terça-feira, 12 de agosto de 2025

Como se classifica isso além de genocídio? Chamar de animalesco é até ofensa aos animais... Genocídio por fome, bombas, apoio armado dos EUA e governos europeus (OTAN) - Parte 02

Esta é a "Parte 02" do "mondo cane" promovido por Israel em Gaza, a quem não viu a "Parte 01", este é o link de acesso direto, embora possam ver o post descendo o blog mais pra baixo (é um post recente). Eu iria colocar um post sobre Unidade 731 e cia, fica pra depois.

Sem falar na questão dos jornalistas da Al Jazeera assassinados em Gaza por forças israelenses (ontem ou anteontem) (270 jornalistas mortos por Israel, 400 jornalistas feridos e 40 jornalistas igualmente por Israel, crimes de guerra, crimes contra a humanidade), outro crime contra a humanidade praticado por Israel, ressaltando esse caso (mais um de milhares de crimes contra a humanidade praticados por Israel) para os que retratavam o exército israelense (anos atrás usavam a expressão) de "o exército mais ético do mundo"... eu não queria conhecer o "menos ético" pelo prisma desse pessoal.

A quem quiser ler mais: ("RSF apresenta denúncia perante o Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra cometidos contra jornalistas na Palestina e em Israel" https://rsf.org/pt-br/rsf-apresenta-den%C3%BAncia-perante-o-tribunal-penal-internacional-por-crimes-de-guerra-cometidos-contra).

As ditas "emissoras" do Ocidente como CNN, Globo e afins não condenaram a matança de jornalistas, nem por uma "ação corporativa" de classe ou pra manter as aparências desses canais que acobertam o genocídio (https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ataque-de-israel-mata-jornalistas-em-gaza-segundo-hospital-e-canal). Israel está mentindo ao acusar os jornalistas de serem "parte do Hamas", virou o "mantra oficial" pra justificar carnificina em Gaza pelo governo genocida de Israel, e que ninguém minimamente coerente leva a coisa as "falas" do gabinete genocida de Israel a sério quando justificam os crimes.

É tanto vídeo com desgraça, carnificina (crimes contra a humanidade), que se eu fosse colocar todos abertos em um post, sequer rodaria em celulares (Smartphones) por conta do "peso", fora o risco de mais "shadowban" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/06/ja-ouviu-falar-em-shadowban-o-grande-irmao-google-e-a-ilusao-de-alguns-grupos-com-liberdade-de-expressao-via-big-techs-dos-eua.html).

Conhecem a história de Tony Aguilar, veterano/boina verde do Exército dos EUA que foi fazer parte da tal "Fundação Humanitária de Gaza" e saiu chocado com as coisas macabras que presenciou por parte desse pessoal contra civis palestinos (crianças, mulheres, doentes): fome, tiros em esfomeados atrás de comida. Tem mais de um vídeo com o Tony Aguilar, inclusive um em que ele memoriza uma criança palestina que "sumiu" (tomou tiros...) por conta das forças israelenses... há imagens do garoto pegando farelo (o povo está sendo suprido com "ração", literalmente, a conta gotas), e o "mundo colorido enfeitado" da classe média brasileira continua cínico fingindo que não vê a coisa sem rechaçar a presença de apoiadores de Israel em podcasts e na TV aberta hegemônica do país (Globo, SBT, Record).

Atenção que haverá julgamento por crimes contra a humanidade contra o governo delinquente genocida de Israel, e os cúmplices do genocídio sempre serão lembrados... como os naistas alemães lembrados por décadas por crimes dessa natureza (não se trata de questão de guerra e sim genocídio, intento deliberado de extermínio de povo e/ou limpeza étnica).

Vou mostrar o "clima político" (é ruim de traduzir essa expressão) na mídia britânica e norte-americana com a turma que "apoia Israel"... só pra terem ideia do que comentei acima. Dois vídeos com os relatos de Tony Aguilar (Boina verde), um vídeo de ativista no Reino Unido "higienizando" um quadro de "Lorde Balfour" (o responsável britânico no papel pela matança na Palestina, a formação colonial de Israel), no Brasil a ativista seria chamada de "vândala" pela justiça histórica praticada contra o quadro de um vilão/escremento, graças ao "senso de justiça" deturpado desse "conservadorismo brasileiro", refratário à justiça, à soberania do Brasil, com falta de empatia e solidariedade com os povos alvejados pelo colonialismo no mundo.

Mas um dos vídeos que mais gosto é de uma jornalista norte-americana escrachando uma senadora pelo Michigan (estado dos EUA), nome da senadora Elissa Slotkin (100% "pró-lacre" mas dedo no chumbo pró-Israel contra os palestinos em Gaza) que apoia o genocídio israelense em Gaza contra os palestinos, pra mostrar a temperatura política fora (EUA, Reino Unido e vários países) em relação ao apoio dado por políticos à matança praticada por Israel, patrocinada pelos Estados Unidos e também por governos europeus, onde alguns (finalmente) cortaram o fornecimento de armas a Israel. O vídeo ao lado é do Piers Morgan, jornalista britânico, entrevistando uma ministra israelense e escrachando a mesma pro Reino Unido inteiro assistir. Alguém imagina parecido na Rede Globo brasileira, SBT e Record?... Quando o povo souber do que se passa fora do Brasil, nesses centros de poder político, começarão a ter uma noção mais clara do quanto o "sionismo" (sionismo é ideologia, como fascismo, dos nacionalismos extremados racistas europeus do século XIX, a que guia o Estado israelense, supremacismo, colonialismo) é rechaçado mundo afora.

Estou repassando esses vídeos aqui porque sei da cobertura "manca" do conflito aqui no país, e principalmente pra mostrar ao povo, às pessoas (em outros países também onde a mídia está limitando a cobertura) a quanto anda o clima no eixo anglo-americano e Europa, como a cobertura da mídia alternativa e até mainstream está ocorrendo (no mainstream apesar da pressão do lobby israelense, principalmente a cobertura no Reino Unido).

Vou colocar alguns vídeos abertos e o resto seguirá em lista (com os títulos), à medida que eu for localizando mais vídeo, os que eu achar mais relevantes (resumidos etc) eu vou atualizando a lista, ou coloco em outros posts futuros.





Vídeos (lista), e um aviso: alguns vídeos poderão ter imagens pesadas, violentas, a quem for mais sensível, leia o enunciado dos vídeos e se certifique se quer ir adiante:

01. "Israel mata o proeminente jornalista palestino, Anas Al-Sharif" (https://www.youtube.com/shorts/5mge9Gsrv6w)
02. "Activists hold signs to protest the killing of journalist Anas Al-Sharif" (https://www.youtube.com/shorts/5fARiIYTF9g)
03. "Testemunha diz que Israel enterrou crianças palestinas vivas. Norte-americanos espancados até a morte por colonos" (Katie Halper programa, EUA https://www.youtube.com/watch?v=DOzE966AlfY)
04. "An injured Palestinian man crawls around the streets of Gaza as he searches for food" ("Um palestino ferido rasteja pelas ruas de Gaza em busca de comida", o povo se encontra desnutrido, boa parte, uma parte ferida, debilitados, sobrevivem com "ração" arremessada quando não são alvejados pela "ONG humanitária" de Israel em Gaza atirando em gente esfomeada https://www.youtube.com/shorts/RbQYavPYsT4)
05. "Menina palestina de oito anos é encontrada dormindo do lado de fora de hospital em Gaza após não conseguir encontrar comida". "Latifa Mohammad, uma menina palestina de oito anos, foi encontrada dormindo do lado de fora do Hospital Al-Shifa, Latifa tentava encontrar sua família, pois seu pai estava ferido e não conseguia se virar sozinho, quando sucumbiu à exaustão e adormeceu do lado de fora do hospital (https://www.youtube.com/shorts/Vi3R4ImD2yM)
06. Vídeo de fome em Gaza, pessoas amontoadas atrás de "farinha" e a "ração" que a entidade genocida israelense deixa entrar em Gaza (por pressão externa), pais, crianças, mulheres (https://www.youtube.com/shorts/tAuScZEJYC0) 07. " Pro-Palestine activist puts locks on the gates of the UAE embassy in Belgium" (Ativista pró-palestinos coloca um cadeado nos portões da embaixada dos Emirados Árabes Unidos na Bélgica". Emirados coopera com Israel no Oriente Médio, não move uma palha sobre o genocídio de Gaza, fora a normalização de relações com Israel apesar de ser um país de maioria árabe) (https://www.youtube.com/shorts/sIleSS6hJ7s)
08. Criança em Gaza sofre de distúrbios neurológicos devido à desnutrição grave. Faiz Nasser, um menino palestino de Gaza é visto no chão sofrendo de desnutrição grave que afetou diretamente seu desenvolvimento físico e mental, causando distúrbios neurológicos e disfunção cerebral, de acordo com depoimentos de sua família (https://www.youtube.com/shorts/h0a_SfRuA7M) 09. "18.500 crianças mortas pelo exército israelense em Gaza. Os Estados Unidos forneceram mais de 22 bilhões de dólares para a guerra. Os EUA pagaram por 70% do gasto da guerra em Gaza"", B. Sanders, senador dos EUA (https://www.youtube.com/shorts/uQ_wPcl77WE)
10. Ex-presidentes dos EUA, Jimmy Carter e Richard Nixon (de partidos diferentes) falam sobre o impacto e a pressão do lobby israelense nos Estados Unidos (https://www.youtube.com/shorts/LRS9nP84zDA)
11. "Dando nome aos melhores entre nós. Os jornalistas que Israel matou em Gaza" (https://www.youtube.com/watch?v=2OeqfqxmWWc)

53 comentários:

stéphano bahia disse...

Não digo nada... Se o mundo perder a cabeça e gastar o réu primário... já era pros sionistas.

Roberto Lucena disse...



"Não digo nada... Se o mundo perder a cabeça e gastar o réu primário... já era pros sionistas."

Primeiro post de Gaza, acho que foi o primeiro da série (pq tem mais dois que não tem o nome Gaza, anteriores que eu sempre coloco nos links, quando o 07 de outubro de 2023 estoura), eu coloquei um filme sobre apartheid na África do Sul, a crítica que então "Hollywood" ironicamente fazia ao regime de apartheid... olha só o nível de estigmatização que rolava com os "afrikaners" (sulafricanos brancos supremacistas), filme "Máquina Mortífera 2" (só descendo o pau no apartheid sulafricano):

"Lethal Weapon II] South African Embassy Scene Very Funny"
(https://www.youtube.com/watch?v=OkJnc0mlhIw)

Não sei qual será o desfecho do regime racista israelense, mas... os sulafricanos brancos eram estigmatizados pelo mundo por conta do apartheid, por décadas... como já disse antes, eu até hoje tenho pé atrás com essa turma da África do Sul por conta da campanha anti-apartheid (cheguei a presenciar, e era pela mídia, livro de colégio, discussão boca a boca), por isso que eu ironizo essa questão do "Youtube" como "mídia de massa"... aquilo tá mais pra "ilusão de massa"... a esquerda perdeu a rua no país por não discutir boca a boca com o povo nas ruas, a maioria da população tá se lixando pra "webcomunismo" e pregação vazia sobre "revolução" em canal de Youtube e coisas similares.

Vc já viu 'n' vídeos de hostilização a sionistas na Ásia, na Europa... não é algo passageiro, veio pra ficar.. até a ideologia sionista ruir em Israel, como a ideologia supremacista dos afrikaners comandando a África do Sul.

Engraçado que não rolava o discurso mala de que a "África do Sul" será destruída se o regime de apartheid for destruído, o sionismo usa de retórica pra ficar insinuando que quando querem o fim do sionismo é sinônimo de "destruição física" de país e cia, e eles sabem disso, e a maioria das pessoas já está percebendo o furo da retórica.

Pesquisa que saiu nos EUA (não vi circulando aqui no país nas "bolhas ilustradas"):
"32% in U.S. Back Israel's Military Action in Gaza, a New Low" (https://news.gallup.com/poll/692948/u.s.-back-israel-military-action-gaza-new-low.aspx).

O apoio ao sionismo e Netanyahu despencou pro nível mais baixo da história nos Estados Unidos... que é onde o "pega pra capar" realmente tem impacto global imediato na coisa.

Roberto Lucena disse...

Se a info aparecer nas ditas "mídias progressistas" (pro pessoal que segue o site), já sabem de onde saiu... pq costumam omitir até a fonte de notícia original por vezes (não entendo esse comportamento). Esse pessoal acha que somos invisíveis? Como já disse 'n' vezes, não tem a dimensão de "canal de Youtube", mas o público que acompanha, lê geralmente tb assiste essas mídias... pro pessoal do "copy and paste", mudem de postura que tá pegando mal...

Sempre ressalto isso pq ninguém adota essa postura aqui, a gente sempre aponta a fonte até pra que se cheque, verifique, caso alguém encontre erros (pra corrigir). Deveria ser comportamento padrão de "mídias jornalísticas"... (nem a Globo, a famigerada, adota essa linha (comportamento)... por mais críticas que eu tenha à Globo, e põe críticas nisso).

stéphano bahia disse...

"Vc já viu 'n' vídeos de hostilização a sionistas na Ásia, na Europa... não é algo passageiro, veio pra ficar.. até a ideologia sionista ruir em Israel, como a ideologia supremacista dos afrikaners comandando a África do Sul."

Vi... a vai continuar assim... o papo de 1945 não funciona mais.

Roberto Lucena disse...

"Vi... a vai continuar assim... o papo de 1945 não funciona mais."

Esqueci de completar acima, o "veio pra ficar" é coisa pra 40, 50 anos... é isso que não dimensionaram ainda em Israel ou as "elites sionistas", a estigmatização não é coisa passageira de 1 ano e sim de décadas... como a Alemanha ficou estigmatizada com o nazismo, os afrikaners com o apartheid, os sionistas são a versão extremismo nacionalista do séc. XXI junto com os EUA e a Europa se rearmando... ou mais precisamente a Alemanha...

stéphano bahia disse...

Não é só isso... muita gente no mundo não aceita essa hipocrisia ocidental e sionista... ah... temos que lembrar da Shoah sempre... não critique Israel... mas quando os ciganos, indígenas e africanos reclamam de discriminação, segregação etc... são acusados de vitimistas....

Roberto Lucena disse...

"Não é só isso... muita gente no mundo não aceita essa hipocrisia ocidental e sionista... ah... temos que lembrar da Shoah sempre... não critique Israel... mas quando os ciganos, indígenas e africanos reclamam de discriminação, segregação etc... são acusados de vitimistas...."

Isso colapsou, encerrou, já cheguei até a comentar aqui, eu parei o h-doc (no Youtube https://www.youtube.com/@H-DocBR), mal havendo começado, pq senti o clima pesado sobre o tema... mesmo que não fosse abordar sobre Holocausto, ou se citasse seria de outras partes não conhecidas (ciganos, cerco de Leningrado etc), o povo associa a Israel e cia...

Não existe clima sequer pra discutir esses temas com os atos de Israel. Já era difícil tratar esses temas nos ataques anteriores, depois de 2023, "fim", acabou. Fim de uma era.

Não é que vão deixar de falar da 2aGM mas darão outras abordagens à coisa... a questão soviética, dos massacres do leste europeu, de tratar o nazismo como imperialismo europeu, do silêncio do pós-2aGM por França, Reino Unido e cia dos crimes coloniais dos mesmos etc... vão tb tratar dos crimes contra a humanidade feitos por Israel, do projeto colonial sionista e cia.

Esse negócio de genocídio da 2aGM pra tudo pra uso como blindagem de política israelense colapsou. Não é que o povo negue o Holocausto, mas estão vendo que a coisa foi apropriada (o Finkelstein e o I. Pappé usam o verbo/termo "weaponized") por Israel pra blindagem de crimes contra os palestinos e pra projeção de imagem de Israel como uma "democracia", que é falso, é um estado de apartheid, racista, supremacista, expansionista e colonial, ancorado pelos Estados Unidos (que é quem fornece os meios pra coisa continuar assim).

Só o Mossadian tá dando chilique falando asneira de novo sobre o conflito no Oriente Médio por reacionarismo e surtos "étnicos", querendo ditar regras pra gente aqui no país, como se a gente tivesse que aturar esse tipo de frescura por conta de conflito no Cáucaso, quando essa turma menospreza os povos árabes e cia.

Essas "mídias progressistas" chiam quando a gente os critica aqui... e sei que leem (e estou escrevendo isso pra lerem mesmo, é uma crítica pesada agora) e não sou de "ditar" "pauta" pras mesmas, mas é um desserviço chamar "influencer" reaça (com uma visão pró-EUA, OTAN etc) de Youtube pra falar de conflito no Oriente Médio, espero que essa turma repense esse tipo de postura, se estão de fato preocupados com a questão palestina.

Se é pra avacalhar, chamem uma olavete "raiz" pra discutir isso, ao menos são mais autênticos na palhaçada.

Roberto Lucena disse...

Ao menos o canal serviu de "experimento", teste sobre IA e cia, deu pra ver como elaborar certos vídeos (não necessariamente sobre 2aGM e afins). Vai chegar um tempo em que o povo vai se cansar desses assuntos ou da abordagem deles (como andam abordando), esse negócio de achar que o mundo muda de uma vez em um dia apenas (pra ter o que "dizer" o tempo todo) é "bem complicado"... (e esgota, produz avaliações erradas, precipitadas, na maioria dos casos).

Mas o Breno entrevistou recentemente o historiador Ilan Pappé, o Salem Nasser tb (só colocaram as legendas em inglês no vídeo, pra público brasileiro isso é problema) e viram que o que a gente discute, traz praqui sobre o conflito tá bem alinhado ao que esse pessoal "top" no tema comenta (há muito tempo). Com uma discordância ou outra, espero que tenham visto (acho que já notaram), que aqui não se discute as "fantasias" do Reacistão OTANeiro do Mossadian e afins.

É um escárnio esse pessoal entrar em choque com o Ilan Pappé e cia como se todos fossem "propagandistas", horda de idiotas. (Culpa do Google que sugere essas bost*s, a gente coloca pra tentar rir, pq é engraçado ver os delírios, mas chega, cansa).

"Que o Irã tá sofrendo, não venceu a guerra", guerra é pancadaria, e o Irã detonou Tel Aviv e Haifa, a economia israelense está em frangalhos, com crise interna profunda (não discutem isso pq são ignorantes, e só repetem propaganda norte-americana sionista, até jornal de Israel comenta isso, já que o Reacistão do Cáucaso não interpreta direito os fatos...), segundo essa turma pró-OTAN é tudo "invenção", fantasia, "propaganda"... mas o Irã não ficou de cabeça baixa como a Armênia diante do Azerbaijão...

Gente que critica polarização como se as pessoas tivessem que se submeter, se render ao bolsonarismo, vão se tratar, dá nojo esse tipo de discussão, é como se o país tivesse regredido pro período da ditadura militar (quando esse discurso era forte, por medo da repressão, e quando a direitona era dominante... o discurso do conservadorismo voltou a ser dominante no país apesar de já apresentar fissuras).

stéphano bahia disse...

"Esse negócio de genocídio da 2aGM pra tudo pra uso como blindagem de política israelense colapsou. Não é que o povo negue o Holocausto, mas estão vendo que a coisa foi apropriada (o Finkelstein e o I. Pappé usam o verbo/termo "weaponized") por Israel pra blindagem de crimes contra os palestinos e pra projeção de imagem de Israel como uma "democracia", que é falso, é um estado de apartheid, racista, supremacista, expansionista e colonial, ancorado pelos Estados Unidos (que é quem fornece os meios pra coisa continuar assim).

Só o Mossadian tá dando chilique falando asneira de novo sobre o conflito no Oriente Médio por reacionarismo e surtos "étnicos", querendo ditar regras pra gente aqui no país, como se a gente tivesse que aturar esse tipo de frescura por conta de conflito no Cáucaso, quando essa turma menospreza os povos árabes e cia.

Essas "mídias progressistas" chiam quando a gente os critica aqui... e sei que leem (e estou escrevendo isso pra lerem mesmo, é uma crítica pesada agora) e não sou de "ditar" "pauta" pras mesmas, mas é um desserviço chamar "influencer" reaça (com uma visão pró-EUA, OTAN etc) de Youtube pra falar de conflito no Oriente Médio, espero que essa turma repense esse tipo de postura, se estão de fato preocupados com a questão palestina.

Se é pra avacalhar, chamem uma olavete "raiz" pra discutir isso, ao menos são mais autênticos na palhaçada."

Literalmente... Israel cagou no túmulo de Anne Frank... ao usar a Shoah como forma de blindagem política. E claro... os puxa-sacos ocidentais aplaudem isso e perseguem quem discorda ! Basta vermos a perseguição em países como EUA, RU, França e Alemanha.
Imagine se alguém relativizar no Brasil roubos e furtos cometidos por afrodescendentes... alegando o racismo estrutural... e a culpa da elite branca.
Esse alguém seria rotulado de defensor de bandidos e de vitimista.
Essa turma que taxa o negro de vitimista não tolera críticas a Israel... olha que curioso.
Ilan Pappé elogiou o Brasil por sair do IHRA....
https://www.youtube.com/watch?v=xYGzcXx1sKY
Notou que extrema-direita brasileira se revoltou com isso? Que ironia... ela se posando de filossemita.

Roberto Lucena disse...

"Literalmente... Israel cagou no túmulo de Anne Frank... ao usar a Shoah como forma de blindagem política. E claro... os puxa-sacos ocidentais aplaudem isso e perseguem quem discorda ! Basta vermos a perseguição em países como EUA, RU, França e Alemanha.
Imagine se alguém relativizar no Brasil roubos e furtos cometidos por afrodescendentes... alegando o racismo estrutural... e a culpa da elite branca.
Esse alguém seria rotulado de defensor de bandidos e de vitimista.
Essa turma que taxa o negro de vitimista não tolera críticas a Israel... olha que curioso.
Ilan Pappé elogiou o Brasil por sair do IHRA....
https://www.youtube.com/watch?v=xYGzcXx1sKY
Notou que extrema-direita brasileira se revoltou com isso? Que ironia... ela se posando de filossemita."


Na verdade, esse negócio de tornar grupo étnico "x" ou "y" como "casta" já é um equívoco, erro, quem cometer crime, fizer merd* tem que ir em cana ou cumprir a legislação/constituição do país, sem privilégio (embora a gente saiba que não é assim que opera a "justiça" aqui no país e outros), mas não tem sentido o uso do genocídio da 2aGM pra blindagem de crimes de Israel e os grupos apoiadores disso (são apoiadores de genocídio e provavelmente irão responder por crimes fora do Brasil, ressalto o "fora", pq a "dona justa" fora costuma atuar mais em certas questões... mesmo que demore...). Por isso que apontei que a "elite" sionista nos EUA e cia já deveriam estar discutindo o fim disso e não continuarem aplaudindo Netanyahu, mas tem doido pra tudo (só que uma hora afunda)...

Há dois pesos e duas medidas pra cidadãos negros/pardos no Brasil e a dita "parte branca", isso é até histórico e decorrente da escravidão no país (nos EUA).

E um dado curioso (é que não vou dar info "gratuita" pra turma do copy and paste "lacrar" banalizando isso, pq sempre citam por alto, mas o Breno disse que tá elaborando livro sobre sionismo e nazismo... deveria pesquisas essas partes... e sair do "manual marxista", nada contra a literatura marxista, só que pra temas de História e afins muita coisa tá datada... aquele livro que ele cita sobre antissemitismo de um judeu marxista no genocídio não tem a precisão do livro que apontei do mesmo tema, tá perdido o título nos posts de Gaza, se esse pessoal se interessar, pode procurar lá, citei esse ano, depois vou ver se localizo, foi um livro que circulou no país pela segunda metade dos anos 2000, e não sei pq não comprei, pq na época livro de História ainda era acessível, hoje tá um "assalto" os preços).

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

Como tentava dizer, vou lançar posts sobre a questão, pq post é mais registrável caso fiquem copiando sem dar os créditos (a gente lê, tem o trabalho de ler etc pro pessoal copiar e repetir em "mídia progressista" como se tivesse lido? Palhaçada isso). E como disse antes, eu não perco nada na coisa, "modéstia" à parte (ou nenhuma), e graças até os "revis", a gente acaba dominando alguns temas (eu até me espantei em outubro de 2023 quando comecei a lembrar do assunto, pq de certa forma a gente acabou lendo muito e vendo vídeo, documentários etc).

Pessoal que quiser entender nazismo e cia vai ter que pegar livro dos "bichos-papão" dos temas etc, mesmo sem ser marxista. E não falta lista aqui de historiador disso (https://holocausto-doc.blogspot.com/search?q=nazismo+de+esquerda) (https://holocausto-doc.blogspot.com/search/label/nazismo%20de%20esquerda).

Sobre Oriente Médio idem, vou afixar as bibliografias na parte fixa do blog. Já tá até lá essa parte (https://holocausto-doc.blogspot.com/p/bibliografias.html).

Só que tem livro sobre Israel que não foi listado, vou ver se acho uma resenha disso.

Justamente esse ponto é interessante, a extrema-direita do Brasil e dos EUA eram antissemitas, sempre foram, os judeus imigrantes nos EUA usavam pseudônimos e cia (Kirk Douglas, Jerry Lewis) pra ficarem mais "norte-americanos"... e faziam vários filmes sobre cristianismo ("Rei dos reis", o "Manto sagrado" etc) pra agradar a sociedade cristã dos EUA na 2aGM e pós-2aGM. Isso só vai mudando pelo fim dos anos 70/80 quando o lobby israelense começa a ter força nos EUA (após a guerra dos seis dias).

Mas o ódio continua lá, os EUA são o maior exportador de apologia de nazismo e antissemitismo do mundo, o grosso da literatura dos ditos "revis" é hospedado e publicado nos Estados Unidos, na Europa.

No Brasil idem, os neopentecas alteram esse "padrão", pq até meados de 2000 até 2010, nos Lula 1 e 2, essa vertente não ditava as cartas como passaram a ditar de 2010 em diante "soltando a franga" do filossemitismo oportunista (mande in USA). Que tende a passar se os EUA soltarem a mão de Israel (do dia pra noite).

Roberto Lucena disse...

A quem quiser ler mais, eu já comentei nos posts de Gaza (tá "perdido" em algum do começo), acho que comentei lá, que eu evitei fazer a Parte 02 do link por conta das olavetes em ascensão, vinham pra cima, é só olhar o post da "moeda nazicomunista" (por sinal, cômico, hahahahaha), o Constantã reproduzindo "conteúdo" de site entulho de extrema-direita britânica soltando isso (eu achei o original na época mas não reproduzi pra não "facilitar" a propagação dessa turma, era um sionista britânico anti-comunista até o talo, soltou essa da moeda ou reproduziu de terceiros), a turma aqui no país tem mesmo o hábito de não dar os "créditos" (nem pra patifaria), vende como se fosse "original de fábrica", "apropriação indébita", plágio, rs, só espero que não queiram "plagiar" personalidade, aí já é demais.

O link sobre extrema-direita brasileira/integralismo, tá cheio de indicação no fim, pq ninguém "ocupa" espaço de historiadores, pelo contrário, faz divulgação gratuita e muitas vezes sem agradecimento e cia (na maioria das vezes), cito isso pq uma vez uma pessoa conhecida veio com uma fala meio "áspera" sobre isso, e na verdade ninguém tá ocupando espaço de ninguém, cadê os sites de História tratando essas questões de forma mais aprofundada no país? Por que não fazem?... não fazem e ainda ficam criticando, aí não dá.

O link (https://holocausto-doc.blogspot.com/2013/09/a-extrema-direita-brasileira-mapeamento-do-fascismo-no-brasil.html).

O link da "moeda nazicomunista", a Veja publicou isso, (hahahahaha), (https://holocausto-doc.blogspot.com/2014/11/a-moeda-nazicomunista-da-veja-que-nao-era-moeda-e-que-nao-era-comunista.html).

Publicou como coluna do Constantino e quando colocaram o cara pra fora recolheram da vergonha alheia que causa (hahahahaha).

O "jornalismo" brasileiro é "fora de série". As "humanidades" no país, vou te contar... eu tava procurando os livros sobre período Sarney, redemocratização, governo FHC, PT e cia (até pra pegar alguns), e pra achar é "nó cego", em vez de se preocuparem em pesquisar isso, criticam os sites quando não é parte de "patota", pra se ferrar.

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

Por exemplo, não sei se essa "tese" virou livro, mas me refiro a teses/livros como esse (poderia virar livro), "Estranhas catedrais" (sobre as empreiteiras na ditadura militar... pra quem quiser entender o período...), tem o PDF (https://holocausto-doc.blogspot.com/2014/11/sugestao-de-leitura-ao-juan-arias-do-el-pais-espanha-aquele-que-nao-entende-o-brasil-sobre-as-empreiteiras-brasileiras-e-a-ditadura-livro.html). Mais sobre a Odebrecht, não sei se aborda a Andrade Gutierrez, a OAS etc.

Falta uma pesquisa dessas (deve ter "escondida") sobre o governo Sarney (que engloba o que foi o período), constituinte, redemocratização, anistia, o fim da ditadura militar, governo Collor, governo FHC, governo Lula (coisa de qualidade e não adulação), governo Dilma...

Agora imagina a turma que for pesquisar junho de 2013 sem acesso ao Orkut e cia?

E nunca ninguém veio me entrevistar (pra pesquisa, não é sobre canal) como "testemunha ocular" da coisa (a gente viu tudo isso no Orkut e tem mais info da ascensão do Olavo... pq eu memorizo algumas coisas mais facilmente). Pq se quiserem achar a coisa do começo, pra localizar isso na rede é "tarefa pra Titã"...

Digo isso pq uma vez uma pessoa veio sondar aqui sobre Testemunhas de Jeová e o nazismo, eu acharia melhor que esse pessoal fosse pesquisar sobre o período recente do país do que "viajar" achando que vai inovar sobre nazismo e cia (tem aos montes já conteúdo disso na Europa e EUA). O brasileiro médio não tem a mínima ideia de como o país surgiu, parece que saem como toupeiras dos colégios...

Algo que critiquei tb nos "webcomunistas", a história do Brasil passa batida exceto alguma coisa da ditadura militar pra cá (na superfície), as revoluções do séc. XIX cadê as pesquisas?... a República Velha... só o período holandês tem coisa relevante pq a parte daqui preserva bem a memória, principalmente o Evaldo Cabral de Mello (mas deveriam pesquisar mais o século XIX tb).

stéphano bahia disse...

"Na verdade, esse negócio de tornar grupo étnico "x" ou "y" como "casta" já é um equívoco, erro, quem cometer crime, fizer merd* tem que ir em cana ou cumprir a legislação/constituição do país, sem privilégio (embora a gente saiba que não é assim que opera a "justiça" aqui no país e outros), mas não tem sentido o uso do genocídio da 2aGM pra blindagem de crimes de Israel e os grupos apoiadores disso (são apoiadores de genocídio e provavelmente irão responder por crimes fora do Brasil, ressalto o "fora", pq a "dona justa" fora costuma atuar mais em certas questões... mesmo que demore...). Por isso que apontei que a "elite" sionista nos EUA e cia já deveriam estar discutindo o fim disso e não continuarem aplaudindo Netanyahu, mas tem doido pra tudo (só que uma hora afunda)..."

Sim;;;; converter grupo em casta incriticável é uma tirania extrema... O pessoal que defende isso não tem credibilidade pra criticar a Coreia do Norte.
Imagine se alguém propusesse leis contra os críticos de pessoas de origem africana.
Quem criticasse... seria processado por racismo..... sempre sempre... ... aí o ocidente iria dizer que é vitimismo e tirania... a ditadura do coitadismo.

"Há dois pesos e duas medidas pra cidadãos negros/pardos no Brasil e a dita "parte branca", isso é até histórico e decorrente da escravidão no país (nos EUA)."
Verdade

Roberto Lucena disse...

"Sim;;;; converter grupo em casta incriticável é uma tirania extrema... O pessoal que defende isso não tem credibilidade pra criticar a Coreia do Norte.
Imagine se alguém propusesse leis contra os críticos de pessoas de origem africana.
Quem criticasse... seria processado por racismo..... sempre sempre... ... aí o ocidente iria dizer que é vitimismo e tirania... a ditadura do coitadismo."


Reconhecer que racismo existe, preconceito e cia não deveria ou não deve isentar ninguém que comete abusos, crimes de responder por isso. A questão que coloca isso em cheque no Brasil é a impunidade pra gente graúda, com mais grana que pode pagar advogado e a leniência da justiça com isso, que gera a sensação de impunidade pra população.

A situação em torno da questão judaica se deveu ao histórico milenar de perseguição da Europa cristã a judeus e o pós-2aGM, só que em vez de corrigir os erros históricos a Europa empurrou o problema pra Palestina (já vinha empurrando). Israel não é sinônimo de libertação, é uma espécie de exílio assumido das lideranças sionistas de que determinado povo e cia não pode ou não deve conviver nos países, à parte o histórico europeu, concepção que é equivocada de raiz (o sionismo é oriundo dessas concepções distorcidas, do nacionalismo chauvinista europeu, expressão bem empregada pelo Breno, pq o termo "fascismo" é complicado, e achei o vídeo do prof. Chico Teixeira pra discutir a questão, foi o único historiador que vai a essas "mídias progressistas" que deu uma explicação boa pra ele defender o uso do termo pro bolsonarismo, vou discutir isso em post, pq ele comenta de quem criticava o uso, eu era um dos... e tem muito "leva-e-traz" no Facebook, esse "nicho" é estreito, os comentários sempre circulam, chegam às pessoas), tema pra outro post a questão do fascismo/extrema-direita.

""Há dois pesos e duas medidas pra cidadãos negros/pardos no Brasil e a dita "parte branca", isso é até histórico e decorrente da escravidão no país (nos EUA)."
Verdade"


Pra vc ver o problema que eu apontei, o livro de maior destaque sobre escravidão foi essa série aqui (https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_(Laurentino_Gomes)), do Laurentino Gomes (jornalista). Aí a turma de História chiava com esse cara no Orkut (ainda), mas o que fazem na prática? Quais livros lançam pro grande público sobre esses temas?...

Só reclamar e não fazerem nada é dose. Eu fui procurar bibliografia sobre período Sarney, Collor e cia, e praticamente nada, só artigo acadêmico curto pra certas publicações mas nenhum livro bem elaborado como esse das "Estranhas catedrais" (sobre as empreiteiras e a ditadura militar) que coloquei acima/citei acima.

Temos uma população com problema de identidade, que não entende o próprio país em que nasceram.

A TV tb parou de passar documentários como antes... na Globo isso foi cortado pela política daquele A. Kamel (a Globo parou de exibir filmes de 2aGM e cia, pra alienar a população), perseguindo jornalistas de esquerda etc (nem no tempo do Roberto Marinho isso rolou como fez esse cidadão com os herdeiros da Globo).

E as outras emissoras não suprem a lacuna, e a tal "mídia alternativa" nem tem ideia da relevância dessa questão como programação, e por vezes falta recursos tb.

A TV Cultura tá tucanizada no Tucanistão paulista, e agora bolsonarizada (tucano-bolsonarismo). A estupidez está sendo exaltada no país e controlada pelo Google, Facebook e cia, vide o caso desses "influencers" com 11 milhões de "seguidores" pra exibição de exploração infantil e cretinice, o sujeito ficou rico exibindo tosquice, burrice, pra alienar a população. Isso passa uma ideia equivocada pra população que ser ignorante, iletrado e cia é "lindo", "dá futuro" e não dá, Youtube é ilusório, o povo se preocupe em estudar em vez de achar que vão ficar "ricos" coçando saco em mídia controlada pelos Estados Unidos.

stéphano bahia disse...

"A TV tb parou de passar documentários como antes... na Globo isso foi cortado pela política daquele A. Kamel (a Globo parou de exibir filmes de 2aGM e cia, pra alienar a população), perseguindo jornalistas de esquerda etc (nem no tempo do Roberto Marinho isso rolou como fez esse cidadão com os herdeiros da Globo).

E as outras emissoras não suprem a lacuna, e a tal "mídia alternativa" nem tem ideia da relevância dessa questão como programação, e por vezes falta recursos tb."

Se bem que hoje... a TV aberta tem baixa audiência....

"Justamente esse ponto é interessante, a extrema-direita do Brasil e dos EUA eram antissemitas, sempre foram, os judeus imigrantes nos EUA usavam pseudônimos e cia (Kirk Douglas, Jerry Lewis) pra ficarem mais "norte-americanos"... e faziam vários filmes sobre cristianismo ("Rei dos reis", o "Manto sagrado" etc) pra agradar a sociedade cristã dos EUA na 2aGM e pós-2aGM. Isso só vai mudando pelo fim dos anos 70/80 quando o lobby israelense começa a ter força nos EUA (após a guerra dos seis dias).

Mas o ódio continua lá, os EUA são o maior exportador de apologia de nazismo e antissemitismo do mundo, o grosso da literatura dos ditos "revis" é hospedado e publicado nos Estados Unidos, na Europa."

Sim... e permite neonazis desfilando nas ruas.... curioso que os sionistas não rotulam os EUA de antissemitas.

Roberto Lucena disse...

"Se bem que hoje... a TV aberta tem baixa audiência...."

Mas ainda tem audiência, tem gente que assiste, pq Youtube e cia não fazem "novelas", shows, esse tipo de programação, o grosso do que tem no Youtube com esse tipo de conteúdo foi feito em TVs... por sinal, o Google explora ao extremo sem dar os dividendos devidos aos países sobre essa exploração de conteúdo, fora a super exploração que o Google/Youtube faz com os ditos "criadores de conteúdo"... (o Google é escroto na criação desses termos), o nome usual pra isso é "produtor", produção.

"Mas tem a Netflix"... a questão é que a TV, quem exibia esses filmes, documentários, tem conhecimento prévio do conteúdo, da razão de passar a coisa. Uma pessoa sozinha, sem conhecimento não vai procurar assistir esse tipo de programação na internet, a tendência é de ficarem perdidos. Uma boa parte mal sabe usar site de busca pra fazer pesquisa... (e filtrar conteúdo, requer conhecimento prévio, cabeça aberta pra aprender, assimilar etc, que a maioria aqui no país não tem e eu diria que em boa parte do mundo ou onde o ensino básico é precário).

Por que o silêncio ainda persiste aqui no país sobre o genocídio de Gaza?... a internet furou o bloqueio da Globo, mas não na dimensão do que rola na Europa, nos EUA (onde a educação regular, básica, ainda é melhor).

"Sim... e permite neonazis desfilando nas ruas.... curioso que os sionistas não rotulam os EUA de antissemitas."

Relação de 'amizade' e cumplicidade... cismam com o Brasil, com o Reino Unido e cia, mas não dizem nada dos EUA... apesar de que rola pressão interna sobre esses bandos.

E os EUA são uma contradição na questão, é o maior produtor de material antissemita, nazista do mundo e tb tem a maior comunidade judaica no mundo (que fica concentrada em alguns estados, cidades).

stéphano bahia disse...

"Mas ainda tem audiência, tem gente que assiste, pq Youtube e cia não fazem "novelas", shows, esse tipo de programação, o grosso do que tem no Youtube com esse tipo de conteúdo foi feito em TVs... por sinal, o Google explora ao extremo sem dar os dividendos devidos aos países sobre essa exploração de conteúdo, fora a super exploração que o Google/Youtube faz com os ditos "criadores de conteúdo"... (o Google é escroto na criação desses termos), o nome usual pra isso é "produtor", produção."

Verdade... mas o público fiel à TV tem despencado.... imagine quando a velhice levar embora esse público.

""Mas tem a Netflix"... a questão é que a TV, quem exibia esses filmes, documentários, tem conhecimento prévio do conteúdo, da razão de passar a coisa. Uma pessoa sozinha, sem conhecimento não vai procurar assistir esse tipo de programação na internet, a tendência é de ficarem perdidos. Uma boa parte mal sabe usar site de busca pra fazer pesquisa... (e filtrar conteúdo, requer conhecimento prévio, cabeça aberta pra aprender, assimilar etc, que a maioria aqui no país não tem e eu diria que em boa parte do mundo ou onde o ensino básico é precário)."

Se bem que tem gente acessa conteúdo via pirataria....

"Por que o silêncio ainda persiste aqui no país sobre o genocídio de Gaza?... a internet furou o bloqueio da Globo, mas não na dimensão do que rola na Europa, nos EUA (onde a educação regular, básica, ainda é melhor)."

A Globo se ferrou nessa... a internet a lascou...

"Relação de 'amizade' e cumplicidade... cismam com o Brasil, com o Reino Unido e cia, mas não dizem nada dos EUA... apesar de que rola pressão interna sobre esses bandos.

E os EUA são uma contradição na questão, é o maior produtor de material antissemita, nazista do mundo e tb tem a maior comunidade judaica no mundo (que fica concentrada em alguns estados, cidades)."

Talvez porque parte desses judeus estadunidenses sejam "kapos"...

stéphano bahia disse...

Cidadão da Macronlândia denunciam a Hasbara !
https://www.youtube.com/watch?v=hzUaSb8dzD0
Tem legendas automáticas... qualquer coisa... usar o tradutor...

Roberto Lucena disse...

"Verdade... mas o público fiel à TV tem despencado.... imagine quando a velhice levar embora esse público."

O problema é pralém dessa questão, eu me refiro ao tipo de conteúdo, da qualidade, da produção... canais de Youtube não conseguem produzir o que a TV produziu, em matéria de programa cultural, de música, seriados, novelas etc pra suprir o povo com isso, nenhum país desenvolvido abre mão do aparato de mídia por conta de internet ou Youtube, é um grave erro adotar essa linha.

Pq o Google/Youtube, Facebook e cia destroem um país... e alienam e destroem a identidade de um povo com cultura inútil, futilidade, americanização, estupidez etc.

Somos exceções nesse "mar de rede", tão exceções que cadê a gente conseguir mais mobilizar o povo nas ruas como se fazia na era pré-Google e afins?...

É ilusório achar que está se dobrando a grande mídia só pq há algumas brechas na rede que conseguem, de forma milagrosa, excepcional, furar cerco da grande mídia e da ação deliberada dessas Big Techs pra alienar o povo (a ação dessas Big Techs é pior que a Rede Globo, pq a Globo ainda produziu coisa cultural pro país, o Google jamais vai fazer isso ou tem capacidade pra tal, Facebook idem).

Eu tenho visto a massa jovem alienada no celular alheios a tudo, eu ia sendo atropelado por um anteontem (o cara numa bicicleta) pq o sujeito parecia um retardado olhando distraído pro celular conduzindo uma bicicleta... totalmente alheio ao mundo (se viesse um carro junto o cara se ferrava). E foi sorte pq eu consegui desviar (por um triz) da bicicleta, pq eu tenho força pra empurrar um troço daqueles pra longe e iria ter um acidente sério, ainda bem que eu consegui evitar o choque (e o sujeito seguiu como se não tivesse visto nada, quadro assustador se desenha, qual o futuro de uma pessoa dessa alienada num celular, vendo titica e entregando Ifood?...).

"Se bem que tem gente acessa conteúdo via pirataria...."

Sim, tem, eu mesmo sempre acessei, rs, mas em geral é gente com conhecimento prévio... exemplo, eu gosto do Queen, dos Beatles, rock britânico (das bandas), algumas bandas espanholas (duas especificamente), eu consigo material disso pq já conheço de antemão a coisa, sei olhar catálogo, há a cabeça aberta tb, o interesse em ouvir música, assimilar (eu tb enrolo com violão/guitarra, teclado...), fui criado ouvindo música (de todo tipo), influência do meu pai (tinha pra mais de mil discos, bem mais que isso), de orquestra e cia.

Mas como a gente assimilava isso? Pela TV, rádio, onde produtores que tb tinham esse tipo de cabeça, mentalidade (conhecimento prévio, era um "reino de classe média", embora tb chegasse ao "povão") faziam a edição dos programas, documentário na TV, em rádio etc. O povo havia sido criado num ambiente mais qualificado, com nível cultural/educacional melhor... não é o quadro que se vê atualmente (de deterioração total). Eu vejo gente com mestrado, doutorado que escreve errado... dizendo sandices. O quadro educacional do país é preocupante, muito preocupante (da qualidade da educação). Da incapacidade de uma grande parte em raciocinar, refletir... ter uma cabeça mais aberta pra assimilar as coisas. Situação tá bem feia.

Por que vc não vê manifestações grandes no Brasil pró-palestina como tá rolando na Europa, Austrália, EUA e cia?... a rede não está furando o cerco como se imagina, em que pese o "milagre" que uma parte faz se comunicando nisso aqui (a gente mesmo está furando o cerco, mesmo que A ou B não reconheçam, não queiram reconhecer etc, o que não é problema nosso e sinceramente nem ligo, eu só fico uma arara com conteúdo copiado e sendo repetido sem créditos como se fosse terceiros que tivessem pesquisado, acho uma postura desonesta, pra ser educado, mas que essa turma tb se dane, se eles acham que isso é legal, "bacana", boa sorte, estão só dinamitando o ambiente de discussão com essas posturas hostis, e essas coisas não irão durar pra sempre... as pessoas se enchem, se cansam e param de discutir, quem perde no fim? a gente é que não é).

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

"A Globo se ferrou nessa... a internet a lascou..."

A internet faz estrago na Globo pontualmente ou dependendo do tema... por exemplo, a Globo não consegue mais eleger presidente desde 2002, e isso mesmo antes da era da banda larga... ela já vinha perdendo força, mas lançou a "Lava Jato" no país, que foi tão autoritária e nociva ao país quanto a figura de Bolsonaro... a Globo ainda tem força, e não joga sozinha, o Google não é nosso aliado, tampouco o Facebook e Big Techs. Empresas que representam o porrete imperialista dos EUA não são nossas "aliadas", "amigas"... há que ter cuidado com isso, senão a gente descamba pros delírios do PCO defendendo "liberdade de expressão" de Big Tech (corporação privada dos EUA), nonsense absoluto.

"Talvez porque parte desses judeus estadunidenses sejam "kapos"..."

A parte "engajada" com sionismo na comunidade judaica não é tão grande quando se prega, me refiro a gente que domina o assunto, sabe pq defende tal coisa etc, uma boa parte "vai na onda" pela propaganda feita...

Contar um caso pessoal pra ilustrar a coisa, ou que tive acesso. O Leo já morou em PE, quando esteve por aqui (faz muito tempo já), no prédio que o Leo estava havia um senhor sobrevivente do Holocausto, do campo de Buchenwald (https://pt.wikipedia.org/wiki/Buchenwald).

Tinha o número do campo (eu vi, o Leo viu), senhor de idade já, acho pouco provável até que esteja vivo (isso foi por volta de 2008, 2009, há muito tempo), ele ia comentar sobre Oriente Médio e repetia o que escutava do discurso padrão sobre Israel...

Quem iria lá discutir com ele pra apontar os "problemas", erros, que era propaganda com um senhor de idade (idoso), sobrevivente de genocídio etc?

E tem um monte como ele (não sobrevivente), que cresce ouvindo ladainha de propaganda sionista, a TV reforçando etc e "vai na onda"... o grosso do público dito sionista na comunidade judaica tem esse tipo de perfil, exceção dos ideológicos (dos que são estudados, que sabem o que estão defendendo, que leem mais a fundo etc, esses fazem de caso pensado a Hasbará).

Por isso que eu comentei pro Breno e cia pra que tenham uma cabeça mais aberta ao tentarem dialogar, falar com comunidade, muita gente cresceu bitolada com propaganda, pra se desvincular disso leva tempo, fora a pressão que recebem pra ficar nessa ladainha, e temor (muita gente tem medo). Veja que ninguém vem comentar aqui desde o retorno do conflito...

Nos EUA rolam o mesmo tipo de fenômeno, no Reino Unido e cia.

Roberto Lucena disse...

"Cidadão da Macronlândia denunciam a Hasbara !
https://www.youtube.com/watch?v=hzUaSb8dzD0
Tem legendas automáticas... qualquer coisa... usar o tradutor..."


A Hasbará colapsou na Europa, nos EUA, no grosso do mundo, só tá respirando por aparelhos aqui no Brasil via repressão (tentaram censurar palestra do Ilan Pappé e idiotices do tipo, que só reforçam o caráter autoritário, ditatorial, repressivo do sionismo no país, e não estão impedindo nada, ao fazer isso até promoveram (de forma involuntária) os eventos...

Mas francês como língua de rede é complicado, sempre ouvi da minha mãe que era fácil (francês), não sei pq sempre travei pra aprender embora hoje eu entenda melhor, mas não costumo colocar áudio/escrita em francês, fora a minha negativa sobre a França (tirando as francesas... o som que elas estão fazendo, rs), canais em francês só circulam pela França mesmo. Mas fica o registro (tem gente que acessa do Canadá, França o blog, ou que entende o idioma). E de fato a Hasbará está colapsando.

Não era tão fácil discutir essas coisas há uns 10 anos atrás, 15 anos, a percepção do conflito em si tb era outra embora já viesse se modificando. Toda blindagem, mitos em torno de Israel afundaram, Israel cruzou a linha vermelha moral com o genocídio e a matança de décadas de palestinos, a imagem de propaganda que Israel faz desde 1948 virou pó, fumaça, acabou.

Por isso que comentei acima e em outros posts (de Gaza) que serão demonizados pela matança, genocídio por décadas. Se essa "elite sionista" nos EUA/Europa tivesse algum resquício de juízo já estariam tratando da remoção de Netanyahu e cia, mas ainda acham que vão "deitar e rolar" no Oriente Médio (mesma mentalidade dos propagandistas da OTAN de canais aqui do país que ficam soltando indiretas, atacando, dizendo besteira do conflito e a turma que apazigua, passa pano pros EUA endossando as mitificações desses países).

Como já disse antes, ninguém aqui quer ser "salvador da pátria", eu não quero, eu não vou "salvar" ninguém da idiotice, a pessoa que procure cair em si, refletir, aprender a raciocinar pra entender o que se passa (a checar fontes, discussões etc).

Pq não tem "duas verdades" sobre esses conflitos... mesmo que se possa ter um erro aqui e ali (factual, casual), a gente tá acostumado a discutir história (que puxa pra "geopolítica") e cia com base em questões reais, em interpretação séria das coisas, com método (não é chute, ninguém adota tom "profético" por aqui, a gente brinca, mas isso tá mais pra "misticismo", eu sou cético... adepto da ciência, não de "mitologias", interpretações com base em "mitificações", "que os EUA são indestrutíveis" e idiotices do tipo).

Roberto Lucena disse...

E o garoto que aparece no 1o post com esse título, Abdullah, transferido pra Turquia pra ver se se recuperava, se salvava, faleceu decorrente de desnutrição, fome, provocada por Israel (assassinato, genocídio, mais um assassinato).

A matéria (https://www.facebook.com/OnePathNetwork/posts/pfbid0mjo2RobXgW1zjS6xKgdxd7oryRArLgGqVa9TW8kuqv68JbP9Pc6t6MSKCNAVjNY3l

O vídeo (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/07/como-se-classifica-isso-alem-de-genocidio-chamar-de-animalesco-e-ate-ofensa-aos-animais-genocidio-por-fome-bombas-apoio-armado-dos-eua-e-governos-europeus-otan.html), "Estou com fome", a legenda tá em inglês.

stéphano bahia disse...

Que nojo.... essa ditadura genocida... nem os "revis" chegaram ao nível da Hasbara em escrotice...

Roberto Lucena disse...



"Que nojo.... essa ditadura genocida... nem os "revis" chegaram ao nível da Hasbara em escrotice..."

Pra vc ver a que ponto chegamos... Israel superou os "revis" com folga e louvor... os "revis" podem alegar que apesar de defenderem genocídio (nazista, negam pra atenuar o nazismo, apaziguar o fascismo, a extrema-direita), eles não mataram ninguém, embora até gostassem de "fazer o serviço"... mas entre falar e fazer há uma distância...

Só que eu não relativizaria o papel dessa turma, sempre chamei "revi" de alegria de Israel, pq essa turma foi quem ajudou a consolidar o discurso de vitimismo em torno de Israel quando ficavam disseminando antissemitismo na rede. Pode ver que não pinta nenhum pra dizer um "ai".

No passado um ou outro ainda fazia média sobre palestinos e cia, mas com o grau de direitice atual do país, dos EUA, do Brasil, nem precisam fazer média sobre isso pra posar de "bonzinhos".

São merd* e bost*, no fundo navegam juntos... Israel explora/explorou o discurso desses caras e eles ajudaram a Israel explorar a imagem de "vítima" em cima do genocídio da 2aGM, que ironicamente eles vinham nos responsabilizar por isso quando eles é que promoveram a palhaçada.

Israel não representa solução, salvação pra sobreviventes do genocídio da 2aGM e nem pra preservação da memória disso. Vou ver se localizo o vídeo do cara que era da AIPAC rompendo com a coisa... as fissuras já começam a brotar nos EUA... que é o epicentro da disputa sobre o desfecho de Israel e dos conflitos do Oriente Médio (com a Europa).

Roberto Lucena disse...

O discurso que citei, esse cara era da AIPAC "Ex-AIPAC Staffer: 'I Woke Up to What Israel Was'" ("Ex-funcionário do AIPAC comenta: "Acordei para o que Israel era" https://zeteo.com/p/ex-aipac-staffer-i-woke-up-to-what>).

Vídeo (https://www.youtube.com/shorts/7QihCKKNeKY).

Agora compara todos esses vídeos com a cobertura que rola aqui no país do conflito... que entendo as limitações (o Breno tem se destacado na coisa e uma minoria), problema de estrutura, dinheiro etc, e tb de certo "ego"... mas essas ditas "mídias progressistas" maiores, 247, ICL, fazem uma cobertura tenebrosa dessas questões.

Não colocam esses vídeos (mais duros, pesados) que circulam fora, é medo do lobby aqui no país? Estranho... até a mídia "mainstream" do Reino Unido bate mais em Israel que essa turma. Já vi jornalista escrachando embaixador israelense e cia.

Fora terem dado espaço pruma turma no "mínimo confusa", à direita, que não usa o termo genocídio... passa paninho pra Israel, pros EUA por preconceito político, ideológico, prum público já confuso, de leitura miserável (que não lê, nem jornal).

Meu consolo é que o cenário fora anda diferente do Brasil nessa questão (pelo menos).

O que eu tb tenho que ler de sandice sobre Geisel (só faltam louvar a ditadura militar, que derrubou Jango, quem poderia tornar o país soberano de fato), sobre Rússia e China "vindo salvar o Brasil", "mundo multipolar", esse povo tá totalmente fora da realidade ou fora de si.

O nível de discussão sobre geopolítica no país é uma zona, mixórdia (https://www.dicio.com.br/mixordia). Quem não se virar noutro idioma tá realmente ferrado (se não leem). E nem culpo o povo, quanto custa hoje um livro de História?

Vou ter que colocar link a contragosto de plataforma ianque, mas é o jeito pra mostrar o preço, livro "Hitler" (de Joachim Fest, dos principais biógrafos do Cabo Adolfo), 249 reais... quem tem essa grana pra comprar esse livro hoje? De classe média (e olhe lá), média alta pra cima... (https://www.amazon.com.br/Hitler-Caixa-Joachim-Fest/dp/8520930301).

E tenho o livro, comprei em 2007, nesse período, não lembro, mas foi entre 2006, 2007, tinha preço acessível, era caro mas não chegava a esse patamar de absurdo atual. Os dois livros saíram por uns 100 reais na época ou menos, ficaria em torno disso atualmente, apesar da inflação que rola. Qual a explicação pro preço desses livros nessa estratosfera?

E pra quê essas capas de "laquê" ridículas? Povo compra livro pra enfeitar estante? Essas editoras enfeitam os livros pra vender pra ver se o povo usa como supositório gourmet, deve ser isso.

Resumo da coisa, só quem tem acesso a isso hoje é quem se vira indo atrás em biblioteca pública (de universidade pública, federal), se tiver tempo, interesse etc, ou classe média (com certo patamar de renda já grandinho), média alta pra cima... e não se discute a universalização do acesso a livro, educação boa etc, o povo vive consumindo bost* e chamando "tolete" de ouro. A linguagem é "chula", mas é desabafo, esse país é um escracho.

stéphano bahia disse...

"O discurso que citei, esse cara era da AIPAC "Ex-AIPAC Staffer: 'I Woke Up to What Israel Was'" ("Ex-funcionário do AIPAC comenta: "Acordei para o que Israel era" https://zeteo.com/p/ex-aipac-staffer-i-woke-up-to-what>).

Vídeo (https://www.youtube.com/shorts/7QihCKKNeKY).

Agora compara todos esses vídeos com a cobertura que rola aqui no país do conflito... que entendo as limitações (o Breno tem se destacado na coisa e uma minoria), problema de estrutura, dinheiro etc, e tb de certo "ego"... mas essas ditas "mídias progressistas" maiores, 247, ICL, fazem uma cobertura tenebrosa dessas questões.

Não colocam esses vídeos (mais duros, pesados) que circulam fora, é medo do lobby aqui no país? Estranho... até a mídia "mainstream" do Reino Unido bate mais em Israel que essa turma. Já vi jornalista escrachando embaixador israelense e cia."

Medo? Pra mim... é rabo preso e cumplicidade

Roberto Lucena disse...

"Medo? Pra mim... é rabo preso e cumplicidade"

Vendo mais esses vídeos dessas mídias (eu assistia mais as discussões, mas estão colocando pesado isso nos "shorts", a gente se dá conta da repressão que a gente vive aqui no país... e tem muito rabo preso ou medo... "vai saber"... não exibem vídeos da desgraça em Gaza, como querem chamar atenção do povo aqui no país alheio a tudo?

Maioria no país nem acessa coisa em inglês, espanhol e cia (é o país onde a classe média manda filhos pra escolas de inglês e cia e a maioria não acessa nada de fora, ou os que acessam ficam quietos... omissos), mas esse meio jornalístico tem acesso... então qual a explicação?... o Breno ainda mostra alguma coisa, mas essa dita "mídia progressista" é só "pró-forma" sobre Gaza, pra não ser acusada de omissão.

Essas bolhas de "esquerda" nesses canais ficam alheios a tudo, só que a realidade vem se impondo, o que obriga a se questionarem mesmo com o "discurso alienante" pra se conformar com a realidade. A direita brasileira nem precisa citar o problema, já nasceu fora da realidade, se bem que costumam ser mais práticos quando o "calo aperta"...

Roberto Lucena disse...

E só pegando carona, como fica o discurso do "Cirão da massa", Ciranha "esquerdão mais que o Lula" quando o sujeito se filiar ao União Brasil (Arena/PFL) ou PSDB? (https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/ciro-gomes-deve-disputar-governo-do-ceara-pelo-uniao-brasil).

A fraude cirista finalmente vai desaparecer? Pq depois disso se torna insustentável o discurso mentiroso dessa turma sobre "trabalhismo", PDT, Brizola e cia.

Eu não avisei que até 2026 o "teto desabaria" sobre esse pessoal?... veio até antes a paulada... coloquei no post seguinte (mais recente, sobre a Venezuela e o bla bla bla sobre BRICS vir nos "defender"... pra essa turma acordar pra vida). Não sou contra o BRICS, mas chamei atenção pro problema pra certa turma falar em coisas concretas em vez de "possibilidades", "hipóteses", "abstrações" (essa turma curtiu esse termo).

stéphano bahia disse...

"Vendo mais esses vídeos dessas mídias (eu assistia mais as discussões, mas estão colocando pesado isso nos "shorts", a gente se dá conta da repressão que a gente vive aqui no país... e tem muito rabo preso ou medo... "vai saber"... não exibem vídeos da desgraça em Gaza, como querem chamar atenção do povo aqui no país alheio a tudo?"

desafia a repressão, oras... e se tentarem censurar... faz gritaria na internet denunciando... inclusive pra grupos internacionais.

https://x.com/ThiagoResiste/status/1958664998118728027
URGENTE!!! O embaixador da China acaba de se encontrar com o presidente da Venezuela pra tratar da AMEAÇA de invasão dos EUA!!

Xi Jinping, presidente da China, já se posicionou CONTRA a intervenção dos EUA!!

Os BRICS vão pra cima!!!

https://x.com/ThiagoResiste/status/1957837443043868675
Líderes europeus completamente HUMILHADOS pelo Trump!! Apenas os BRICS se levantaram contra os EUA!!

O sonho do Tarcísio e da imprensa VIRALATA é ter o Lula numa foto dessa, humilhado também.

MAS NÃO VAI ROLAR
OS BRICS ESTÃO VENCENDO
https://x.com/brealt/status/1958307348725834168
Merece ser apoiado o governo Nicolás Maduro se apresentar à Justiça venezuelana pedido de prisão para lideranças oposicionistas aliadas à intervenção norte-americana. Mesmo se medidas ainda mais duras forem tomadas, o que cabe à esquerda mundial é a solidariedade incondicional.

Breno tem razão... tem que jogar duro na quinta-coluna e nos collabos....
Isso se chama Legítima Defesa... como diria.. israelixo...

stéphano bahia disse...

""O discurso que citei, esse cara era da AIPAC "Ex-AIPAC Staffer: 'I Woke Up to What Israel Was'" ("Ex-funcionário do AIPAC comenta: "Acordei para o que Israel era" https://zeteo.com/p/ex-aipac-staffer-i-woke-up-to-what>)."

Um bravo dissidente do AIPAC... que coragem! Espero que ele jogue mais bosta no ventilador....

Roberto Lucena disse...

"desafia a repressão, oras... e se tentarem censurar... faz gritaria na internet denunciando... inclusive pra grupos internacionais."

247, ICL, DCM e cia enfrentando isso? rs. Isso no caso é Israel... veja a cobertura de fora e compare com a "cobertura" interna no Brasil (é clamorosa a diferença).

Negócio é mais performático do que tom de enfrentamento, em que pese eu poder estar "pegando pesado", mas... eu pego no pé com essa mídia pq o peso delas por aqui é zero, ninguém elege político de esquerda local com ajuda dessa turma, pelo contrário, a direita fica atiçada ouvindo esse discurso "performático" de "não passarão!", "não vai ter golpe" e cia...

Eu tenho sérias dúvidas do peso disso pra se converter em votos pro Lula, PT e cia eleitoralmente... eu tenho visto a esquerda sofrer revés no país com essas mídias do que o inverso. Mas posso estar totalmente errado. Não sou contra a existência dessas mídias, só pra deixar claro, mas ao "formato" que usam... já citei isso outras vezes e sempre vou lembrar. Eu nunca fui chegado ou adepto de "discurso pra gueto"... pra "panelas"... a gente discute aqui de forma genérica, o público que acessa o espaço não é só de "esquerda" e cia (nunca foi), e veja que a gente não pega leve na tomada de posição, o que costuma ser mais respeitado do que o pessoal que não "tem lado", fica em cima do muro...

"https://x.com/ThiagoResiste/status/1958664998118728027
URGENTE!!! O embaixador da China acaba de se encontrar com o presidente da Venezuela pra tratar da AMEAÇA de invasão dos EUA!!

Xi Jinping, presidente da China, já se posicionou CONTRA a intervenção dos EUA!!"


É um bom sinal, mas ajuda mesmo vc sabe o que significa: armamento... cobertura financeira das sanções dos EUA etc. Trump já está em guerra total e aberta contra a China. Os ataques à Venezuela, ao Brasil, à Gaza, o endosso do conflito na Ucrânia tentando "cooptar" Putin, o Kremlin é uma ofensiva de guerra norte-americana e dos aliados. Por isso que a China poderia dar uma boa nova ao mundo cortando os laços com Israel, ou relações comerciais... seria muito bem-vinda a posição (pro comércio chinês Israel não significa nada, politicamente tem um peso considerável, pq isso é uma confrontação aos EUA sem uso de armas, que seria a continuidade da política atual da China).

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

"Os BRICS vão pra cima!!!"

Nesse bloco o Brasil só conta mesmo com alguns países e olhe lá... a China é o mais destacado. Em que pese que as relações com a Índia são boas, com os demais membros. A coisa tende a se aprofundar, pra desgosto do Mossadian e "mossadianetes" anti-BRICS que dão piti com a Rússia.

"https://x.com/ThiagoResiste/status/1957837443043868675
Líderes europeus completamente HUMILHADOS pelo Trump!! Apenas os BRICS se levantaram contra os EUA!!
O sonho do Tarcísio e da imprensa VIRALATA é ter o Lula numa foto dessa, humilhado também."


Não vai rolar, o Lula é "malandro velho"... o cara tá na política desde os anos 70 do século passado, já topou com tudo quanto é tipo de político mundial e nacional, Trump é só "mais um" (gagá, senil em estado de decomposição). Genética degenerada dessa "liderança ianque"... quem diria, a "super-raça" WASP se derretendo...

"MAS NÃO VAI ROLAR
OS BRICS ESTÃO VENCENDO
https://x.com/brealt/status/1958307348725834168
Merece ser apoiado o governo Nicolás Maduro se apresentar à Justiça venezuelana pedido de prisão para lideranças oposicionistas aliadas à intervenção norte-americana. Mesmo se medidas ainda mais duras forem tomadas, o que cabe à esquerda mundial é a solidariedade incondicional.

Breno tem razão... tem que jogar duro na quinta-coluna e nos collabos....
Isso se chama Legítima Defesa... como diria.. israelixo..."


Venezuela está em estado de guerra, quem colaborar com o inimigo tem que ir em cana, questão de lei e soberania. Nos EUA jamais toleram qualquer pessoa que soe apresentar "risco" à soberania dos EUA, por que tem uma turma que ainda insiste em dois pesos e duas medidas com os países, papagaiando propaganda norte-americana? Que está em cheque, junto da hasbará israelense, em cheque e colapsando, a olhos vistos.

Roberto Lucena disse...

"Um bravo dissidente do AIPAC... que coragem! Espero que ele jogue mais bosta no ventilador...."

Tem mais gente nesse bloco (de dissidentes), só que vi há muito tempo, acompanho mais o conflito (pra valer) de 2005/2006 pra cá, então vi muita coisa... (literalmente). Nos embates de Gaza (nos anteriores) apareceu dissidente britânico (não lembro de cabeça o nome da AIPAC do Reino Unido, mas tem) descendo o sarrafo na coisa, faz muito tempo isso (o vídeo). Acho que é até difícil de localizar hoje com a quantidade de vídeos novos sobre Gaza e cia.

Essas vozes são importantes pq têm impacto, influência real interna nas comunidades desses países, o que é um fator central pra derrubar a coisa.

E não vou nem detonar mais discurso ridículo de alguns canais "comentando sobre conflito", genocídio (sem usar o termo) etc pq definitivamente tem uma turma que não tem a mínima noção do que significa genocídio, do impacto político a médio/longo prazo etc. O tempo vai mostrar a essa turma o significado das coisas, a gente deve comentar pro público que entende e que dá retorno, até pq como eu comentei antes, quase 70% dos acessos daqui é de gente de fora do Brasil... a gente tem que mirar o público maior (o público interno que acompanha é pq em parte concorda com o que é repassado, tirando a turma da "surdina" se contorcendo de dor).

Roberto Lucena disse...

Só mesmo o rebaixamento intelectual do Brasil e de parte do mundo explica a situação que passamos, de estarmos tendo que citar "picuinha" de meia dúzia no Youtube, de tão alienados que estão e não conseguem entender que fatos, episódios como esse de Gaza afetarão a vida de milhões por décadas. Essa turma acha que está acompanhando um "show", um "espetáculo" televisivo tamanho o nível pueril com que lidam com questões de política (questões profundas).

stéphano bahia disse...

"Venezuela está em estado de guerra, quem colaborar com o inimigo tem que ir em cana, questão de lei e soberania. Nos EUA jamais toleram qualquer pessoa que soe apresentar "risco" à soberania dos EUA, por que tem uma turma que ainda insiste em dois pesos e duas medidas com os países, papagaiando propaganda norte-americana? Que está em cheque, junto da hasbará israelense, em cheque e colapsando, a olhos vistos."

Prender traidor é um ato de legítima defesa... como diria a Hasbarah.. (ironia)

Roberto Lucena disse...

"Prender traidor é um ato de legítima defesa... como diria a Hasbarah.. (ironia)"

A Maria Corina e cia são "militantes do Hamas", não é isso que Israel usa como justificativa pra atacar meio mundo?... o gabinete de Israel tb é "militante do Hamas", deveriam atacar todos eles dentro de Israel, rs.

stéphano bahia disse...

https://www.youtube.com/watch?v=2vrSRALePIY Boa notícia...

Roberto Lucena disse...


"https://www.youtube.com/watch?v=2vrSRALePIY Boa notícia..."

Pra não assustar o povo, caso acessem o link, "Puñetazo" que aparece no título, em espanhol, é "soco", "murro", rs. Caso alguém se assuste, rs. Tem desses termos em espanhol, "falsos cognatos", se bem que nem tanto, o "puñetazo" vem de "puño" em espanhol também, o termo mais "cabeludo" em português também vem de "punho", "monheca", rs.

Como "buseta" em espanhol não é o que muita gente pensa quando escuta em português, é "ônibus pequeno" (micro-ônibus) em alguns países da América Latina (bus+eta, eta pra diminutivo e "bus" de ônibus), pq tinha jogadora da Espanha com sobrenome cabeludo (literalmente), a transmissão na TV era hilária, rs.

Palavra "embarazada" também vai na mesma linha, se alguém deixou alguma garota "embaraçada" na Espanha e AL não é só deixá-la "constrangida", numa "situação difícil" (relativo a vergonha, constrangimento)... rs. Em português o correlato é "grávida", se bem que o termo em espanhol tem certo sentido popular, a "moça ficou numa situação difícil" (grávida)... embora soe até machista, mas usam direto na AL e Espanha.

Roberto Lucena disse...

Depois da sessão de "cultura inútil" (ou nem tanto), agora a nova moda de importar termos do espanhol (sem nem saberem) é o "a ver", tá uma graça a quantidade de gente "espanholando" sem saber, rs. Antes era o FFAA, o EEUU, o Bah! do gaúcho vem dos argentinos ou da Espanha (tem a expressão).

Voltando à programação normal, a China até já mandou o embaixador da China em Caracas falar com o Maduro... mas apoio de fato é armamento na mão, cobrir as sanções dos EUA etc.

Como isso aqui (Uncle Sam roubando os fuzis do Irã e mandando pra Ucrânia, 5 mil (https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/09/eua-entregam-carregamento-de-armas-apreendidas-do-ira-a-ucrania-incluindo-5-mil-fuzis-ak-47.ghtml).

Baterias anti-áreas, pra interceptar caças e mísseis, drones (pra mandar navio pro fundo do oceano) etc. O resto é perfumaria, teatro pras câmeras.

Os Hutis tornaram a questão dos navios obsoleta, se ficarem no raio de ação dos países, os Hutis mudaram a guerra marítima no Mar Vermelho.

stéphano bahia disse...

https://chat.deepseek.com/
O Ansarallah tornou os navios de guerra obsoletos em parte.

O movimento Ansarallah (também conhecido como Houthis) demonstrou, através de suas ações no Mar Vermelho, que navios de guerra tradicionais, especialmente os de modelos mais antigos ou com capacidades limitadas, podem se tornar vulneráveis diante de táticas assimétricas e armamentos modernos. Abaixo, explico como isso ocorreu e suas implicações:

---

### ⚔️ 1. **Ataques Eficazes Contra Navios de Guerra**
- Os Houthis realizaram ataques bem-sucedidos contra navios de guerra dos EUA, incluindo o porta-aviões **USS Harry Truman**, usando mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos e drones . Esses ataques forçaram a retirada de vários navios da região, como o **USS Gerald Ford** e o **USS Dwight Eisenhower**, que precisaram passar por manutenções após os danos sofridos .
- Em um caso, o destróier **USS Stockdale** teve que enfrentar simultaneamente quatro mísseis balísticos e drones, destacando a pressão operacional contínua .

---

### 💰 2. **Custos Econômicos e Operacionais Elevados**
- A Marinha dos EUA gastou **mais de US$ 1,5 bilhão em munições** para interceptar ataques, além de enfrentar perdas de aeronaves, como três caças **F/A-18 Super Hornet** do USS Truman .
- A necessidade de manter navios em constante prontidão e realizar interceptações em curtíssimo tempo (em alguns casos, **15 segundos**) sobrecarregou as tripulações e os recursos navais .

---

### 🚀 3. **Uso de Tecnologia Assimétrica e Armamento Moderno**
- Os Houthis utilizaram um arsenal diversificado, incluindo:
- **Mísseis balísticos e de cruzeiro** (como o **Burkan-2H** e o **Tufão**, com alcance de até 1.900 km) .
- **Drones** (como o **Shahed-136** e o **Samad-3**, com alcance de até 2.500 km) .
- **Mísseis antinavio** e **drones marítimos** autoguiados (como o **Shark-33**) .
- Esses armamentos, muitas vezes fornecidos ou desenvolvidos com apoio iraniano, permitiram ataques de baixo custo contra navios de alto valor .

---

### 🧠 4. **Adaptação Tática e Inteligência**
- Os Houthis estabeleceram **estações de observação costeira** e usaram "navios espiões" para monitorar e coordenar ataques .
- Eles também implementaram um **sistema de coordenação humanitária** para permitir que navios comerciais sem ligações com Israel transitassem livremente, enquanto focavam em alvos específicos .

---

### 🌍 5. **Impacto Estratégico e Geopolítico**
- Os ataques forçaram os EUA a desviar recursos navais originalmente destinados a conter a China no Pacífico, expondo vulnerabilidades logísticas e estratégicas .
- A Marinha dos EUA chegou a considerar a **aposentadoria antecipada de navios de guerra obsoletos** (como os navios de combate litorâneos - LCS), que não são adequados para ameaças modernas .

---

### 📌 Conclusão
Os Houthis demonstraram que navios de guerra tradicionais, especialmente aqueles com defesas limitadas contra ameaças assimétricas (como drones e mísseis de baixo custo), podem se tornar obsoletos ou altamente vulneráveis. Isso levou a uma reavaliação estratégica por parte de potências navais, como os EUA, que agora precisam investir em sistemas de defesa mais adaptáveis e eficientes .

Para mais detalhes, você pode consultar as fontes citadas.

Roberto Lucena disse...

"### 📌 Conclusão
Os Houthis demonstraram que navios de guerra tradicionais, especialmente aqueles com defesas limitadas contra ameaças assimétricas (como drones e mísseis de baixo custo), podem se tornar obsoletos ou altamente vulneráveis. Isso levou a uma reavaliação estratégica por parte de potências navais, como os EUA, que agora precisam investir em sistemas de defesa mais adaptáveis e eficientes .

Para mais detalhes, você pode consultar as fontes citadas."


Os Hutis (ou Houthis como escrevem em inglês e cia) mudaram o quadro da guerra no mar, tornou obsoleto ou vulneráveis essas embarcações de guerra dos EUA no Mar Vermelho... fora a questão geográfica (que não foi citada acima), a geografia do Iêmen é tortuosa, só nativos dominam, o que torna o local hostil pra ataques, e o envio de tropas por terra é custo, tanto pros EUA como pra Israel (que ainda tá penando em Gaza, em que pese o alarmismo de canais de linha da OTAN que menosprezam ou ignoram essa parte por posições ideológicas, preconceitos políticos/ideológicos, embora vivam dizendo que os outros é que avaliam questões por "ideologia").

O Mar do Caribe é revolto, sinuoso, é um ambiente tb hostil pra ataques, fora que os EUA não aprontaram nenhum desembarque de tropas na área, se aprontar vão topar com 1 milhão de pessoas armadas dentro da Venezuela, matas e cia...

O perigo são os ataques aéreos e via navios, a Venezuela se quiser ter êxito no confronto vai ter que adotar o aparato Huti e pedir sistemas antiaéreos à China e Rússia, bem como drones e cia (governo da Venezuela já deve estar sabendo disso e a parte militar deles).

E veja que coisa interessante e "nebulosa", qualquer êxito da Venezuela nisso recai sobre o Brasil, o povo iria se questionar pra que serve afinal as forças armadas do país, porque pra Defender o país é que não estão servindo... (há muito tempo), se intrometendo em assuntos de governo, política civil etc, Bolsonaro é cria da cúpula militar, destacadamente do Exército de Caxias do Villas-Boas e cia (que estão livres, sem punição pelos golpes contra o país).

stéphano bahia disse...

Sim... espero que o sucesso venezuelano respingue aqui... ah... o exército de Caxias nem brinca de declarar apoio público ao Trumpedófilo....

stéphano bahia disse...

Redija no blog a hipocrisia da direitalha sobre Israelixo e a Venezuela...

Roberto Lucena disse...

"Sim... espero que o sucesso venezuelano respingue aqui... ah... o exército de Caxias nem brinca de declarar apoio público ao Trumpedófilo...."

Eu não ponho a mão no fogo por essa milicada aqui do país... eles que provem que são dignos de confiança (de novo)...

Mas o que citei da questão da Venezuela respinga aqui no país diretamente, pro bem ou pro mal, se a Venezuela tombar, a gente será o próximo (com risco até de perda territorial), numa ofensiva dos EUA.

Se a Venezuela resistir e dobrar os EUA... o impacto psicológico disso no Brasil é algo sem precedentes... nas forças armadas, população e cia. Estamos diante de um evento de grande monta, não de "fanfarronice" com os canais da "mídia ilustrada" (alternativa) vem tentando retratar... como já vi alguns mudando o discurso sobre o conflito Rússia e Ucrânia... não diziam que iria acabar rápido?... há uma Europa no "meio" da brincadeira...

Roberto Lucena disse...

"Redija no blog a hipocrisia da direitalha sobre Israelixo e a Venezuela..."

Vou tentar colocar a questão, talvez entraria num post sobre "Webcomunismo parte 2", se bem que não ando muito a fim de comentar sobre essa questão do "webcomunismo" com o pessoal vindo copiar e colar ideias daqui novamente sem dar crédito. O mais engraçado é que a gente tem mais público que muito canal, piada fazerem isso.

Vou descolar algum post pra isso, o post sobre as "Vitórias de Pirro" daria pra comentar isso.

P.S. sistema de comentários do blogger agora mudou, tá com espaço pra resposta direto nos comentários... deveriam colocar layout pra colocar vídeo aberto aqui nos comentários.

stéphano bahia disse...

"Se a Venezuela resistir e dobrar os EUA... o impacto psicológico disso no Brasil é algo sem precedentes... nas forças armadas, população e cia. Estamos diante de um evento de grande monta, não de "fanfarronice" com os canais da "mídia ilustrada" (alternativa) vem tentando retratar... como já vi alguns mudando o discurso sobre o conflito Rússia e Ucrânia... não diziam que iria acabar rápido?... há uma Europa no "meio" da brincadeira..."

Rússia e China já tão amparando a Venezuela... já era pros EUA...
Duvido que o exército se Caxias ajude os EUA nesse caso... sabe que apanha feio!

Roberto Lucena disse...

"Rússia e China já tão amparando a Venezuela... já era pros EUA...
Duvido que o exército se Caxias ajude os EUA nesse caso... sabe que apanha feio!"


Se o Exército de Caxias notar que a Venezuela contra-ataca, vai ficar quieto.

O exército do país é escroto mas não rasga dinheiro (ainda)... não coloco a mão no fogo por essa turma, mas não creio que queiram morrer pelos norte-americanos, pelo menos as patentes baixas...

Mas espero que o amparo de China e Rússia não fique só em palavra, que enviem armamento de defesa pra Venezuela... o Irã também... (a Venezuela tem boas relações com o Irã, que já furou bloqueio naval dos EUA ao redor da Venezuela https://www.poder360.com.br/economia/ira-desafia-sancoes-dos-eua-ao-enviar-petroleiros-para-a-venezuela-dw).

stéphano bahia disse...

https://x.com/ItaloMarsinho/status/1959963501872504901
Povinho com síndrome de capitão do mato...

O exército de Caxias é um antro de pinguços... que mané guerra vai se meter...
Vários países poderiam furar o bloqueio naval... e até ter escolta militar...

Roberto Lucena disse...

"https://x.com/ItaloMarsinho/status/1959963501872504901
Povinho com síndrome de capitão do mato..."


Cabe processo, e ainda grava. Mas não tem uma turma aqui no país que nega racismo no país?... são os mesmos que não usam o termo genocídio pra Gaza ou não discutem o assunto... pra "não tomar partido"... essa turma na segunda guerra não tomaria partido contra nazistas, gente estranha...

"O exército de Caxias é um antro de pinguços... que mané guerra vai se meter...
Vários países poderiam furar o bloqueio naval... e até ter escolta militar..."


Qualquer ataque dos EUA à Venezuela, ataque militar, respingará aqui no país, em vários aspectos... a Venezuela vai se defender, vai agir, e isso colocará em cheque a postura reacionária anti-povo das forças armadas com o país... e o gasto feito na mesma, que não tem servido pra Defesa do país... pode anotar essa questão e me cobrar depois.

stéphano bahia disse...

"Cabe processo, e ainda grava. Mas não tem uma turma aqui no país que nega racismo no país?... são os mesmos que não usam o termo genocídio pra Gaza ou não discutem o assunto... pra "não tomar partido"... essa turma na segunda guerra não tomaria partido contra nazistas, gente estranha..."

Sim... mete processo mesmo... sabe que é isso? O típico justiceiro que só é valente contra os fracos... veja se ele fala a mesma coisa da milícia... não... a milícia cobra "pedágio" dos comerciantes... impunemente... e ai daquele que não pagar....
Esse tipo de justiceiro se treme diante do PCC e do CV...

"Qualquer ataque dos EUA à Venezuela, ataque militar, respingará aqui no país, em vários aspectos... a Venezuela vai se defender, vai agir, e isso colocará em cheque a postura reacionária anti-povo das forças armadas com o país... e o gasto feito na mesma, que não tem servido pra Defesa do país... pode anotar essa questão e me cobrar depois."

Sim... espero que desmoralize as "tropas" de Caxias....

Roberto Lucena disse...

"Sim... mete processo mesmo... sabe que é isso? O típico justiceiro que só é valente contra os fracos... veja se ele fala a mesma coisa da milícia... não... a milícia cobra "pedágio" dos comerciantes... impunemente... e ai daquele que não pagar....
Esse tipo de justiceiro se treme diante do PCC e do CV..."


Não precisa ir longe no exemplo... troca a moça do vídeo por uma loirinha típica de condomínio classe média/média alta... uma "cocota" (https://www.dicio.com.br/cocota), que tá mais pro termo "dondoca" mesmo, a mulher do vídeo iria dar pauladas na "loirinha" com "carinha de anjo" e bem nascida?... sim ou não?... Se não chegasse "adulando", "tão novinha e fazendo essas estripulias"...

"Sim... espero que desmoralize as "tropas" de Caxias...."

O Exército de Caxias tanto procurou encrenca que parece que achou... até por inércia vai acabar se ferrando se os EUA rodarem na América do Sul, ou serão questionados sobre essa posição subserviente, lesa-pátria traidora de submissão aos Estados Unidos e não estarem cumprindo a Defesa do país contra nações hostis (que os Estados Unidos sempre foram com o Brasil e América Latina), historicamente.

Forças armadas submissas a país inimigo é fim de linha, e os EUA são inimigos dos povos do "terceiro mundo", do dito "Sul Global", do Brasil e cia, Trump apenas escancarou um fato histórico... pra haver desenvolvimento no dito "Sul global", no Brasil e cia, o poder bélico dos EUA precisa ruir, afundar, como a força do imperialismo ianque.

O Brasil e brasileiros precisam repelir isso do país, sem meio termo. Se os EUA quiserem algum dia ter um tratamento diferente de parte do Brasil e cia, que mude a postura arrogante, imperialista, colonial que sempre adotou com países que julga "fracos", subalternos, colônias etc, ou a ruptura será sempre bem-vinda, mesmo com a elite sem vergonha do país esperneando, dando chilique (a China poderia comprar essa turma, não é ato de corrupção isso e sim de libertação e liberação do comércio amplo e total entre nações amigas).

stéphano bahia disse...

" "dondoca" mesmo, a mulher do vídeo iria dar pauladas na "loirinha" com "carinha de anjo" e bem nascida?... sim ou não?... Se não chegasse "adulando", "tão novinha e fazendo essas estripulias"..." sim... verdade.... o tratamento seria diferente...

"Forças armadas submissas a país inimigo é fim de linha, e os EUA são inimigos dos povos do "terceiro mundo", do dito "Sul Global", do Brasil e cia, Trump apenas escancarou um fato histórico... pra haver desenvolvimento no dito "Sul global", no Brasil e cia, o poder bélico dos EUA precisa ruir, afundar, como a força do imperialismo ianque."

Expurgar a 5ª coluna do país !
"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...