quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Nas entranhas do esgoto do "Cirismo" - Parte 02

Tentando dar continuidade a este post aqui link: "Nas entranhas do esgoto do "Cirismo", que "começa" em 2017, e nunca foi um "movimento" "expontâneo". O "bolsolavismo" que come de talher - Parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2022/09/nas-entranhas-do-esgoto-do-cirismo-parte-01.html), de 2022 (há rascunho da parte 2 ainda de 2022 mas ficou defasado), pois acho que fica mais fácil descrever o problema em cima de uma fonte do que tentar puxar tudo de uma vez da memória (por vezes o resultado fica caótico dessa forma). Também trocarei o termo "Cirolândia" (existe município brasileiro com esse nome) por "Cirismo" que é mais adequado, embora eu ache o termo "Cirolândia" mais engraçado.

Acho que li em 2020, começo da pandemia, esse texto aqui (mais de um, tem um sobre PDT) "O duginismo, a Nova Resistência e a sinofobia" (https://elcoyote.net/politica/o-duginismo-a-nova-resistencia-e-a-sinofobia/), um dos PDT (mas o que vi foi outro, é só pra ilustrar, o site mudou de layout/visual) "A infiltração neofascista no PDT" (https://elcoyote.net/politica/a-infiltracao-neofascista-no-pdt/), de um site com nome de "El Coyote", aparentemente um coletivo. Se não me engano, e alguém quiser comentar (caixa de comentários), a Letícia Oliveira é uma das autoras do site e que denuncia isso.

Não comungo da linha política do site (só pra alertar, mas sou de esquerda, e não mordo) mas a denúncia sobre o PDT, Dugin, Nova Resistência e afins procede, e vou além: a coisa é muito pior do que o que foi descrito. O problema de descrever o problema inteiro é que há que coletar as informações na rede, que se perdem com o tempo (estava discutindo sobre isso com o Daniel, recentemente), e não tem criança pra crer que um bando de "bocós" desse, sozinhos, não conseguiriam entrar numa sigla sem "ajuda", concordam? Áh, esse "Braço forte, mão amiga"?...

 "Mistérios da meia-noite"... como cantava Zé Ramalho..,

Como o pessoal mais próximo sabe, nunca escondi, sempre nutri admiraçã pela figura do Brizola e sempre me "enquadrei" (sem problema) como "brizolista" e afins, por isso o PDT é uma sigla tão familiar, apesar de nunca ter se projetado politicamente em Pernambuco (o PSB e o PT "tomaram" esse espaço) ficando muito restrito ao Rio (de Janeiro), Rio Grande do Sul e "proximidades" (sendo muito bondoso nessa parte). Ou seja, não é algo o outro mundo eu ter simpatia (ou ter tido) pelo PDT, Brizola e cia, e conhecer razoavelmente essa sigla (pelo que vi no Facebook esses anos, conheço até melhor que vários "neo-membros" que transformaram a sigla numa pocilga política).

Ou seja, nunca entendi porque elementos reacionários ou oportunistas, alguns até ex-eleitores do PT (havia um que só faltava gritar "Dilmãe" pra Dilma e depois passou a "renegar" tudo), vinham se aproximar, provavelmente porque notam que há um certo nível de conhecimento político e essa turma é "meio" débil na coisa, até na articulação de discurso (razão pro excesso de "copy and pastes" que essa turma fazia e acham que "ninguém nota"), porque sou a pior pessoa possível pra esses elementos se aproximarem, se houver alguma armação ou coisa suja no ar em algum momento vou notar ou perceber e ligar os pontos. O mais grave de tudo isso é que não se trata de armação da cabeça de amadores ou lunáticos e sim envolvendo sigla partidária, razão pela qual não se deve tratar a coisa como mera "brincadeira".

Não é crime o PDT adotar alguma linha política própria etc, mas fazer uma campanha podre na surdina, "alistando" gente (um bando de amadores sem noção), aceitar dentro essa horda de extrema-direita que parece outro grupelho olavete (Nova Resistência) dentro de um partido histórico do país é uma afronta.

Por isso que discordo do termo usado pelo site como "infiltração" desses bandos, infiltração só há quando é algo clandestino, escondido, a entrada desses elementos no PDT é conhecida pela direção da sigla que concordam com sua presença, inclusive não adianta o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fazer "cara de paisagem" quando questionado por isso, porque ou ele seria estúpido demais pra não saber da coisa ou sabe de tudo e concorda.

O próprio discurso antipetista do candidato Ciro Gomes nas eleições de 2018 e 2022 (nessa ajudando o miliciano candidato à déspota burro do país, Bolsonaro) veio desses bandos e de arrivistas, oportunistas querendo seu lugarzinho ao "sol" achando que uma candidatura pseudo-nacionalista como a do "Ciranha" decola quando o Ciranha nunca largou o "tucanismo" liberal ou udenismo histórico do país, linha auxiliar da elite/classe dominante pilantra do Brasil.

Depois de algum tempo os demais simpatizantes ou gente do "mesmo campo político", como o Sr. Aldo Rebelo, assumiram a fantasia e adentraram nesse "PDT bichado" de "NR", junto com olavetes de outras matrizes.

E antes de prosseguir, o Aldo não é propriamente "duginista" como alguns pensam, virou puxassaco de milico mesmo.

Posso estar equivocado, mas esses bandos circulam o PDT já por volta de 2017/2018 ou antes de 2017 até, mas cravaria o ano de 2017 como o "início da mudança", não abertamente "NRs" no começo (vou usar uma sigla "NR" pra "Nova Resistência" pra não ter que digitar toda vez o nome). 

Só discordo de algo mais (não discutindo a linha política) do site (El Coyote) no tocante a um "suposto saber" desse pessoal sobre política, a impressão que sempre tive desses bandos (alguns nem assumem a simpatia ou proximidade com esses grupos) é que são um bando de toscos, agitadores baratos, e o que há em comum com outros tipos de bando de extrema-direita é a agressividade caricata (em alguns casos) a exceção dos delírios sobre a Rússia, porque o grosso da extrema-direita brasileira costuma ser idólatra dos Estados Unidos.

Um desses pontos deles é o dessa história do "Dugin guru de Putin" na Rússia, algo compartilhado plenamente na mídia "Ocidental" (link, até já postei aqui matéria reafirmando isso anos atrás, antes desses bandos aparecerem), que eu sempre ironizava e ironizo: já viram ex-tenente-coronel da KGB tendo "guru" pra dar algum "norte" pra ele? 

Isso é devaneio de olavete desvairada e propaganda da dita "mídia do Ocidente" e suas filiais no Brasil. Ou devaneio também de membros do que se passou a chamar de "esquerda liberal identitária", que reduz o mundo a uma discussão sobre "bons modos" e "fofurices" ou "ditaduras x democracias". Gente "chique" (e chata) é outra coisa.

Por sinal, o PT (Partido dos Trabalhadores) sabe da presença desses bandos dentro e não cobrou, até agora, uma satisfação do presidente do PDT, Sr. Carlos Lupi, sobre essa palhaçada (é o termo apropriado, o Brizola não iria admitir essa confraria de idiotas dentro do PDT, idiotas filhotes da ditadura militar ou caricaturas de Enéas Carneiro), sendo que o mesmo é ministro do atual governo. "Frente Ampla" dá pra entender, mas não precisa "ampliar" tanto porque acabam chamando o próprio Bolsonaro pra fazer parte.

Pra não me alongar (posso editar esse post depois acrescentando coisa, fica o aviso, tá ruim de digitar por isso que serei mais breve), por enquanto. Sei de muito vestígio dessa turma no PDT, como também percebi uma anuência, vista grossa de outros grupos de esquerda (PC do B, PT) com essa turma. 

Espero que ninguém tente posar de "sabido" nessas patotas "exclusivas" de mídia, como tentam fazer há anos, achando que se omitirem meu nome ou de outros em alguma rede que ninguém "vai saber do que se passa". O espaço aqui não tem o mesmo alcance de um canal de Youtube, mas... as ideias circulam e possuem certo alcance (mais pra médio e longo prazo), conheço a dinâmica e funcionamento da web.

Sempre tive esse espaço aqui há anos, poderia ter detonado essa palhaçada antes, não o fiz porque adquiri desgosto com a política desse país (os rumos que o país toma a partir de 2013, a geração mais medonha da história do país, que trocou prosperidade por desgraça ao custo de 10 centavos, ignorância política e moralismo barato) e a postura (covarde) de vários grupos de esquerda, mas cansaço passa, e essas siglas devem sérias explicações ao país sobre a omissão com a questão.

Como também de não deixar barato o crime da cúpula militar contra o país por covardia também, e nem se chegou aos crimes da pandemia ainda (apuração). Como diria um "sábio filósofo" das "Alagoas", 'Ferdinand Collor', "Duela a quem duela" (conteúdo irônico sobre o "filósofo", pros desavisados, e pra quem não conhece a frase, procurem).

==============================================

8 comentários:

Roberto Lucena disse...

Como ninguém comentou (mas andam vendo, "olá", rs), tenho sério problema em descrever a questão do post porque estou bem inclinado a passar isso à gente que estuda a questão, os detalhes. Em todo caso, acredito que dá pra fazer uma explanação básica, mesmo rasa, da coisa, por "ano" ficaria mais fácil ou só de um grupo específico.

Mas pros que acham que faltou informação aos posts, o problema central desses bandos é que são uma rede operante no e do PDT, não só de "NRs", a NR passou a ditar o slogan anti-petista e anti-esquerda do PDT, que ainda quer se "travestir" de "sigla de esquerda" sendo que abraçou a extrema-direita com força. Por volta de 2017, pelo que apurei, andaram recrutando gente pra "agitação" partidária, o PDT do "interior de SP" ficou "atuante" e nem sabia que o túmulo do PDT (São Paulo) tinha peso nessa sigla. Agitador no Rio de Janeiro e cia. A rede que andou publicando em site cirista conhecido sabe das conexões do PDT com esses bandos e fazem vista grossa pra "bater no PT".

Vi gente que estava adicionada a perfil ir defender essas figuras em brigas que rolaram entre eles. Foi quando a ficha caiu da extensão da influência desse pessoal dentro da sigla, fora o discurso raivoso do Ciro Gomes contra o Lula, não só pelo ressentimento pessoal que nutre com a figura do Lula mas querendo emular uma "liderança" que nunca foi (e nem será). Ciro, uma vez tucano, sempre terá "alma tucana", rs.

Não estou isentando o PT de culpa na coisa, se a sigla sabe do que se passa (ou são todos panacas dentro?), estão se omitindo de agir em razão de quê?

Não é possível fazer post sem coletar prints na rede, algo que requer tempo e que o pessoal que estuda a coisa conseguirá fazer melhor. Por essa a razão dos posts emperrarem, travarem. Mas daria pra falar superficialmente dos grupos.

Roberto Lucena disse...

Transcrever pra cá o trecho de um comentário da discussão noutro post, já que é sobre o assunto desse. Já que agora tem uma "parte da esquerda" groupie de canal de Youtube que descobriu a "coisa" (Dugin), vão acabar lendo esse blog ou ficar de "voyeur" e vindo encher o saco, tudo nessa ânsia por "pauta de canal" e ter o que dizer pruma militância boçal que tem aversão à leitura.

Li de um num canal que ele (a pessoa) "não precisava mais ler" porque havia "canais de política" no Youtube... pra ver a que nível de insanidade a coisa chega. Preocupante a falta de futuro dessa moçada do "ex-país do futuro", até o título de "País do futuro" roubaram do país, tá feia a coisa:
=============================================================

"A data de um post sobre Dugin e "grupos duginistas" aqui no país, Brasil, domingo, 22 de junho de 2014:
"Direita pró-Dugin versus Direita Radical Anticomunista (e outras direitas radicais) no Brasil" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2014/06/direita-pro-dugin-versus-direita-radical-anticomunista-e-outras-direitas-radicais-no-brasil.html

O bom do blog é isso, a coisa fica registrada e tem como localizar ao contrário do FB (Facelixo) e cia, com o "copy and paste" "plagiador" de uma patota. Tá tudo registrado aqui, data e cia pra não virem com acusação de "mentiroso" e cia.

Só pra registrar, já tinha "ouvido falar" desse maloqueiro russo bem antes, quando rolou um tal encontro dele com o astrólogo de Virgínia (Olavo) ou algo do tipo, ou antes disso, lembro de ter visto ainda umas páginas de "Nazbol" na época, misturando Himmler com Che Guevara (rs). Achei "psicodélico" demais até pra neonazista, por isso que ver uma pocilga dessas no PDT era melhor que essa sigla tivesse desaparecido pra vergonha alheia diminuir."

Daniel Moratori disse...

Essas questões de canais de política no youtube ou em vídeos de 3 min no instagram ou tiktok. Vídeos curtos, rasos, pq a maioria das pessoas não conseguem ler coisas extensas ou densas, perdem a atenção muito rápido. Então qualquer resuminho superficial de youtube essa galera engole.

Roberto Lucena disse...

Daniel, tem canais com vídeos extensos ou "Lives", tem toda uma "cadeia"/rede em torno da campanha do Ciro Gomes (veio disso) dando "suporte" (por vezes sem declarar apoio a ele, a estratégia era bater no PT repetindo alguns clichês ou não dessa extrema-esquerda, pq o PT sempre foi bunda mole de reagir a alguma coisa, não só bunda mole como partido que carece até de certo conteúdo ideológico mesmo, estofo cultural, tanto que a política cultural e de comunicação do PT é pífia, e a da educação idem), mas o criador de alguns canais começaram a aparecer naquele site "Disparada" (que serviu e acho que ainda serve de suporte ao "cirismo") "do nada", por isso que eu tenho tido a cautela de não comentar alguns pontos pois esse pessoal costuma apagar rastro.

Inclusive essa turma deveria ser incluída na CPI ou CPMI sobre os "gabinetes do ódio" que rola no congresso nacional ou ter investigação da Polícia Federal em cima, iriam pegar muita "coisa boa".

Esse pessoal "se cria" em cima de um público muito ignorante (analfabetismo político) e em nichos de preconceito, o termo "identitário" (que eles não sabem nem a origem ou o que é de fato) acaba servindo como ímã de uma parte que tem realmente preconceito com alguns grupos minoritários ou pra silenciar críticos, tudo o que esse pessoal não gosta adquire o selo "identitário", assim fica fácil "criticar tudo e todo mundo". Mas é um discurso infantil, tosco como o do olavismo, só que terá atrito dessa vez e não os "kkkkkkk" idiotizados que rolavam no Orkut com essa turma.

Daniel Moratori disse...

Eu não conhecia esse site, fui dar uma olhada hoje. Pelo que você comentou, lembra bem a estratégia usada pela turma do Brasil Paralelo.

Roberto Lucena disse...

Tomei "conhecimento" desse site ou na eleição de 2018 ou após, pela turma cirete e assemelhados (tem as "ciretes" enrustidas, que ficavam ciscando em torno da figura do Ciro Gomes mas não assumiam a coisa, uma hora ciscavam pro Lula, noutra pro Ciro, eu nunca vi tanta gente podre assim antes, até os neos que a gente "discutia" no Orkut tem mais coerência política que essa horda de pulhas em torno desse neo-PDT).

Pelo que vi o site é de uma ex-olavete, de uma finada comuna porraloca do Orkut que agrupava essa patota "dissidente" do Olavo que passou a louvar o Dugin, tradicionalismo e outros entulhos "esotéricos". Digo que é ex-olavete mas na verdade esse negócio de "ex-olavete" é como "ex-anão" e cia (aquela piada, rs), não sei se esses caras procuram a olavice ou a olavice vai atrás deles ou as duas coisas. São "dissidentes" pq começaram a achar os EUA "liberais demais" (toda olavete já louvou e lambeu a bandeira dos EUA) então passaram a idealizar/idolatrar a Rússia, Putin e um "sonho dourado" de encontrar uma sauna com russas loirinhas chamando o pessoal de "lindo" e cia (estou sacaneando, brincando, mas quando o povo idealiza vai nessa linha do esdrúxulo, do "país ideal", tem vários vídeos propaganda nessa linha).

O mais problemático desse site em questão é que tem uma patota de "esquerda" que vai lá em "nome do debate democrático" (vômito) "dialogar numa "nice"" com esse pessoal como se não soubessem o viés do site e cia, como se um bando fascistoides lunáticos tivesse algum apelo popular ou coisa do tipo, é deprimente o nível que a esquerda (de alguns centros) chegou. Aí depois essa mesma patota aparece nessas "mídias alternativas" falando em "combater fascismo" e tosquices do tipo, ou é cinismo, estupidez ou escrotice (ou tudo junto e misturado).

Roberto Lucena disse...

Mas a coisa não fica nisso, o esgoto é maior (pralém desse site), vou tentar comentar em off.

Roberto Lucena disse...

Daniel, pegando gancho na discussão (vou aproveitar e "discutir" aqui), um dos problemas desses grupos denunciando o Aldo Rebelo, NR e cia é o de "limpar a barra" de uma figura como Soros, vou colocar um texto ("Quando racismo e antissemitismo são esgrimidos em defesa de Lula").

Que a figura do Soros tem um sentido de uso no Leste europeu é meio óbvio, o problema é transpor aquela "realidade" pro Brasil, onde fanáticos neopentecas idólatras de Israel, EUA, sionismo e cia teriam "repulsa" a Soros por ser "judeu" ou algo do tipo. Não encaixa, apesar de que essa extrema-direita liberal do país é reflexo do lixo norte-americano (a origem), a elite brasileira antes se espelhava na Europa, ou achava a "Europa chique", agora o "chique" dessa turma é Miami e as cafonices dos EUA.

Outro ponto é a questão das ONGs. O discurso do Aldo Rebelo é genérico, usa ONGs no plural sem indicar quais efetivamente operam contra o país, o que cria um álibi com as ONGs problemáticas como essa aqui "Transparência Internacional ("Em conversa com Deltan, diretor de ONG chamou parte do Congresso de 'corja').

Ou seja, negar simplesmente que o problema não existe não põe abaixo a ladainha do Aldo Rebelo, o mais correto seria listar as "problemáticas" ou não omitir, por questões arbitrárias de "momento" o aparato estrangeiro que opera no país como Fundação Ford (FHC, Fundação Ford e dólares da CIA") ou o USAID (MEC-USAID ditadura).

Apontar o viés ideológico do que virou o Aldo Rebelo é necessário e relevante, mas que isso não encubra as falcatruas que operam no país a soldo dos Estados Unidos. Caso contrário estarão dando força à própria figura do Aldo Rebelo e afins.

Ouvi em alguns desses canais que já "estão cansados do assunto", seria mais sério dizer que não querem discutir e apontar o problema do que alegar "cansaço". Não é o fato do Aldo Rebelo ter virado capacho de milico golpista que neutraliza a influência dos EUA no Brasil e América Latina. O grande problema dessa turma é que eles visualizam o país como um "país soberano", mas tenho que lembrar a esse pessoal: infelizmente o Brasil é colônia de ocupação, encarem a coisa como é que fica mais fácil de entender os problemas do país ou as limitações desse "sistema" parido na constituição de 1988.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...