quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Testemunho do Prof. Wilhelm Pfannenstiel (Waffen-SS) - Gaseamento em Belzec

"Professor Wilhelm Pfannenstiel, higienista da Waffen-SS, sobre um gaseamento em Belzec.
Citado em "The Good Old Days" - Ernest Klee, Willy Dressen, V. Riess, The Free Press, NY, 1988., p. 238-244:

Clique na imagem pra vê-la ampliada.
Quando me perguntam sobre as execuções de judeus, eu devo confirmar que em 19 de agosto de 1942 eu testemunhei uma execução de judeus no campo de extermínio de Belzec. Eu gostaria de descrever como aconteceu de eu estar lá. Durante minhas conversações com o SS-Brigadeführer Globocnik, ele me contou sobre as grandes fiações que ele havia instalado em Belzec.

Ele também mencionou que o trabalho nesse campo ultrapassaria consideravelmente a produção alemã. Quando eu lhe perguntei de onde vinham os materiais de fiação, ele me disse orgulhosamente que eles tinham vindo dos judeus. Nesse momento, ele também mencionou as ações de extermínio contra os judeus, que em sua maior parte foram mortos no campo de Belzec...

Durante esta visita, eu fui levado para dar uma volta por um certo Polizeihauptmann chamado Wirth, que também mostrou e me explicou as instalações de extermínio no campo. Ele me contou que na manhã seguinte um novo carregamento de cerca de 500 judeus estaria chegando no campo, que seria direcionado para essas câmaras de
extermínio. Ele me perguntou se eu gostaria de assistir a uma dessas ações de extermínio, ao que, depois de uma grande dose de reflexão, eu consenti. Eu planejei enviar um relatório ao Reichsarzt-SS sobre as ações de extermínio. A fim de escrever um relatório eu tinha, entretanto, que observar primeiro uma ação com meus próprios olhos. Eu continuei no campo, passei a noite lá e fui testemunha dos seguintes eventos na manhã seguinte.

Um trem de mercadorias viajou diretamente para dentro do campo de Belzec, os vagões foram abertos e os judeus os quais eu acreditava serem da região da Romênia ou Hungria foram desembarcados. Os vagões estavam bem lotados. Havia homens, mulheres e crianças de todas as idades. Eles receberam ordens de formar fila e então tiveram que se dirigir a uma área de reunião e tirar os sapatos...

Depois de os judeus terem removido seus sapatos, eles foram separados por sexo. As mulheres iam junto com as crianças para dentro de uma cabana. Lá, seus cabelos eram tosados e eles tinham que se despir... Os homens iam para outra cabana, onde eles recebiam o mesmo tratamento. Eu vi o que aconteceu na cabana das mulheres com meus próprios olhos. Depois de elas terem se despido, o processo todo acontecia muito rapidamente. Elas corriam nuas da cabana através de uma sebe para o centro de extermínio real. O centro de extermínio inteiro parecia como uma instituição normal de despiolhamento. Em frente ao prédio, havia vasos de gerânios e uma placa dizendo "Fundação Hackenholt", acima da qual havia uma estrela de David. O prédio era brilhante e agradavelmente pintado, de modo a sugerir que as pessoas não seriam mortas ali...

Dentro dos prédios, os judeus tinham que entrar em câmaras para dentro das quais era conduzido o escapamento de um motor de [100(?)] HP, localizado no mesmo prédio. Dentro dele havia seis das tais câmaras de extermínio. Elas não tinham janelas, tinham luzes elétricas e duas portas. Uma porta levava para fora para que os corpos pudessem ser removidos. As pessoas eram conduzidas de um corredor para dentro das câmaras através de uma porta vedada comum com parafusos. Havia um "olho mágico" de vidro, segundo me recordo, próximo à porta, na parede. Através dessa janela, podia-se assistir o que estava acontecendo dentro da sala, mas somente quando a sala não estava tão cheia de pessoas. Depois de um curto período, o vidro ficava embaçado. Quando as pessoas tinham sido trancadas na sala, o motor era ligado e então eu suponho que eram abertas as válvulas ou aberturas para as câmaras. Se eram válvulas ou aberturas, eu não gostaria de dizer. É possível que o cano levasse diretamente para as câmaras. Uma vez que o motor era ligado, a luz nas câmaras era desligado. Isso era seguido por uma inquietação dentro da câmara facilmente perceptível. A meu ver, era só então que as pessoas sentiam que alguma coisa iria lhes acontecer. Parecia-me que por detrás das grossas paredes e da porta elas estavam rezando e gritando por socorro."

Fonte: A Teacher's Guide to the Holocaust (do Florida Center for Instructional Technology)
http://fcit.coedu.usf.edu/holocaust/resource/document/DocBelz.htm
Traduzido em: Holocausto-doc lista (Yahoo!)
http://br.groups.yahoo.com/group/Holocausto-Doc/message/6322
Tradução: Marcelo Oliveira

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...