Rabinos enterram os 40 judeus |
O enterro foi realizado para íntimos por cinco rabinos, quatro deles vindos da Grã-Bretanha para a ocasião e um dos Estados Unidos.
Os restos mortais das vítimas, cuja identidade exata não pôde ser estabelecida, foram enterrados em um túmulo comum do cemitério, localizado em uma das colinas que dominam Iasi.
A vala comum que continha os restos de várias dezenas de civis judeus assassinados pelo exército romeno durante o Holocausto foi descoberta em 2010 pelo historiador Adrian Cioflanca, que pôde encontrá-la graças aos depoimentos de habitantes do local que assistiram à matança.
Segundo o Instituto Nacional do Holocausto Elie Wiesel de Bucareste, esses civis foram vítimas provavelmente dos programas da Iasi, nos quais morreram mais de 15.000 judeus romenos em 1941.
Os restos mortais foram entregues à comunidade judaica depois de serem analisados pelo Instituto de Medicina Forense.
Os rabinos consideram que, segundo a lei judaica, os restos das vítimas não deveriam ter sido retirados das fossas onde estavam.
Fonte: AFP
http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hakmccvGjJQOz9j0muy3569gsRaQ?docId=CNG.b784413f83000616dda24915663acf14.11
Nenhum comentário:
Postar um comentário