domingo, 29 de janeiro de 2023

Genocídio indígena do 'governo Bolsonaro'. Havia gente contestando o termo usado na pandemia, agora já possuem um genocídio pra chamar de seu

A quem anda em Marte ou Saturno sem ler as notícias do país, que repercutiram fora também, o título do post é sobre isso aqui:
Tragédia dos Yanomami se configura como genocídio e pode levar Bolsonaro a tribunal internacional (IstoÉ)
PF abre inquérito para apurar crime de genocídio contra Yanomami (site Poder360)

Fala do então deputado Bolsonaro sobre a questão indígena do país, quando era "só" uma figura bizarra no congresso e "sindicalista" de militares:

"‘‘A cavalaria brasileira foi muito incompetente. Competente, sim, foi a cavalaria norte-americana, que dizimou seus índios no passado e hoje em dia não tem esses problemas em seu país.” Este é um trecho de discurso de Jair Bolsonaro, então deputado federal pelo PPB-RJ, na Câmara dos Deputados, em 16 de abril de 1998. Dessa frase, até atos e omissões que fecharam seu mandato de presidente da República em dezembro de 2022, Jair Bolsonaro ofereceu provas contra si próprio. Virou um poço aterrado por acusações, que transbordou com as imagens chocantes, e divulgadas no mundo inteiro, da condição degradante imposta ao povo Yanomami."
Avisando que estou com dificultade pra digitar com uma máquina lenta, fica difícil elaborar um post dessa forma o que torna inviável a escrita de posts, fora a quantidade de bizarrices que ocorre no país de 2018 pra cá (mais de uma por dia), fora todos os anos de 2013 até agora, mas acho que ninguém pode se omitir com o assunto.

Bem como a ofensiva dos apoiadores do ex-presidente miliciano (fantoche de generais, da cúpula podre das forças armadas, um pau mandado bizarro que distrai a população enquanto a horda de corruptos de farda destroçam/destroçavam o país pra forças externas hostis e pela simples pilhagem, reacionarismo e falta de patriotismo, que tanto "falam" e nunca possuíram mesmo fazendo "juramento") atacando Brasília no último dia 08 de janeiro de 2023 destruindo parte da sede Supremo, congresso e Palácios do poder executivo.
Ataques terroristas: entenda o que aconteceu ontem em Brasília em 8 pontos (UOL)
Invasão de bolsonaristas em Brasília: em resumo, os acontecimentos até agora (UOL)
Assista a mais de 40 vídeos das invasões do 8 de Janeiro (site Poder360)
Como foi o domingo de invasão de bolsonaristas radicais aos prédios dos Três Poderes em Brasília (GZH)

Definição de genocídio há no blog (é só procurar pela busca nele ou via Google colocando "holocausto-doc+genocidio" na pesquisa), mas vou digitar de forma resumida com minhas palavras, depois adiciono as fontes aqui (pra turma mais "crítica" ou "cética", entre aspas, não vir espernear dizendo asneira nos comentários):

Genocídio ocorre quando há intento por parte de um grupo ou governo de exterminar a cultura de algum grupo étnico ou/e principalmente, total ou parcialmente, o extermínio físico de um grupo étnico.

Definição precisa de genocídio (por lei):
"According to Article 2 of the 1948 United Nations Convention on the Prevention and Punishment of the Crime of Genocide defines genocide as "any of the following acts committed with intent to destroy, in whole or in part, a national, ethnical, racial or religious group, as such: killing members of the group; causing serious bodily or mental harm to members of the group; deliberately inflicting on the group conditions of life, calculated to bring about its physical destruction in whole or in part; imposing measures intended to prevent births within the group; [and] forcibly transferring children of the group to another group."" [1]
[1] Definição de genocídio (em inglês), verbete do site da Cornell Law School (LII), https://www.law.cornell.edu/wex/genocide

Complemento:
Definição de genocídio, Enciclopédia Britânica (em inglês: https://www.britannica.com/topic/genocide)
"How do you define genocide?" (Artigo da BBC em inglês: https://www.bbc.com/news/world-11108059)
"What is Genocide?" (verbete do USHMM, Museu Memorial do Holocausto, em inglês: https://www.ushmm.org/genocide-prevention/learn-about-genocide-and-other-mass-atrocities/what-is-genocide)

 O que temos no caso dos indígenas Ianomâmis? Exatamente um caso de genocídio, de intento de um governo de patifes de farda, com civis canalhas do mesmo naipe praticando crimes que levariam um grupo específico étnico a seu fim ou a destruição da maioria desse povo indígena do norte do Brasil.

Havia uma turma "histérica" (o Brasil virou o pais da histeria há tempo, contribuição das seitas neopentecas com o moralismo exacerbado de alguns centros), da direita brasileira (como sempre) e da "Cirolândia" encantada, achando extremado o termo genocida pra chamar o miliciano fantoche no cargo de presidente, quando existe o termo "democídio" (aviso: eu não tirei o termo de um livro que circula no país sobre isso, eu conheço há anos por conta do nazismo e li pela primeira vez o termo em inglês mesmo, sem qualquer ligação com publicação brasileira), fora que existe uma discussão sobre a aplicação do termo genocídio num sentido mais amplo, porque muitas vezes se confunde assassinato em massa com genocídio e nem sempre a coisa se encaixa (pra haver genocídio não precisa o extermínio de milhões e sim algo que vise grupo étnico, religioso ou afim).

O termo surgiu na pandemia pela primeira vez pela fala do ministro do Supremo, Gilmar Mendes, e foi questionada pela dita "grande mídia" (que apoiava o miliciano genocida na surdina omitindo os crimes do governo dele bem como os crimes econõmicos de seu ministro neoliberal, Paulo Guedes), mas a questão indígena se essa mesma mídia entrar na via do "negacionismo" (como os negadores do Holocausto fazem com o genocídio da 2aGM), vai "pegar mal" pra mesma... porque o caso tem ampla repercussão internacional.

E conforme a colocação do Stéphano (discussão do outro post), o Biden teria problema em conviver com o rótulo de tolerante de genocidas dentro do território norte-americano?

Em seu governo (Biden) há uma ala dita de "esquerda" (liberais na verdade) que está incomodada com a presença do miliciano em território "ianque", fica difícil de crer que o governo dos EUA e Europa Ocidental de fato se preocupam com a questão indígena (a não ser como chantagem contra o Brasil) não endossando o coro do julgamento internacional e condenação do miliciano Bolsonaro por crimes contra a humanidade, bem como os apoiadores e assessores diretos dele nisso.

Iremos lembrar sempre ao Mr. Biden do problema, até porque foi na administração Obama/Biden que a sorte da maldades contra o Brasil começou, com toda cumplicidade histórica já conhecida de fomento, elaboração e aplicação de golpes de Estado pelos Estados Unidos na América Latina. Muita gente no Brasil e América Latina esquecem da origem da coisa, mas há sempreos que recordarão...

_____________________________________________________________________________
Complemento do dia 30/01/2023

O Brasil é signatário das leis/convenções sobre crimes de genocídio, "viu", miliciano ex-presidente e demais escória apoiadora, conforme os dois textos que colocarei abaixo, do site do Executivo federal. Tem uma escória política tentando atenuar ou defender o pulha, cuidado pra não serem enquadrados como ajudantes se participaram do crime ao longo desses anos.

Sobre crime de genocídio, decreto de 1952, Presidente Getúlio Vargas (Link1)
Lei de 1956, Presidente Juscelino Kubitschek (Link2)

Eu diria que o miliciano, família e apoiadores, ex-ministros estão bem encrencados com a justiça do país e até com a justiça internacional, se a mesma não for leniente (fizer vista grossa) agindo quando "convém", e o governo dos Estados Unidos não proteger mais um genocida que ajudou a colocar no poder no Brasil. _____________________________________________________________________________
Complemento do dia 03/02/2023

Como citei que genocídio pode ser o extermínio cultural também, segue abaixo o verbete da questão (em inglês, tem tradutor de textos à vontade na internet, não há desculpa de "eu não entendo" pra não ler), que é uma parte controversa da definição de genocídio mas existe:

Cultural genocide (https://en.wikipedia.org/wiki/Cultural_genocide)

12 comentários:

stéphano bahia disse...

Curioso que a turma que minimiza o holocausto ianomâmi tá pentelhando Lula por causa da Nicarágua e da Ucrânia.
Povo escroto !

stéphano bahia disse...

Sabe que descobri? Os bozominions tão tendo orgasmo e felicidade quando sabem de notícias de roubos e de assaltos... mandam as vítimas fazer o L... e chamam os autores dos crimes de "filhos de Lula".
Depois dizem que io PT apoia criminoso

stéphano bahia disse...

https://youtu.be/4V-Vt81njpo
Bozo pede sanções contra o Brasil !

Roberto disse...

"Curioso que a turma que minimiza o holocausto ianomâmi tá pentelhando Lula por causa da Nicarágua e da Ucrânia. Povo escroto !"

Desculpando a demora em responder, continuo com o problema do PC (e pelo visto vai entrar por abril, já nem "prometo" mais a solução disso, um update na máquina, acessar esses sites por smartphone é "sofrível", tem quem faça mas a letra é pequena demais), mas essa turma é a do Solzinho (PSOL) do "eixo" (Rio-SP), uma turma com discurso pós-moderno liberal que agora chamam de "identitários" (ainda posto um dia a "gênese" desse termo, estava presente num grupo de esquerda quando soltaram isso pela primeira vez e "pegou", porque se usarem o termo fora do Brasil isso é associado a grupos como a Klan e cia).

Essa turma do "Solzinho" trotskista é uma turma tucanoide que passou a "posar" de "esquerda" quando o PSDB começou a migrar pra posições de extrema-direita, ainda na era Lula 2 (segundo governo Lula, mas não eram escancarados) e ascenderam totalmente na "era Dilma", com aqueles discursos bobocas de "mulher no poder" etc e tal dando margem pra esses bandos solaparem o Estado por dentro e ajudarem os golpistas de 2013. Essa turma tucanoide votava no PSDB paulista principalmente e em outras escrotices no Rio, o estado com a "esquerda mais exótica" do país (que vive com o mundo na lua ou nos EUA imitando norte-americanos), passaram a seguir o PT e implodir o partido por dentro desde então, a meu ver projeto com tentáculo do Estado norte-americano (como sempre) e os "entusiastas" de sempre submissos aqui no país, ou mesmo bobalhões moralistas que reduzem qualquer conflito no mundo a "questões morais" (antes todo problema mundial fosse uma "questão moral").

Não que os apontamentos morais não existam, mas eles seguem lado a lado com a parte econômica, a imoralidade dos liberais e destruição ocasionou a primeira e segunda guerras mundiais, como está provocando os conflitos atuais desde o fim da 2aGM. Por isso que eu dizia ainda no Orkut, em resposta a uma pessoa que questionou se era válido aquela briga contra a negação do Holocausto se essa turma teria "peso", eu disse que o que pesaria no fim seria a questão econômica pra ascensão da extrema-direita, e o que foi que houve desde então?... e não sou "profeta" nem "mãe Dinah" (coloquei esse apelido num palhaço do interior do Rio e a dita "mídia alternativa" até usa sem citar a fonte, andaram lendo certas timelines, acho esse povo uma "maravilha", eles tentam nos deixar invisíveis mas como eu já disse, esse blog é lido por muita gente de peso, de todas as áreas, se eles quiserem nos silenciar naquelas bolhas deles a gente fura as bolhas com o site), mas não é tão difícil de ligar os pontos das crises do capitalismo. Essa turma não enxerga o problema porque baniram por completo qualquer interpretação "mais marxista" sobre essas questões (e não me refiro a esse "marxismo de sovaco" desse neo-PCB cirandeiro que parece um anedotário).

Roberto disse...

"Sabe que descobri? Os bozominions tão tendo orgasmo e felicidade quando sabem de notícias de roubos e de assaltos... mandam as vítimas fazer o L... e chamam os autores dos crimes de "filhos de Lula". Depois dizem que io PT apoia criminoso"

Não se deve esperar alguma atitude sensata, razoável ou honesta de cancros bolsonaristas, é previsível que façam o que tiver de pior, apesar dessa expressão ser pra lá de infeliz (o "fazer o L"), só vi identitário de bolha nas redes usando isso com "orgasmo", é outra tolice que dá de manchete pros caras cortarem porque temos um governo de risco e cercado por todos os lados, onde a China pode ajudar a salvar o mesmo, se o Lula parar de devaneio e ficar comparecendo a evento sem relevância no Rio e dar atenção total a essa viagem (que dará), a pneumonia dele foi por conta dessa visita ao Rio, totalmente desnecessária, o cara não tem mais 50 e tantos anos pra ficar pra cima e pra baixo como antes.

As bolhas das redes, que são em sua maioria do "eixo" (a torcida do Sport apelidou de "eixo do mal", hahahahaha), não deram a mínima também pra violência de facções no Rio Grande do Norte, se fosse no estado deles estariam dando chilique até agora como se fosse a "bomba de Hiroshima" que tivesse caído nesses locais.

Roberto disse...

"Bozo pede sanções contra o Brasil !"

O miliciano é anti-nacional (nacional e nacionalismo no Brasil e América Latina tem significado diferente do que é na Europa, onde a coisa ganha feições reacionárias de fato), abraçou o neopentecostalismo (seita) lesa-pátria baba-ovo dos EUA (vassalos) e dos neoliberais e não larga mais o saco escrotal de Trump (da ala perturbada que tomou de assalto o Partido Republicano, reacionários), em que pese o lixo que é o Partido Democrata também (por isso que desisti de discutir "EUA" com gente de lá, não daria certo, rs, o Tio Sam é um país com "duas direitas", qualquer alternativa real de esquerda ou popular não-reacionária foi destroçada na guerra fria e antes, por perseguição e até assassinatos), os EUA são um país reacionário, a ideia de "país do progresso" sempre foi propaganda ou só "durou" (um verniz) até o fim da guerra fria, porque precisavam manter aparências na guerra contra a URSS e afins.

stéphano bahia disse...

A Nicarágua virou alvo de ódio porque provavelmente um canal será criado lá, e rivalizará com o panamenho. Os chineses provavelmente construirão.
Lembremos que o canal do Panamá, teoricamente é panamenho... mas o Tio Sam controla por procuração.
Já imaginou se o canal da Nicarágua for criado? F**** pro monopólio do Tio Sam.

Roberto disse...

"A Nicarágua virou alvo de ódio porque provavelmente um canal será criado lá, e rivalizará com o panamenho. Os chineses provavelmente construirão. Lembremos que o canal do Panamá, teoricamente é panamenho... mas o Tio Sam controla por procuração. Já imaginou se o canal da Nicarágua for criado? F**** pro monopólio do Tio Sam."

Mas esse é o real motivo do piti dessa "Nova Esquerda" psolenta ("liberal progressistas", já que adoram o termo "progressista", nunca vi um pessoal tão "positivista" assim antes apegado à "ordem e progresso"), o, chilique sobre a Nicarágua usa como mote ataques ao Ortega mas a finalidade dessa turma é demonizar o governo que viabiliza a construção do canal com a China que servirá de alternativa ao canal do Panamá em caso de bloqueio norte-americano. A meu ver o erro da China nisso tudo é não deixar explícito o papel que exerce e que não vai tolerar intromissão dos Estados Unidos nisso e dos lacaios, mas a razão pro chilique denuncista dessa turma e da direita "festiva" neoliberal extremista do país é atacar o avanço da China nas Américas, pela vassalagem que exercem em relação aos EUA.

Destaque pra "esquerda de linha trotskista", maioria absoluta desses "denuncistas" tem esse viés político (o próprio PSOL é trotkista), e aquele DCE chamado PCO fica grudado aos milicos e ao Aldo Rebelo posando de "contraponto" mas é outra bizarrice exótica trotskista, cheios de equívocos políticos graves como o de dar suporte pra ala golpista de extrema-direita do golpe de 2013 sob "argumento" de que são "nacionalistas" (pausa pro riso, rs). O trotskismo sempre faz "trotskices", quer pela direita ou esquerda.

stéphano bahia disse...

Essa "nova esquerda" é pior até que bozominion...
pq é inimiga infiltrada

Roberto disse...

"Essa "nova esquerda" é pior até que bozominion... pq é inimiga infiltrada"

Eu penso o mesmo sobre essa turma, e nem diria que são infiltrados, são liberais órfãos do antigo PSDB de FHC (no apogeu), uma turma que é adesista do projeto neoliberal de destruição do país, com afinidades com a direita Democrata dos EUA e a social-democracia carcomida da Europa Ocidental (uma parte nem sabe nada sobre a política dessas regiões, mas possuem identificação com a onda de rotular todo mundo de preconceituoso, até de quem sempre se posicionou contra esses bandos, eu, vc e vários outros, pra "cancelar", nova forma de censura, chamar pelo nome real). Essa turma ajuda e se alinha ao projeto de destruição dos neoliberais e da extrema-direita brasilis bolsominion baba-ovo de Trump e do lixo do outro lixo no Partido Republicano ianque.

Na falta de um PSDB "limpinho" e "purinho" essa horda de censores, alpinistas sociais, gente ignorante ou mal intencionada acabou "posando" pro país como "parte da esquerda", que não são, nunca foram, e o PT paulista fica dando trela a essa idiotice, fora a esquerda carioca também dançando cirandinha com o PSOL (a cara do Rio, que sempre foi porta de entrada pra todo entulho cultural dos EUA no país).

Esses dias tinha um daqui tentando insinuar que eu estaria com "preconceito regional" (pausa pro riso, hahahahahaha) porque critiquei a babaquice do Haddad de detonar a Shopee (foi grita geral e o Lula vetou, deveria demitir esse "menino do Insper" do ministério da Fazenda, fazendo um "bem" ao país, Fernando Haddad "Cardozo"), sendo que nem preciso dizer de onde sou (Recife). O cara na falta do que dizer começou a apelar pra "fantasmas", unicórnios, inventar coisa (mentindo), gente extremamente despreparada pra discussão política no país e mal intencionada, porque sabem que estão mentindo esperneando isso.

P.S. dei o apelido de "menino do Insper" ao Haddad há alguns anos, acho que quando ele anunciou que ia pro Insper (Instituto paulista que só tem neoliberal dentro, até o pulha que traçou a destruição do país no desgoverno Temer), na timeline de um ex-colega (que virou "papagaio" do Aldo Rebelo, lamentavelmente) e a horda cirista lendo lá passou a propagar o termo, como vários outros ("Mãe Dinah" ressuscitada e cia), que gente tosca e medíocre, os caras estão com um rebaixamento de discussão política tão grande que acham que esses termos banais ou coloquiais que a gente usa pra simplificar a discussão é algo "fora de série", copiam e nunca dão crédito de nada, os caras copiam até o conteúdo dos comentários nessas timelines, ou melhor, copiavam, porque parei de comentar gradualmente quando percebi a palhaçada. A horda cirista foi quem mais fez esse "copy-and-paste", pessoal deplorável, mas tem uma turma do PT da tal "Perseu Abramo" que não fica muito atrás desses, fora a tal "mídia alternativa" (fazem o mesmo desses caras), onde só destaco o canal daquele Eduardo Moreira, que soube montar uma estrutura de TV boa e tá com um conteúdo bom, de nível.

stéphano bahia disse...

Espero que haja a CPI ou CPMI e revele toda sujeira bozista etc.
Dizem que irão postar vídeo de Zambelli pedindo golpe.

confira isso
https://www.youtube.com/watch?v=m3qH_k-LKlg&t=140s
https://www.youtube.com/watch?v=vUvYxpSxDz8
https://www.youtube.com/watch?v=gV_21WiyqaY
https://www.youtube.com/watch?v=Lk5jkdfSLxw

stéphano bahia disse...

Realmente essas viuvinhas do PSDB merecem todo o desprezo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...