segunda-feira, 10 de abril de 2017

Donald Sassoon. "Mussolini e a ascensão do fascismo" (livro) - Vídeo

O Denilton mencionou noutro post da série "Nazismo de esquerda?" o autor (Donald Sassoon) de um livro e fui dar uma olhada no título e nome do autor (o nome não era estranho), e há um post no blog sobre o livro dele acerca da ascensão do Fascismo, a quem quiser (re)ler o texto, eis o link:
Resenha: Mussolini e a ascensão do fascismo (livro)
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/10/resenha-mussolini-e-ascensao-do-fascismo-livro-sassoon.html

A quem quiser ler mais sobre o livro, outro link (no Scielo):
SASSOON, Donald. Mussolini e a ascensão do fascismo (História vol.28 no.2 Franca 2009)
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742009000200033

Mas acabei achando mais este vídeo deste canal no Youtube, Leitura ObrigaHISTÓRIA, em que aborda o livro do Sasson sobre a ascensão do Fascismo na Itália, e que acaba mencionando um tema "espinhoso" pros ditos "liberais" brasileiros que negam as ligações dos liberais do passado com os fascistas e fascismo, que é justamente a origem (causa) desta panfletagem do slogan "Nazismo é de esquerda".

O comentário acima fui eu que fiz sobre partes do vídeo, não tirem conclusões precipitadas sobre o vídeo sem assisti-lo. Digo isto porque muita gente só de ler um comentário, no qual discorde, já dá "chilique" e acaba por não querer assistir/ver o vídeo, e vale a pena vê-lo. A quem quiser ver de onde começa a questão que eu mencionei, pelo menos no blog (mais ou menos, há mais de um post sobre a questão), ler esses posts de 2014 (ambos os livros abaixo não possuem tradução pro português):
Ishay Landa - "O Aprendiz de Feiticeiro: a Tradição Liberal e o Fascismo" [O elo "perdido" dos liberais com o fascismo] (livro)
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/12/ishay-landa-o-aprendiz-de-feiticeiro-a-tradicao-liberal-e-o-fascismo-o-elo-perdido-dos-liberais-com-o-fascismo-livro.html
As divisões da Direita Norte-americana: Direita Anticomunista, Racista, Cristã e Neoconservadora
http://holocausto-doc.blogspot.com/2014/09/as-divisoes-da-direita-norte-americana-direita-anticomunista-racista-crista-e-neoconservadora.html

A quem não assistiu o vídeo, basta clicar na tela abaixo no próprio post e ver. Há outro vídeo do mesmo canal em que aborda a conceituação de fascismo, deixo este outro vídeo no fim do post.

#022 Mussolini e a ascensão do Fascismo, de Donald Sassoon


O outro vídeo sobre a conceituação do fascismo:
O que é Fascismo? - Conceitos Históricos

4 comentários:

João Lima disse...

Por que o Japão nunca teve um "Führer", apesar de ter sido uma ditadura nos anos 30 e 40 ?

Roberto disse...

"Palpitando", creio que devido à tradição deles de culto ao Imperador, preservaram a figura dele embora tocassem o "regime" com a outra mão. Japão tem uma tradição diferente da Europa, por mais influência do fascismo europeu, acabou desenvolvendo o fascismo ao "modo" deles, como também Espanha e Portugal (mesmo na Europa), que continuaram os regimes mesmo após a guerra.

Pro nazismo brotar, tem que surgir um partido de massas e o "líder" deles vir do povo, é incompatível com o elitismo japonês (o regime), que manteve certas estruturas "de cima".

João Lima disse...

Elitismo?? Hum agora entendi o lance da "revolução meiji"... Foi um golpe do imperador contra o xogum. Ou seja.. Uma plutocracia derrubou outra. Na na transição da era \Tokugawa pra Meiji... O imperador e seus próximos usaram samurais e outros das classes menos privilegiadas como massa de manobra pra derrubar o xogunato. Vi essa história no anime Rurouni Kenshin.

João Lima disse...

Dúvida: Tem gente que afirma que Hitler acabou com desemprego e pobreza na Alemanha.
Ele fez isso como? limpeza social? matando mendigo e favelado?
Vi este vídeo de propaganda de Berlim em 1936. a Cidade tava realmente arrumada.
https://www.youtube.com/watch?v=845F1E8tFKE
Vi videos de soldados alemães batendo continência "Normal"... sem fazer saudação nazista... pq?

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gadget

Este conteúdo ainda não está disponível por conexões criptografadas.