sábado, 5 de janeiro de 2019

"Nazismo de esquerda" e outras olavices. Aos que buscam informações (corretas) sobre nazismo/fascismo em virtude das últimas eleições no país

Esse post deveria ter saído ano passado ainda, mas vendo o nível de indigência na discussão sobre o "assunto" (como habitual), não deu vontade alguma de ficar em fogo cruzado de idiotas a troco de nada, e tomei a atitude certa de manter distância.

Mas conforme já saiu no blog, há uma série sobre "Nazismo de esquerda?", que abri a pedidos, com trechos de historiadores sobre a natureza de extrema-direita do nazismo. Sendo que considero essa uma discussão idiota, de gente idiota (pra deixar bem claro), que só existe porque temos no Brasil um nível de indigência (falta de leitura, preguiça de ler mesmo), que encontra eco na pregação de seita New Age retrô Anos 80, o "olavismo", do tariqueiro Olavo de Carvalho (que tem um "nome de guerra" que não foi abordado por matérias que fizeram dele), o "guru" New Age dessa "Nova direita" analfa que emergiu no país e agora está no poder, fazendo vergonha (como previsto). Só que agora viraram vidraça, e tem muita pedra pra quebrar esse vidro, como estão na situação, no poder, serão cobrados pelas "soluções mágicas", delírios e distorções ideológicas requentadas que pregaram anos a fio jogando o país neste abismo desde 2013. Pra quem quiser entender como Jair Bolsonaro virou Presidente do Brasil, a história é longa... mas começa por aí.

A quem não tem ideia do que é "New Age" e da proliferação dessas seitas, a qual o Olavo fez parte, nos anos 70/80 rolava muito desses "grupos esóticos", "seitas New Age" (Hare Krishna, Rosa-cruz e afins, eu até gosto da musiquinha), espirituais, cheias de gente "atrás do sentido da vida", "do significado de tudo" e outras baboseiras do tipo (ou seja, gente atrás de preencher algum vazio existencial), fruto de alguma descrença coletiva do mundo, ou descrença nas religiões 'tradicionais' (as religiões majoritárias dos países, principalmente no dito "Ocidente").

É nesse contexto que surge o "guru" da "New Right" brasilis atual, requentando todas essas neuroses da guerra fria pro tempo presente, num mundo completamente distinto daquele, um espertalhão falastrão que viu no vácuo da direita colonizada submissa do país (exaurida no governo FHC, na primeira destruição neoliberal) uma forma de se projetar. Um fato curioso, é que já se nota (como eu vejo, observo) um certo mal estar da população, que no fundo começa a notar que fizeram besteira, mas muita besteira mesmo, mas agora é um pouco tarde pra voltar atrás... mas não foi por falta de aviso... não se "preocupem", está ruim, mas vai ainda piorar e muito antes do caos "passar", se criarem juízo.

Quem quiser conferir, pode ler a série acima (já tem o link), mas seria melhor que lessem um livro sério sobre o assunto em vez de ficarem só se fiando por resuminhos de "jornais espertos" (dessa mídia da OTAN que invadiu o Brasil como: BBC "Brasil", El País "Brasil", DW "Brasil" e vários outros) por pura preguiça de ler, há uma lista de publicações sobre Nazismo aqui:
Bibliografia do Holocausto - Nazismo - Fascismo
http://holocausto-doc.blogspot.com/2008/08/bibliografia-do-holocausto-nazismo.html

Achei que eu havia feito uma lista curta sobre nazismo, mas foi sobre o Holocausto, a quem quiser conferir também, segue o link:
Ranking de livros em português sobre o Holocausto (Bibliografia)
http://holocausto-doc.blogspot.com/2012/06/bibliografia-holocausto-portugues.html

Que não é bem ranking" porque não existe "hierarquia" alguma na lista, mas como a expressão é mais popular acabei a usando.

Depois vejo se faço um "Ranking" (lista) só pra "Nazismo".

Vale a pena também dar uma conferida nos vídeos do canal "Leitura ObrigaHISTÓRIA", no Youtube, sobre esses temas, Fascismo, Nazismo e cia. Sugeriram o canal e eu gostei.

Em suma, foi uma indigência o "nível" de discussão da última eleição, de lado a lado, uma esquerda tosca que não sabe o que é Fascismo (confunde com autoritarismo) "lutando" com uma direita igualmente tosca que diz que o Brasil vivia uma "ditadura comunista" (com o Santander, Itaú e cia). Como uma pessoa disse uma vez numa rede dessas, "o problema do Brasil não é ideológico, é cognitivo", e infelizmente cada vez mais eu concordo.

P.S. virou um verdadeiro hospício o post sobre a "Moeda nazicomunista", pra quem quiser ter uma ideia do que é "olavismo", pode ir lá ler já que só vive no topo dos mais lidos, entre outros.

6 comentários:

stéphano bahia disse...

viu a histeria e agressividade dos bolsominions e outros capachos dos EUA em relação a Gleisi Hoffman? Só porque ela foi ver a posse de Maduro.
Pois bem, Trump, Obama etc. visitam n vezes a Arábia Saudita, se congratulam numa boa .. e esses hipócritas nada dizem..
a África é pilhada diariamente por ditadores da pior espécie... mas isso não os revolta.
Esses boçais exigem até mesmo invasão da Venezuela..
Queria ver se a Venezuela tivesse o mesmo poderio da Coreia N.
Eles ficariam pianinho...

Roberto disse...

"Pois bem, Trump, Obama etc. visitam n vezes a Arábia Saudita, se congratulam numa boa .. e esses hipócritas nada dizem.."

É a dita "esquerda domesticada" ou amestrada, ou "esquerda controlada", moldada pelos EUA, onde parte do próprio PT (na figura do Haddad e da ala paulistocêntrica do partido, a cúpula do mesmo) e uma turma renegada do PiÇOL, e uma parte que se aglomerou no PDT fizeram eco, em que pese deu não bicar muito com a Gleisi, uma "esquerda" que dá eco ao que a Globo pauta não são dignos de crédito.

Essa turma não esperneia por crime humanitária no Iêmen (8,5 milhões passando fome, provocado pelo regime primitivo fundamentalista wahabita da Arábia Saudita, o Estado Islâmico oficial apoiado pelos EUA http://br.rfi.fr/mundo/20181106-85-milhoes-passam-fome-no-iemen-na-pior-crise-humanitaria-do-planeta), o esperneio deles é porque cultivam uma ideia alucinada de "democracia liberal" e acham que tudo que não "soar dessa forma" tem que ser rechaçado, por moralismo e analfabetismo político, reduzem o olho grande dos EUA sob o petróleo da Venezuela a essa discussão sobre "democracia". Por isso que houve golpe no país em 2016, com uma "esquerda", classe média tosca (e burra) dessas, como conseguiriam defender o país da velha rapinagem externa? Não contentes em entregar o pré-Sal e o país ainda querem que o país vizinho arregace as calças como esse pessoal fez, sem as potências que roubaram o petróleo do país disparasse um tiro sequer.

Roberto disse...

A última desse pessoal é ficar "discutindo" diversionismo, provocar distração, pra que o saque ao pré-Sal do país prossiga, sem qualquer entrave, ficam falando besteira de ministra retardada fundamentalista falando de "Jesus em goiabeira" e outras asneiras enquanto saqueiam o país com rapinagem com os lacaios internos como essa turma da "Lava Jato", a lacaiada inteira do judiciário/MP do país, com o silêncio omisso de parte da cúpula das forças armadas, pois forças armadas que se prezem jamais discutiam sequer a entrega quase grátis da Embraer pros Estados Unidos, que significa alta traição contra o país.

stéphano bahia disse...

A América Latina cheia de líderes pelegos também.. os que apontam o dedo pra Venezuela ficam mudos... cegos e surdos...
é ... o Brasil nas mãos de entreguistas sem-vergonha e o pessoal prestando atenção nessa ministra decadente. Ou seja... no contexto decadente daqui ...ser patriota é ser demagogo autoritário etc. e ser colaboracionista é ser patriota. Pela lógica deles... De Gaulle foi demagogo anti-alemão e Pétain um patriota...

Essa turma esperneia (já que é papagaio da mídia) contra Síria... (daan.. Assad ditador... massacra o próprio povo etc etc) e faz vista grossa pra Qatar, EAU, Israel, Bahrein...
Aliás.. o ISIS é braço de Israel, Arábia Saudita e outros governos corrompidos da região.

Roberto disse...

"Ou seja... no contexto decadente daqui ...ser patriota é ser demagogo autoritário etc. e ser colaboracionista é ser patriota. Pela lógica deles... De Gaulle foi demagogo anti-alemão e Pétain um patriota..."

O pior é que pra inculcar esse tipo de postura na população, precisou se contar com uma "esquerda liberal", americanizada, aculturada (propositalmente), importando pro país esse discurso/pautas identitárias do Partido Democrata, desse "neoliberalismo progressista", Partido Democrata dos EUA que rodou com Trump por isso, o povo queria discutir emprego, perda de poder aquisitivo, proletarização no Tio Sam e os caras queriam encenar "defesa de minorias", pois não defendem nenhuma na prática, consolidando esse discurso neoliberal neocolonialista.

Se só a direita/elite pregasse essas coisas não seria tão fácil da coisa ter se propagado como ocorreu no país, permitindo a vitória de um Mico pra presidência da República.

stéphano bahia disse...

Esses capachos do Pentágono deveriam ver a miséria nos EUA... nada deve ao Haiti !

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...