quinta-feira, 18 de setembro de 2025

"Derretimento das empresas de IA, se ocorrer em sincronia, será a maior crise da economia mundial" (Nicolelis). O estrago que as Big Techs dos EUA causam

É tanto "fato" (entre aspas) acontecendo, sem parar, que pra fazer post de cada negócio desses tornaria a coisa inviável por aqui, porque não quero tirar do topo os posts sobre Gaza e o espaço não é pra "assunto aleatório", mas estamos vivendo um período de ascensão da extrema-direita (real, no poder), que sempre foi tema tratado por aqui.

Só que sem delongas, gostaria de compartilhar um recorte de vídeo (colocarei o link pro vídeo inteiro, só que sem estar aberto esse 2o link) do Miguel Nicolelis (cientista brasileiro) comentando sobre a bolha tecnológica dos EUA com as IA ("Inteligência artificial", que tá mais pra "burrice artificial" ou engodo/propaganda, como o próprio Nicolelis comenta) e as famigeradas "Big Techs" dos EUA.

Mas pralém disso, gostaria de ressaltar da gravidade da atuação dessas "Big Techs" manipulando conteúdo todo dia em prol de dinheiro (grana fácil, capitalismo selvagem em estado bruto) tornando as sociedades de vários países, incluindo os próprios Estados Unidos (Trump é "filho" dessa turma e todo caos de comunicação que essas "Big Techs" geram sem regulamentação pesada/legislação internacional), caóticas, surtadas, à beira do precipício, pra eleger facínoras e gente esdrúxula como essas olavetes aqui no país solapando o Brasil de cima abaixo.

Por isso que sempre entrei em choque com a "concepção" de alguns, "preocupados" com "liberdade de expressão" nessas redes/Big Techs, algo que beira ao devaneio, delírio ou falta de entendimento do funcionamento desses monstrinhos (elas não ligam pra "liberdade de expressão" e sim de "manipulação"... vocês quererem brigar com uma estrutura de engenharia/TI de ponta, pesada, sem entender como funciona, os mecanismos dessas redes/plataformas, é um convite pra ir pra cova... ou um convite pra destruição). O Breno ontem andou caindo em si sobre "narcisismo" nessas redes... maioria delas é estruturada pra destacar esses comportamentos, egoísmo exacerbado, individualismo e cia, fora a manipulação de conteúdo e afins, e coleta de dados... estamos em um "Big Brother" sem a maioria se dar conta do problema.

Só que o Nicolelis traz à tona a bolha tecnológica provocada pela IA, porque as Big Techs prometeram o "paraíso" com elas e só entregam propaganda... "computação gráfica" automatizada (de gosto duvidoso, tem edição de vídeo muito acima dessas "IAs" de computação gráfica automatizada, confundem a coisa com a própria "IA", como se "IA" se resumisse a isso), fora os erros bizarros que esse "oráculo" faz com as IAs do Google nas buscas (o Google censura e manipula resultados nas buscas... sem transparência alguma, por isso que ando usando o Yandex, da Rússia... quem não experimentou eu recomendo, o Duckduckgo também) e até no blog, o Google "indexou" essa porcaria aqui e a "IA" (não vi se tem opção de remover) fica adotando a premissa de que eu quero usar certa programação de "html" (pras colunas de vídeos) em tudo quanto é imagem, e não tem como remover... (os posts podem sair "tortos" daqui pra frente por conta disso). Não é uma "maravilha" uma "inteligência" que é burra? rs.

Bilhões, ou na casa do trilhão o gasto dessas Big Techs, consumindo recursos dos EUA, dos países, fora o gasto de água e recursos outros (naturais) pra manter essa baboseira de pé com retorno duvidoso, o que foi apresentado até agora é pífio, uma piada, pro gasto de dinheiro/capital aplicado.

Os "profetas da IA" nos EUA, do Vale do Silícios, estão gerando uma bolha que quando explodir vai levar a economia dos EUA pro limbo e a economia global pra baixo (não sabemos como será a reação chinesa a isso, do BRICS)...

O vídeo que eu citei em questão e a gravidade da coisa (colocarei dois vídeos, achei outro corte interessante, no mesmo tema, do Nicolelis), o corte do canal Tutaméia ficará aberto (não vi o Nicolelis citando o assunto dessa forma em outros vídeos), o link da entrevista completa seguirá mais pra baixo. O post é pra colocar a situação em público (tem muita gente de fora do Brasil acessando o espaço/blog, acessos do Brasil ficaram só na 5a posição nas últimas semanas, maioria dos acessos veio de Singapura, Hong Kong, EUA, Rússia etc) pra que reflitam, discutam e pensem na questão. Estou divulgando o vídeo porque achei pertinente demais, nevrálgico.

Derretimento das empresas de IA, se ocorrer em sincronia, será a maior crise da economia mundial



Entrevista completa: https://www.youtube.com/watch?v=L6_k5BWiWGE

13 comentários:

Roberto Lucena disse...

Os acessos ao site essa semana estava na casa dos mil por dia, foi só colocar post falando dos males das Big Techs (Google incluso) que a coisa despencou... essa é a tal "liberdade de expressão" dessas redes? Que uma turma "iluminada" tenta defender ignorante o caráter privado e imperialista dessas firmas?... o Brasil mergulhou forte em um fundo de poço e tá se recusando a sair o quanto antes...

stéphano bahia disse...

Relembrando... minha relação com essas Big Techs é ambígua... sei que tem essa podridão que você citou... a falsa liberdade de expressão... inclusive perguntei na IA se Israel era ditadura... simplesmente negaram... perguntei o mesmo da Venezuela... falaram mal!
Claro.. ironicamente... acessei informações importantes também.... e eram séria...
Mas claro.. é hora do Brasil ter suas Big Techs... é pra ontem...

Roberto Lucena disse...

"Relembrando... minha relação com essas Big Techs é ambígua... sei que tem essa podridão que você citou... a falsa liberdade de expressão... inclusive perguntei na IA se Israel era ditadura... simplesmente negaram... perguntei o mesmo da Venezuela... falaram mal! Claro.. ironicamente... acessei informações importantes também.... e eram séria...
Mas claro.. é hora do Brasil ter suas Big Techs... é pra ontem..."


Comentei sobre no post da Unidade 731 (vc citou a questão do Youtube lá, no post tb foi citado eu acho, a dependência da China com o Youtube...), o link (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/09/por-tras-da-unidade-731-a-carnificina-contra-a-humanidade-pela-guerra-e-o-militarismo.html).

O que vc relata da IA acima é algo até corriqueiro, pq ela acessa como base a maioria das matérias sobre a Venezuela e são quase todas negativas, então ela reproduz o "teor", viés das matérias... por isso que de "inteligência" a IA não tem muita coisa, rs. É fácil induzi-la ao erro... não é difícil sabotar máquinas, programação... principalmente na questão da "indução" (manipulação).

Como disse no post da "Unidade 731", não sou contra que o povo use aplicativo de rede e cia, a questão sequer é sobre isso e sim a dependência do povo aqui no país dos mecanismos produtos dessas Big Techs dos EUA e comentei a razão no link da "Unidade 731" mas cito aqui.

O pessoal que é "pioneiro" na rede tinha/tem a cabeça mais aberta pra experimentar coisa nova, ou tinha... a gente saía testando tudo, a gente usava o IRC, mas tinha o ICQ, outras mídias diversas, e por fim telefone (se o pessoal queria ter contato pralém da rede), email etc, não havia limitação da comunicação a uma rede ou duas como tem há muito tempo com esse pessoal que só "adentrou" na internet (tardiamente) pelo Facebook, Youtube e whatsapp, o grosso disso não chegou a usar a internet dos primórdios, não conhecem a diversificação que havia e a internet sem a manipulação das Big Techs... a coisa estava realmente noutro patamar, por isso que esses entulhos do Zuckerberg, Google e cia destroçaram a coisa.

Mas cedo ou tarde essa turma vai mudar "na marra", vide quando o Musk comprou o twitter e implodiu aquilo, não souberam migrar pra tal "bluesky"?... a "necessidade "faz milagres" e mudanças...

Assunto das últimas semanas foi Trump censurando (de novo) apresentador nos EUA e ameaçando fechar TVs... esse pessoal acha que a perseguição trumpista vai ficar restrita aos EUA com as Big Techs?...

Eu já coloquei matéria sobre banimento de 11 mil canais "pró-Rússia e China" do Youtube... canais políticos e cia deveriam pensar redobrado no problema, pq depois não venham com choro de que não "imaginavam" etc... papo furado, uma parte "alertou" (aqui se chamou atenção pro problema (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/07/a-guerra-dos-eua-contra-china-e-o-brics-se-aprofunda-o-youtube-google-entrou-de-vez-de-novo-no-conflito-censurando.html).

O Youtube como conhecemos hoje não vai durar pra sempre, é altamente vulnerável, agarrado a mudanças de gosto, do povo se cansado, enjoando de temas etc (o próprio Google estimula isso, essa busca frenética por "novidade", até levar a coisa à saturação).

Roberto Lucena disse...

Não comentei acima, mas veio à cabeça a questão... um dos problemas dessa turma que só passou a usar "pra valer" a internet com o FB (2010), Youtube (2015 ou mais, apesar das Lives já rolarem desde 2012, mas a "esquerda fofa" chegou anos depois, 2017, 2018 e olhe lá), whatsapp e cia é que pra esse pessoal "internet é isso", essas "redes"... rs. Eles não concebem que a coisa é mais ampla (sempre foi).

Eles não concebem que a rede já foi de outro jeito (porque não vivenciaram a coisa, nem costumam ler sobre isso), não possuem uma visão "total", mais "espacial" da www/rede etc que o pessoal que acessava já a coisa antes do FB e cia costuma ter da rede, da internet.

Por isso que vc vê sempre a gente entrando em atrito (ironizando) o pessoal do Youtube e cia... pq eles acham que a rede se resume àquilo... e passa longe... mesmo que os acessos de outros meios, hoje, seja bem mais reduzido, a "formação de opinião" é mais forte em meios mais nichados, menores, de mais reflexão, discussão, do que por Youtube e cia.

Demora mais tempo pra opinião "formada", jogada nessas mídias "menos espessas" (como blogs e cia) ganhar força, mas quando ganha vira "Tsunami" e "arrasa quarteirão". Não menosprezando o Youtube como mídia, mas aquilo é um "pardieiro" do Google, apesar de se apresentar como "novidade"... é o cacareco do Google. Muito sujeito a criação de panelas (isso é um problema mais de "cultura brasileira" oriunda de Portugal, da monarquia podre lusa que aportou por aqui pelo país, essa "bajulação da corte", gente só falando com A ou B por "interesse" imediato etc).

Esse pessoal consegue deformar até uma coisa promissora, pq eu sempre venho trazendo conteúdo da mídia alternativa dos EUA cobrindo a Palestina... pra mostrar como a "abordagem" muda de país pra país... pq a gente não vê muito o problema de "panelinhas" (pode até existir mas escondem bem) nesses canais de fora (o pessoal se mostra mais aberto, o pessoal aqui no país é "arredio", beirando a hostilidade).

E não é a gente que vai dar "jeito" nessa turma... (eu não vou), eu só demarco a posição pra amanhã esse pessoal não fazer "cara de paisagem" fingindo que não fizeram tal coisa.

stéphano bahia disse...

O pessoal que é "pioneiro" na rede tinha/tem a cabeça mais aberta pra experimentar coisa nova, ou tinha... a gente saía testando tudo, a gente usava o IRC, mas tinha o ICQ, outras mídias diversas, e por fim telefone (se o pessoal queria ter contato pralém da rede), email etc, não havia limitação da comunicação a uma rede ou duas como tem há muito tempo com esse pessoal que só "adentrou" na internet (tardiamente) pelo Facebook, Youtube e whatsapp, o grosso disso não chegou a usar a internet dos primórdios, não conhecem a diversificação que havia e a internet sem a manipulação das Big Techs... a coisa estava realmente noutro patamar, por isso que esses entulhos do Zuckerberg, Google e cia destroçaram a coisa.

Mas cedo ou tarde essa turma vai mudar "na marra", vide quando o Musk comprou o twitter e implodiu aquilo, não souberam migrar pra tal "bluesky"?... a "necessidade "faz milagres" e mudanças...
Acessei bluesky.... gostei... pena que poucos se mudaram pra lá! ....
o nome dessa rede me lembra a música do A-HA.... https://www.youtube.com/watch?v=SOKqF3OEit4 Quando leio ou ouço o nome dessa rede.... "ouço" a música do grupo musical...

"Assunto das últimas semanas foi Trump censurando (de novo) apresentador nos EUA e ameaçando fechar TVs... esse pessoal acha que a perseguição trumpista vai ficar restrita aos EUA com as Big Techs?..."

Será uma censura pesada a nível internacional....

"
O Youtube como conhecemos hoje não vai durar pra sempre, é altamente vulnerável, agarrado a mudanças de gosto, do povo se cansado, enjoando de temas etc (o próprio Google estimula isso, essa busca frenética por "novidade", até levar a coisa à saturação)."

Verdade... Vamos ver se aparece concorrentes.

Roberto Lucena disse...

"Acessei bluesky.... gostei... pena que poucos se mudaram pra lá! ....
o nome dessa rede me lembra a música do A-HA.... https://www.youtube.com/watch?v=SOKqF3OEit4 Quando leio ou ouço o nome dessa rede.... "ouço" a música do grupo musical..."


Não lembrava dessa música, e isso que tenho o disco (comprei a preço de banana dois vinis quando isso era realmente barato, zerado, teria saído hoje a uns 10 reais por disco, senão menos, LP já foi muito barato no país e no mundo, mas aposentei os LPs, não aguento aquele chiado do vinil, apesar do som dos LPs ser superior a CD, se não fizerem mixagem apropriada dos fonogramas pra parte digital, conseguiram fazer com os discos dos Beatles e em breve vai ter uma penca de relançamentos usando esse tipo de tecnologia), e aquele disco 3 deles, o 2 não consegui na época ou não lembro se tenho. Ando recomprando disco que eu tinha (em CD), que detonaram, mas esses LPs sobreviveram.

Mas sobre a rede nova, ao menos uma parte teve curiosidade de ir lá ver, pra não ficar refém do twitter, vou abordar a questão abaixo.

"Será uma censura pesada a nível internacional...."

Se o Laranjão partir mesmo pro ataque, a paulada vinda dos EUA sobre canais políticos será pesada... e acredito que já está em curso, como trouxe a informação, já andaram fechando 11 mil canais "pró-Rússia e China" no Youtube, estão testando e avançando na censura, pra ver o nível de "chiadeira" que poderia rolar. Como "ficou por isso", próximo passo das Big Techs deve ser a remoção de canais maiores sobre "temas delicados" (que a Casa Branca considera censurável).

É que o Google pisa em ovos, pq o Youtube tb é "galinha dos ovos de ouro" dele, o Google fica com um olho no faturamento e outro na censura... pq depende tb dos subsídios do governo norte-americano... e canais de políticas não são os que mais movimentam o Youtube, ao contrário do que certa "youtubesfera brasilis" acredita (que o mundo gira em torno do umbigo de meia dúzia deles). Eu mesmo assisto outros canais sem ligação com política no Youtube (é o que "salva" deu não desligar aquela plataforma).

"Verdade... Vamos ver se aparece concorrentes."

No caso do Google, de buscas, eu já uso o Yandex mais que ele... eu realmente gostei do Yandex pra busca. Relembra como o Google foi antes de se corromper, de virar a podridão corrupta que é há anos, censurando tudo (o blog tá em shadowban, com menos visualização que uma penca a gente ainda é alvo da coisa, e isso que nem tem post direito sobre Rússia e cia).

O whatsapp tem concorrência do Telegram, uma parte já usa esse segundo pelo país, é uma diversificação do uso, diversificação necessária.

Algo que era comum no passado, a gente não usava só um mecanismo e sim vários, diversos, apesar de haver alguns "principais", havia mais diversidade de uso dessas coisas, algo que a turma que aderiu à internet pelo Facebook, Youtube não tem muito hábito... ficam muito centrados nas redes que começaram a usar em 2010 e cia e dificilmente saem disso.

E sobre o Youtube sempre estar mudando, como peguei a coisa desde o começo eu não fiz a afirmação de forma "aleatória", o Youtube que eu vi em 2010, 2011, 2013 já nem existe mais, o Pirulla seria um "fóssil" dessa era (dos que sobreviveram), dos que conseguiram se manter relevantes (pelo tipo de conteúdo que ele discute, de ensino, ciência etc e saber repassar isso), e veja a situação, o cara fica doente e "some", o Youtube passa o rodo, sem pena. Não há direitos trabalhistas por parte do Google e cia, essa turma tb não se junta em sindicato pra cobrar... a super-exploração dessas Big Techs no Brasil deve ser maior que o roubo de petróleo do país por petroleiras gringas...

Um monte de gente do Youtube de 2013 e cia nem está de pé mais naquilo, a coisa cansa, satura (pela super-exploração do Google, que é um moedor de carne), aquele Rafinha Bastos já foi "sensação" na coisa e cadê? O povo não lista isso, mas veja a quantidade de gente que "despontou" na coisa e desapareceu, a lista é extensa (e não vai parar).

stéphano bahia disse...

"Não lembrava dessa música, e isso que tenho o disco (comprei a preço de banana dois vinis quando isso era realmente barato, zerado, teria saído hoje a uns 10 reais por disco, senão menos, LP já foi muito barato no país e no mundo, mas aposentei os LPs, não aguento aquele chiado do vinil, apesar do som dos LPs ser superior a CD, "

Aposentei LPs e CDs.... tô preferindo ouvir pelo celular... notebook etc..

stéphano bahia disse...

"É que o Google pisa em ovos, pq o Youtube tb é "galinha dos ovos de ouro" dele, o Google fica com um olho no faturamento e outro na censura... pq depende tb dos subsídios do governo norte-americano... e canais de políticas não são os que mais movimentam o Youtube, ao contrário do que certa "youtubesfera brasilis" acredita (que o mundo gira em torno do umbigo de meia dúzia deles). Eu mesmo assisto outros canais sem ligação com política no Youtube (é o que "salva" deu não desligar aquela plataforma)."

Verdade... mas vc me disse que o Times of India não é censurado pelo youtube porque os indianos podem retaliar...



"No caso do Google, de buscas, eu já uso o Yandex mais que ele... eu realmente gostei do Yandex pra busca. Relembra como o Google foi antes de se corromper, de virar a podridão corrupta que é há anos, censurando tudo (o blog tá em shadowban, com menos visualização que uma penca a gente ainda é alvo da coisa, e isso que nem tem post direito sobre Rússia e cia)."
Sim... censura.. e quer acusar os demais disso! A hipocrisia....

"O whatsapp tem concorrência do Telegram, uma parte já usa esse segundo pelo país, é uma diversificação do uso, diversificação necessária."
Indiquei o Telegram pra conhecidos... até em grupo de zap.. em caso de emergência.


"Um monte de gente do Youtube de 2013 e cia nem está de pé mais naquilo, a coisa cansa, satura (pela super-exploração do Google, que é um moedor de carne), aquele Rafinha Bastos já foi "sensação" na coisa e cadê? O povo não lista isso, mas veja a quantidade de gente que "despontou" na coisa e desapareceu, a lista é extensa (e não vai parar)."
Verdade,,, vira clichê!

Roberto Lucena disse...

"Aposentei LPs e CDs.... tô preferindo ouvir pelo celular... notebook etc.."

Eu tou recomprando CDs que detonaram (meus), e muita gente voltou a comprar CD, até LP (LP eu já corro, depois dos cupins terem detonado uma parte disso, dos de valor que eu tinha), o streaming pode até ser mais "prático" mas vc não é "dono" de nada e a qualidade de áudio do Youtube é bem abaixo de um fonograma (pra quem tiver ouvido mais musical, de tocar instrumento e cia vai notar).

Só que tou recomprando CD de sebo, a Universal (que comprou a EMI) até vendo alguns CDs a preço razoável mas tá metendo a "faca" (no preço) em alguns do Queen, dos Beatles e cia.

Roberto Lucena disse...

"Verdade... mas vc me disse que o Times of India não é censurado pelo youtube porque os indianos podem retaliar..."

Sim, essas mídias indianas gozam de certa imunidade, liberdade, pq o governo indiano "banca" a briga, no caso, "compra" a briga de soberania (a Índia entende a questão da comunicação como parte da soberania do país), se o Google fizer graça com elas, o governo mete o cipó no Google e o Google não quer perder mercado bilionário da Índia (vai pisar em ovos), idem pro FB e cia. O Brasil é que não soube se impor com a questão e paga o preço (há muito tempo).

Ficam esses "youtubers" aqui no país naturalizando o Google e multinacional dos EUA como se fossem "empresas nacionais", desgraça tá consumada. Não possuem direitos trabalhistas (pq essas firmas exploram, "criação de conteúdo" é trabalho... se aufere lucro bilionário essas empresas têm que repassar parte disso pro país e não passam), fora outros problemas (de espionagem, de coleta de dados etc). Enquanto tem gente fazendo escarcéu por petróleo no pais, que é relevante, a discussão do séc. XXI já tá em cima das Big Techs... que a "Intelligentsia" de Tupinicópolis pensa que é coisa menor.

"Sim... censura.. e quer acusar os demais disso! A hipocrisia...."

Se vc quiser buscar catálogo de filmes e cia, só via Yandex, o Google pode esquecer, e mesmo temas de guerra, o Google censura até palavras como (vou digitar em separado pra não remover do index dele) "bal - ca- ni- za -ção", pode digitar o termo no Google que ele não mostra, pq é um termo "ofensivo aos Bálcãs" (o nível de sandice identitária chegou a esse ponto, sandice identitária que é arma de guerra dos EUA, pra censurar).

"Indiquei o Telegram pra conhecidos... até em grupo de zap.. em caso de emergência."

Sistema de migração começa assim, apesar de que pode arrefecer com o tempo, mas começa baixo, se o povo for sentindo que o outro aplicativo é melhor, começa a debandar ou usar mais, quando vc vê, tá todo mundo usando um e deixando o outro.

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

Quando eu dizia no Orkut que o FB iria tomar conta de tudo, vinha "revi" rir e dizer besteira dizendo que isso não tinha "fundamento"... (o FB se expandindo globalmente e o Orkut ficando restrito ao Brasil com perda de usuários, aritmética básica, conta de somar e subtrair), o que vimos então? Cadê o "Orkut"?... tem uma turma metida a "profeta" e cia, os "mães Dinah" (que coloquei o apelido), mas essa turma é bom ter cuidado quando a gente "profetiza" algo (hahahaha), o nível de "pancadaria" (de "acerto", se bem que isso não é "profecia" ou nada do tipo, nem sequer "previsão", é coisa de raciocínio lógico em cima de dados, histórico) aqui é muito maior do que as marmeladas que eles ficam tagarelando. É que esse pessoal não tá muito acostumado com certas discussões aí melindram quando acessam esse espaço, ficam com raiva, não dirigem a palavra etc (como se a gente fosse "perder" algo nisso, essa é a parte engraçada da coisa, rs).

"Verdade,,, vira clichê!"

Depois coloca na busca "Youtubers que sumiram" pra ver a lista (a quantidade)... é extensa. De 2 anos pra cá já notei que sumiram vários. Super-exploração, cansaço, povo fica doente sem direito a repouso, saturação, não retorno financeiro (Youtube não dá cachê como a Globo, Bandeirantes e cia davam...). É o lado obscuro da "fama" (efêmera), que eu sempre chamo atenção pro povo não se deslumbrar (mas cada um que cave sua sentença). Muita coisa que é "moda", novidade hoje vira fumaça amanhã em pouco tempo.

Por que alguns temas não "saem de moda"? Como apontei o caso do Pirulla, o assunto dele é perene (biologia, paleontologia), e ele gosta de ensinar, a proposta dele sempre foi nessa linha, ou esse espaço aqui, foi "projetado" pra servir pro povo estudar/ler (se quiser), só para se a gente parar, mas tem muito material pra ler (se o povo quiser acessar pra isso), PDF etc. Em Youtube não tem como forjar muito esse tipo de coisa (só no formato que o Pirulla usa, e pq tem peso, qualidade, não ficam chamando gente "chutando" por viés ideológico/preconceito político pra dizer besteira, em tom de "profecia", de adivinhação, pq isso não é ciência, apesar de ter ciência que lida com perspectiva futura, elas não se valem de "chute" pra isso e sim de dados, coisa meticulosa, sem preconceitos políticos). E esse pessoal que eu citei tb não ficam de "copy and paste" alheio... rs.

stéphano bahia disse...

"Depois coloca na busca "Youtubers que sumiram" pra ver a lista (a quantidade)... é extensa. De 2 anos pra cá já notei que sumiram vários. Super-exploração, cansaço, povo fica doente sem direito a repouso, saturação, não retorno financeiro (Youtube não dá cachê como a Globo, Bandeirantes e cia davam...). É o lado obscuro da "fama" (efêmera), que eu sempre chamo atenção pro povo não se deslumbrar (mas cada um que cave sua sentença). Muita coisa que é "moda", novidade hoje vira fumaça amanhã em pouco tempo."

Verdade.. sumiram mesmo... claro que tem coisas negativas no youtube.. mas algumas positivas também.. alguns canais mais sérios...
Espero que surja um canal melhor

Roberto Lucena disse...

"Verdade.. sumiram mesmo... claro que tem coisas negativas no youtube.. mas algumas positivas também.. alguns canais mais sérios..."

O que fica no ar por lá, anos a fio, são canais de música, vídeos de música mesmo ou áudio, documentário (se não removerem por direitos autorais), coisas desse tipo, tem muita mídia jornalística de fora, é que o Youtube não sugere pra gente ver, tem que ir atrás (Al Jazeera e cia), mas aí que reside o "x" da questão, quem banca uma Al Jazeera é o governo do Qatar, tem grana pra manter uma estrutura dessas de pé (pq o retorno é duvidoso, é mais um softpower e necessidade de comunicação mesmo dos países), a RTVE (Espanha, estatal), BBC, France24 (acho que tem em espanhol, em inglês eu sei que tem).

Canais de entretenimento é bem complicado... a forma como passaram a promover canais de Youtube aqui no Brasil é bem problemática (problema de origem tb, de certa mentalidade), são poucos, raros, os canais que ficam de pé como o canal do Pirulla que tem relevância longa (de promoção de ciência).

Os ditos canais de jornalismo aqui do país são problemáticos, da parte da "mídia à esquerda", falta subsídio estatal, um fundo pra fomentar mídia desse tipo ou mídia pública (que incorpore certos canais).

Não tem como elaborar uma "regra geral" pra coisa, mas a gente cita o que já presenciou nessas redes, de 2010 pra cá é muito pouca coisa que ficou de pé. Até o canal do Paulo Henrique Amorim rodou... (pelo falecimento dele e estrangulamento econômico de processos).

Sobre discussão política o nível do Youtube no país há anos beira de sofrível a péssimo. Problema de estrutura, formato e esse negócio de "panelinhas"/patotas nesse tipo de coisa é muito problemático. A parte de "geopolítica" aqui no país é "qualquer coisa" de "sucursal do inferno" (com exceções, mas no geral é uma coisa tenebrosa), o que é insuficiente pra manter um país informado sobre questões do tipo ou fazerem contraponto à "mídia hegemônica" do país (se não fosse as redes, nesse caso, de fato o discurso da mídia hegemônica triunfaria, e redes nisso são todas, o conteúdo repassado por usuários e cia que leem esses espaços e discutem).

Iria até abordar essa questão em um outro post sobre "webcomunismo", fui dar uma olhada numa livraria e adivinha qual livro reapareceu editado? O da Anne Applebaum (a do troféu recente pro Breno, hahahaha), ri muito (não andaram lendo isso aqui pra reeditar, foi coincidência, triste coincidência). Reeditaram até o "Livro negro do comunismo"... retorno ao "olavismo" dos Lula 1 e 2.

Uma turma "crítica" dos webcomunistas fica enchendo muita linguiça falando desses caras mas dá pouca ou zero atenção a essas publicações anti-comunistas, o olavismo, extrema-direita do país bebe sempre nesse tipo de publicação e veja que não há contraponto.

Faltam publicações de livros sérios de História e afins no país, fora que a "patotinha de esquerda" de bolhas ficam evitando citar autores que não sejam de esquerda (mas que são sérios), historiadores e cia por frescura, só que as publicações que essa turma "consome" é pra meia dúzia (e caras), não é publicação pras massas, é um problema bem sério isso no país (o acesso a livros e cia).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...