Traduzido por Leo Gott
14. Quantas câmaras de gás destinadas a matar pessoas havia em Auschwitz?
O IHR diz:
Nenhuma.
Nizkor responde:
Incorreto como sempre, nenhuma prova como sempre.
Existiram cinco "Kremas", cada um deles com, entre outras coisas, uma câmara de gás de extermínio e fornos para incinerar as vítimas. A primeira foi reformada para desempenhar esta função. As outras quatro foram projetadas como câmaras de gás desde o princípio.
(Para toda a informação completa: um investigador aficcionado, de grande talento e muitíssimo respeitado que se chama Jean-Claude Pressac crê que as dos Kremas maiores foram projetadas originalmente como morgues para pouco depois de construídas, convertê-las em câmaras de gas, ainda está em minoria de um este planejamento). Para acesso à obra prima de Jean-Claude Pressac, clicar aqui.
Haviam outras duas instalações de extermínio chamadas "Bunker I", ou a "casinha vermelha", e "Bunker II", ou a "casinha branca".
E novamente para dar informação completa: o primeiro gaseamento foi executado no sótão do Bloco 11, e existiu um sexto Krema que nunca foi mais além dos primeiros projetos.
Leituras recomendadas: Anatomy of the Auschwitz Death Camp, Gutman et al., pp. 157-245, y, para uma excelente perspectiva histórica, Auschwitz: 1270 to the Present