Tudo isso foi desconsiderado em certas "avaliações de fantasia" (ou propaganda de certa "Nomenklatura" querendo estrangular a "divergência"... de volta a certos tempos da URSS... quem diria, e quem diria que iriam estar querendo nos "enquadrar" como "apoiadores dos EUA", pausa pro riso, rs, "provocadores, desinformados"...), se tem uma coisa que podem atacar por aqui é que o povo é cabeça dura, ranzinza, de "pelo eriçado", guarda levantada, radical etc, mas por "desinformado" e "provocador" soa cômico... mas entendemos o "estado de choque" de "certa Nomenklatura" do saudoso "Partidão"...), só que entram em contradição porque vivem afirmando que a "verdade é revolucionária", e é, por isso que a gente faz estrago... mesmo sem que essa turma cite algo daqui reportando o nome do site etc.
Mas em suma, queria citar um texto que saiu no NY Times e não lembro se citei nos "posts de Gaza" (onde rolam comentários sobre os temas semanais ou diários), eu lembro de citar dois em espanhol que saíram no dia 3 ainda ou dia 4 de janeiro último relatando a traição da "dona Delcy" e de cúpula do governo. Se citei (depois eu vejo e corrijo aqui o do NY Times não lembro, mas posso ter citado, sei que a "ala da Nomenklatura" estava citando o texto pra desqualificar...
O texto é todo "amores" com a dona Delcy... por que se vocês da "Nomenklatura" estão defendendo cegamente a versão da dona Delcy omitindo os questionamentos vieram comentar que o texto do NY Times era "ofensivo" a ela? Leram e interpretaram muito mal o texto... o texto trata ela como a títere ideal pros Estados Unidos (saquear as riquezas da Venezuela, não usam essa expressão, eu estou usando...).
Vou transcrever abaixo parte do texto (traduzido). Mas tem mais material contestando essa "trincheira" tresloucada aqui no país repetindo a "versão oficial" da dona Delcy desconsiderando tudo que já veio à tona, e os questionamentos do ataque "absurdo" sem reação à altura (sem mortos norte-americanos) que só poderia ser realizado mediante traição e infiltração dos EUA na coisa, que é o que a turma da "Nomeklatura" nega alegando que os "Braddock" dos EUA consideram executar a ação sem ser alvejados e sem haver traição interna... posição ironizada e que é vista como coisa "exótica" dita por meia dúzia aqui no Brasil.
Alguém pode dizer porque a gente está sendo "áspero" e ríspido retrucando isso... razão simples: além do "copy and paste" que alguns canais fazem por aqui sem dar créditos, postura ofensiva (sim, isso é uma postura ofensiva e não agradável, não aceitável), porque todos os textos podem ser reproduzidos desde que citem as fontes, o local... não fazem por quê? Medo?... por quê esse medo de que o público em geral saiba que há espaços na rede que discutem política em alto nível ("modéstia à parte" ou "zero modéstia" mesmo, rs) e que ficam copiando, seguindo sem dar créditos? Aonde querem chegar com isso? A gente sabe que o conhecimento de qualidade se impõe (eu sei disso)... querem brigar, fazer queda-de-braço? A gente faz, mas eu não saio com o braço quebrado disso, garanto. Só não sei se tenho paciência mais de "aturar" tal "brincadeira", "disputinha" infantil, ridícula.
Mas que na hora que há alguma divergência etc a gente recebe adjetivos de "desinformados", "provocadores" e outros, numa clara apelação emocional que não vai surtir resultado aqui. Só lamento porque se essa turma acha que vai nos dobrar com intimidação, quebram a cara. E ninguém aqui é de direita, tampouco de agremiação exótica trotskista (que adora essas "alucinações").
Os fatos e a verdade acabam se impondo, até porque as contradições do regime de "caráter bonapartista" que foi partido do ataque dos EUA à Venezuela e traições irão mostrar o rumo obtuso que, infelizmente, a Venezuela alvejada tomará daqui pra frente, com risco de conflito civil. As pessoas que ficam preocupadas em defender incondicionalmente essa Delcy Rodríguez não estão pensando no futuro do povo da Venezuela e no saque que os Estados Unidos já estão promovendo por lá do petróleo e riquezas do país. E nem o quanto isso afetará Rússia, China, Brasil e cia, parceiros do BRICS.
Eu espero que gente "aluada" do governo federal não tenha incentivado essa babaquice, porque já vi ex-ministro de governo repetindo essa sandice e deu pra "entender" o porquê do "arranjo"... (não subestimem o espaço de cá achando que estão lidando com os "bocós" analfabertos funcionais que batem pra vocês de forma incondional, o buraco por aqui é mais embaixo).
Parte da matéria do NY Times traduzido (por mim):
"Como Trump se encantou por Rodríguez como nova líder da VenezuelaLink do texto (em inglês e espanhol), não vou traduzir tudo, quem quiser ler a íntegra, "virem-se" (tem tradutor online etc). Já causou esforço elaborar o texto e trazer as informações praqui, e não estamos nem recebendo "tapinhas nas costas" de "valeu, camarada" de ninguém. Apenas entendo (eu e mais gente) que dado o baixo nível de informação do país a gente tem que exercer, dentro do possível, algum papel de trazer informação de qualidade, conhecimento pro povo, se vão aproveitar? Paciência... se irão reconhecer, paciência também, isso diz muito do "caráter" de um povo e a razão de termos chegando tão fundo, baixo no Brasil.
Semanas antes da captura de Nicolás Maduro, funcionarios dos EUA já tinham uma candidata para substituí-lo: a vice-presidente Delcy Rodríguez.
Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi um passo de dança a mais.
Em fins de dezembro, Maduro rechaçou um ultimato do presidente Donald Trump para que abandonasse o cargo e partisse para um exílio dourado na Turquia, segundo vários estadunidenses e venezuelanos involucrados nas conversações sobre a transição.
Esta semana ele voltou ao palco e desdenhou a escalada estadunidense mais recente - o ataque a um cais que, segundo os EUA, utilizava-se para o narcotráfico 0 dançando ao ritmo de música eletrônica na televisão estatatal enquanto sua voz gravada repetia em inglês: "Não à guerra louca".
As frequentes danças públicas de Maduro e outras demonstrações de indiferença nas últimas semanas levaram alguns membros da equipe de Trump a concluir que o presidente venezuelano estava zombando deles e tentando chamar a atenção para o que ele acreditava ser um blefe, segundo duas dessas pessoas, que falaram sob condição de anonimato por não estarem autorizadas a discutir as negociações confidenciais.
Assim, a Casa Branca decidiu cumprir suas ameaças militares.
No sábado, uma equipe de elite das forças armadas norte-americanas invadiu Caracas, a capital, antes do amanhecer e levou Maduro e sua esposa, Cilia Flores, para Nova Iórque para responder por acusações de tráfico de drogas.
Semanas antes, autoridades norte-americanas já haviam escolhido uma candidata adequada para substituir Maduro, pelo menos por enquanto: a vice-presidente Delcy Rodríguez, que impressionou os membros do governo Trump com sua gestão da crucial na indústria petrolífera venezuelana.
Pessoas envolvidas nas negociações disseram que os intermediários convenceram o governo de que ela protegeria e defenderia os futuros investimentos estadounidenses em energia no país.
"Acompanho a carreira dela há muito tempo, então tenho uma ideia de quem ela é e do que ela representa", disse um alto funcionário norte-americano, referindo-se a Rodríguez.
"Não estou afirmando que ela seja a solução definitiva para os problemas do país, mas certamente é alguém com quem acreditamos que podemos trabalhar em um nível muito mais profissional do que conseguíamos com ele", acrescentou o funcionário, referindo-se a Maduro.
Foi uma escolha fácil, disseram. Trump nunca demonstrou simpatia pela líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, que organizou uma campanha presidencial vitoriosa em 2024, e que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. Desde a reeleição de Trump, Machado fez tudo o que pôde para agradá-lo: chamou-o de "campeão da liberdade", ecoou suas alegações sobre fraude eleitoral nos Estados Unidos e até dedicou seu Prêmio Nobel a ele.
Tudo em vão. No sábado, Trump disse que aceitaria Rodríguez e afirmou que Machado não tinha o "respeito" necessário para governar a Venezuela."
Depois dá pra acrescentar mais links aqui pra mostrar o quão "exótica", "excêntrica" é a versão que corrobora o "ataque Braddock perfeito" dos EUA à Venezuela sem traição de parte do governo daquele país. Em todo caso, acompanhecem o post de "Gaza parte 24" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2026/01/post-sobre-conflito-no-oriente-medio-e-a-crise-humanitaria-em-gaza-palestina-discussoes-na-caixa-de-comentarios-parte-24.html) que o que sai de novo é colocado nesses posts, inicialmente (é mais fácil de trazer assunto novo nesses posts sobre Gaza). A gente está "cobrindo" isso no sacrifício, ninguém recebe nada (nem "palminhas", "elogio") de A ou B, quando não recebe pedrada ou cópia ridícula de alguns canais. Mas o público, em geral, que acompanha os temas começaram a notar a existência do blog, vide pelo aumento significativo de acessos, em dezembro foram quase 50 mil, e sobe...
Só que não basta o povo acompanhar "na surdina", em silêncio, participem porque ninguém está entusiasmado em "discutir" esses temas esse ano (já não estava no fim de 2025), mesmo que aumente os acessos.
É triste ter que usar links de matéria de "mídia tradicional", mas quando a dita "mídia alternativa" envereda em só repetir "discurso plantado" pra outros fins, não há muito o que fazer, fora que acompanhamos o conflito na Palestina tb pela mídia tradicional (parte dessas mídias alternativas do Brasil também o fazem), é só filtrar o que sai (se souber filtrar).
"Traição e militares insatisfeitos: como venezuelanos acham que Maduro caiu" (https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2026/01/06/sem-apoio-militar-delcy-rodriguez-recorre-a-aliados-para-seguir-no-poder.htm)
"Políticos venezuelanos citam 'traição' e 'infiltração' em captura de Maduro" (https://noticias.uol.com.br/colunas/daniela-lima/2026/01/06/politicos-venezuelanos-citam-traicao-e-infiltracao-em-captura-de-maduro.htm
"Incompetência e traição explicam nula resistência da Venezuela aos EUA" (https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2026/01/05/incompetencia-e-traicao-explicam-nula-resistencia-da-venezuela-aos-eua.htm
De setembro de 2025 ("Nicolás Maduro teme traição militar, diz especialista" https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/nicolas-maduro-teme-traicao-militar-diz-especialista).
"How Cuba was blindsided by audacious US operation to capture Nicolas Maduro" (https://www.dawn.com/news/1966185/how-cuba-was-blindsided-by-audacious-us-operation-to-capture-nicolas-maduro).
"Analysis: Why Venezuela’s military holds the key to country’s future" (https://www.aljazeera.com/news/2026/1/10/analysis-why-venezuelas-military-holds-the-key-to-countrys-future)

34 comentários:
Fiquei mais enojado com esses bonapartistas traidores que o próprio Trumpedofilo
"Fiquei mais enojado com esses bonapartistas traidores que o próprio Trumpedofilo"
Eu idem, pq só houve a captura do Maduro por conta dessa turma... eles liquidaram o chavismo ou "bolivarianismo" no sábado com a alta traição, rifaram a revolução por doletas dos EUA... por corrupção, a venda mais vil.
Por isso que é triste ver algum "bando" aqui no país tentando endossar a ladainha de que o regime "persiste" pq "não caiu"... essa turma acha que o que está no poder na Venezuela, sem a cabeça (Maduro tirado do país à força, com trauma), é o "chavismo"?... povo delirante ou uma parte está endossando algum devaneio do Palácio do Planalto pra "naturalizar" a vice por medo de Trump... espero que o governo largue esses devaneios rápido (deve ter gente do governo federal que lê isso aqui, muita gente lê...).
Digo isso pq eu acho bem pouco provável que a "turma que lê na surdina" que está sendo criticada vá comentar essas críticas com as patotas do "poder"... pq ficam putinhos quando são "contestados", e nesse caso a coisa beira o ridículo.
Aproveitando o espaço, minha queixa tb com essa turma foi de terem naturalizado gente de direita, com visões políticas tortuosas, dentro desses canais de "mídia progressista"... depois tomam uma "enrabada" dessa turma e ficam choramingando pelos cantos, deixar registrado pra eles se lembrarem depois que falta de aviso não faltou.
Por sinal, tb agradecer ao DCM por ter repassado os comentários sobre IA e vídeo do Pepe Escobar ontem ou anteontem e aquele Zambarda... mas ficam na superfície (como sempre), não entenderam "direito" o problema dos vídeos... e como sempre não citam de onde "leram" os comentários (mas muita gente que acessa esses canais está acessando aqui, foram quase 50 mil views mês passado e nesse tende a superar isso), é sobre certa propaganda do governo russo no Brasil, que existe... "mas vc está criticando a Rússia"... se fizerem besteira, vai rolar. Putin foi abraçar o "Laranjão" e tomou uma ferroada dele... a Rússia desde a vitória de Trump que fica abanando o rabo pros EUA, o Tio Sam agora comeu metade do rabo da Rússia...
O que a gente conheceu por chavismo, revolução bolivariana etc foi sepultado sábado. A turma da "negação" quer continuar endossando uma fantasia, que essa Delcy (a "menina de Trump") representa "continuidade" disso ignorando a questão da traição. Tem mais links pra colocar no post, é que não deu tempo, depois eu atualizo...
A gente é "desinformado e provocador", e quem endossa um regime bonapartista por cretinice ou algum motivo obtuso a gente classifica como? Na boa, esse povo que se dane. Eu demoro pra perder a paciência de vez (ou evito), mas quando perco, "babau".
"Eu idem, pq só houve a captura do Maduro por conta dessa turma... eles liquidaram o chavismo ou "bolivarianismo" no sábado com a alta traição, rifaram a revolução por doletas dos EUA... por corrupção, a venda mais vil."
Autênticos Judas... repare que os cristãos malham mais Judas que os próprios assassinos de Jesus. A famosa malhação de Judas... Ou lembremos de Brutus... que traiu e matou César... (o próprio pai!)....
Brutus foi figura mais repudiada que os demais assassinos do líder romano.
O traidor é muito pior que o inimigo declarado.
"Autênticos Judas... repare que os cristãos malham mais Judas que os próprios assassinos de Jesus. A famosa malhação de Judas... Ou lembremos de Brutus... que traiu e matou César... (o próprio pai!)....
Brutus foi figura mais repudiada que os demais assassinos do líder romano.
O traidor é muito pior que o inimigo declarado."
Algo bem óbvio de ocorrer, a figura do "traidor" é mais pesada/violenta que o próprio regime que matou a figura, sem o traidor o ato não seria possível... é o traidor que possibilitou a hecatombe e fim melancólico de algo, fim humilhante.
No caso da Venezuela, foram os traidores, no fim, que derrubaram o regime, o que sobrou lá é uma "carcaça" com nome de "bolivarianismo" que não corresponde mais ao regime inicial de Chávez, caminha prum regime bonapartista de caráter militar repressivo, linha dura e/ou guerra civil, porque tem vários grupos armados podem brigar entre si.
O Breno ao negar a coisa junto com uma "esquerda da Nomenklatura" faz o jogo do Império norte-americano, só faltando sugerir pra todo mundo capitular por medo dos EUA... isso não está em cogitação... depois essa turma não entende pq Bahia e Pernambuco têm certo desdém com "eixo", no caso pernambucano, a gente pegou em armas contra inimigos, caiu brigando, atirando, perdemos mais da metade do estado e o Brasil se livrou de Portugal graças a isso e outras rebeliões do séc. XIX, menosprezadas, destratadas pelo "eixo encantado" pq narram a história real do povo brasileiro e não adulações ridículas da coroa absolutista atrasada de Portugal que é só o que essa turma sabe fazer (lamber Imperador, mesmo que de Portugal, imperadores do atraso que nem Portugal quis mais, essa parte eles deixam de lado pra "explicar"). Museu do Ipiranga fica em São Paulo não "a toa"... esse culto a monarquia lusa arcaica escravocrata, símbolo do atraso do país, do fazendão.
E sim, no que der, eu sempre pisarei no "orgulho" dessa turma, eles não querem brincar de queda de braço com a "parte do Norte", vão acabar com o braço fraturado. Ressaltando que sabemos que nem todo mundo pensa dessa forma obtusa no eixo do poder do país, mas não se libertam disso (não conseguem).
Primeira libertação do ser humano é a mental, sem isso não existe o resto. Por que os EUA querem controlar os discursos, ideário, imaginário dos países com cinema, literatura e cia?... quem controla isso controla facilmente todo o resto, principalmente com capachos internos.
Sim.. eles são do Eixo.... somos dos Aliados... o nome Eixo caiu bem neles...
Lembremos também de Abreu e Lima, Frei Caneca, Padre Roma (pai de Abreu)....
ou mesmo Paulo Freire... grandes pernambucanos!
Ou mesmo da Conjuração Baiana... que não teve a mesma mídia da Inconfidência Mineira....
Espero que o Nordeste incomode o Eixo....
O Traidor é muito pior... prefiro ter um inimigo declarado!
"Sim.. eles são do Eixo.... somos dos Aliados... o nome Eixo caiu bem neles...
Lembremos também de Abreu e Lima, Frei Caneca, Padre Roma (pai de Abreu)....
ou mesmo Paulo Freire... grandes pernambucanos!
Ou mesmo da Conjuração Baiana... que não teve a mesma mídia da Inconfidência Mineira....
Espero que o Nordeste incomode o Eixo...."
Sempre incomodou, pq é o berço do país (onde o Brasil nasceu, criou forma, feição de país, por isso que a retórica de Brasil se fragmentando e "coroa lusa" salvadora da "integridade nacional" é outra mitificação grosseira que o eixo solta), palco das grandes lutas do país, à parte a Rev. Farroupilha e as revoltas no Pará.
A economia do país se situava na região antes da coroa portuguesa dos Bragança forçar a migração disso pro Rio e o atual eixo, provocando o empobrecimento do Nordeste, que não se deu por "seca", economia do NE se dá principalmente no Litoral e proximidades... quando isso começou a ser corrigido em 2003, à parte críticas ao governo Lula (as que devem ser feitas), provocou uma fúria, uma ira mortal e virulenta dos setores médios, camadas da classe média do eixo, até entre essa patota "progressista" que começou a mitificar a região em vez de entender o que se passa (nem querer entender querem, dialogar com gente da região de "igual pra igual" parece ser asqueroso pra alguns). Não que eu ligue (pessoalmente), mas estou descrevendo o que se passa no seio dessa "esquerda teatral" e caricata dessas bolhas.
Os levantes, revoluções do séc. XIXI deveriam ser objeto de estudo central do país pra entender a identidade brasileira, mas o eixo fica impondo o culto a essa coroa pestilenta portuguesa que foi derrubada, "mirem", em Portugal... nem os portugueses aguentaram os pulhas, mas há gente com banzo dessa "gentalha" até hoje, dessa ralé fedida que só fez pilhagem sobre o país e nunca forjou uma Universidade sequer no Brasil (foram incompetentes até pra isso).
O NE vai sempre incomodar o eixo e cia, pq o sentido do Brasil se encontra muito na região, em certos estados, capitais. Quando a turma do "eixo" tenta ou quer nos suprimir e cia, cometem um exercício de ser pueris, pq esse povo jamais entenderá plenamente a "alma do brasileiro".
Por sinal, se rejeitam a história do país dessa forma, eu realmente tenho dificuldades de entender que projeto político essa turma defende pro Brasil. Pq não é socialismo, não é projeto nacional ou o que quer que seja, nem eles sabem ao certo o que é exceto revolta pueril fragmentária.
"O Traidor é muito pior... prefiro ter um inimigo declarado!"
Sempre foi, pq o inimigo declarado vc já sabe o que pensa e o que quer, o traidor não, o traidor está junto de vc pra te destruir... e destruir o entorno... por isso que traidores são tão odiados, jurados de "morte" ou prisão...
Que não haja compaixão com os traidores na Venezuela... em que pese que levará muito tempo pra alguma justiça nisso já que essa corja ficou com o poder... e as armas.
P.S. "furaram os olhos" do Breno em um canal ao não citar que a entrevista de Dilma foi no canal dele (aquela que vc trouxe), não citaram a origem/fonte e o contexto, depois vou tentar publicar o link aqui, mas foi engraçado ver que essa dita "mídia progressista" não perdoa nem os "seus", rs. Por a gente ter costume de sempre apontar a origem, fonte, não existe esse problema "moral/ético" por aqui (jamais haverá), o que impõe credibilidade pros que leem (pq podem conferir se o material procede ou não), e não é coisa a base de "chute", "pitaco"...
Consegui localizar o tweet que vc passou com um corte do vídeo de Dilma sendo entrevistada pelo Breno anos atrás (eu vi a entrevista ou pedaço dela e lembro dessa parte, que até não gostei à época), só que não tinha visto que era o "Pierrô" conhecido dos milicos que trouxe o trecho... e foi "retweetado"... pq só achei trechos do vídeo em canais de extrema-direita... essa turma é meio "estranha" (pra ficar em um termo "suave"...), mas o Breno já tagarelou com todos, então não reclame das "furadas de olhos" dos corvos (dessa turma que ele se aproxima).
O tweet com o trecho da entrevista da Dilma falando sobre Venezuela e militares, pro canal do Breno (Opera Mundi), que o DCM não creditou (não citou de onde assistiu o vídeo, eu coloquei o link na timeline do Breno há dias... essa turma muito provavelmente lê tudo lá, depois esse povo, se achando "esperto" até o talo, "se questiona" de como a gente sabe que leem isso aqui e os comentários, é um nível de amadorismo fora do comum), o link em questão (que o Stephano trouxe, com a fala da Dilma sobre a Venezuela):
https://x.com/danielb_br/status/2008146919613440239
Trecho/vídeo vinculado há 4 anos em canal de extrema-direita (https://www.youtube.com/watch?v=Eg_93BLF3gw)
Ou da "turma da ciranda" (?) com o de sempre "Maduro ditador" (https://www.youtube.com/shorts/Gg7grg9q2Mc).
O conteúdo não é de extrema-direita, apenas a Dilma criticava a "ideia" do Breno sobre o chavismo/bolivarianismo. Que recai em críticas feitas tb por gente de direita, que deveriam ter a mesma ênfase em criticar as forças armadas do Brasil quando se intrometem na política do país e não o fazem... e cobrar por sua submissão aos Estados Unidos.
O DCM comentou a fala da Dilma em corte mas sem citar de onde "viram" o vídeo... minha crítica ao vídeo é que o cara sempre fala em "tá levando dinheiro", quem leva dinheiro?... tomar posição política no país é sempre "levar dinheiro"?... complicado. Outra é não citar o vídeo, o canal do Breno, não veio de lá o vídeo? Mas a turma do "copy and paste" sempre não usa desse expediente? "Olhos furados" recebendo o mesmo tratamento dado...
https://www.youtube.com/watch?v=xUgZnk-EXqg
Até nem discordo de parte do comentário da figura, se não descambasse pra esses excessos, ataques sem necessidade, e tem um ponto não citado, a revolução na Venezuela foi importante sim pro avanço da esquerda na América do Sul e continente, negar isso só pra "louvar" a figura do Lula é devaneio, sem lastro histórico, de resto, vc pode concluir o que quiser do desfecho do bolivarianismo na Venezuela.
Não sei em que Post de Gaza está (tem 24 posts com uns 150 comentários/média por post), mas eu comentei sobre a "canibalização" de canais no Youtube (do problema), que em um momento, por audiência, vão começar a disputa acirrada e um destruir o outro (no Brasil costuma ser assim, não que não haja concorrência fora do Brasil, mas a disputa capitalista brasileira é mais capitalista que até a norte-americana em vários aspectos, sequer consolidam um meio, um nicho antes da destruição mútua).
Isso é só um exemplo (pequeno) da coisa. Muita gente pergunta pq A ou B não dialoga, fala com setores A ou B (daqui e cia), pq o clima desse pessoal é de disputa extrema, de formar patotas, guetos, falar pra "gueto de idosos" (quem é o público dessa "mídia progressista" há tempo?... sem a gente ressoar isso, esses caras sequer são vistos, muito raramente, e eles brigam com "público em potencial" deles, negócio bizarro), e só discutir com gente que eles acham que pode manobrar como querem (algo que não vai rolar nunca por essas bandas).
Se gostam de ler por aqui, por esse meio e outros, esqueçam esse negócio de "mídia progressista", o PT cometeu um erro apostando nessa babaquice em vez de forjar uma mídia de massas (já comentei isso, farei um post) pública com audiência no país. Com o nível do finado e saudoso Paulo Henrique Amorim, que não era bem "quisto" por essa turma (o despeito rolava solto, o Paulo Henrique Amorim iria atingir a marca de 1 milhão de inscritos nessa rede do Google antes da maioria desses chegar a uns 500 mil e olhe lá).
(https://www.youtube.com/watch?v=jVLoW9iZYM8)
(https://www.youtube.com/watch?v=B9h5B6BPAKo)
(https://www.youtube.com/watch?v=dm9hQoVnM_c)
(https://www.youtube.com/watch?v=t_Z_e-EK19Y)
Sim... o PT vacilou feio nessa parte mesmo... tem que ter mídia de massa... física e virtual....
"Sim... o PT vacilou feio nessa parte mesmo... tem que ter mídia de massa... física e virtual...."
Acho um pouco tarde (ou muito tarde...) pro PT mudar o curso das coisas... em todo caso... vai saber se o Lula no último mandato, caso consiga, queira deixar algo mais pesado de legado... porque considerar essas "mídias progressistas" (guetos de Youtube pra gente tosca, gente idosa querendo ouvir fofurices todo dia) é piada, grosseria.
Eu tive que responder parente quando ficaram irritados (a pessoa segue essas mídias e se encaixa no perfil que citei) por eu criticar essas coisas, eu disse o motivo, não é crítica "gratuita" (como essa turma faz quando divergem deles), é algo real, a Globo de até os anos 2000 era mais eficiente como mídia de massa do que essa turma junta em anos.
Não exibem um documentário político/histórico (a Globo passava, assisti nela ou na TV Cultura), filmes históricos, programas do tipo etc. É só papagaiada, fofoca todo dia e futrica com bolsonaristas (retardados), rebaixando a discussão, estavam discutindo "Havaianas" um dia desses, isso é fim de linha.
Aí ficam com raiva do público à esquerda, que de forma avulsa (existe esse espectro político no país, há décadas), que atua no Twitter etc denunciando a direita, gente que traz trechos de vídeo como esse da Dilma e cia, não segue esse pessoal e não é filiado a siglas, porque não existe algo no país que abarque esse espectro extenso político do país, que é na casa dos milhares ou milhão.
A gente se encaixa, de certa forma, no grupo... quem quiser brigar (dessas mídias), fique à vontade... só não esperem "gratidão" no fim pq não vai rolar.
A militância que antes se dava na rua, nos botecos, colégios e cia foi repassada pra rede, apenas isso. Esse pessoal é menosprezado pelo PT e cia, acham que o povo é submisso ao PT/Lula naturalmente e isso é um delírio perigoso... esse espectro se identifica com um projeto popular pro país, mesmo que discorde de vários aspectos/covardias do governo, partidos e cia, o que não significa que adorem, cultuem a figura do Lula ou mesmo de sigla política.
O PT e seus filiados "ilustres" deveriam ser mais "ouvidos" (entender a dinâmica da internet) em vez de querer "impor ordem" pros outros seguirem, isso não vai funcionar (não funciona há muito tempo), que é o caso da Delcy e a negação do golpe/entrega de Maduro pros EUA.
Se prosseguirem nessa linha, não dou duas semanas pra se desmoralizarem por completo e começarem a mudar o "discurso" (seria tarde)... e tou sendo generoso com o "duas semanas"...
Como esse post está no topo, eu ia colocar no de Gaza, Netanyahu tá se reunindo com a cúpula dos milicos pra discutir o ataque ao Irã... "El Trumpito" (American dictator) já ameaçou o Irã quase agora, que vai "ajudar" os manifestantes... já sabe o que é a "ajuda" dos EUA, não?... bombardeio... resta saber se será dos EUA isolado ou tudo "junto e misturado" (EUA e Israel).
Pros que queriam o fim de 2025 logo... eu já havia comentado que o "ano que viria" (2026) seria "caliente"... eu gostaria de estar errado... mas é "intuição" (com lógica no meio, e o histórico).
Um "Trump chavista" pro Breno ("Presidente Trumpito's Inaugural Address"):
(https://www.youtube.com/watch?v=v17aUGBAzF8)
Se não fosse o caso de um tirano fdp, o vídeo até seria mais engraçado.
Uma piada de mau gosto. A máfia se dizendo preocupada com a "repressão" no Irã. Ora... o governo revolucionário iraniano está agindo em legítima defesa... oras.. Está combatendo o terrorismo! (não é isso que Israelixo diz?)
"Uma piada de mau gosto. A máfia se dizendo preocupada com a "repressão" no Irã. Ora... o governo revolucionário iraniano está agindo em legítima defesa... oras.. Está combatendo o terrorismo! (não é isso que Israelixo diz?)"
O que estoura no Irã é das ditas "revoluções coloridas" (mais uma)... como as que aconteceram na "Primavera árabe" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_%C3%81rabe), como no "junho de 2013" no Brasil (que resultou em queda da Dilma, ascensão de Temer, Bolsonaro e essa extrema-direita que convivemos até hoje, sendo que os "porraloquinhas" que ajudaram a parir aquilo não passam de nulidades políticas de Youtube até hoje). "Junho de 2013, Brasil" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornadas_de_Junho, "revolução colorida brasileira", chamaremos assim mesmo que uma "patota" de "esquerda" relinche e chie, "zé revoltinha" não faz revolução, mas faz a alegria do Opressor do Norte (EUA).
Que o Breno relativiza, tenta criticar os que detonam os "junhistas" de 2013, mas é "firme e duro" denunciando as revoluções coloridas em outros países... nada contra que siga essa linha mas seja coerente tb e adote a mesma linha no Brasil, por medo de desagradar certas "patotinhas" do Jones e cia, achando que isso é a "renovação da esquerda" brasileira (se for, coitada da esquerda do país, vai desaparecer).
Mas voltando à questão do Irã, a "revolução colorida" veio com força, elas ocorrem em cima de descontentamentos reais da população, alguns "webcomunistas" podem relinchar dizendo, "mas querem demonizar todo protesto agora?"... eu não quero, vcs é que querem negar que os EUA e cia estão se apropriando dessas revoltas pra fins escusos, e de como conter essas infiltrações (vcs sequer discutem isso), então não relinchem quando houver gente criticando adesão acrítica e cega a "revoltas" (entre aspas) sem coordenação, organização etc.
Sobre o Irã, Israel e os EUA parecem que querem pegar o "timing" dos "protestos" pra tentar debilitar ainda mais o governo do Irã ou temendo um arrefecimento dos "protestos", querem entrar com a fase de ataque militar ao Irã, retomando a guerra de 2025.
Tem uma "galerinha" (patotas) das "mídias progressistas" esperando pra ler comentários/discussão pra ter um "norte", sigam lá "meus filhotes", rs, mas como vcs são ruins de interpretar o mundo, pqp. "Força!", rs.
Os Estados Unidos (e nem a Europa Ocidental em vários aspectos/países) estão preocupados com "democracia", "liberdade" e cia e sim com roubo/pilhagem de recursos dos países, petróleo, terras raras e cia, o resto é fumaça, discurso vazio de gente tola, estúpida querendo viver no "mundo da lua", alienados da realidade.
Falar de "liberdade" em abstrato é a mesma coisa que falar do "nada", ficar divagando sobre coisas que sequer consegue interpretar ou descrever de forma clara o que "significam", pq países pilhados, com recursos roubados, ocupados não possuem "liberdade" e sim exploração férrea por outras potências. Aos brasileiros desorientados (e gente de fora) que leem isso aqui, dissipem qualquer dúvida ou questão moral sobre essas questões.
A guerra por recursos, pilhagem de países etc é a mesma do século XIX e de antes, só que com smartphones agora, caças de última geração, TV 4K, 8K etc, mas é a velha rapinagem de sempre (que extraíram ouro das Américas, cana-de-açúcar, o "ouro branco" do século XVII-XVIII, exploração de escravidão etc).
"Mas isso é coisa do passado"... o passado tá bem vivo... (sempre está vivo em tempos de crise aguda, de crise prolongada do capitalismo capitaneado pelos Estados Unidos/Europa Ocidental), de caráter neoliberal e imperialista.
""Mas isso é coisa do passado"... o passado tá bem vivo... (sempre está vivo em tempos de crise aguda, de crise prolongada do capitalismo capitaneado pelos Estados Unidos/Europa Ocidental), de caráter neoliberal e imperialista."
O que mais me irrita são os cipaios dessa máfia ocidental.
Liberdade? Até o Adolf falava disso... Arbeit macht frei...
A máfia ocidental reprimindo trabalhadores... e antissionistas... querendo cagar regra pro Irã e colocar o infame Reza Palerma no poder....
Sobre a Europa... Aimee Cesaire disse uma verdade incômoda.
https://www.facebook.com/jzfalero/posts/no-fundo-o-que-n%C3%A3o-se-perdoa-a-hitler-n%C3%A3o-%C3%A9-o-crime-em-si-o-crime-contra-o-homem/3074553169480648/
"No fundo, o que não se perdoa a Hitler não é o crime em si, o crime contra o homem, não é a humilhação do homem em si, é o crime contra o homem branco, a humilhação do homem branco e o ter aplicado à Europa processos colonialistas a que até aqui só os árabes da Argélia, os ‘coolies’ da Índia e os negros de África estavam subordinados."
Aimé Cesaire, em Discurso sobre o colonialismo.
https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/1kr08m9/c%C3%A9saires_white_people_claim_in_discourse_on/?tl=pt-br
"""Mas isso é coisa do passado"... o passado tá bem vivo... (sempre está vivo em tempos de crise aguda, de crise prolongada do capitalismo capitaneado pelos Estados Unidos/Europa Ocidental), de caráter neoliberal e imperialista."
O que mais me irrita são os cipaios dessa máfia ocidental.
Liberdade? Até o Adolf falava disso... Arbeit macht frei...
A máfia ocidental reprimindo trabalhadores... e antissionistas... querendo cagar regra pro Irã e colocar o infame Reza Palerma no poder..."
Mas tá tudo dentro do script, essa turma nunca escondeu isso... quem criou esse estado de demência ou torpor aqui no país foi a própria esquerda classe média do eixo (destacadamente, mas esse tipo de esquerda têm filiais, ecos nas demais capitais do país) com essa neurose sobre "democracia liberal" importada dos Estados Unidos sem discutir a soberania do país (o que isso significa, não é termo vago tb como ficam os direitocas de "não sou nem esquerda nem direita") e a defesa dos recursos do país pra entender o que está em jogo no mundo.
Os caras ainda ficam discutindo se está brotando "democracia" no Irã ou não, como se esse fosse o tema central do que se passa no Irã e não a tentativa dos EUA/Israel (Israel tem interesses distintos nisso) de colocar abaixo governos que representam entrave ao domínio de recursos em países periféricos do mundo.
A esquerda brasileira se perdeu dominada, norteada por essa turma fofucha de classe média de alguns estados (destacadamente) copiando discurso "made in USA" ignorando a realidade brasileira e cia, como a direita brasileira é completamente colonizada e entreguista. É o pior dos mundos o que a gente presencia, está vivendo.
Tem uma turma que tem objeção ao Jones, webcomunistas e cia, com razão inclusive, mas adentram em discussões de negação atrelando o que pensam a ter que se posicionar contra tudo que esses caras dizem, o Brasil não tem clima revolucionário, mas... se o país for mergulhado num caos institucional, em ataque armado, isso modifica drasticamente as coisas no país, não que vá adentrar em algo revolucionário, mas a forma desses governos que brotaram de 1990 pra cá já "eram".
E a milicada vai se meter de novo na coisa...
A Europa Ocidental é colonialista com ou sem Hitler... o Império britânico era algo similar à Alemanha nazista (salvo proporções ou aparências) pros povos do terceiro mundo (vc trouxe a discussão abaixo sobre isso), e ninguém dá histérico com a bandeira britânica como a da suástica da Alemanha...
"Sobre a Europa... Aimee Cesaire disse uma verdade incômoda.
https://www.facebook.com/jzfalero/posts/no-fundo-o-que-n%C3%A3o-se-perdoa-a-hitler-n%C3%A3o-%C3%A9-o-crime-em-si-o-crime-contra-o-homem/3074553169480648/
"No fundo, o que não se perdoa a Hitler não é o crime em si, o crime contra o homem, não é a humilhação do homem em si, é o crime contra o homem branco, a humilhação do homem branco e o ter aplicado à Europa processos colonialistas a que até aqui só os árabes da Argélia, os ‘coolies’ da Índia e os negros de África estavam subordinados."
Aimé Cesaire, em Discurso sobre o colonialismo.
https://www.reddit.com/r/AskHistorians/comments/1kr08m9/c%C3%A9saires_white_people_claim_in_discourse_on/?tl=pt-br"
Mas esse pensador africano está correto, levaram essa questão uma vez ou mais na comunidade (finada) de 2aGM do Orkut, a maior (não sei se chegou a 50 mil membros, pra época isso equivaleria a uns 500 mil ou mais do Youtube), a ira com Hitler e cia é que ele praticou contra europeus o que a Europa colonialista aplicava só ao terceiro mundo... Hitler atacou "brancos europeus" no intento de domínio imperialista dele, bombardeio ao Reino Unido, tomada da França, da Dinamarca etc, da Europa toda.
Existe o horror aos crimes do nazismo, mas no caso europeu principalmente pq a coisa tb os atingiu... se a Alemanha tivesse voltado as "bazucas" só pro terceiro mundo, "tava tudo" bem pra Europa Ocidental e cia... quem sabe se a Alemanha só tivesse mirado a URSS e o Leste europeu (terceiro mundo europeu e de maioria eslava), tb "estaria tudo numa boa"... como atacou a França, Reino Unido, o Japão atacou os EUA, a desgraça veio redobrada (a fúria do contra-ataque).
Não isentando o nazismo de nada, mas tem que ter perspectiva histórica da coisa e não discurso moral vazio sobre isso como muita gente faz, inclusive essa "esquerdinha fofa" nessas "mídias progressistas" (maioria nem assiste documentário sobre 2aGM).
"Existe o horror aos crimes do nazismo, mas no caso europeu principalmente pq a coisa tb os atingiu... se a Alemanha tivesse voltado as "bazucas" só pro terceiro mundo, "tava tudo" bem pra Europa Ocidental e cia... quem sabe se a Alemanha só tivesse mirado a URSS e o Leste europeu (terceiro mundo europeu e de maioria eslava), tb "estaria tudo numa boa"... como atacou a França, Reino Unido, o Japão atacou os EUA, a desgraça veio redobrada (a fúria do contra-ataque).
Não isentando o nazismo de nada, mas tem que ter perspectiva histórica da coisa e não discurso moral vazio sobre isso como muita gente faz, inclusive essa "esquerdinha fofa" nessas "mídias progressistas" (maioria nem assiste documentário sobre 2aGM)."
A ironia é que vários europeus de países ocupados cooperaram com os nazistas
Outra ironia é que vários nazistas foram recrutados pela OTAN, CIA, NASA, MI6 e Legião Estrangeira...
Nazis na CIA
https://www.youtube.com/watch?v=6YUF4mwO4uo
Nazi na OTAN
https://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Heusinger
Nazis na NASA
https://www.youtube.com/watch?v=7lNt_Z4eGfA
Nazis no MI6
https://www.bbc.com/news/uk-56484655
Nazis na Legião Estrangeira
https://fr.wikipedia.org/wiki/Allemands_de_la_L%C3%A9gion_%C3%A9trang%C3%A8re_fran%C3%A7aise_dans_la_guerre_d%27Indochine
https://www.franceinfo.fr/histoire-des-soldats-allemands-a-la-legion-etrangere_589633.html
E o mais irônico... os anglo-saxões contam piadas da França por causa da sua derrota em 1940.
Que "bela amizade".
https://ww2aircraft.net/forum/threads/the-canonical-list-of-french-jokes.9613/
https://forum.gibson.com/topic/28115-french-military-jokes/
https://www.key.aero/forum/general-discussion/11187-funny-just-hope-it-doesn%C3%82%E2%80%99t-offend
"A ironia é que vários europeus de países ocupados cooperaram com os nazistas
Outra ironia é que vários nazistas foram recrutados pela OTAN, CIA, NASA, MI6 e Legião Estrangeira...
Nazis na CIA
https://www.youtube.com/watch?v=6YUF4mwO4uo
Nazi na OTAN
https://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Heusinger
Nazis na NASA
https://www.youtube.com/watch?v=7lNt_Z4eGfA
Nazis no MI6
https://www.bbc.com/news/uk-56484655
Nazis na Legião Estrangeira
https://fr.wikipedia.org/wiki/Allemands_de_la_L%C3%A9gion_%C3%A9trang%C3%A8re_fran%C3%A7aise_dans_la_guerre_d%27Indochine
https://www.franceinfo.fr/histoire-des-soldats-allemands-a-la-legion-etrangere_589633.html"
A Europa inteira tem um esqueleto nazista no armário... se pesquisarem sai mais coisa disso... veja que é assunto pouco ou nada abordado sobre a 2aGM. Vc só encontra material em artigos e poucos livros sobre as Waffen-SS (sem um estudo mais aprofundado). O "esqueleto nazista" no armário é extenso... e nunca foi revogado naquele continente... pq o nazismo não é um "ponto fora da curva" da história europeia, é só o imperialismo alemão com outra tintura (com uma suástica no meio e uma ideologia "exótica" ou "excêntrica").
"E o mais irônico... os anglo-saxões contam piadas da França por causa da sua derrota em 1940.
Que "bela amizade".
https://ww2aircraft.net/forum/threads/the-canonical-list-of-french-jokes.9613/
https://forum.gibson.com/topic/28115-french-military-jokes/
https://www.key.aero/forum/general-discussion/11187-funny-just-hope-it-doesn%C3%82%E2%80%99t-offend"
A França não faz grande coisa na área militar há bem uns 100 anos ou mais (bem mais que isso)... apesar da pose e do estofo militar que possui (fabrica caças, Airbus etc).
Sobre as Waffen-SS, pra quem quiser ler mais (https://holocausto-doc.blogspot.com/search/label/Waffen-SS).
"A França não faz grande coisa na área militar há bem uns 100 anos ou mais (bem mais que isso)... apesar da pose e do estofo militar que possui (fabrica caças, Airbus etc)."
Verdade... mas é surpreendente ela sofrer piadas desse tipo por parte dos "amigos"...
A Alemanha , em virtude de 1870 e de 1940... converteu a França numa piada bélica até hoje...
"A Europa inteira tem um esqueleto nazista no armário... "
A UE não hesita em respaldar o regime ukronazi
"Verdade... mas é surpreendente ela sofrer piadas desse tipo por parte dos "amigos"...
A Alemanha , em virtude de 1870 e de 1940... converteu a França numa piada bélica até hoje..."
Reino Unido não é "bem" "amigo" da França, apenas "atura", rs. Superaram a animosidade da disputa colonial, por interesse mútuo (a realidade pros dois mudou), mas no fundo não se aturam, não se bicam. Principalmente dos britânicos em relação aos franceses, a França é um "país pedante" (é vista assim no mundo todo), em que pese a prepotência britânica (se dá em outros termos).
""A Europa inteira tem um esqueleto nazista no armário... "
A UE não hesita em respaldar o regime ukronazi"
É da família... rs. São os esqueletos nazistas da Europa (esqueleto imperialista), que agora se depara com a ameaça imperialista norte-americana na Groenlândia... quem diria... estão deslocando efetivos pra Groenlândia pra duelar com os ianques...
"Tropas da Dinamarca e da França chegam à Groenlândia em meio a tensões com os EUA; VÍDEO" (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/15/video-aviao-militar-tropas-dinamarca-chega-groenlandia.ghtml).
"Reino Unido não é "bem" "amigo" da França, apenas "atura", rs. Superaram a animosidade da disputa colonial, por interesse mútuo (a realidade pros dois mudou), mas no fundo não se aturam, não se bicam. Principalmente dos britânicos em relação aos franceses, a França é um "país pedante" (é vista assim no mundo todo), em que pese a prepotência britânica (se dá em outros termos)."
Trump fez piadas contra a França... aí o pedantismo sumiu...
Jacques Vergès, advogado de Klaus Barbie, comparou os crimes alemães contra a França com os crimes franceses contra a África. Ou seja... ele cometeu uma "blasfêmia" contra "Sua Santidade"... a "Santíssima Democracia Francesa"...
Isso lhe rendeu uma "excomunhão"... Sabemos que não se pode "blasfemar" uma "Santa Democrática"... (Ironic Mode)
"Trump fez piadas contra a França... aí o pedantismo sumiu..."
A França só rosna com quem ela acha que pode "impor" alguma coisa, com os EUA e cia fala manso... há muito tempo, principalmente na era dos presidente poodle dela, de Sarkozy pra cá. Não estão perdendo apenas o Império "ultramarino" como tb certa dignidade... rs.
Vamos ver se eles atiram mesmo nos norte-americanos se esses invadirem a Groenlândia ou se só ficam na "ameaça", "conversa".
"Jacques Vergès, advogado de Klaus Barbie, comparou os crimes alemães contra a França com os crimes franceses contra a África. Ou seja... ele cometeu uma "blasfêmia" contra "Sua Santidade"... a "Santíssima Democracia Francesa"...
Isso lhe rendeu uma "excomunhão"... Sabemos que não se pode "blasfemar" uma "Santa Democrática"... (Ironic Mode)"
Assisti o documentário sobre ele, "Advogado do terror" (https://holocausto-doc.blogspot.com/2013/08/advogado-do-terror-jacques-verges-morre-aos-88-anos-na-franca.html), assisti assim que saiu (tinha o arquivo, não lembro se salvei), a quem não viu, pode assistir (ou deve)... sim, ele era rechaçado na França por essa questão, fazia questão/empenho em defender gente que era tida como "execrável" pelo Estado francês (e vários eram mesmo, como o K. Barbie), mas pra mostrar a hipocrisia do Estado francês diante de crimes coloniais ou de cumplicidade com nazistas (o caso da prisão de Barbie, que ficou solto por décadas na Bolívia, ajudou os EUA a capturar e matar Che Guevara e depois quando não servia mais pra nada, a França "mandou pegar" pra aliviar a "culpa da 2aGM" por crimes internos, contra judeus e cia).
Tem outro documentário que retrata a questão que é o "O inimigo do meu inimigo", que retrata a prisão e julgamento de Klaus Barbie na França (https://holocausto-doc.blogspot.com/2012/12/klaus-barbie-o-inimigo-do-meu-inimigo-my-enemys-enemy-documentario.html).
Vou colocar o link pra figura pq do jeito que a coisa vai no Brasil vai ter gente lendo e achando que estamos falando de "Barbie" (a boneca)... e não estou sendo irônico... (https://pt.wikipedia.org/wiki/Klaus_Barbie).
"(o caso da prisão de Barbie, que ficou solto por décadas na Bolívia, ajudou os EUA a capturar e matar Che Guevara e depois quando não servia mais pra nada, a França "mandou pegar" pra aliviar a "culpa da 2aGM" por crimes internos, contra judeus e cia)."
Vergès disse que o julgamento de Barbie foi organizado por Mitterrand. Mitterrand foi da turma de Pétain. E que Mitterrand organizou o julgamento de Barbie pra limpar a própria imagem
"Vergès disse que o julgamento de Barbie foi organizado por Mitterrand. Mitterrand foi da turma de Pétain. E que Mitterrand organizou o julgamento de Barbie pra limpar a própria imagem"
Nessa linha, Mitterrand queria branquear o passado dele em cima de Barbie...
Até a IA do Google detonou Mitterrand, rs:
======================================
"A relação entre François Mitterrand e
Philippe Pétain é controversa, marcada pelo passado de Mitterrand no regime de Vichy como funcionário e apoiador inicial do Marechal, antes de se juntar à Resistência, sendo classificado como "Vichysto-résistant", com críticas por sua defesa de Pétain como herói de Verdun e sua amizade com colaboradores próximos, como René Bousquet. Mitterrand depositava coroas no túmulo de Pétain, o que gerou protestos, e sempre diferenciou Pétain, o herói da 1ª Guerra Mundial, do líder colaboracionista de Vichy, embora historiadores argumentem que um não existiria sem o outro.
Pontos Chave:
Início da Guerra: Mitterrand trabalhou para a Légion française des combattants (Legião Francesa dos Combatentes) em 1942, sob o regime de Vichy, e foi visto como um "pétainista" inicial.
Transição para a Resistência: Ele se juntou à Resistência em 1943, tornando-se Secretário-Geral do Movimento Nacional de Prisioneiros de Guerra e Deportados (MNPGD).
O Termo "Vichysto-résistant": Historiadores usam essa expressão para descrever figuras como Mitterrand, que apoiaram Pétain antes de se tornarem resistentes, segundo Wikipedia e The Times of Israël.
Controvérsia e Defesa: Como Presidente, Mitterrand manteve que a República não era responsável pelos crimes de Vichy e honrava Pétain, o herói de Verdun, não o colaborador, o que causou muitos debates.
Amizade com Colaboradores: Ele foi amigo de René Bousquet, chefe da polícia de Vichy, o que gerou mais controvérsia, especialmente após o julgamento de Bousquet.
Legado: A complexa relação de Mitterrand com Pétain e o período de Vichy foi amplamente explorada em livros e debates públicos na França, revelando as nuances de sua trajetória política."
"A captivating investigation into a compromising photo of a president
In his new book 'La Photo,' the journalist Patrice Duhamel revisits the long-concealed picture of a young François Mitterrand meeting with Philippe Pétain during the war."
(https://www.lemonde.fr/en/opinion/article/2025/06/21/a-captivating-investigation-into-a-compromising-photo-of-a-president_6742569_23.html).
"Mitterrand and the far right" (https://en.wikipedia.org/wiki/Mitterrand_and_the_far_right)
O karma se abateu em Mitterrand (1916-1996)... o câncer começou a atacá-lo no começo do seu mandato (1981-1995)
"A França só rosna com quem ela acha que pode "impor" alguma coisa"
Por isso que ela abaixou a cabeça pra Alemanha, Inglaterra e EUA...
Detalhe... após levar pancada da Alemanha em 1871... com direito à coroação do Kaiser em Versalhes... a França mendigou aliança com as antigas inimigas Rússia e e Inglaterra. Uma ironia histórica.
"O karma se abateu em Mitterrand (1916-1996)... o câncer começou a atacá-lo no começo do seu mandato (1981-1995)"
Pior que "morreu como um anjo", era tratado como o "mais esquerdista dos esquerdistas" pela esquerda aqui do país... até por gente mais safa como Arraes... que tinha prestígio com esse pessoal, Mitterrando quando visitou o Brasil em visita oficial pra Brasília (como presidente da França), parou o avião no Recife só pra falar com Arraes... o "lacre do eixo" tem esse retrospecto? rs.
""A França só rosna com quem ela acha que pode "impor" alguma coisa"
Por isso que ela abaixou a cabeça pra Alemanha, Inglaterra e EUA...
Detalhe... após levar pancada da Alemanha em 1871... com direito à coroação do Kaiser em Versalhes... a França mendigou aliança com as antigas inimigas Rússia e e Inglaterra. Uma ironia histórica."
Militarmente a França é um elefanta branco... tem um aparato militar considerável, no papel e fora do papel, mas na prática... ela faz caças, já fez Concorde, faz Airbus e cia, mas o desempenho militar de tropas, armamento é muito ruim. Ainda bem, menos uma potência colonial no mundo pra emporcalhar a vida de outros países mais vulneráveis.
Postar um comentário