of Blood
Racial Policies in the Third Reich
Family Tree
Kinship Table
Law for the Preservation and Assistance of Families with Many Children
Housing Measures
The Nuremberg Laws
The Law to Prevent Genetically Ill Offspring and the Health Marriage Law
Opponents of Racial Thinking
Apostles of Pride in German Ancestry
(…)

Minha tradução:

(...)
Terceiro Ano: a) Um Povo e sua Herança de Sangue
Políticas Raciais no Terceiro Reich
Árvore Hereditária
Tabela de Parentescos
Lei de Preservação e Assistência às Famílias com Muitos Filhos.
Medidas Habitacionais
As Leis de Nuremberg
Lei de Prevenção de Doenças Genéticas dos Filhos e Saúde no Casamento
Os opositores do Pensamento Racial
Apóstolos do Orgulho da Ascendência Alemã
(...)

Será que o Sr.Toedter assistiu e estas aulas? Ou seria mais uma tentativa de defender o nazismo através da falácia? Fico com a segunda opção.

Neste link temos algumas capas do material de treinamento da Hitlerjugend. Destaque para a segunda capa onde tem a matéria, “os judeus e seus objetivos”. Acho que encontrei a palavra “jude” Sr.Toedter, imagino o “conteúdo” deste panfleto.


Agora, que havia uma intenção de “limpar o sangue” isto não ficou só evidente com o Reichsbürgergesetz (lei da cidadania) e com o Blutschutzgesetz (lei de proteção do sangue), aprovados pelo congresso unipartidário alemão em 15.9.1935. Ambas as leis restringiam os direitos da comunidade judaica. Era mais um convite para que emigrasse e foi o que a maioria fez. Entendo que aí já não foi discriminação, foi guerra mesmo. Outros povos fizeram isto antes e ninguém os chama de racistas.

Restringiam os direitos da comunidade judaica? Os judeus simplesmente não eram considerados cidadãos, isso é restrição de direitos ou supressão total de direitos?

Menos Sr.Toedter, menos.

Neste link temos a tradução para a “Lei de Cidadania do Reich”. Destaque para o Artigo 4º, não precisa dizer mais nada.

Artigo 4º
§1 Um judeu não pode ser um cidadão do Reich. Ele não tem direito a votar em negócios políticos e ele não pode ocupar cargo público.

...e a guerra continua, ops, e as falácias continuam...


Como Hitler já dera a entender em seu livro, ele pretendia melhorar a saúde da população. Ele próprio não fumava e queria que ao menos as mulheres não fumassem – die deutsche Frau raucht nicht (a mulher alemã não fuma) – era um bordão constante, naquele tempo! A assistência social e médica foi muito incrementada. Deu-se muita atenção ao desenvolvimento físico, à cultura do corpo. Ginástica e esportes em geral eram incentivados nas escolas e na juventude organizada. Para as moças de 17 a 21 anos foi criada a organização Glaube und Schönheit (Fé e beleza). O Naturismo, inicialmente proibido, depois foi estimulado. Tudo para quê, criar uma raça superior, ou simplesmente tornar mais saudável a existente? É o propósito das academias, dos spas, dos salões de estética etc. de hoje, ou não?


Ele queria melhorar tanto a saúde da população que até criou um programa de eutanásia OBRIGATÓRIO (Aktion T4) para deficientes físicos, mentais e portadores de doenças incuráveis, estas pessoas eram conhecidas pelos alemães como Leben unwürdig zu leben (vida que não merece ser vivida), não é Sr. Toedter?
A maioria dos líderes do T4 serviu nos campos da Aktion Reinhard (Belzec, Treblinka e Sobibor) pela experiência em câmaras de gás.

Em uma carta para o Reichsleiter Bouhler e para o Dr. Brandt assinada pelo cabo boêmio em 1º de setembro de 1939, no mesmo que dia que as tropas alemãs invadiram a Polônia começando oficialmente a Segunda Guerra Mundial, o cabo boêmio oficializou o T4. Mais de 70.000 pessoas foram assassinadas nos locais da T4 entre setembro de 1939 e outubro de 1941, quando o programa foi suspenso, isso na contagem OFICIAL dos alemães, mas no Julgamento de Nuremberg foi levantada a suspeita de que alguns médicos ainda continuaram com o programa, mais sobre o assunto pode ser lido on-line no livro do Dr. Robert Lifton, The Nazi Doctors: Medical Killing and the Psycology of Genocide. Informação sobre o tema não falta, alguns não gostam de divulgar pra não “manchar o regime nazista”, como se fosse preciso manchar.


Não duvido que tenha havido tentativas pontuais de seleção genética, buscando unir loiros altos a loiras de olhos azuis. Se houve, não era oficial, pois Hitler, Goebbels e muitos outros do primeiro escalão não eram o que se pudesse chamar de lídimos representantes wikings.


O Projeto Lebensborn (Lebensborn Eingetragener Verein) era oficial Sr.Toedter, ou o senhor também “não viu” isso?


Dizer que os alemães do Terceiro Reich eram racistas é discriminação às avessas. Faz parte da técnica dos detratores, que, aliás, gostam de colocar negros, homossexuais e judeus no mesmo saco. Porque será? A pecha de racismo cabe muito bem a muita outra gente...

Discriminação às avessas???

O senhor omite uma série de informações para dar a entender o que o senhor quer que os leitores entendam para ter a cara-de-pau de falar que o regime nazista não era discriminatório.

Negros, homossexuais e judeus estavam no mesmo saco na época do nazismo, estavam no saco dos inferiores, dos sub-humanos, como o cabo boêmio e sua turba gostava de chamá-los.

E alguns brasileiros, esse povo altamente miscigenado, por mais incrível que possa parecer tentam defender esse regime genocida e racista, uma coisa é defender os alemães e sua cultura, outra e completamente diferente é defender o nazismo, só com falácias mesmo. Mas o tempo de vida das falácias é bem curto.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...