quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Morre aos 81 anos o historiador Raul Hilberg

Morre o historiador americano Raul Hilberg, especialista em Holocausto
06/08 - 15:08 - AFP

O historiador americano Raul Hilberg, especialista do Holocausto, faleceu no sábado aos 81 anos em Burlington, Estado de Vermont (Estados Unidos), informou nesta segunda-feira em Paris sua editora francesa Gallimard.

Hilberg foi o autor de "A destruição dos judeus na Europa", uma obra de referência sobre a barbárie nazista, atualizada ao longo de 40 anos.

Nascido em junho de 1926 em Viena, Hilberg emigrou aos 13 anos para os Estados Unidos para fugir da perseguição nazista após a anexação da Áustria pela Alemanha. Aos 18 anos, combateu na Segunda Guerra Mundial nas fileiras do Exército americano na Europa.

Em 1955, apresentou sua tese universitária "A destruição dos judeus na Europa", que seria publicada em 1961 por uma pequena editoria de Chicago.

A obra, que se baseava essencialmente em fontes alemãs, suscitou então as reservas de uma parte da comunidade judaica americana.

Hilberg ressalta, por exemplo, a fraca resistência das populações judaicas às perseguições.

Uma segunda edição amplamente modificada foi publicada nos Estados Unidos em 1985, e nessa mesma década a obra chegou a vários países europeus.

A abertura dos arquivos soviéticos a partir de 1990 permitiu a ele enriquecer seu trabalho, cuja terceira edição chegou às livrarias americanas em 2003.

Hilberg é também autor de várias outras obras consagradas sobre o Holocausto, como "Executores, vítimas, testemunhas" (1994), "A política da memória" (1996) e "Holocausto: as fontes da história" (2001).

dch/dm
Fonte: AFP/Último Segundo
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2007/08/06/morre_o_historiador_americano_raul_hilberg_especialista_em_holocausto_953845.html

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...