sábado, 22 de novembro de 2014

A moeda nazicomunista da Veja... que não era moeda... e que não era comunista

A quem perdeu o começo desse post, favor ler este:
O separatismo dos magoados

Lá no post lerão o seguinte (transcrevo praqui):
Eu me segurei pra não criticar este cidadão da Veja antes (o Constantino), porque haviam me passado um texto dele. Pra adiantar, o texto era uma cópia de blog estrangeiro (ele não cita a fonte de onde relatam uma suposta "moeda nazicomunista", mas acha-se fácil na web), que vou tratar em outro post.

Evitei retrucar o texto da "moeda" pois iria parecer pirraça e ataque pessoal quando não é. Apenas não deveriam passar esse tipo de conteúdo sem antes perguntar o que a pessoa pensa de revista "x", mas o povo (em geral) não enxerga a coisa dessa forma e acaba passando sem refletir, sem avaliar o conteúdo, porque partem do princípio equivocado de que por A ou B ser contra o negacionismo que automaticamente "gostará" ou "endossará" revista/jornal A ou B como a Veja (e publicações afins) e não é por aí.
Feita a apresentação, vamos ao post que saiu no panfleto, ops, Revista Veja que quando se mete a falar de nazismo e segunda guerra é algo que causa constrangimento.

Aliás, a Veja causa constrangimento comentando qualquer coisa. O "post bombástico" é este aqui abaixo tentando negar que o nazismo era/seja um movimento de direita ou "provando" que era/é de "esquerda", que é mais do mesmo da panfletagem liberal mais extremada:
"A moeda nazicomunista que prova que o nazismo era de esquerda"

Primeiro problema (de vários): a moeda não é moeda, é um broche comemorativo do dia trabalho lançado em 1934: Tag Der Arbeit (Dia do Trabalho)
http://www.coinpeople.com/index.php/topic/20376-tag-der-arbeit-1934/


Agora, pra efeito de comparação (eu havia achado um site que tinha vários desses broches, mas pra localizar no meio rascunho tá complicado, eu acho que pode ser este aqui mas não dá pra cravar), segue o broche de 1937:
Tagungsabzeichen der NSDAP 1. Mai 1937 Tag der Arbeit
De 1935:
Tagungsabzeichen der NSDAP 1. Mai 1935 Tag der Arbeit
De 1938:
Tagungsabzeichen der NSDAP 1. Mai 1938 Tag der Arbeit

E mais uns cliques do broche de 1934 mostrando aquele alfinete pra colocar na camisa, mostrando que não é uma moeda:
Tagungsabzeichen der NSDAP 1. Mai 1934 Tag der Arbeit
Imagem 2 (o alfinete do broche)

Tem fotos melhores desse broche. Você encontra mais informações sobre isso colocando na busca do Google por: Tag der Arbeit+1934

Pra terem uma ideia do "nível" de "discussão" sobre isso, deem uma lida (torturante): Link.

É assim que esses hoaxs se espalham.

Só que teve um pessoal que foi retrucar apontando um emblema da Áustria antigo, anterior ao broche, que mostra uma águia segurando uma foice e um martelo em cada pata, segue a imagem abaixo:
Brasão de Armas da Áustria de 1919 a 1934

Aqui a história (em inglês):
Coat of arms of Austria

A primeira águia não apresenta correntes nas patas (a que apresenta corrente partida simboliza a libertação do nazismo), a escolha do martelo foi feita pra representar a indústria e a foice a agricultura (ou agricultores), porque na época essa simbologia era popular e as classes abastadas (dominantes) tentavam com essas manobras usar uma simbologia para parecerem mais "amigáveis" para o povo (para parecerem mais próximas ao povo). Na época a revolução russa de 1917 era bastante popular e teve um impacto pesado na Europa.

Só que por mais bem intencionada seja esta citação da água austríaca, deveriam explicar a diferença dos regimes (segue abaixo uma explicação rápida, resumida e repetida) apesar do brasão austríaco mostrar o quanto é tola a citação da moeda (isso já bastaria). Porque se só o 'deboche' não serve como resposta a tudo.

Vejam como é fácil usar a mesma retórica do cara da Veja pra outras comparações (passando essa ideia) agora com o sionismo, "a moeda nazi-sionista" (essa também é manjada, é sobre o acordo de transferência):


Tirado do site do David Irving (negacionista britânico).

Viram como é fácil fazer esse tipo de associação extremamente infantil? E vejam que a ideia sempre parte de sites extremistas, geralmente de direita.

Eu presumo que esse ideia da "moeda nazicomunista" tenha sido espalhada no Orkut a partir deste blog anti-esquerda, pró-Israel (tem o símbolo lá) e adulador de Pinochet, em inglês. Eu prometi que iria mostrar o blog de origem, presumo que seja este embora não tenha localizado nos rascunhos o conteúdo que eu havia salvo, o post é de 2008:
An original Nazi Labor day medal from 1934

E se acharem qualquer broche ou moeda do tipo com os EUA dá pra fazer a mesma associação provando que os EUA são uma "República Nacional-Socialista Bolivariana" (rsrsrsrs).

Falando sério, qualquer um que se interesse por segunda guerra sabe ou deveria saber dessas divisões básicas sobre segunda guerra, refiro-me aos que não queiram manipular informação também.

Prosseguindo, o broche do dia do trabalho de 1934 na Alemanha, com aqueles símbolos só teve esta edição daquele ano.

O nazismo também tentou aproximar gente da esquerda radical pras fileiras da revolução nacionalista que empreendera. Dar uma lida em:
O Movimento Revolucionário Conservador alemão, precursor do nazismo
Strasserism
National Bolshevism
Third Position

Continuando a parte acima. O primeiro de maio de 1934 antecedeu a Noite das Facas Longas (ou Noite dos Longos Punhais) em que a ala radical (mais revolucionária) do Partido Nazista liderada por Ernest Röhm foi incorporada (os membros) na SS a partir da extinção da SA de Ernert Höhm com o assassinato do mesmo a mando de Hitler.

Röhm vinha se desentendo com Hitler porque queria uma revolução nacionalista mais radical, que colocaria a SA como a Força Militar nacional e Hitler se aproximara das Forças Armadas alemãs e dos industriais (capitalistas) que pediam "moderação" ao partido. Entre um e outro, o Bigodinho Raivoso ficou com os industriais e os militares.

Há mais exemplos de distorções com cartazes nazistas que alguns blogs de extrema-direita liberais usam pra "provar" que o nazismo era/é de esquerda porque os cartazes eram cópias (ou eram inspirados) em cartazes da União Soviética stalinista.

Estou adiantando essa baboseira dos cartazes caso alguém queira vir contemplar com esse "achado" como se ninguém "soubesse de nada", eu já vi essas idiotices, isso circulou bastante pelo Orkut até chegar na "Veja", incluindo essa "moeda nazicomunista".

Eu não retruquei antes pelo motivo citado lá no começo em destaque. Um texto desses é do nível de um texto "revi" só que tentando demonizar a esquerda com o nazismo quando muitos (a maioria) "revis" são simpáticos ao nazismo e conservadores. Tenham em mente que quem repassa isso adiante por fanatismo ideológico também está reabilitando em termos o nazismo. Em termos pois os simpatizantes do fascismo, neste posto, costumam ser mais "honestos" que essa turma liberal radical.

Como podem ver, o indivíduo querer provar que nazismo é de esquerda por uma "moeda" (que não é moeda) ignorando a História ou omitindo/negando o que cada parte defendia ideologicamente (o nazismo como quase todos os fascismos teve toda a classe industrial capitalista ao seu lado, enquanto na URSS a economia era de fato estatal, controlada pelo Estado, o Fascismo italiano inclusive adotou programa liberal) é um atestado de desonestidade intelectual puro (ou de ignorância também junta).

Fora as privatizações do nazismo. Já viu isso Constantã? O Bigodinho era chegado a uma privatização, vai ver ele gostava de Mises também (rs):
Against the mainstream: Nazi privatization in 1930s Germany (de Germà Bel, Barcelona)
Link2

Ao contrário do que muita gente pensa, pois isso é disseminado errado e propositalmente, e até simpatizantes do fascismo acham que o fascismo era "estatal" (rs), a indústria privada/capitalista nesses países transcorreu sem problemas, pelo menos os maiores grupos, como podem ver neste post sobre trabalho escravo/forçado no Terceiro Reich com bibliografia sobre o tema e os grupos que usaram mão de obra escrava no nazismo (a indústria alemã em peso):
Trabalho escravo/forçado no nazismo - bibliografia

Vai ver o Hugo Boss, a BMW, a Mercedes, o Deutsche Bank, o IG Farben (complexo industrial químico que quando dissolvido deu origem a Bosch, Basf, Bayer etc) eram todas estatais socialistas marxistas bolivarianas e ninguém avisou o mundo disto, rsrsrsrs.

Olha só o lucro dessas empresas com o trabalho escravo:
Revealed: How the Nazis helped German companies Bosch, Mercedes, Deutsche Bank and VW get VERY rich using 300,000 concentration camp slaves

Pra que coisa mais capitalista que isto? Hugo Boss, seu bolivariano, rs.

Isso é algo manjado, batido. Quem fala que essas empresas privadas (conhecidas mundialmente) eram estatais ou que o nazismo era estatal (daí a minha crítica ao termo "totalitarismo", que mais distorce do que explica), ignora coisas tão primárias sobre isso que não dá nem pra discutir a sério com quem insiste neste tipo de negação ridícula.

Dito isto, por favor, só me mostrem esse tipo de idiotice em caso de dúvida real ou como mostra de manipulação ideológica (de várias espalhadas pela web), do contrário eu ignorarei totalmente (se for pra fazer panfletagem). Não é prepotência o gesto, é que quem acha que uma coisa dessas é sério pra crer que o homem não foi à Lua e em qualquer bobagem (que vá de acordo com sua linha de pensamento ideológico) é um passo ou então estão achando que vão "convencer" A ou B aqui com isso, e não vão, vão é irritar porque é sacanagem. De "maluquice" (coisa exótica) já basta o "revisionismo".

Seguir cegamente esse tipo de revista/publicação é falta de critério. O povo quer aprender algo sobre segunda guerra pela revista Veja? Com um radical de direita (liberal) distorcendo, parecendo um "PSTU de sinal trocado"? Desista. Não paguem esse mico. É constrangedor.

51 comentários:

João P. Santos disse...

O Constantino escreveu isto?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Roberto disse...

Pois é, dá até vergonha de "rebater" uma idiotice dessas, mas serve pra mostrar o "nível" da discussão política no país e o "nível" da mídia oligopolizada.

Roberto disse...

Mais uma mostra (2) do "nível" da discussão política no país:
Eu sou inteligente! Você é burro! Eu tenho cultura!

Vergonha alheia total.

João P. Santos disse...

De se lamentar as cenas, via muito disto no orkut.

CARRIER CONTEMPORARY ART disse...

Eu tenho um broche desses. Nunca soube direito o que era. Guardo faz quase vinte anos.

Roberto disse...

A tal "moeda" é um broche do dia do trabalho de 1934, quando o nazismo já havia chegado ao poder na Alemanha.

Pelo fato do broche ter uma águia com suástica ostentando um martelo e uma foice (não na forma conhecida usada pela URSS) o cidadão da Veja "deduziu" que isto é uma prova irrefutável (como eles gostam de dizer) de que 'nazismo é comunismo', mesmo havendo um brasão da Áustria, anterior, com o mesmo simbolismo.

A foice representa os trabalhadores do campo e o martelo de bigorna que representaria os trabalhadores da indústria e a própria industrialização, na cabeça do cidadão da Veja, só podem ser símbolos comunistas.

O blogueiro da Veja na pressa não verificou o que a imagem era, daí dizer que era uma moeda, e reproduziu provavelmente este texto dele de algum site/blog de fora que faz esse tipo de panfletagem de extrema-direita ligada àqueles grupos de seguidores de Mises e cia que se autodenominam "libertários", quando na prática estão mais pra protofascistas.

Guerrax disse...

A base do argumento de que a Alemanha Nazista era capitalista é o fato de que a maioria das indústrias foi aparentemente deixada em mãos privadas.

O que Mises identificou foi que a propriedade privada dos meios de produção existia apenas nominalmente sob o regime Nazista, e que o verdadeiro conteúdo da propriedade dos meios de produção residia no governo alemão. Pois era o governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário privado nominal receber.

A posição do que se alega terem sido proprietários privados era reduzida essencialmente à função de pensionistas do governo, como Mises demonstrou.

A propriedade governamental "de fato" dos meios de produção, como Mises definiu, era uma consequência lógica de princípios coletivistas fundamentais adotados pelos nazistas como o de que o bem comum vem antes do bem privado e de que o indivíduo existe como meio para os fins do estado. Se o indivíduo é um meio para os fins do estado, então, é claro, também o é sua propriedade. Do mesmo modo em que ele pertence ao estado, sua propriedade também pertence.

Mas o que especificamente estabeleceu o socialismo "de fato" na Alemanha Nazista foi a introdução do controle de preços e salários em 1936. Tais controles foram impostos como resposta ao aumento na quantidade de dinheiro na economia praticada pelo regime nazista desde a época da sua chegada ao poder, no início de 1933. O governo nazista aumentou a quantidade de dinheiro no mercado como meio de financiar o vasto aumento nos gastos governamentais devido a seus programas de infraestrutura, subsídios e rearmamento. O controle de preços e salários foi imposto em resposta ao aumento de preços resultante desta inflação.

O efeito causado pela combinação entre inflação e controle de preços foi a escassez, ou seja, a situação na qual a quantidade de bens que as pessoas tentam comprar excede a quantidade disponível para a venda.

As escassezes, por sua vez, resultam em caos econômico. Não se trata apenas da situação em que consumidores que chegam mais cedo estão em posição de adquirir todo o estoque de bens, deixando o consumidor que chega mais tarde sem nada — uma situação a que os governos tipicamente respondem impondo racionamentos. Escassezes resultam em caos por todo o sistema econômico. Elas tornam aleatória a distribuição de suprimentos entre as regiões geográficas, a alocação de um fator de produção dentre seus diferentes produtos, a alocação de trabalho e capital dentre os diferentes ramos do sistema econômico.

Roberto disse...

"A base do argumento de que a Alemanha Nazista era capitalista é o fato de que a maioria das indústrias foi aparentemente deixada em mãos privadas."

Não foi aparentemente deixada em mãos privadas, elas eram privadas. A Alemanha nazi era capitalista e nunca pôs abaixo o sistema capitalista. Todo o conglomerado privado alemão se desenvolveu forte com ela como o Krupp Group e a IG Farben que chegou a ser a maior indústria química do mundo.

"O que Mises identificou foi que a propriedade privada dos meios de produção existia apenas nominalmente sob o regime Nazista"

E errou na "investigação", até porque Mises não é historiador da segunda guerra ou do nazismo.

"e que o verdadeiro conteúdo da propriedade dos meios de produção residia no governo alemão."

O que é falso, como citei acima. A BMW e quase todas as empresas privadas alemãs eram privadas mesmo, exceto a Volkswagen que era ume empresa menor na época mas funcionava como capital privado embora sob controle de um grupo da SS (estou citando de memória).

"Pois era o governo alemão e não o proprietário privado nominal quem decidia o que deveria ser produzido, em qual quantidade, por quais métodos, e a quem seria distribuído, bem como quais preços seriam cobrados e quais salários seriam pagos, e quais dividendos ou outras rendas seria permitido ao proprietário privado nominal receber."

Isso não torna nenhuma empresa privada em estatal. Mas as empresas privadas grandes tinham certa liberdade de expansão por toda a Europa, fora as apropriações que os nazis fizeram nos outros países que ocuparam. Toda a malta empresarial de grande porte da Alemanha apoiava o regime e esses industriais eram tudo menos "socialistas".

"A posição do que se alega terem sido proprietários privados era reduzida essencialmente à função de pensionistas do governo, como Mises demonstrou."

Mises não demonstrou nada além de ser um panfleto/panfletário de extrema-direita (com viés liberal). Querer discutir nazismo citando um ideólogo radical "liberal" (ou como chamam, "libertário" nos EUA) é como eu usar panfleto do PSTU pra discutir o nazismo. A afirmação dele não tem qualquer veracidade histórica. E chega a ser engraçado citarem um sujeito que serviu ao austro-fascismo (da Áustria) com Dollfuss e as desculpas esfarrapadas que ele deu pra isso. Então Mises era socialista e esqueceu de avisar e depois voltou pro capitalismo? Antes que eu esqueça pois vcs já tem "respostas" prontas pra tudo, eu conheço a panfletagem em torno disso também.

"A propriedade governamental "de fato" dos meios de produção, como Mises definiu, era uma consequência lógica de princípios coletivistas fundamentais adotados pelos nazistas como o de que o bem comum vem antes do bem privado e de que o indivíduo existe como meio para os fins do estado. Se o indivíduo é um meio para os fins do estado, então, é claro, também o é sua propriedade. Do mesmo modo em que ele pertence ao estado, sua propriedade também pertence."

Se vc procurasse livros e textos de História ou de gente não panfletária você não repeteria essa afirmação. "Como Mises demonstrou", como ele pode ter demonstrado se não é levado a sério por historiador algum da segunda guerra? O Joachim Fest, biógrafo de Hitler, era conservador alemão, católico, e nunca usou Mises pra nada pra definir o nazismo como eu citei acima. Eu já tive essa discussão com outro "defensor do libertarianismo" em outro post e citei historiadores de direita que repetem exatamente o que eu disse acima, fora que nem citei nas privatizações do nazismo e não havia citado, na época, da participação dos liberais e industriais italianos na formação do Fascismo, que era bem visto na época em todos os meios de direita até que o nazismo virou um "filho feio demais" pra ser apoiado 'por todos', mas continuou com apoio de vários conservadores até o final da guerra.

Roberto disse...

"Mas o que especificamente estabeleceu o socialismo "de fato" na Alemanha Nazista foi a introdução do controle de preços e salários em 1936. Tais controles foram impostos como resposta ao aumento na quantidade de dinheiro na economia praticada pelo regime nazista desde a época da sua chegada ao poder, no início de 1933."

Já houve controle de preços no Brasil nos anos 80 pra conter a inflação, e isso não tornou nenhum governo da época em "socialista". O confisco de poupança de Collor, ação do Estado pra tentar conter a inflação, não era "socialista". O que vc está dizendo não tem respaldo algum em História ou economia, é só o panfleto de Mises e o "mundo paralelo" que ele criou pra ele e os seguidores dele.

"O governo nazista aumentou a quantidade de dinheiro no mercado como meio de financiar o vasto aumento nos gastos governamentais devido a seus programas de infraestrutura, subsídios e rearmamento. O controle de preços e salários foi imposto em resposta ao aumento de preços resultante desta inflação.

Isso não é socialismo. Qualquer liberal sério e não panfletário, não ignora a presença do Estado na economia. O que você repetiu acima pra dizer que é socialismo não tem fundamento algum, mas está de acordo com a retórica de Mises pra rotular tudo de "coletivista".

"O efeito causado pela combinação entre inflação e controle de preços foi a escassez, ou seja, a situação na qual a quantidade de bens que as pessoas tentam comprar excede a quantidade disponível para a venda.

As escassezes, por sua vez, resultam em caos econômico. Não se trata apenas da situação em que consumidores que chegam mais cedo estão em posição de adquirir todo o estoque de bens, deixando o consumidor que chega mais tarde sem nada — uma situação a que os governos tipicamente respondem impondo racionamentos. Escassezes resultam em caos por todo o sistema econômico. Elas tornam aleatória a distribuição de suprimentos entre as regiões geográficas, a alocação de um fator de produção dentre seus diferentes produtos, a alocação de trabalho e capital dentre os diferentes ramos do sistema econômico."


E onde havia escassez na Alemanha nazi até antes da guerra? A economia alemã cresceu no nazismo, e o que você citou acima não tem nada a ver com "socialismo" como eu mencionei acima, o Brasil fez isso pra conter inflação e não tinha "governo socialista".

Se você cita o caos econômico provocado pelo crash da bolsa (pois houve um caos que aprofundou a crise política na Alemanha, de quebra dando margem ao crescimento da extrema-direita ultranacionalista sob o comando dos nazis e de outros grupos), isso se deu ainda sob a República de Weimar, de viés social-democrata.

Volto a repetir, "Como Mises demonstrou" não é discussão de História, e nem de economia sobre nazismo e fascismo, Mises só demonstrou que é panfletário, é como eu comentei acima, é o mesmo que eu usar panfleto do PSTU pra discutir algo sobre segunda guerra (ou seja, discutir tolices).

Unknown disse...

Se foi uma moeda ou um broche e dai? foi feita com a permissão de um estado que assim como o comunismo tinha o estado sob redeas curtas, controle total de tudo!!!!!O próprio Goebbels, segundo em comando de hitler, declarou no jornal NY Times em 1924 uma verdadeira declaração de amor ao partido commie ao declarar que mais "notavel' q marx só existia hitler (q havia acabado de criar o maquiavélico partido nazi) e que as DIFERENÇAS das idéias comunistas e do nazismo eram muito pequenas!!!!

Roberto disse...

"Se foi uma moeda ou um broche e dai?"

E por que o autor do texto "pérola" não sabia desses "detalhes" (entre aspas, pois o texto do Constantã é simplesmente ridículo de tanto erro que tem).

E daí que um texto coberto de erros tem exatamente que valor? Nenhum, a não ser pra mostrar os erros históricos do texto. Além de mostrar o nível de manipulação (desonestidade) do Constantino ou mesmo ignorância dele sobre isso (em vez dele se ater aos fatos e a verdade ele fica tentando distorcer os fatos da segunda guerra pra panfletagem política de quinta).

"foi feita com a permissão de um estado que assim como o comunismo tinha o estado sob redeas curtas, controle total de tudo!!!!!"

A ditadura militar no Brasil (1964-1985) também tinha controle de tudo no país, quem confrontasse a mesma se ferrava (sofria alguma represália, não necessariamente a morte ou prisão) e nem por isso eu comparo a mesma com o nazismo. Não estou relativizando ditaduras, mas em geral são os liberais que sempre tentam aliviar a carga do nazismo citando a URSS junto, quando a única coisa parecida entre os dois regimes era a repressão, ou nem tanto pois na URSS não havia o fator racista no meio e o grau de devastação do nazismo em 12 anos, provocando a maior guerra da história da humanidade não dá espaço pra essa relativização que vocês fazem. É curioso que nem os EUA, que se aliaram à URSS, à época, fazia esse tipo de comparação que você faz.

"O próprio Goebbels, segundo em comando de hitler, declarou no jornal NY Times em 1924 uma verdadeira declaração de amor ao partido commie ao declarar que mais "notavel' q marx só existia hitler (q havia acabado de criar o maquiavélico partido nazi) e que as DIFERENÇAS das idéias comunistas e do nazismo eram muito pequenas!!!!"

Só achei citação disso que vc reproduz aqui (sobre Goebbels) em sites panfletários, e sem o texto original mencionado (fora as citações do Rauschning em alguns desses sites, conhecido por suas distorções), e não seria algo difícil de conseguir já que o que mais há na internet são documentos sobre nazistas. Pelo viés dos sites que publicam isso dá pra saber qual a razão da citação (mesmo sem documento, ou seja, mais panfleto).

Roberto disse...

O que dá pra entender perfeitamente, até porque eu já conheço esse discurso de vocês decorado, é que tem um grupo no Brasil que se autoproclama "liberal" ou "liberal-conservador" (e afins) que saem espalhando essas baboseiras de "nazismo de esquerda", "nazismo marxista" e afins com um conhecimento raso sobre segunda guerra, ou achando que todo mundo cai fácil nesse tipo de retórica. Em vez de lerem pra entender o que houve no passado apenas repetem e defendem essas bobagens por politicagem mesmo.

Eu sinceramente dispenso discussão nesse nível, mas se quiserem, fiquem à vontade, vou apontar erro por erro que citarem.

Por sinal, essa preocupação de vocês em colar o nazismo na esquerda (em geral) diz mais dos valores dos grupos que pregam isso (há uma certa veia autoritária nisso) do que dos grupos alvo, e mostram um profundo desconhecimento também do que espectro da esquerda na Europa, que nunca se resumiu a bolchevismo e URSS.

J Junior disse...

*Muitos socialistas acusam os liberais de nazistas. Ignoram que o nacional-socialismo era similar ao próprio socialismo em vários aspectos, ambos diametralmente opostos ao liberalismo ou ao conservadorismo. De presente a esses ilustres quadrúpedes, ofereço esta moeda, cunhada na Alemanha já nazista, em 1934, como homenagem ao Dia do Trabalho, uma data especialmente celebrada pelos socialistas:*

*Caso, por algum acesso de cegueira psicológica, o estimado socialista não tiver notado, temos nessa moeda a foice e o martelo, símbolos comunistas, bem ao lado da velha suástica, o símbolo nazista. Até o pacto Molotov-Ribbentrop ser rompido pela ganância de Hitler, comunistas e nazistas conviveram em razoável harmonia.*

*Claro, sempre em concorrência acirrada pela mesma alma abjeta. Mas disputando o mesmo território, não campos opostos. Nesses estavam justamente os liberais e os conservadores, repudiando tanto o socialismo/comunismo como o nazismo (nacional-socialismo).*

*Agora já sabem: sempre que um esquerdista acusar um liberal de nazista, não resta dúvida de que se trata ou de um profundo ignorante, ou de um grandessíssimo cara de pau.*

Roberto disse...

Você tem algo a acrescentar à asneira do Constatã ou só vai fazer "cópia-e-cola" por não entender as panfletagens do Constantino?

Em todo caso, já que o texto/página sumiu da Veja.

"*Muitos socialistas acusam os liberais de nazistas. Ignoram que o nacional-socialismo era similar ao próprio socialismo em vários aspectos, ambos diametralmente opostos ao liberalismo ou ao conservadorismo."

Que socialistas? Socialista pra esse pessoal de extrema-direita e liberal são todos os que são contrários a eles? Pois é mais ou menos essa a lógica que seguem.

Se vocês vivem precisando se justificar pra negar semelhanças com nazistas, é porque há algo de muito estranho no que vocês politicamente defendem, deve ser por isso que são prontamente rotulados de nazis, embora isso seja xingamento, apesar de que todo dito "liberal" brasileiro ignore quem ajudou a parir o fascismo na Itália com a crise econômica que provocaram (os liberais).

"De presente a esses ilustres quadrúpedes, ofereço esta moeda, cunhada na Alemanha já nazista, em 1934, como homenagem ao Dia do Trabalho, uma data especialmente celebrada pelos socialistas:*"

Já rebati isso no post, que você não leu e só fez copiar-e-colar, da próxima vez discuta ao menos em vez de dar uma de troll.

"*Caso, por algum acesso de cegueira psicológica, o estimado socialista não tiver notado, temos nessa moeda a foice e o martelo, símbolos comunistas, bem ao lado da velha suástica, o símbolo nazista. Até o pacto Molotov-Ribbentrop ser rompido pela ganância de Hitler, comunistas e nazistas conviveram em razoável harmonia.*"

Isso já foi rebatido no post, você só fez copiar e colar e ignorou o que foi dito no post sem rebater uma linha sequer. Pacto por pacto, o Reino Unido e França também tiveram alguns, então já posso deduzir que são próximos dos nazistas também por essa lógica? A França inclusive teve um governo fantoche pró-nazi. Vocês deveriam ler mais em vez de querer ficar fazendo pregação política como se todo mundo neste país fosse ignorante.

"*Claro, sempre em concorrência acirrada pela mesma alma abjeta. Mas disputando o mesmo território, não campos opostos. Nesses estavam justamente os liberais e os conservadores, repudiando tanto o socialismo/comunismo como o nazismo (nacional-socialismo).*"

Errado, os conservadores alemães apoiaram os nazistas, os liberais "sumiram" (tinha até um Mises que andou "namorando" os fascistas na Áustria), liberais apoiaram governo de Mussolini na Itália, em suma, o Constantino é um ignorante sobre esses assuntos e de uma arrogância fora do comum.

Roberto disse...

O que foi mencionado fica só na superfície (o que citei acima), já que você nem leu o que foi escrito no post e não disse nada, deu uma de troll colando texto que foi rebatido no post, se eu quisesse ler de novo isso eu iria procurar o original. Se colocarem copy-and-paste de texto rebatido no post, sem argumentar nada, vou passar o rodo da próxima, "trollagem" não dá.

"*Agora já sabem: sempre que um esquerdista acusar um liberal de nazista, não resta dúvida de que se trata ou de um profundo ignorante, ou de um grandessíssimo cara de pau.*"

Eu não acusei disso, em todo caso, se a carapuça servir pra vocês, rs. Essa "preocupação" de vocês em tentar se distanciar do nazismo é sempre "estranha", deve ser porque tem prefeito em São Paulo que persegue mendigos fazendo "higienismo" (coisa que os nazis faziam) que vocês apoiam com fervor e aberrações do tipo.

Se acusam liberais de nazistas no Brasil, por que acusam? Vem do nada a "acusação"? Vão ficar no vitimismo sempre por completa falta do que dizer?

E antes que eu esqueça, Constantino é um idiota sobre segunda guerra (e praticamente sobre quase tudo), só rebati este lixo da Veja porque foi tão estúpido o texto que mereceu apontar o grau de idiotice do panfleto daquele cidadão. Se ele tivesse um algum senso crítico, ele mesmo admitiria que publicou uma asneira (mas não espero isso daquele tipo de pessoa).

Parem de ficar lendo sites idiotas "liberais" (entre aspas) de internet pra vir "fazer pregação" como um bando de pastores fanáticos neopentecostais e procurem um livro decente de segunda guerra, daí se darão conta do quanto estão sendo manipulados por gente mal intencionada como esse sujeito que foi removido até da própria Veja (que é um panfleto extremista de quinta categoria).

Unknown disse...

Não houve nenhuma refutação do texto quanto a acusação do nazismo ser do espectro de esquerda. A águia é um símbolo reconhecidamente nazista e isso é reforçado com a águia segurando uma suástica.
O martelo em uma asa e a foice na outra simbolizava o nazismo como fator de realização do comunismo. O fato do broche ser uma comemoração do dia do trabalho relaciona diretamente com o NAZI o partido dos trabalhadores alemães.
Dizer que existiam empresas privadas na Alemanha nazista é desconhecer que a China atualmente faz o mesmo e ninguém nega o comunismo na China. O meta capitalismo é uma base do espectro da esquerda o que faz o nazismo e o comunismo irmãos ideologicamente.

Roberto disse...

"Não houve nenhuma refutação do texto quanto a acusação do nazismo ser do espectro de esquerda."

O texto primeiro mostra os erros da falsidade do "texto" da olavete ex-colunista da Veja (panfleto). Quando à baboseira do "nazismo de esquerda", confira a série do blog, só vou achar engraçado você ("Unknown") e demais "liberaletes" nervosas tentarem rebater o que dizem historiadores do nazismo, é um negócio tão tragicômico que discutir com vocês é uma coisa mais baixa que discutir com os ditos "revis" do Holocausto. Quem fica neurótico repetindo essa baboseira de "nazismo de esquerda" se encaixa no seguinte caso: nunca leram nada sobre segunda guerra. Ou estão mentindo de forma infantil, achando que só discutem com idiotas que não conseguem rebater essas asneiras de uma extrema-direita liberal.

"A águia é um símbolo reconhecidamente nazista e isso é reforçado com a águia segurando uma suástica."

A águia também é símbolo dos EUA, do México (está na bandeira, inclusive), era da Espanha (não sei se é mais pois constava na bandeira franquista) e acho que até da Rússia. E também da Áustria. E nenhum desses países são iguais porque possuem uma águia como símbolo. Veja o nível de argumentação infantil que vocês usam.

"O martelo em uma asa e a foice na outra simbolizava o nazismo como fator de realização do comunismo."

Essa simbologia foi usada pra fazer uma média com a classe operária na Alemanha, é uma apropriação simbólica, que logo foi descartada, a "moeda" em questão não é nem moeda, era um broche dado no dia do trabalho em um determinado ano, nunca mais apareceu em celebração nazista. Agora, se você afirma isso com tanta veemência, ao menos mostre a fonte, rs. Esse negócio de soltar pérolas descontextualizando o passado aqui não funciona.

"O fato do broche ser uma comemoração do dia do trabalho relaciona diretamente com o NAZI o partido dos trabalhadores alemães."

Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores da Alemanha, que não teve (e continua não tendo) nada a ver com trabalhismo ou com qualquer movimento de esquerda.

"Dizer que existiam empresas privadas na Alemanha nazista é desconhecer que a China atualmente faz o mesmo e ninguém nega o comunismo na China."

Minha cara olavete parva, não é desconhecer o presente e sim discutir o PASSADO, e como se define conceitos, divisões políticas sem essas comparações ridículas. Eu sinto como se estivesse discutindo com um bando de retardados ou ignorantes pedantes, piores que os ditos "revis". Dá até pra contestar, com sobrar, se esse regime atual chinês ainda é "socialista", pois a China pratica capitalismo, mas não é liberal. O regime nazista era capitalista, não era socialista (nos moldes soviéticos) ou mesmo da antiga China socialista. Seja menos ignorante discutindo isso.

"O meta capitalismo é uma base do espectro da esquerda o que faz o nazismo e o comunismo irmãos ideologicamente."

Cara, faça um favor a você, vá ler um livro sobre nazismo (tem diversas indicações pelo blog) e mesmo de ciência política ou sobre política, aí sim você vem discutir. Ficar rebatendo idiotice de gente mimada soltando besteira na internet tá ficando "bem chato". Quer ser de direita, fique à vontade, mas pelo menos não seja ignorante. Qual direita mundo afora concorda com vocês a não ser uma "seita" minúscula, sem crédito, que panfleta essa baboseira nos EUA ligados aos grupos "libertários" (ultraliberais)? Ninguém leva o que vocês dizem a sério, veja como é fácil rebater essas bobagens que vcs soltam, sem sequer indicar referências exceto baboseiras como Mises (esses sites ridículos de internet pra doutrinação neoliberal) e afins.

Roberto disse...

A série que eu apontei (link abaixo), "vá lá" e seja "feliz", xingue e desqualifique todos esses historiadores, chame-os de ignorantes, comunistas e afins sem nem saber com qual linha política eles se identificam. Chame historiador europeu de ignorante ou comunista (acho que a maioria dos citados são da Europa), rebata ponto a ponto desses livros (e são só resumos apontando trechos), ou procure lê-los em vez de repetir esse besteirol de vocês que já encheu, depois desse surto de supremacistas nos EUA essa neurose de vocês repetindo isso na internet "já deu":
https://holocausto-doc.blogspot.com.br/search/label/nazismo%20de%20esquerda

Chega a dar vergonha eu ter que discutir isso, é realmente asqueroso. Nem com "revisionista" eu sentia tanto asco de ter que responder tanta idiotice. E não sei porque vocês pra discutirem ficam com esse negócio de "Unknown" e afins, que negócio ridículo.

Unknown disse...

Eu ia falar, como estudante de economia, como a economia da alemanha nazista seguiu de forma solida. Mas o Roberto falou TUDO, praticamente, do que eu ia falar.

Unknown disse...

Roberto, percebo que você tenta a todo custo empurrar o nazismo para a direita. Mises foi um fascista austríaco que não tem autoridade para falar nada sobre o Nazismo já que não era historiador, Olavo é um idiota, Constantino é um ignorante, broches e cartazes com símbolos comunistas são apenas instrumentos usados pela panfletagem da extrema-direita, a interferência do Estado Nazista nas decisões das empresas privadas não significa nada...Enfim, só Roberto, claramente de esquerda, sabe alguma coisa sobre o Nazismo...

Roberto disse...

"Roberto, percebo que você tenta a todo custo empurrar o nazismo para a direita."

Não preciso empurrar, ele já está no espectro político da direita. O que me impressiona é a procissão de fé do pessoal que aderiu ao discurso do "nazismo é de esquerda" tentando atacar todo mundo que mostra que estão errados. Quando não são os negacionistas do Holocausto (adeptos do fascismo), rola o negacionismo com o mantra "nazismo de esquerda" (a direita brasileira e o negacionismo político).

Se quiser ter uma ideia do absurdo que vocês pregam, leia o blog Holocaust Controversies, onde o grosso que acompanha é de fora do país. Fora do Brasil ninguém dá a mínima pra essa lenga-lenga negacionista da direita brasileira (importada de radicais da direita liberal dos EUA), a todo custo tentando colocar o nazismo no espectro político da esquerda, porque é uma discussão mais xucra que o próprio negacionismo do Holocausto, apesar de ser parte de uma estratégia política de demonização da esquerda e uma "santificação" da direita (como se não tivessem cometido crimes políticos ou tentando se livrar do rótulo nazista), que só cola no país porque boa parte da classe média é muito ignorante (e desonesta) e só assiste a Rede Globo ou leem sites lunáticos de direita neoliberal.

"Mises foi um fascista austríaco que não tem autoridade para falar nada sobre o Nazismo já que não era historiador, Olavo é um idiota, Constantino é um ignorante, broches e cartazes com símbolos comunistas são apenas instrumentos usados pela panfletagem da extrema-direita, a interferência do Estado Nazista nas decisões das empresas privadas não significa nada...Enfim, só Roberto, claramente de esquerda, sabe alguma coisa sobre o Nazismo..."

Se você tivesse lido a discussão na própria caixa de comentários teria visto o link que coloquei de historiadores do nazismo mostrando o espectro político do nazismo (na direita), e historiadores que NÃO SÃO de ESQUERDA, só que são sérios. Veja a lista de gente pirada que você vem me citar pra "provar" que está correta, um tariqueiro islâmico esotérico que virou "guru da direita" no país (Olavo de Carvalho), um ideólogo do ultraliberalismo que aderiu ao fascismo na Áustria e depois tentou jogar o mesmo no colo da esquerda (então o Mises era esquerdista?), Rodrigo Constantino (o da "privatização dos tubarões" que nem a Veja aguentou). Só posso encarar um comentário desses como "brincadeira". Não sou eu que sei, eu coloquei vários posts com quem sabe e você nem sequer leu porque tá fechada nessa neura do olavismo de que vocês são portadores de uma verdade contra o resto do mundo, pois é mais ou menos como vocês se encaixam hoje no espectro político mundial, uma extrema-direita tão pirada que não se encaixa nem na extrema-direita fora do Brasil, talvez só na dos EUA que tem um sistema político dominado pelo liberalismo, a ponto de rotular liberais como "esquerda" quando não são.

Roberto disse...

Eu coloquei o link acima mas vou repetir o link abaixo, mas leia antes de vir atacar, também espero que não saia rotulando os historiadores dos posts de "comunistas" só porque a informação bate de frente com o que você acha que é "correto" mesmo sem fundamento. Mises não é referência sobre nazismo exceto pelo apoio dele ao fascismo (algo contrário, um ultradireitista ter sido de "esquerda", porque você está colocando o fascismo na "esquerda"), Olavo de Carvalho e Constantã não têm a mínima ideia sobre o que é nazismo, os dois são mais uma amostra da falência intelectual da direita brasileira:
https://holocausto-doc.blogspot.com.br/search/label/nazismo%20de%20esquerda

delgadobombeiro disse...

"Não era uma moeda; era um broche..." Ufa, que bom esse argumento, né?... Kkkk! "A águia com as correntes significa a libertação do nazismo." Em 1934? Hitler deve ter cochilado na hora que aprovou o "broche comemorativo"... "Se sair um broche desse nos EUA..." Filho... NUNCA haverá um símbolo nacional norte-americano com a foice e o martelo... ACORDA, CARA!!! Nem todo mundo é bobo pra acreditar nesse seu blog fuleiro...

Roberto disse...

"Não era uma moeda; era um broche..." Ufa, que bom esse argumento, né?... Kkkk!"

Mas é um bom argumento porque é a verdade, porque é o que é e vocês em vez de admitir o erro ficam soltando "kkkkk".

Você vem alegar que eu não uso argumento usando um "kkkk" e não admite que o autor do texto (de uma editora falida, graças a essas "Fake News", já que o termo está em moda) escreveu besteira e ainda quer passar por esse vexame? Tente da próxima, talvez melhore. Não dá pra discutir algo sério com quem nega algo "meio" óbvio. Mas pra quem proporcionou momentos de vergonha com a Embaixada/consulado da Alemanha discutindo "nazismo de esquerda", eu realmente não espero muita coisa da turma que vem até esse post discutir algo sem nem saber o que alegam, "se achando espertos".

"A águia com as correntes significa a libertação do nazismo." Em 1934? Hitler deve ter cochilado na hora que aprovou o "broche comemorativo"..."

Não era bem cochilo, havia departamentos pra fazer isso, e ele não tinha controle mental ou tudo relatado de cada coisa que saia dentro de um país a não ser que você conceba a existência de um "super-humano". E também não havia importância ou tanta importância isso, é uma discussão relativamente idiota com gente extremamente idiota mas que serve pra mostrar o nível de desonestidade de vocês. Essa "discussão" só tem relevância na cabeça distorcida das olavetes do Brasil negando o caráter de direita do nazismo sendo que são parecidos com os nazis no fanatismo.

""Se sair um broche desse nos EUA..." Filho... NUNCA haverá um símbolo nacional norte-americano com a foice e o martelo..."

Mas isso não é um símbolo nacional (o broche), é só um "brinde" comemorativo. E o que tem a ver se não sair isso nos EUA? Só existe os EUA de país no mundo ou só está certo o que sair lá?

Roberto disse...

"ACORDA, CARA!!! Nem todo mundo é bobo pra acreditar nesse seu blog fuleiro..."

Eu não te colocaria nem na categoria de bobo e sim de ignorante, mal informado, pedante e intelectualmente desonesto, você e os outros que vieram encher o saco reafirmando a idiotice do autor do texto na Veja. Fuleira é a estupidez de vocês, mas a opinião de um bando de ignorantes arrogantes e nada dá quase no mesmo, vocês ficam negando, batendo pé, atacando, agredindo, desqualificando mas não dizem nada. Em vez disso procurem um livro adequado sobre nazismo e segunda guerra e vão ler em vez de ficar enchendo o saco como um bando de criança mimada.

Roberto disse...

Publicar aqui a vergonha que vocês estamparam na semana, pra quando alguém acessar de novo esse post não achar que tenho tolerância ou paciência com gente burra. Parem de dar vexame que já beira o ridículo isso há muito tempo. Vocês não leem um livro e ficam repetindo asneira que "gurus" de internet em Youtube ficam vomitando como "verdades". Por isso que o país sempre regride, esse amontoado de imbecis ou zumbis criados pela mídia brasileira sempre ferram o país quando há qualquer avanço.

"Brasileiros criam debate que não existe na Alemanha
"Nazismo de esquerda": internautas tentam "ensinar" história a alemães após vídeo da embaixada. Discussão levantada aparece há alguns anos em círculos de direita brasileiros, mas nunca existiu entre historiadores sérios."
https://www.dw.com/pt-br/brasileiros-criam-debate-que-n%C3%A3o-existe-na-alemanha/a-45531446

Unknown disse...

E esses Alemães q discutiram com os brasileiros, será q eles são isentos de qualquer viés ideológico, não tem a mínima possibilidade de serem comunistas?

Unknown disse...

Após ler tantos comentários apaixonados, deu para entender porque o brasileiro só faz caca votando... Essa discussão de esquerda e direita já não existe mais, já faz muito tempo.
Eu vejo a "esquerda" brasileira acusando qualquer um que discorde de suas idéias de fascista, sendo que o PT, o maior expoente de esquerda, seguiu mais a cartilha do Mussolini que a de Lenin. Assim como defensores de "direita" se intitulando liberais. Meu Deus, isso é um caos conceitual. Ambos os lados não tem a menor idéia do que estão defendendo...
Sim, tanto o Nazismo quanto o Fascismo possuem suas raízes históricas no socialismo/comunismo. No início, poderiam ser considerados como vertentes (Nazismo é a abreviação de nacional socialista e o Fascismo vem de Fasci, que significa Feixe, em italiano. Foi uma dissidência do partido socialista italiano), mas ambos deram uma guinada em suas trajetórias, sendo considerados "de direita". Honestamente, direita e esquerda é como físico e químico. Diversos químicos já ganharam o Nobel de física e diversos físicos ganharam o nobel de quimica. Quando buscamos seus extremos (direita e esquerda), fica claro que são muito parecidos. E a segunda guerra está aí para não me deixar mentir... O eixo do "mal" era composto de Alemanha, URSS e Italia. Nazistas, Socialistas e Fascistas de mãos dadas... Ou já se esqueceram que a IIGM teve seu início pela invasão da Polônia pela Alemanha por um lado e, alguns dias depois, pela URSS pelo outro lado??? Só no final, eles romperam a aliança.

Roberto disse...

"E esses Alemães q discutiram com os brasileiros, será q eles são isentos de qualquer viés ideológico, não tem a mínima possibilidade de serem comunistas?"

A Embaixada/consulado alemã seria composta por comunistas? rs. O Joachim Fest (historiador alemão, de direita) seria comunista também? Porque todos esses afirmam isso. Não acredito que li o comentário acima.

Roberto disse...

"Após ler tantos comentários apaixonados, deu para entender porque o brasileiro só faz caca votando... Essa discussão de esquerda e direita já não existe mais, já faz muito tempo."

Existir, existe, só que está deslocada no momento pra outras questões, entre o neoliberalismo galopante e quem é contra isso, e o contra engloba várias vertentes, desde à esquerda e até à direita (ou pelo menos se diz contra, razão pela ascensão da atual extrema-direita na Europa em cima de uma esquerda liberal, que abraçou o liberalismo dos EUA).

"Eu vejo a "esquerda" brasileira acusando qualquer um que discorde de suas idéias de fascista, sendo que o PT, o maior expoente de esquerda, seguiu mais a cartilha do Mussolini que a de Lenin. Assim como defensores de "direita" se intitulando liberais. Meu Deus, isso é um caos conceitual. Ambos os lados não tem a menor idéia do que estão defendendo..."

Mas eu critico isso na esquerda o tempo todo, a banalização do termo fascista, eu sei o que é fascista e no Brasil o que existe é "liberal autoritário", estilo coronel da América Central, com bigodão e chicote, cuidando de suas "Plantations", fascismo é outra coisa (é mais coisa da Europa).

Roberto disse...

"Sim, tanto o Nazismo quanto o Fascismo possuem suas raízes históricas no socialismo/comunismo. No início, poderiam ser considerados como vertentes (Nazismo é a abreviação de nacional socialista e o Fascismo vem de Fasci, que significa Feixe, em italiano. Foi uma dissidência do partido socialista italiano), mas ambos deram uma guinada em suas trajetórias, sendo considerados "de direita"."

De onde você tira isso? O fascismo veio do século XIX do antigo nacionalismo europeu, como reação inclusive ao socialismo, não tem origem no socialismo. O nazismo é a versão alemã do fascismo, com destaque pra obsessão por "raça" e pela "comunidade nacional racial". Ou seja, não são vertentes, não houve guinada porque já nasceram em cima do nacionalismo europeu que era mais associado à direita ou as elites europeias. Inclusive os liberais da Itália aderiram em peso ao Fascismo e depois da segunda guerra começa a negação pesada de tudo isso.

Em suma, não é porque se não gosta de coisas que as coisas são iguais, daria até pra associar perfeitamente o liberalismo ao fascismo porque no liberalismo o "racismo científico" (dawrnismo social), adotado pelos nazis ou levado às últimas consequências foi incorporado, fora a escravidão dos séculos anteriores (ao XX), genocídios, guerras etc. Essa simplificação de conceitos só porque não se aceita que nazismo seja de extrema-direita não tem sentido, exceto como discurso político com algum fim controverso.

Pastor Almir Borges disse...

Pessoal sou leigo em Historia. Alguém ai pode me dizer a origem do nome Nazista?! Naquela época Socialismo era esquerda ou direita?

Roberto disse...

"Alguém ai pode me dizer a origem do nome Nazista?! Naquela época Socialismo era esquerda ou direita?"

Sobre só o termo "nazi" ou "nazista", a etimologia, vem de uma abreviação do termo em alemão "Nationalsozialist" (Na do "national" e o "zi" do "sozialist").

Popularizou-se dessa forma e ganhou o mundo, só que os nazistas não se rotulavam como nazis ou nazistas e sim como "nacional-socialistas", achavam que o termo "nazi" era depreciativo, usado pelos inimigos deles.

O NSDAP (Partido nazista, a sigla dele) veio do Partido dos Trabalhadores Alemães, grupo de extrema-direita, racista/antissemita forjado em cima dos Freikorps (milícias ou grupos paramilitares formados no colapso da 1aGM na Alemanha), que combatiam grupos de esquerda ou socialistas. A escolha dos termos se deu porque o socialismo era popular na Europa e proclamavam seu próprio "socialismo" (entre aspas) em cima do nacionalismo xenófobo e da comunidade volkish (da comunidade racial germânica).

Apesar do termo "socialista" no nome, os nazis não eram socialistas, eram um grupo de extrema-direita e se aproximavam dos grupos de direita na Alemanha e outros extremistas de direita.

Roberto disse...

Socialismo naquela época era de esquerda, ou colocado no campo esquerdo, mas depende do que você entender por socialismo, porque tem várias vertentes e grupos. O socialismo-marxista soviético, a social-democracia (que tinha ranço com a URSS, não adotava os mesmos princípios e prosseguiu na Europa Ocidental dentro das democracias liberais) etc. Nazismo se enquadrava entre os fascistas (aqui me refiro a fascismo como ideologia, um ultranacionalismo radical, xenófobo etc, de forma resumida), que ganhou corpo na Itália e depois foi adotado em outros países da Europa. O nazismo não pregava superação do capitalismo, apenas outra forma de Estado dentro desse sistema, sem a "usura judaica" ou "financismo judeu" (como proclamavam), e nem o "marxismo judeu" (pros nazis, na concepção racista deles, o regime soviético era "coisa de judeus", o capitalismo liberal também).

Noa Guntz disse...

É pra mim motivo de muita adimiração que ainda haja pessoas comprometidas com a verdade cientifica, e que estejam dispostas a se desgastar, para trazer a consciência as grandes massas ainda embriagadas com as insanidades presente no atual momento.Talvez possa afirmar que a maior crise que o Brasil sofre atualmente e proveniente deste pensamento ufanista e sem controle, que invariavelmente eu percebo intensamente na "neo direita revisionista".

Noa Guntz disse...

Obrigado pelo esforço! Eu particularmente ignoro a maioria das asneiras que vejo por ai, mas talvez valha a pena ter esse esforço todo em provar o óbvio. kkkkk O seu post foi muito informativo, me deixou bem vacinado para lidar com a desonestidade e o oportunismo de pseudo intelectuais, que imagino q vc sabe bem quem são.

Roberto disse...

Agradeço ao Noa pelos comentários, mas estamos vivenciando/presenciando talvez a maior crise do país desde a guerra civil de 1932.

Sobre insanidades, se você leu as discussões acima viu o teor das mesmas. O epicentro disso se dá na figura do tal "Olavo de Carvalho", o tariqueiro esotérico que virou "guru" dessa direita analfabeta do país, em que pese que a ignorância não fica restrita só a um lado do espectro político, a situação do país nesse ponto é vexatória e muito grave.

Vale a pena travar o embate porque não estou mirando propriamente essas pessoas, que na maioria dos casos são "casos perdidos", mas pra abrir os olhos do pessoal com cabeça mais aberta que esteja atrás de informação acurada e que irá encontrá-las por aqui. E se tiverem como traduzir textos em inglês, a indicação está no próprio blog, acessem o blog Holocaust Controversies (do R. Muehlenkamp e cia), em língua inglesa e também o blog sobre conflitos do Daniel (A Vida no Front).

Unknown disse...

A direita kosher insiste em igualar o Nacional Socialismo Alemão de 1933 com o comunismo bolchevique soviético. Aí está a grande verdade que o sistema bancário precisa guardar desesperadamente.

Unknown disse...

não se pode ignorar as asneiras. foi ignorando as asneiras infantis dos bolsominions aliado a taticas do steve bannon q o brasil elegeu o bolso, com base na infantilidade mesmo, acredito q essa é uma das taticas do steve bannon "falar pro povão de maneira clara, infantil, com palavras de força" ..nova tatica politica pra chegar da mente dos que tem PREGUIÇA DE LER .e PREGUIÇA DE SE INFORMAR..os memes e imagens rapidas engraçadas ganham de quem gosta de ler ..TATICA DO STEVE BANNON

Roberto disse...

Quisera eu que a presença do Bannon explicasse a vitória do Mico (como chamo o bobo da corte que foi eleito), a vitória do Mico é mais complexa, vou ver se faço post sobre isso.

Forasteiro disse...

Os famosos "textões" esquerdistas nas respostas. Seis anos de discussão de nada! Putz!

Roberto disse...

Famosos "textões" pq um ignorante como vc e as amebas acima não leem nada, um bando de ignorantes querem discutir política a base de chute, tomam de volta e ficam chorando como um bando de "mocinhas" com esses perfis ridículos.

Vai ler que teu problema é cognitivo (de inteligência) antes de ser "ideológico".

Roberto disse...

Um bando de idiotas virem defender um paspalho que falou de uma moeda (copiando asneira que sai nos EUA), que não é moeda, ignoram tudo que é dito e ficam querendo "vencer discussão" no grito, pela "exaustão" achando que ninguém nota a "tática", é digno de tratamento psiquiátrico. Vão pedir perdão ao país por essa ameba verde-oliva tucano-entreguista que vocês colocaram no poder.

Unknown disse...

Estou deveras impressionado Roberto, ótima argumentação!

Carlos Deomar disse...

O broche provou que os dois são a mesma coisa. Todos sabem que tanto um quanto o outro eram contra o livre mercado e a liberdade individual. Odiavam (o comunismo ainda odeia) os judeus e por aí vai

Roberto disse...

"O broche provou que os dois são a mesma coisa."

O broche provou que o ex-vejista distorce coisas por fanatismo ideológico, como "boa" olavete. Fora outros comentários igualmente cretinos do copiador dessa ladinha da "moeda nazi-comunista" (porque isso saiu em um blog gringo paranoide há muito tempo e o cara copiou):
https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2020/11/05/record-demite-constantino-apos-comentario-sobre-caso-mari-ferrer.html
https://istoe.com.br/filha-de-rodrigo-constantino-comenta-fala-do-pai-sobre-estupro-abalada/

É bom vocês olavetes começarem a se ater ao fato de que a "maré" mudou (de novo) e parar de achar que estão no inferninho que forjaram de 2013 pra cá no país.

"Todos sabem que tanto um quanto o outro eram contra o livre mercado e a liberdade individual."

Capitalismo existe sem "livre mercado" e afins, era o caso da Alemanha nazista. Aqui não é local de pregação dessa ultradireita liberal dos EUA e as sucursais, o problema de vocês olavetes é que vivem num mundo idealizado que só existe na cabeça de vocês. O livre mercado é esse entulho que virou os EUA? O mundo anda querendo distância daquilo.

Roberto disse...

"Estou deveras impressionado Roberto, ótima argumentação!"

Agradeço com atraso o comentário (ao "Unknown"), mas veja a quantidade de bizarrices dessa turma próxima àquele astrólogo "fugido" nos EUA, essa gente acha que "vence discussão" (e isso não é uma disputa) pela repetição, no "grito" apelando pra questões emocionais ou de "cunho moral", é um povo muito raso, com requintes de desonestidade e tosquice.

Invoker disse...

Esse Roberto só fala bosta.

Roberto disse...

"Esse Roberto só fala bosta."

Obrigado pela "menção", eu ficaria preocupado se você fizesse um elogio, de gente como você só quero ler isso e que não conseguem mostrar/provar que o texto panfleto da "moeda" falsa procede, um texto ridículo que saiu na "Oia", vulgo Veja mas que mostra o "nível" dessa direita brasileira do Bolso-olavismo.

A consciência de alguns de vocês, se houver alguma e não forem totalmente psicopatas, deve estar bem pesada com as mãos sujas de sangue das mortes provocadas pelo governo miliciano que 100% de vocês colocaram no poder.

Diego disse...

Achei interessante a busca por fatos, e também por buscar honestidade intelectual nos argumentos. Roberto qual a sua inclinação ideológica?

Roberto disse...

"Achei interessante a busca por fatos, e também por buscar honestidade intelectual nos argumentos. Roberto qual a sua inclinação ideológica?"

Não que eu considere isso importante, até porque qualquer pessoa pode distorcer ou mentir em discussão sem apreço aos fatos (já bati "boca" com gente de esquerda porque eu apontava que o bolsonarismo era um movimento de viés neoliberal e de extrema-direita, algo próximo a um Pinochet ou Fujimori, enquanto essa turma brada até hoje o termo "fascismo" sem nem ter ideia do que é), mas sempre me considerei de esquerda.

Mas pode conferir nos posts "Nazismo de esquerda?" uma série de historiadores (que não são de esquerda, escolhi propositalmente por isso e porque também são os principais nomes sobre nazismo) descrevendo o nazismo pelo que foi/é, se clicar em um tem o link pra sequência ou o post anterior em cada post (http://holocausto-doc.blogspot.com/2016/11/nazismo-de-esquerda-o-que-os-historiadores-nos-dizem-sobre-nazismo-ser-de-extrema-direita-parte-02.html), e mesmo os posts do blog tendo mais documentação que as demais matérias que publicaram disso, o Google empurrou os posts bem pra trás nas buscas quando você procura pelo assunto "nazismo de esquerda" e afins, pra ver como o "algoritmo" dessas empresas ditam tudo na internet, fora o preconceito de gente no país com o blog/site, enquanto o "Holocaust Controversies" (do R. Muehlenkamp) é citado até por universidades e livros fora do país sobre o tema.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...