Mostrando postagens com marcador Oriente Médio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oriente Médio. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de junho de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 26)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 26 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 26. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 03.06.2026 (Atualização: 14.06.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

sexta-feira, 5 de junho de 2026

"Apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas". A Hasbará "rodou" nos Estados Unidos...

Essa matéria saiu em começo de fevereiro desse ano (2026) e a "turma da surdina" que "copia e cola" (sem dar os créditos) não deu a mínima (na verdade nem leram...).

Antes de prosseguir deixa eu situar a coisa, o Stephano perguntou no "Post 25" de "Gaza" sobre "a quanto ia a Hasbará" nos EUA e Europa... eu disse que faria um post comentando a questão, porque são os dois espaços onde a disputa política em relação a Israel realmente ganha maior peso (peso decisivo), não que o resto do mundo "não exista", mas a pressão "mundo afora" desagua, ganha impacto real nesses dois locais, mais nos Estados Unidos (mas tem peso grande na Europa/União Europeia também), porque se soma a voz dos descontentes nos dois locais, que é muito grande.

Até cheguei a comentar nos posts sobre o conflito (tem Post contínuo desde 2023, uma sequência, no caso) que há mais movimento político organizado anti-imperialista nos Estados Unidos e na Europa do que no Brasil... pra nossa vergonha... muito da inação, inépcia de certa "esquerda ilustrada pavoa" (a fêmea do "pavão", adjetivo atrelado à "gente vaidosa", mas eu chamaria de "exibicionistas", "individualistas", apesar de uns se declararem "socialistas"... que por não dialogar com setores amplos do país, não conseguem articular nada pralém da crítica ao sionismo/Israel em canal de Youtube e cia.

Esse é o quadro brasileiro, ou até da América Latina, apesar da maioria das pessoas reprovarem o genocídio de Gaza, o imperialismo dos EUA, Israel e cia, mas não há um "movimento organizado" (articulado) com esse teor, essas características no Brasil. Há pessoas que se posicionam nessa linha, mas não é algo organizado como há na Europa/União Europeia e Estados Unidos (com marchas volumosas de rua e pressão contínua nas esferas de poder desses países).

Mas pra não me perder, voltando ao tema inicial, alguém se declarar sionista ou "pró-Israel" nos EUA e Europa de Outubro de 2023 pra cá (quando Israel começa a matança deliberada em massa de palestinos, maioria mulheres e crianças, fora os ataques letais no Líbano, Irã, Iêmen e cia, junto com os EUA e apoiados pela Europa na "surdina", apesar das dissidências emergindo: Irlanda, Espanha...), se alguém se declara sionista ou pró-Israel nos EUA, pode sofrer constrangimento público pesado.

A maior parte da comunidade judaica dos EUA (principalmente) está rompendo com Israel (vou colocar trecho da matéria mais para baixo), e isso coloca abaixo a Hasbará (https://pt.wikipedia.org/wiki/Hasbar%C3%A1), o apoio a Israel nos EUA etc, de forma definitiva.

Também já coloquei aqui, acho que não em Post exclusivo, uma pesquisa do Pew Research Center (dos EUA) onde indicava que 60% do público adulto dos Estados Unidos rejeita Israel, o link da pesquisa (https://www.pewresearch.org/short-reads/2026/04/07/negative-views-of-israel-netanyahu-continue-to-rise-among-americans-especially-young-people).

Traduzindo os números da pesquisa em questão, e os números são maiores dependendo do espectro político (Democrata maior x Republicanos menor, mas alta), que um norte-americano hoje na casa dos 35 anos, que decidirá a vida política dos EUA não dará a mínima pra questão israelense na próxima década. O apoio a Israel é maior entre os mais velhos, que pegando as pessoas com 65 anos, em 10 anos terão 75 anos, saindo da vida política (a maior parte), e assim sucessivamente.

O resultado é devastador pra Israel do regime sionista, a ponto disso já respingar em um esporro público vazado essa semana do Presidente dos EUA (Trump) sobre Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), onde Trump afirma que seu "colega" só não foi preso por conta dele (Trump)... algo inédito na relação "EUA-Israel"... já reflexo do conflito longo no Oriente Médio.

A quem não viu a coisa, matéria (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/03/trump-reconhece-ter-falado-com-netanyahu-de-forma-raivosa.ghtml).

Ser chamado de "louco" por Trump e não ir pra cadeia por conta dele é "fim de linha"... Netanyahu, "pede pra sair de fininho"... e se "esconde"... (conteúdo irônico, obviamente, mas...).

Mas voltando a outro ponde onde eu parei, sobre a manifestação das pessoas nos EUA a quem se declara sionista, a quanto anda a coisa. Não se trata de movimento de civis não-judeus e cia, como também boa parte da comunidade judaica nos EUA (e Europa) já rejeita Israel ou a política israelense, o "regime sionista".

O "regime" leva o termo "sionista" porque se baseia na "doutrina política" do "sionismo", movimento começado por Theodor Herzl (judeu austro-húngaro, de um país que nem existe mais, seria mais austríaco).

Ressalto isso porque há gente no Brasil que crê que quando alguém comenta usando termos que isso é "coisa de esquerdista", de "extremistas" ou coisa do tipo, pra ver o "nível" (baixo nível) político, de discussão histórica que o país vive mergulhado desde junho de 2013 com aquelas malditas "jornadas de junho", quando certa direita emergiu e provocou um revés político violento no Brasil (e em várias partes do mundo onde rolou coisa parecida com a ascensão desse tipo de extrema-direita "caricata" e pró-EUA, anti-Estado e cia).

A matéria de "apenas um terço dos judeus norte-americanos dizem se identificar como sionistas" saiu em mais de um canto, além do jornal (de viés de direita, em inglês) "The Times of Israel" (que a gente divulgou primeiro aqui, afirmo isso porque nunca vi certa turma que "comenta" esses temas de Outubro pra cá sequer mencionar a publicação e outras que a gente colocou, pelo contrário, já vi críticas, que eu já respondi o porquê uso esses meios/fontes, porque mesmo sendo uma mídia de direita, e de Israel, ainda dão notícia nesses meios por lá, com censura militar e cia, não usem como "parâmetro" a "mídia brasileira" porque é um esgoto completo em relação ao resto do mundo, até com a mídia de Israel, o Brasil não tem mídia, o que há se assemelha mais à "agências de propaganda").

A quem quiser ler a matéria e tirar suas próprias conclusões, segue só um trecho e depois os links (em inglês, mas há tradutor fácil na web do inglês pra vários idiomas, sem desculpa pra fulano e cicrano dizer que "não lê porque está em inglês", algo comum ainda no Brasil, infelizmente).

===============================================
Até mesmo a maioria dos judeus americanos que apoiam Israel não se identificam como "sionistas", revela pesquisa da JFNA

Após os eventos de 7 de outubro, a guerra em Gaza e a eleição do prefeito antissionista de Nova York, Zohran Mamdani, os judeus (norte)americanos não têm uma definição de sionismo mutuamente aceita, revelam os resultados.
Por Andrew Lapin

JTA — Apenas um terço dos judeus (norte)americanos dizem se identificar como sionistas, embora quase nove em cada dez afirmem apoiar o direito de Israel de existir como um Estado judeu e democrático, de acordo com uma nova pesquisa realizada pelas Federações Judaicas da América do Norte.

Os resultados da pesquisa revelam que os judeus (norte)americanos não possuem uma definição consensual de sionismo — aqueles que se identificam como antissionistas e aqueles que se identificam como sionistas atribuem significados bastante diferentes ao termo.

Por exemplo, cerca de 80% dos judeus antissionistas afirmam que “apoiar quaisquer ações que Israel tome” é um princípio do sionismo, enquanto apenas cerca de 15% dos que se identificam como 'sionistas' compartilham dessa crença, de acordo com a pesquisa.
==================================
A quem quiser ler a matéria completa, seguem os links:
https://www.timesofisrael.com/even-most-israel-supporting-us-jews-dont-identify-as-zionists-jfna-survey-finds/
https://www.inss.org.il/social_media/jfna-survey-finds-just-37-of-jewish-americans-identify-as-zionists/

Mas de forma resumida: o que vários judeus nos EUA interpretam como "sionismo", não bate com o que se entende por isso dentro de Israel... fora que não concordam com os massacres, genocídio, fanatismo religioso (de colonos) e cia. Basicamente isso.

Por isso que já fiz comentário crítico alertando a algumas pessoas (chamando atenção) pro fato de que nem todo mundo que declara "apoiar a existência de Israel" (fora as distorções que fazem sobre essa questão) concorda com as políticas daquele país e cia, é que existe uma confusão sobre o "país existir" e sobre como a coisa "deve funcionar" ou "ser", pralém da propaganda israelense.

Fato é que a propaganda ligada diretamente à "linha dura" de Israel foi pro ralo. Ou à "linha mole", tanto faz também. Gastam/gastaram uma fortuna pra propaganda pueril, decrépita pra nada... pudera, quem em sã consciência vai apoiar as atrocidades que Israel faz abertamente e que são denunciadas (mesmo em escala reduzida) pela "grande mídia" mundo afora?...

Vamos ver quanto "gancho" (suspensão/shadowban) a gente toma do Google com esse Post (rs), que não tem nada demais, todas as fontes são da mídia israelense...

domingo, 24 de maio de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 25)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 25 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 25. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 05.03.2026 (Atualização: 23.03.2026; 27.03.2026; 17.05.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

sábado, 28 de março de 2026

"Negociador israelense expõe o plano de Netanyahu" (Daniel Levy para Owen Jones)

Faz dez dias ou mais que esse "furo" saiu na mídia britânica, zero repercussão nos canais do Brasil (até em espanhol) e cia... sinal de que não acompanham "bem" a coisa...

Alguém pode perguntar, justamente, o porquê da "ironia"... porque no Brasil somos boicotados junto a outros por certas "patotas ilustradas", ou passamos a ser porque esse blog/site é mais antigo que a maioria absoluta desses canais de Youtube e o objeto de abordagem aqui era/é segunda guerra mundial e temas correlatos, nunca tratou de ser "site de geopolítica", canal do tipo etc e nem tem pretensão de sê-lo, só que... quem lê/aborda segunda guerra mundial acaba tendo base de discussão (boa) pra discutir qualquer tema da atualidade envolvendo esse tipo de questão, e cobrimos o conflito na Palestina em momento que a dita "esquerda brasileira" se encontrava prostrada (parece que não mudou tanto assim o estado de 2023 pra cá, embora eu acredito que sairá da inércia em virtude da questão eleitoral desse ano, senão sair, o caos ou a desgraça tomará conta do país com a vitória do bolsonarismo).

É um direito, legítimo, ironizar certas "patotas"... acostumem-se... a gente ironizava muito os ditos "revis" (negacionistas do Holocausto), quem fica com "marra" também entra na "roda" (na "pilha"), rs.

Em todo caso, vamos ao que interessa e que deu título ao post, o plano de Netanyahu. Não localizei o vídeo inteiro e sim um trecho, mas que revela muita coisa, mesmo que seja algo "resumido"... vale a pena ler (vou traduzir a fala abaixo da pessoa pro português), o vídeo/áudio é em inglês pro canal do Owen Jones, jornalista britânico que era do Guardian, não sei se ainda está lá (pessoa de esquerda). Segundo uma turma "altamente ilustrada", "altos teores"... eles também não assistem/leem a "mídia imperialista" desses países... rs, ou se fazem, fazem-no de forma "seletiva", tão seletiva que ignoraram por completo o canal desse cara, que é bem conhecido no Reino Unido. Ah, lembrei que uma parte dos canais, de teor mais "jornalístico", evitam citar conteúdo/fonte de certos jornais ou jornalistas de fora... por isso que acho engraçado e curioso que essa turma tente nos "recomendar" ("ensinar") a ler notícias do conflito/da guerra quando a gente dá "furo" melhor que esse pessoal, e modéstia à parte alguma, a cobertura é boa, se não fosse não teria mais de mil por dia lendo (até a turma que "boicota", fica na "surdina") sem a gente ter divulgação (não aberta), com o Google restringindo vários conteúdos do blog, até conteúdo de segunda guerra e de História do Brasil. E volto a repetir, o foco do site/blog é segunda guerra mundial, por uma questão à parte (pela questão palestina) a gente desdobrou a coisa por aqui pros conflitos no Oriente Médio, porque também a gente acompanha (eu acompanho) e tenho "conhecimento razoável" do assunto (que dá pro gasto).

Daniel Levy é ex-negociador de Israel pra esses assuntos, conhece a "cabeça" de Netanyahu. Ele "fala" como se fosse "Netanyahu pensando/falando", mas está só expondo a forma de Netanyahu ver o conflito por inteiro. Vale a pena ler (ou ver o vídeo, pra quem quiser ver, o vídeo segue no fim do post):

Daniel Levy fala para Owen Jones (jornalista britânico):

"Netanyahu pode estar olhando pra isso (conflito) e dizendo:

"-Sabe?
-Talvez estejamos perdendo os EUA
-Talvez isso seja irreversível
-E talvez eu também reconheça que os EUA não são os EUA que costumavam ser...
-Os Estados Unidos não irão reafirmar de novo sua primazia.
-Estamos caminhando para a multipolaridade.
-Então, sabe de uma coisa?
-À frente de Israel, preciso extrair/espremer o máximo possível dos Estados Unidos enquanto ainda posso.
-Então, se eu arrastar os Estados Unidos para uma guerra que será muito custosa para eles,
-isso pode acelerar a perda do nosso apoio e também acelerar o declínio dos Estados Unidos.
-Bem, se essa guerra puder remodelar fundamentalmente a região e ajudar a consolidar a dominação do meu país, que se danem as consequências para os Estados Unidos.
-Se isso valer a pena para nós.

E eu só me pergunto se isso faz parte dos cálculos."
=====================================

Subtítulo lá: "Será que o plano de Netanyahu é explorar os Estados Unidos até a última gota?"... só "será"?...

Maquiavélico, não?... e estúpido também (como toda coisa megalomaníaca), mais cedo eu coloquei o link de um post do Facebook (o Stephano passou) da Embaixada de Israel no Senegal "clamando" ação da ONU (Unicef) sobre os bombardeios do Irã sobre Israel... o mesmo país que pratica genocídio contra os palestinos, matando mulheres/mulheres grávidas e crianças aos milharaes, e que sempre debochou, desdenhou da ONU, agora "clama por ajuda"... nada como "um dia atrás do outro", alguns diriam...

Você checa o Post dessa Embaixada (em francês), a maioria zomba/faz escárnio com a mensagem com o "emoticon/emoji" de riso rindo da situação ou do "clamor".

Como comentei no Post de Gaza (parte 25), esse país moralmente acabou, está enterrado. Quando um país vira escárnio no mundo dessa forma, não tem volta. Não adianta nem essa cúpula israelense/sionista gastar milhões de dólares com a "hasbará", gasto de dinheiro a fundo perdido, tirando o Brasil que apresenta um quadro reacionário de uma juventude perdida e povo desencontrado, o resto do mundo não liga pra Israel, nem mesmo a população dos Estados Unidos (a maioria já não enxerga essa "base norte-americana" como algo que dê retorno positivo aos EUA).

terça-feira, 24 de março de 2026

A liberação do Iraque como primeiro grande feito/fato da reação iraniana. A OTAN (NATO) abandona o Iraque, tropas voltam pra Europa e parte das dos EUA saem do Iraque

A quem não viu, tropas da Espanha que estavam alojadas no Iraque chegam à Espanha:


Em racha histórico entre EUA x Europa, a OTAN (ou NATO no "português de Portugal" e no inglês) abandona o Iraque e os norte-americanos idem (parcialmente), primeiro grande saldo da contenda com o Irã, onde a ação iraniana provocou o desgaste e racha. O Iraque, depois de décadas de ocupação criminosa dos Estados Unidos e da OTAN começa a ser liberado (de vez)...

"OTAN retira sus tropas de misión en Irak y las reubica en Europa mientras guerra en Irán recrudece" (https://es-us.noticias.yahoo.com/otan-retira-tropas-misi%C3%B3n-irak-155954985.html , Fonte: Yahoo!).

Esse assunto não foi destaque na "grande mídia" do Brasil (e nem na de fora), e nem nos ditos "canais alternativos" no Brasil (e nos de fora)... até agora, exceto em algumas páginas, uma com o título de "RT" (como se fosse matéria da RT, só que em espanhol.

A gente dá esse "furo" (aspas, destaque) da guerra pros que acompanham o espaço.

Aguardem a "negação" em alguns canais tentando diminuir ou "amenizar" a questão (é engraçado, quase sempre acontece), depois de negarem (até por meses), acabam, por fim, aceitando o fato (os fatos se impõem, nem que demore).

Imagens simbólicas, estátua de Saddam Hussein sendo derrubada no Iraque na ocupação norte-americana daquele país (09.04.2003)
Imagem de uma estátua de George W. Bush (o comandante dos EUA da invasão do Iraque em 2003) sendo "derrubada" de forma simbólica. Quem diria que esse tempo chegaria...

terça-feira, 17 de março de 2026

A Estratégia (e meta) do Irã pros Estados Unidos no Oriente Médio é: Expulsar/inviabilizar os EUA do Oriente Médio... (isso mesmo que você leu... e leve a sério a questão, não é blefe)

Pros que tiveram "paciência" em assistir à cobertura "show de horrores" dos Teletubbies, ops, Youtube "brasilis" da guerra... até o dia de hoje, 17 de março (2026) nenhum havia dito abertamente a estratégia de guerra do Irã, e a coisa é simples, eu já havia comentado algo disso nos comentários do Post de Gaza, mas a "turma que lê escondido" não entendeu ou não levou a sério a questão... salvo, e destaco, os vídeos do Salem Nasser, que pelo visto são vistos com preconceito ou não assimilados pela "turma ilustrada" de certas bolhas.

A guerra do Irã é total, foi o que citei lá, sem volta, não é guerra pra 1 ou 2 dias, ou uma semana... é a guerra total de enfrentamento que o Irã se preparou desde a Revolução Iraniana em 1979 contra o pior inimigo da revolução: os Estados Unidos e seu enclave, Israel...

O Irã sempre disse que liquidaria o "regime sionista" (ideologia do Estado israelense, de apartheid e colonialismo), muita gente interpretava isso como algo retórico ou "fanfarronice", "bravata", porque é comum ao longo do conflito as diversas bravatas, fanfarronices da "parte árabe" do conflito sobre Israel.

O Irã tem um arsenal de mísseis e drones considerável, o maior do mundo, não tem a bomba atômica, mas em guerra regular esse arsenal inutilizou as bases dos Estados Unidos no Oriente Médio ou mira inutilizar todas, já inutilizou diversas representações diplomáticas dos EUA, satélites, aviação, navios, alveja Israel todos os dias desde o começo da guerra, várias cidades israelenses mostram sinais de destruição consideráveis (lembrando que Israel/EUA atacam o Irã matando milhares de civis, alvejam civis, de preferência).

Tamanho em guerra pesa (pros que acompanham o blog desde 2023, quando a gente começa a discutir sobre o conflito no Oriente Médio, eu já comentei sobre isso diversas vezes sobre o Irã, como a questão do "custo Israel" pros EUA, depois entrarei nessa questão de novo...).

Coletei alguns vídeos dos ataques a Israel dos mísseis iranianos, porque a "grande mídia" e parte da dita "mídia alternativa" (ou a maioria absoluta) não mostram esses vídeos, medo da "concorrência" das mídias da Índia e outras mídias da Ásia? Se for, é muito ridículo... amadorismo.

Alguns podem interpretar, de forma equivocada, que isso é "pra sentir pena da parte israelense depois de Gaza", não é, a questão é outra (se alguns conseguirem superar o sectarismo obtuso ou burrice mesmo), é mostrar a situação de "inferno" que os mísseis iranianos ocasionam em Israel e o afundamento do discurso oficial (desde a "criação de Israel") de "lugar seguro" e "país invencível"... alguém consegue imaginar a situação de acordar com sirenes, dormir com sirenes, sem parar?... "mas Gaza...", sim, eles ocasionam coisa pior em Gaza há décadas e o ápice de 2023 pra cá com o genocídio em curso, mas estão tendo que encarar (a população de Israel) o fim das miragens, delírios de "grandeza", supremacismo e cia pelo impacto dos mísseis/drones do Irã em Israel... fora o confronto com o Hezbollah ao Norte e os Hutis ao Sul e mais as milícias no Iraque.

Pros que diziam que o Hezbollah está morto, "parece" que continua bem vivo... comentários infelizes, imediatistas seguindo lógica supremacista dos EUA/Israel, faço contraponto aqui porque muita gente da "esquerdinha fofa ilustrada" tem passado "pano" pra esse tipo de discurso enquanto torcem o nariz pra esse espaço e outros espaços críticos, dois pesos e duas medidas não dá... uma parte de vocês não se declara "socialista"? Que tipo de "socialismo" é esse discriminatório?... gente estranha...

O vídeo das sirenes (havia separado):


E outra atualização da guerra é que o Irã confirmou que Rússia e China estão cooperando com o país no conflito:(https://www.politico.eu/article/iran-abbas-araghchi-says-russia-and-china-providing-military-cooperation
(https://www.aljazeera.com/opinions/2026/3/12/the-war-of-signals-how-russia-and-china-help-iran-see-the-battlefield).

Pros que "suspeitavam", insinuavam etc, é fato. E não sei porque surpreende... esse pessoal não deve ter ouvido/lido muito sobre a primeira guerra e cia, em guerras do tipo, as potências sempre se envolvem em um dos lados, por que agora seria diferente? Com base em quê uns afirmam isso? Porque já ouvi "noticiário lunático" justificando "silêncio/ausência" da China como resposta ridícula à questão da Venezuela e cia... quando vocês saem soltando essas "pérolas" confundem o público de vocês...

E outra, ninguém aqui nunca negou que pudessem copiar algo do site/blog, é escrito na descrição que é só "citar a fonte"... ou alguns basteriam me pedir que eu teria autorizado... sem precisar passarem por esse expediente ridículo de ler isso aqui escondidos, reproduzir de forma ridícula (alguns até repetem de forma errada, a repetição da explicação da usina nuclear do Irã por uns foi uma piada... do que eu detalhei... explicaram tudo errado...). Repensem a atitude de vocês, já tá ridículo há algum tempo e tende beirar à patetice... as pessoas conseguem chegar até aqui e ler os comentários, alertas e cia... não subestimem muito o "público" de vocês... por essas e outras que a gente, já há algum tempo, repensa a participação nisso aqui pra esse tipo de discussão, é o que "ganharam" com as atitudes hostis (um monte de "nada" ou coisas pela metade, reduzidas, não encarem o fato da gente discutir esses temas como "busca por atenção" de A ou B, no meu caso, eu sei dos problemas educacionais do país, de consciência política e isso nos afeta coletivamente, não irei esperar gesto "amistoso" de A ou B pra agir, não pensem que essas ações se dão pra agradar canais e cia, sempre passou muito longe disso).

Depois atualizo o post, tinha mais coisa pra colocar mas fica pra outro momento.

Vamos lá, Inna, completa o que eu disse... pros "descrentes"... "A estratégia do Irã: prolongar a guerra até afundar a economia dos EUA". Não vai afundar só a economia dos Estados Unidos... (só pra constar)... o Brasil que tome cuidade com a sua...a Argentina "vai pro vinagre". 

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2026

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 24)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 24 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 24. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: 03.01.2026; 14.01.2026; 26.01.2026;25.02.2026).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

O "Doomsday" de Donald Trump/Israel no Irã/Oriente Médio (a batalha do "Juízo Final" do "Big Orange"/EUA)

Míssil iraniano atingindo Tel Aviv, Israel, 2025
Será que o brucutu' pedo-presidente dos EUA, Donald Trump, vai pro tudo ou nada mesmo no Irã? O que está em jogo é a própria derrocada acelerada do Império norte-americano em caso de um revés militar profundo...

Israel será responsabilizado politicamente pelos EUA por essa "aventura" no Oriente Médio em caso de revés, fora Israel poder virar algo do Irã (com mísseis e drones) se atacar o Irã militarmente, de novo, e dessa vez de forma mais pesada.

Laranjão se colocou numa "sinuca de bico" ao brincar de "apostar" no limite... Netanyahu e o lobby israelense querem a guerra com o Irã "custe o que custar" (colocaram um "bacamarte" na cabeça do Laranjão), o Irã já se posiciona no Estreito de Ormuz pra fechar a roda do comércio global, atingindo os EUA e a economia mundial, fora ter todas as possibilidades de mandar pro fundo do mar a Marinha dos Estados Unidos na área ou danificá-la de forma contundente forçando a retirada (se vai fazer o ato, agir de fato, é outra história, saberemos em breve em caso de embate, a possibilidade existe).

A escolha do nome pro título do Post foi proposital, porque os EUA sempre foram "fissurados", neuróticos, obcecados com a "história" em torno de crença religiosa envolvido o "dia do Juízo Final", Apocalipse e cia... parece que chegou a hora de encarar o problema... fora a dívida trilhionária devendo a "deus e o mundo"... (em 2025 a dívida norte-americana já havia chegado a impagáveis 38 trilhões de dólares, é uma dívida maior que o PIB numericamente inflado dos EUA https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/10/23/dvida-pblica-dos-eua-atinge-us-38-trilhes-aps-acelerao-recorde-desde-a-pandemia.ghtml).

O Brasil pulando carnaval à margem do que se passa no mundo, nada contra o evento mas a irresponsabilidade do país de dançar à beira do precipício é algo "fora de série", muito porque a dita "mídia tradicional" desinforma/aliena a população do país há décadas e as outras "mídias", meios de comunicação não informam de forma coesa a população (se fecham em guetos, grupos, patotas), além da educação de baixo nível da maioria da população (na formação política).

A China está "acessorando" o Irã, fornecendo meios de Defesa pro Irã... pros que achavam que a República Popular da China iria só "assistir" de novo o embate, saíram da inércia, mesmo que não participem diretamente da contenda.

Trump se posicionou a ponto de que um recuo soaria como fraqueza, fora irritar profundamente o lobby israelense nos EUA, cometeu um erro que pode custar o próprio "couro" (politicamente, sobre "arriscar o próprio couro", é o mesmo que https://dicionariocriativo.com.br/expressoes/afoitado/coragem/3206-arriscar-pele).

Cenas dos próximos capítulos (a novela já dura semanas, cozinhada a "banho-maria"... mas está perto de um desfecho, principalmente pela pressão interna do caso Epstein envolvendo diretamente o pedo-presidente Trump): https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2026/02/trump-disse-a-policia-em-2006-que-todo-mundo-sabia-de-crimes-de-epstein-mostram-documentos.shtml

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Bombardeios da segunda guerra e a atualidade... pro pessoal "confuso" sobre o tema... e o Oriente Médio/Irã

Tem uma turma surtando sobre os EUA "bombardearem" o Irã como se fosse algo similar à segunda guerra mundial ou o Vietnã (crimes dos Estados Unidos via bombardeios no Vietnã, vídeo abaixo):


Outro vídeo, da Segunda Guerra mundial (pena eu não ter achado aqueles vídeos conhecidos da lateral dos B-17 e cia soltando bombas, toneladas delas na Europa, Alemanha principalmente):


Além do problema dessa turma contextualizar mal o período atual e o Irã, ficam em estado de "neurose", "transe"... parece que uma parte no Brasil sofre mais de ansiedade com esses conflitos ("cobrindo" isso) que até o pessoal nesses países...

Pro que aconteceu acima "acontecer", pelo menos na segunda guerra mundial, os Estados Unidos estavam em "economia de guerra"... quando o país fica inteiramente voltado pra um conflito (a economia do país fica voltada pra isso, pra defesa) recuperando a economia "ironicamente" com a própria guerra. O Vietnã também não tinha defesa aérea relevante, era presa fácil pra coisa, pra "desova" de bombas. A Alemanha na segunda guerra recebia ataques principalmente do Reino Unido, EUA e cia, de vários lados, em massa, com a aviação alemã sendo destroçada ao longo da segunda guerra. Só pra contextualizar. O bombardeio em escala, desse tipo, não acontece de forma "aleatória" como uma "turma" cita...

Os EUA da segunda guerra mundial tinham coesão interna, presidente forte (Roosevelt, no fim Truman), como sociedade eram coesos, estavam em ascensão econômica, tecnológica e cia (usaram a guerra pra aprimorar a coisa).

Os Estados Unidos de Trump é o oposto disso: país endividado até o talo (35 trilhões de dólares), sociedade decadente, rachada, dividida, sem coesão, com parte do povo endossando bizarrices/manipulações de internet (promovidas pelas Big Techs, oligopólio que colocou Trump no poder e o "Vale do Silício"), podendo ser alvejado/atacado de forma violenta se o Irã resolver não "dar uma de Venezuela" e ficar só assistindo ser atacado... tem mísseis e drones pra afundar a Marinha norte-americana e transformar o Golfo em cemitério da Marinha norte-americana... se vai fazer (ou não), quem sabe?... eu não sou vidente ou "Mãe Dinah", deixo isso pros "canais adivinho" e/ou "surtados" (canais de Youtube), rs. E sim, quem acompanha o site há pelo menos desde outubro de 2023 sabe que a gente ironiza bastante essa "turma" por aqui... já é "tradição" (rs).

Sobre "economia de guerra", quem quiser ler mais (conceito/ideia): (https://en.wikipedia.org/wiki/War_economy
) 'War economy:' Is the European 'peace project' at risk?" (https://www.dw.com/en/what-is-a-war-economy/a-71996625)
"The Economics of War & Peace. Economics can either fuel conflict or pave the way to lasting peace, the choice is ours." Series Featuring James K. Boyce (https://www.ineteconomics.org/perspectives/videos/war).
"Economics of Warfare (https://sites.lsa.umich.edu/mje/2025/05/22/economics-of-warfare)

Aos que podem "pensar" que isso é apologia da guerra, nunca foi, o fato da gente ser contra, ter oposição ao imperialismo e cia não significa que se deva "ignorar" o que se passa, os conceitos, história etc. Você só consegue discutir algo se dominar essas questões, senão fica "boiando" a mercê de birutices vendo "coisas excêntricas" ou não muito "acuradas"...

E eu já abordei esse tema aqui quando comentei sobre o "rearmamento da Alemanha"... que tem gente dizendo que a "Europa está morta" etc e tal ignorando essas questões... pra quem não leu ou não viu o vídeo, é sobre o cabeça do Banco Central alemão no período nazista, Hjalmar Schacht, e como estruturaram, elaboraram uma "economia de guerra", extermínio e cia pra "levantar a economia da Alemanha" pela via militarista (deu no que deu no fim, com um fanático à frente da Alemanha...), a elite alemã amarrou seu "bode" ao "Cabo Adolfo" (Hitler) e todo mundo sabe o fim (ou deveria saber...) em 1945, desse período, que nada mais é do que a continuação do Imperialismo alemão com uma "Suástica" na coisa... a quem quiser ler mais sobre Imperialismo alemão, tem Post sobre isso também, os links dos Posts seguem abaixo:

1. "Como os Nazistas criaram um "milagre econômico" (que matou milhões)... a história de Hjalmar Schacht, ministro da economia nazista" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/11/lembra-o-rearmamento-atual-da-alemanha-como-os-nazistas-criaram-um-milagre-economico-que-matou-milhos-a-historia-de-hjalmar-schacht-ministro-da-economia-nazista.html).
2. "Expansionismo alemão, Liberalismo imperial e os Estados Unidos, 1776–1945" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/12/expansionismo-alemao-liberalismo-imperial-e-os-estados-unidos-1776-1945.html).

Os EUA deslocaram vários navios pra cercar o Irã pro início de uma contenda/guerra... pra fazer algo similar ao Vitnã, segunda guerra mundial, afunda a própria economia endividada... pode ser o tiro de misericórdia nos Estados Unidos sem a China dar "um tiro" sequer num conflito maior... (especulação minha). Sabe-se lá o que pode sair disso, mas seria o "começo quente" de fato da "terceira guerra", porque já estamos na mesma só que "sem o nome" dela dessa forma, dá pra citar o conflito na Ucrânia, ou o Euro-Maidan, 11 de setembro (2001), primeira grande crise neoliberal do fim dos anos 90, crise de 2007... a lista é extensa pro "período"... e não, não teremos um conflito armado nos moldes idênticos da segunda guerra mundial sem um grande colapso global que "justifique" algo dessa monta.

Eu disse "nos mesmos moldes", eu não disse que não vai ter "quebra pau"... são coisas distintas... (na forma...). Em uma sociedade (brasileira) que perdeu a capacidade (da minoria letrada) de interpretar direito um texto, a gente tem que explicar até "traque" no que diz... porque uma boa parte tem dificuldade de entender essas questões, ficam atrás de "entretenimento", "espetáculo" no Youtube, e não estamos aqui pra "divertir a massa", ser "espetáculo circense"... pode soar chato (e é), mas quemn quiser aprender tem que ler e entender direito essas coisas, eu disse 'ler', não assistir "Live" de Youtube a esmo. Porque tem até documentários de guerra, mas a maioria nem assiste e uma parte não aborda essas questões econômicas/morais.

Como o Stephano bem comparou no último Post de Gaza, não haveria muita diferença da Era Vitoriana pro "período hitlerista"... é que o "horror" causado pela memória da segunda guerra impedia de retratar esses períodos, e imperialismos (britânico, francês, colonial europeu) da forma correta, o nazismo está inserido nos imperialismos (alemão)... só que foi praticado mais contra europeus... por isso que "não perdoam" o Cabo Austríaco em alguns países, apesar de haver vários "esqueletos nazistas" no armário na Europa...

Cada bombardeio em pequena escala atual custa uma fortuna pros Estados Unidos, Israel e cia... o custo da guerra pra esses países é estratosférico e a dívida crescente... fora o colapso político, social e econômico interno... tudo isso tem que ser levado em conta, se canais no Youtube desconsideram isso, questionem isso dessa turma... pros que leem aqui e não comentam (sei que tem vários em várias mídias no Brasil), tem muito público de fora do Brasil visitando o blog/site, obrigado pela preferência.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 23)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 23 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 23. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 24.10.2025 (Atualização: 09.11.2025; 25.11.2025; 28.11.2025; 09.12.2025; 16.12.2025).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Post sobre conflito no Oriente Médio e a crise humanitária em Gaza (Palestina), discussões na caixa de comentários (Parte 22)

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS. PARTE 22 (UPDATES IN THE COMMENT BOX). PART 22. Pra coisa ficar organizada e poder achar link depois, vou centralizar tudo em um post (esse post sempre ficará no topo, se for necessário). Post publicado e aberto em 11.07.2025 (Atualização: 16.07.2025; 24.07.2025; 08.08.2025).

ATUALIZAÇÕES DO POST NA CAIXA DE COMENTÁRIOS.

A caixa de comentários servirá justamente pra atualização sobre o conflito e desdobramentos (links de notícias, vídeos etc), desdobramento dessa disucssão aqui ("Para entender o conflito Israel-Palestina, livros [Bibliografia Oriente Médio] - Atualização 2023"), e denunciar o papel podre da "grande mídia" do Brasil (Rede Globo, SBT, Record e cia) justificando os crimes contra Gaza (mais de 1600 crianças mortas no dia de hoje em Gaza) sem mencionar nunca o apartheid do projeto colonial israelense, punição coletiva (continuada) sobre a população palestina que está com corte de energia desde o começo da crise, água e comida (entraram poucos caminhões com suprimentos no dia de hoje pela fronteira com o Egito). Isso é um contraponto à mídia podre, venal e vendida do Brasil. Papel que essa mídia já faz com o próprio país desde antes da ditadura militar (1964-1985) atrelada a interesses externos contra o bem-estar da própria população do país.

Tentarei colocar os links relevantes abaixo que foram colocados na "caixa de comentários" da "parte 01" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2023/10/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios.html).

Como fica longa a página pra ler os comentários (já vai em mais de 170, mais os comentários de outro post quando estoura a crise), segue uma nova parte nesse post.

Pra quem acompanhou a discussão do Post 09, segue abaixo o vídeo colocado em destaque lá com um quadro/resumo sobre a situação atual do mundo, "onde estamos" e o que estamos "passando", a fase de transição de queda do Império norte-americano, ascensão chinesa e onde começou essa "transição":

domingo, 7 de setembro de 2025

Como se classifica isso além de genocídio? - Parte 03

Estou colocando vídeos da mídia alternativa (ou convencional, depende do caso) de fora do Brasil cobrindo o genocídio pra mostrar ao público sem acesso a isso (do Brasil, em geral, apesar de que o público que mais acessa o blog é de fora do Brasil, brasileiros fora do país e/ou estrangeiros) pra mostrar como é feita a cobertura do genocídio e conflito no Oriente Médio mundo afora em vídeo, e o clima político nos países... já que tem uma turma aqui no país que vive alheia a tudo que se passa, achando que está uma calmaria o clima político na Europa Ocidental, EUA e cia... principalmente em torno da questão palestina, já que a dita "mídia hegemônica" do Brasil (Globo, SBT, Record e "jornalões") se omite (de forma criminosa, proposital, intencional) diante do genocídio pra não "desagradar" Israel e o governo norte-americano, pra dizer o mínimo (cumplicidade política).

Se for possível, à medida que eu for localizando mais vídeos, eu vou listando como fiz na Parte 02 (link da parte 02 tá abaixo), tem um monte listado no fim.

A quem não viu as outras partes: Parte 01, Parte 02.

As cenas da Alemanha do vídeo abaixo (as primeiras) são de começo de agosto (da repressão policial, do Estado a mando do governo alemão), mas a pancadaria prossegue como em caso recente de protesto pró-palestina reprimido com violência em Berlim (na última semana), as imagens da própria DW (mídia pública alemã):



Esse protesto foi agora há pouco, com rechaço da Irlanda em relação à Alemanha:

Para ver mais imagens e o contexto, o link:
https://www.facebook.com/dw.espanol/posts/pfbid02giE8LBC72NR1Zn58o1kR28uZgNpfaGu6fkyJ4JL9Xqz6hmvt2bQyF3oJvzdUXWfl (DW Español).

As imagens em vídeo:

Vídeos:
200 mil pessoas em protesto pró-Palestina na Bélgica ("200,000 rally against genocide in Belgium’s largest Palestine protest")

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Como se classifica isso além de genocídio? Chamar de animalesco é até ofensa aos animais... Genocídio por fome, bombas, apoio armado dos EUA e governos europeus (OTAN) - Parte 02

Esta é a "Parte 02" do "mondo cane" promovido por Israel em Gaza, a quem não viu a "Parte 01", este é o link de acesso direto, embora possam ver o post descendo o blog mais pra baixo (é um post recente). Eu iria colocar um post sobre Unidade 731 e cia, fica pra depois.

Sem falar na questão dos jornalistas da Al Jazeera assassinados em Gaza por forças israelenses (ontem ou anteontem) (270 jornalistas mortos por Israel, 400 jornalistas feridos e 40 jornalistas igualmente por Israel, crimes de guerra, crimes contra a humanidade), outro crime contra a humanidade praticado por Israel, ressaltando esse caso (mais um de milhares de crimes contra a humanidade praticados por Israel) para os que retratavam o exército israelense (anos atrás usavam a expressão) de "o exército mais ético do mundo"... eu não queria conhecer o "menos ético" pelo prisma desse pessoal.

A quem quiser ler mais: ("RSF apresenta denúncia perante o Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra cometidos contra jornalistas na Palestina e em Israel" https://rsf.org/pt-br/rsf-apresenta-den%C3%BAncia-perante-o-tribunal-penal-internacional-por-crimes-de-guerra-cometidos-contra).

As ditas "emissoras" do Ocidente como CNN, Globo e afins não condenaram a matança de jornalistas, nem por uma "ação corporativa" de classe ou pra manter as aparências desses canais que acobertam o genocídio (https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ataque-de-israel-mata-jornalistas-em-gaza-segundo-hospital-e-canal). Israel está mentindo ao acusar os jornalistas de serem "parte do Hamas", virou o "mantra oficial" pra justificar carnificina em Gaza pelo governo genocida de Israel, e que ninguém minimamente coerente leva a coisa as "falas" do gabinete genocida de Israel a sério quando justificam os crimes.

É tanto vídeo com desgraça, carnificina (crimes contra a humanidade), que se eu fosse colocar todos abertos em um post, sequer rodaria em celulares (Smartphones) por conta do "peso", fora o risco de mais "shadowban" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/06/ja-ouviu-falar-em-shadowban-o-grande-irmao-google-e-a-ilusao-de-alguns-grupos-com-liberdade-de-expressao-via-big-techs-dos-eua.html).

Conhecem a história de Tony Aguilar, veterano/boina verde do Exército dos EUA que foi fazer parte da tal "Fundação Humanitária de Gaza" e saiu chocado com as coisas macabras que presenciou por parte desse pessoal contra civis palestinos (crianças, mulheres, doentes): fome, tiros em esfomeados atrás de comida. Tem mais de um vídeo com o Tony Aguilar, inclusive um em que ele memoriza uma criança palestina que "sumiu" (tomou tiros...) por conta das forças israelenses... há imagens do garoto pegando farelo (o povo está sendo suprido com "ração", literalmente, a conta gotas), e o "mundo colorido enfeitado" da classe média brasileira continua cínico fingindo que não vê a coisa sem rechaçar a presença de apoiadores de Israel em podcasts e na TV aberta hegemônica do país (Globo, SBT, Record).

Atenção que haverá julgamento por crimes contra a humanidade contra o governo delinquente genocida de Israel, e os cúmplices do genocídio sempre serão lembrados... como os naistas alemães lembrados por décadas por crimes dessa natureza (não se trata de questão de guerra e sim genocídio, intento deliberado de extermínio de povo e/ou limpeza étnica).

Vou mostrar o "clima político" (é ruim de traduzir essa expressão) na mídia britânica e norte-americana com a turma que "apoia Israel"... só pra terem ideia do que comentei acima. Dois vídeos com os relatos de Tony Aguilar (Boina verde), um vídeo de ativista no Reino Unido "higienizando" um quadro de "Lorde Balfour" (o responsável britânico no papel pela matança na Palestina, a formação colonial de Israel), no Brasil a ativista seria chamada de "vândala" pela justiça histórica praticada contra o quadro de um vilão/escremento, graças ao "senso de justiça" deturpado desse "conservadorismo brasileiro", refratário à justiça, à soberania do Brasil, com falta de empatia e solidariedade com os povos alvejados pelo colonialismo no mundo.

Mas um dos vídeos que mais gosto é de uma jornalista norte-americana escrachando uma senadora pelo Michigan (estado dos EUA), nome da senadora Elissa Slotkin (100% "pró-lacre" mas dedo no chumbo pró-Israel contra os palestinos em Gaza) que apoia o genocídio israelense em Gaza contra os palestinos, pra mostrar a temperatura política fora (EUA, Reino Unido e vários países) em relação ao apoio dado por políticos à matança praticada por Israel, patrocinada pelos Estados Unidos e também por governos europeus, onde alguns (finalmente) cortaram o fornecimento de armas a Israel. O vídeo ao lado é do Piers Morgan, jornalista britânico, entrevistando uma ministra israelense e escrachando a mesma pro Reino Unido inteiro assistir. Alguém imagina parecido na Rede Globo brasileira, SBT e Record?... Quando o povo souber do que se passa fora do Brasil, nesses centros de poder político, começarão a ter uma noção mais clara do quanto o "sionismo" (sionismo é ideologia, como fascismo, dos nacionalismos extremados racistas europeus do século XIX, a que guia o Estado israelense, supremacismo, colonialismo) é rechaçado mundo afora.

Estou repassando esses vídeos aqui porque sei da cobertura "manca" do conflito aqui no país, e principalmente pra mostrar ao povo, às pessoas (em outros países também onde a mídia está limitando a cobertura) a quanto anda o clima no eixo anglo-americano e Europa, como a cobertura da mídia alternativa e até mainstream está ocorrendo (no mainstream apesar da pressão do lobby israelense, principalmente a cobertura no Reino Unido).

Vou colocar alguns vídeos abertos e o resto seguirá em lista (com os títulos), à medida que eu for localizando mais vídeo, os que eu achar mais relevantes (resumidos etc) eu vou atualizando a lista, ou coloco em outros posts futuros.





Vídeos (lista), e um aviso: alguns vídeos poderão ter imagens pesadas, violentas, a quem for mais sensível, leia o enunciado dos vídeos e se certifique se quer ir adiante:

01. "Israel mata o proeminente jornalista palestino, Anas Al-Sharif" (https://www.youtube.com/shorts/5mge9Gsrv6w)
02. "Activists hold signs to protest the killing of journalist Anas Al-Sharif" (https://www.youtube.com/shorts/5fARiIYTF9g)
03. "Testemunha diz que Israel enterrou crianças palestinas vivas. Norte-americanos espancados até a morte por colonos" (Katie Halper programa, EUA https://www.youtube.com/watch?v=DOzE966AlfY)
04. "An injured Palestinian man crawls around the streets of Gaza as he searches for food" ("Um palestino ferido rasteja pelas ruas de Gaza em busca de comida", o povo se encontra desnutrido, boa parte, uma parte ferida, debilitados, sobrevivem com "ração" arremessada quando não são alvejados pela "ONG humanitária" de Israel em Gaza atirando em gente esfomeada https://www.youtube.com/shorts/RbQYavPYsT4)
05. "Menina palestina de oito anos é encontrada dormindo do lado de fora de hospital em Gaza após não conseguir encontrar comida". "Latifa Mohammad, uma menina palestina de oito anos, foi encontrada dormindo do lado de fora do Hospital Al-Shifa, Latifa tentava encontrar sua família, pois seu pai estava ferido e não conseguia se virar sozinho, quando sucumbiu à exaustão e adormeceu do lado de fora do hospital (https://www.youtube.com/shorts/Vi3R4ImD2yM)
06. Vídeo de fome em Gaza, pessoas amontoadas atrás de "farinha" e a "ração" que a entidade genocida israelense deixa entrar em Gaza (por pressão externa), pais, crianças, mulheres (https://www.youtube.com/shorts/tAuScZEJYC0) 07. " Pro-Palestine activist puts locks on the gates of the UAE embassy in Belgium" (Ativista pró-palestinos coloca um cadeado nos portões da embaixada dos Emirados Árabes Unidos na Bélgica". Emirados coopera com Israel no Oriente Médio, não move uma palha sobre o genocídio de Gaza, fora a normalização de relações com Israel apesar de ser um país de maioria árabe) (https://www.youtube.com/shorts/sIleSS6hJ7s)
08. Criança em Gaza sofre de distúrbios neurológicos devido à desnutrição grave. Faiz Nasser, um menino palestino de Gaza é visto no chão sofrendo de desnutrição grave que afetou diretamente seu desenvolvimento físico e mental, causando distúrbios neurológicos e disfunção cerebral, de acordo com depoimentos de sua família (https://www.youtube.com/shorts/h0a_SfRuA7M) 09. "18.500 crianças mortas pelo exército israelense em Gaza. Os Estados Unidos forneceram mais de 22 bilhões de dólares para a guerra. Os EUA pagaram por 70% do gasto da guerra em Gaza"", B. Sanders, senador dos EUA (https://www.youtube.com/shorts/uQ_wPcl77WE)
10. Ex-presidentes dos EUA, Jimmy Carter e Richard Nixon (de partidos diferentes) falam sobre o impacto e a pressão do lobby israelense nos Estados Unidos (https://www.youtube.com/shorts/LRS9nP84zDA)
11. "Dando nome aos melhores entre nós. Os jornalistas que Israel matou em Gaza" (https://www.youtube.com/watch?v=2OeqfqxmWWc)

domingo, 10 de agosto de 2025

As reflexões do prof. Mearsheimer sobre o "futuro" de Israel (ou "falta de")

Eu ia fazer esse post há dias, ou há mais de semana quando saíram os cortes no canal da Katie Halper, mas paciência, só tem duas pessoas que praticamente dialogam nesse espaço (mesmo com a quantidade considerável de "Voyers de política" acompanhando), onde ninguém recebe nada (nem "tapinha nas costas") ou ajuda em divulgação do espaço, sendo que não era (nunca foi) esse o objetivo desde o princípio da denúncia da situação de Gaza (o blog existe desde 2007 e nunca contou com "ajuda" de quaisquer grupos de canal, mídia etc, só que antes não vinha copiar e colar sem apontar os créditos, está na descrição do blog sobre "uso de conteúdo" essa questão), comento isso porque realmente me "desapontou" (mas não espantou) verificar o comportamento nebuloso e mesquinho mesmo em setores "ditos de esquerda" na postura de comunicação e denúncia do genocídio.

Mas que refletem bem a prostração atual do PT e governo quando querem mobilizar a população e como bem da dita "esquerda radical de Youtube" (já comentada aqui, não em profundidade porque teria muito mais coisa a abordar, ficará pra outra ocasião, eu gostaria mais de falar do porquê do PT ser hegemônico já que essa turma ignora por completo a gênese do PT, até por questão geracional, já tem uma parte que nasceu ou cresceu com o PT no poder, só têm alguma ideia do "Brasil anterior" por leitura ou "ouvi falar", ou quando leem comentários de certa pessoa aqui na surdina... e de outros), mas é uma questão pertinente e a ausência de livros que expliquem o Brasil da Redemocratização, governo Sarney, Collor, FHC etc (irei abordar essas questões em outro post, fazendo até uma bibliografia do que eu achar de relevante desses assuntos).

O prof. Mearsheimer, desse livro aqui ("The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy", review 1, review 2), deu entrevista à comediante/jornalista Katie Halper (norte-americana de origem judaica, foi demitida por chamar Israel de apartheid, de ter apartheid em Israel), sobre ela (Link1), em que explana sobre o "futuro sombrio" de Israel ou ausência disso (de "futuro"). Tem coisas que a gente já abordou/discutiu por aqui nos 'n' posts de Gaza (são 22 partes desde Outubro de 2023, mais dois ou três posts onde a discussão havia começado, ficam listados nos posts), porque temos problema sério de comunicação, de discussão aqui no país com uma turma de direita que "cobre geopolítica" reduzindo essas questões a posturas "isentonas" (tolices), por serem politicamente refratários, reducionismos, simplificações, passada de pano pra política israelense etc (com até endosso de setores da esquerda do país ao se aproximarem desse "espectro" de forma acrítica, sem questionar essas posições, e sim, eu não vou passar pano ou alisar cabeça de ninguém, a gente já não tem fama de "chato", de "briguento"? sou mesmo, gosto das coisas corretas, certas, mesmo que A, B ou C não concordem, direito de cada um, mas vamos parar com essa discussão de que vivemos numa "Aldeias dos Smurfs" e todo mundo é "amiguinho de todo mundo").

Perdi um pedaço do texto, mas tentarei reescrever (que lixo essa atualização que o Google fez do Blogger), acho que a gente conseguiu traçar bem uma linha que distingue a posição da gente desses demais grupos refratários. Não tenho intento de "fazer cabeça" de ninguém aqui no país até porque isso é uma questão estritamente pessoal, mas que não venham com conversa mole tortuosa repetindo bobagem que ouviu em "canto x" pras bandas de cá. Ninguém aqui vive apitando ou dando pitaco nesses outros cantos. E não fomos nós que começamos certa "hostilização", faziam, começaram, depois não cabe "choro" ou o famoso "deixa disso". Eu tenho pouca (ou nenhuma) paciência pra esse tipo de postura. Acham que vão nos silenciar porque blogs não têm alcance de canais do Youtube... já comentei isso antes, mas não tem problema em repetir: não tem o mesmo alcance (imediato), mas possuem alcance sim... principalmente porque um público leitor, que está mais acostumado a ler, com os temas etc, tem muito público univesitário que acessa isso aqui desde o começo, que vão formar a opinião dos países amanhã. A gente dialoga com certo nicho, como cada canal dialoga com os seus.

Não era bem isso que estava escrito no trecho que perdi (apaguei sem querer tentando salvar, mas paciência). E o prof. Meirsheimer não é uma figura de esquerda, mas é uma pessoa esclarecida, chamaria de "liberal clássico" esclarecido em extinção, com uma visão mais social de mundo.

Sem mais delongas, vou colocar os vídeos do Mearsheimer, dois em destaque (mas há mais de um, o resto eu colocarei os links pra clicarem e assistirem, acho que há a entrevista inteira no canal da Halper, a quem quiser ouvir vale a pena, se você quer estar bem informado sobre o conflito no Oriente Médio e cia, sigam a sugestão da gente que não se arrependem) porque fica ruim de abrir em celulares (smartphones) vários vídeos com tela do Youtube no post, por isso a escolha de dois cortes (os principais) e o resto segue como link.

Por essa razão que eu tenho uma leva de links da fome de Gaza (imagens, vídeos) e estou pensando em como disponibilizar isso, porque no post de Gaza (parte 22), muita gente por vezes não clica, apesar de que o maior acesso ao blog vem de público externo ao Brasil, cerca de quase 70% (de brasileiros morando fora, de estrangeiros mesmo, tem gente aprendendo português, tem gente que usa tradutor do Google, da Ásia, muitos acessos de Singapura, muitos acessos dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Vietnã, Hong Kong, Holanda, Japão etc, a lista é extensa e nos deixa feliz em saber que prestigiam lendo, acompanhando, apesar da ausência de comunicação, diálogo, que seria importante pra gente, pode ser via email). Irei colocar os vídeos de Gaza como links e alguns abertos (depois, posso até inverter a posição dos posts depois). Cerca de uns 32% dos acessos do blog são de dentro do Brasil... pelo menos da última vez que contabilizei isso.

Mas como ninguém fez a pergunta, eu mesmo faço: "por que é importante saber do futuro de Israel e bla bla bla bla"? Eu não adoto certa linha de "corte brusco" que o Breno, por exemplo adota (nada contra, direito dele e de mais gente, eu apenas penso de outra forma nisso), sem se comunicar ou estabelecer algum diálogo com gente que ainda se declara "sionista" e está ciente do problema que se passa, ou mesmo de sionistas (mais esclarecidos que já começam a notar que esse "projeto sionista colonial" colapsou ou está em vias de colapsar, porque não sobrevive por médio/longo prazo sem os Estados Unidos, se sobreviver, dá até pra discutir isso depois), porque a resolução do conflito na Palestina também virá de pessoas nesse "bloco sionista" (principalmente nos EUA e Europa) rachando com a "linha dura" bitolada. Quem achar que isso não é relevante está viajando lindamente na maionese.

Os vídeos:

1. "Israel está CONDENADO" — Prof. John Mearsheimer
2. "Israel “NÃO SOBREVIVERÁ” sem os EUA" – Prof. John Mearsheimer
(O Google anda traduzindo automaticamente os títulos sem perguntar antes, tá bem chato isso)


3. Vídeo, "Republicanos se voltam contra Israel com o Prof. John Mearsheimer" (https://www.youtube.com/watch?v=a3I0cQPUpb0)
4. Vídeo, "Israel está “EM VERDADEIROS PROBLEMAS” - Professor John Mearsheimer (https://www.youtube.com/watch?v=rhFGGIpenow
5. Vídeo, "John Mearsheimer EXPÕE o segredo sujo de Israel: 'O estado judeu está se comportando como nazistas'" (https://www.youtube.com/watch?v=OdQDYhSk6-0
6. Vídeo, "Os sionistas cristãos são mais radicais que os judeus" — Mearsheimer | APT" (https://www.youtube.com/watch?v=s-XFHy_1c24)

P.S. pros de fora que não entendem português (exceto por tradutor aqui), a quem for acessar os vídeos pelo post, os vídeos podem aparecer com "áudio" em português (pela IA do Google), fazem isso de forma automática, não foi minha opção. A quem quiser ouvir com o áudio original, é só mexer na "Configuração" do vídeo ou clicar pra ouvir direto no Youtube.

terça-feira, 29 de julho de 2025

Como se classifica isso além de genocídio? Chamar de animalesco é até ofensa aos animais... Genocídio por fome, bombas, apoio armado dos EUA e governos europeus (OTAN)

E ainda deixam tudo documentado pra futuras condenações. Milhares de provas em vídeos, gravações, jornais, de crimes contra a humanidade, crimes de guerra, genocódio etc.

"Em 6 de agosto de 2024, o Ministro das Finanças de Israel disse que matar de fome 2 milhões de palestinos em Gaza "pode ser justo e moral", mas "ninguém no mundo nos permitiria". Então, como a fome está se desenrolando sob cerco total, com a ajuda bloqueada e ministros pedindo mais? A fome não é um efeito colateral. É a estratégia."


Pros governos europeus que querem parar com a cumplicidade no genocídio, parem de enviar armamento pra Israel e cortem relações comerciais até pararem o genocídio.

Vale o mesmo pros Estados Unidos, além de só falar que está "ajudando" com "ração" jogada por avião no local.

A postura dos governos da República Popular da China e da Rússia têm sido desastrosa, omissa e covarde. Se é esse o "cartão de visitas" que querem dar ao mundo com uma "nova ordem global" baseada em "prosperidade", estão fracassando de forma miserável, fora que os Estados Unidos já travou a China no Oriente Médio pela inação da mesma. A política chinesa de achar que "compra tudo" ou "apoio" apenas com "dinheiro" (sem defender a integridade dos países e de seus interesses fora da China e arredores) vai mostrando suas limitações (há bastante tempo). Tem muito canal aqui no Brasil que não toca no assunto ou não "comenta" pra ficar de oba-oba só com "adulação" e adesismo acrítico, isso não acontecerá aqui. E tenho respeito pela China e admiração de seu crescimento mas não vou endossar essa postura covarde de assistir um genocídio sem fazer nada.

Porque o que se passa no Oriente Médio, pralém das questões históricas, é fruto da disputa pela hegemonia da região por EUA/OTAN/Israel x China/Rússia principalmente, e o Irã (que é parte da região, ator regional, que também já foi alvejado com certa inação de Rússia e China, todos membros do BRICS).

Alguém creditar essa postura a ser "sabedoria chinesa" é querer distorcer ou subverter por completo a realidade, ou se submeter a um discurso que já se esgotou.

E não é necessário a China se envoler em conflito direto, basta pressionar Israel, cortar relações comerciais com esse 'país' e tensionar a coisa com os EUA.

Papel da Rússia no Oriente Médio vai de mal a deplorável. Quem quiser adular isso, fique à vontade, e não estou seguindo "sugestão" de canal do Youtube, respeitem a 'cabeça' dos outros, não tem criança seguindo (acriticamente) "opinião" de A ou B aqui no país, pelo menos não por essas bandas.

Imponham um cessarfogo "debaixo pra cima" (pelas potências), os países que fornecem munição a Israel parem com isso (se queriam alvejar China e Rússia, conseguiram, não precisam infligir mais sofrimento ao povo palestino pela disputa de vocês), e os demais endossem um cessarfogo unilateral imposto a Israel e a tutela militar/por segurança de forças da ONU no local, e posterior reconstrução de Gaza e resolução do Estado palestino na região.

"Ah, mas não farão", eu não estou dizendo que farão, estou dizendo que isso deve ser feito, ou isso ou que os envolvidos arquem com os danos e ônus de um genocídio televisionado por fome que o mundo inteiro está assistindo apreensivo.