segunda-feira, 10 de junho de 2024

Norman Finkelstein sobre o "identitarismo" (em inglês: "Wokeism")

Andei lendo o verbete do N. Finkelstein na Wikipedia (em inglês), que sofria preconceito forte de uma camada da "academia" aqui no Brasil (os caras querem combater tecnologia em vez de assimilar e aprender/entender como a coisa funciona e usar, por pura preguiça, desleixo, falta de interesse), principalmente a versão em português (que é problemática justamente por essa falta de empenho, motivação que esse meio acadêmico deveria insuflar nos alunos/estudantes pra melhorarem esse tipo de site enciclopédia), e como dizia, fui ver outra coisa no verbete (sobre um livro dele ou tese), como acabo lendo o restante, havia uma citação sobre "wokeism" (que é como chamam nos EUA o que no Brasil se "popularizou" como "identitarismo").

Fui ver o verbete em português e só conseguiram achar um "termo" sobre isso em 2012 (de um texto obscuro pra poder citar pra negar o que afirmo de que a coisa tomou vulto num finado grupo de esquerda do Facebook, há problemas de registro das discussões, e é um problema sério essa questão da "memória" em tempos "digitais"), o resto das citações é sempre depois de 2016, principalmente no Brasil https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_identit%C3%A1ria). Em inglês o termo (https://en.wikipedia.org/wiki/Woke).

Como o Finkelstein não costuma ser contestado como o pessoal "não-celebrity" o é (o Finkelstein já foi citado nas "mídias alternativas" recentemente, em algumas como se fosse uma "novidade", o que é bizarro, mas tudo bem, antes tarde que nunca...), eu ia mencionar esse trecho há mais de semana e não deu, sobre o que ele comenta sobre "identitarismo", que como disse acima, nos EUA recebeu o nome de "wokeism", "movimento Woke", ou mais precisamente acabou se popularizando com esse termo já que "identitarian" significa outra coisa em inglês (termo ligado a movimentos/grupos supremacistas brancos).

Verbete do Norman Finkelstein em inglês: (https://en.wikipedia.org/wiki/Norman_Finkelstein). E o link original do trecho num vídeo do Youtube (de entrevista), pra quem fizer "beicinho" pra Wikipedia (é só checar direto a fonte, até isso eu tou repassando de "mão beijada"): (https://www.youtube.com/watch?v=0rvxnmIJ7yQ&t=2732s)

Vou colocar o texto original em inglês e a tradução mais abaixo:

""Wokeism"

In May 2023, on Glenn Loury's podcast The Glenn Show, Finkelstein called wokeness a "lucrative scam" and "intellectually worthless", criticizing Ibram X. Kendi's and Angela Davis's speaking engagements as "rich white folks using woke people as protective cover".[134]

In an interview with Imran Garda, Finkelstein expanded on this:

I didn't have a problem with it, it seemed to be another "college fad"... but then it became painfully obvious that it was politically a very pernicious phenomenon... the big difference between political correctness and woke politics is political correctness was really marginal, a few campus radicals, but the Democratic Party has instrumentalized identity politics to displace what was once its base, namely the trade union movement... identity politics has infiltrated most of what you would call liberal culture and so its impact, the dangers it poses are much more significant... identity politics has appropriated those causes, the women's question, the African-American question, but lopped off the class element.[135]"

 

Tradução (português):

"Identitarismo"

Em maio de 2023, no podcast de Glenn Loury, o "The Glenn Show", Finkelstein chamou o "wakeness" ("identitarismo") de uma "fraude lucrativa" e "intelectualmente sem valor", criticando as palestras de Ibram X. Kendi e Angela Davis como "pessoas brancas ricas usando identitários/minorias como cobertura de proteção".[ 134]

Numa entrevista com Imran Garda, Finkelstein expandiu a crítica:

"Eu não tive nenhum problema com isso, parecia ser mais uma "moda universitária"... mas então ficou dolorosamente óbvio que era politicamente um fenômeno muito pernicioso... a grande diferença entre o politicamente correto e a política identitária é que o politicamente correto era realmente marginal, de alguns radicais de campus (Universidade), mas o Partido Democrata instrumentalizou a "política de identidade" para deslocar o que já foi sua base, ou seja, o movimento sindical... a política de identidade se infiltrou na maior parte do que você chamaria de cultura liberal e, portanto, seu impacto , os perigos que representa são muito mais significativos... a política de identidade apropriou-se dessas causas, a questão das mulheres, a questão afro-americana, mas eliminou o elemento de classe.[135]"

 

Quando a gente tentava dizer a mesma coisa (há muitos anos), muito tempo atrás, vinha uma leva refratária negando, atenuando, "passando pano", "mas não, vocês exageram, isso não é tudo isso que alegam etc". Taí o estrago político, econômico e o que esses grupos apresentam na prática de discurso de melhoria pra população nesses países?

Se alguém tiver algum ponto disso (melhorias pro povo, pras minorias por parte dessa claque que ruge como leão nessas bolhas, e afina com a extrema-direita) pode vir aqui e apresentar.

Estou destacando o trecho do Norman Finkelstein aqui porque a apropriação de comentários, citações e discussões é tão constante (pro meu lado e de outras pessoas), sem se dar os créditos etc ("ah, mas por que isso é relevante?", comento pro fim), que é bom sempre deixar registrado pra depois não virem se apropriar e lançar (por terceiros) como se "soltassem uma bomba", se mencionarem (quem ler o post vai saber de onde saiu quando ouvir/ler em outro canto, porque são sempre os mesmos redutos). Por que é relevante citar fonte e cia? Porque isso é um debate público, ou deveria ser, não é "propriedade" de patotinha A ou B, fora que se apropriar de discurso político, comentários etc de terceiros e apresentar como sendo seu é de uma desonestidade intelectual miserável, e eu começo a perder respeito quando fazem isso.

Porque eu poderia simplesmente ficar em silêncio, só que como eu sei que o nível de discussão nesse país é um lixo há muito tempo, e a gente (eu incluso) precisa desse país pra viver e sobreviver, eu não posso simplesmente adotar uma posição "linha dura", "egoísta" (mas justa, se eu eu fizesse estaria no meu direito, e não abusem, não tenho muita paciência mais com esse tipo de babaquice de internet) de silenciar, lavar as mãos e deixar o barril de pólvora explodir (mesmo que eu me lasque junto), mas não sou irresponsável e inconsequente pra isso, mesmo com a atitude pueril de uma parte.

Eu sei que a ideia bem colocada, correta, verdadeira, trazida a público, em algum momento se dissemina (se houver quem consiga fazer isso), se espalha, e se servir pra população ela é assumida como valor cultural de um povo etc.

Acho até engraçado uma parte da esquerda do país viver falando em Gramsci e não entender nada do que o cara disse sobre hegemonia cultural (o astrólogo "Olavinho" deu um nó na "intelectualidade" das Universidades brasileiras nisso, tendo só a quarta série do primário, o que é uma vergonha completam, tudo por preguiça/desleixo do meio universitário e despreparo pra lidar com o problema), aí quando a gente "adere" ao "gramcismo" os caras não entendem ou vão a "reboque". O termo "identitário" foi propagado à revelia da "vontade" dssas mídias alternativas, de forma até marginal (via grupo de Facebook, anos de 2015/2016, e como disse acima, de difícil registro, porque ninguém deu muita atenção à época disso e é difícil vasculhar arquivos velhos nessas redes fechadas, há um problema de estudo da memória do que foi propagado nessas redes fechadas das Big Techs, elas podem fazer um "1984" a todo instante apagando coisas, a memória histórica recente, e fica por isso se ninguém catalogar).

O discurso "identitário" infestou as siglas de esquerda do país (Brasil) também, implode tudo por onde passa. Mas tem gente que quer que sejamos tolerantes com a coisa, a troco de quê? De algo que não presta? De algo que não melhora vida de minoria (mas as usa pra fins políticos escusos)? Ponham a mão na cabeça e reflitam sobre isso, e parem de querer "ir na onda" pra agradar meia dúzia, a pancadaria come mais adiante (contra todos), Bolsonaro cresceu e emergiu em cima dessa palhaçada toda parida na última década.

Depois chiam quando a extrema-direita "woke" (a turma "neurótica" com "identitarismo" são os identitários de direita, pra fazer "tabelinha" com os "à esquerda"), discutindo besteira. Esses de direita são os famosos fiscais de "traseiro", como a gente chamava gente moralista e reaça que dava piti com essas questões comportamentais e similares. Ficam de tabelinha discutindo besteira com os "chiliquentos" de sinal trocado e rebaixando o nível da discussão pública do país por onde passam.

Larguem essa turma enquanto é tempo, porque quando o povo explodir dizendo "chega", vão passar um trator em cima de quem ainda estiver agarrado a esse pessoal. E não se trata de discriminar minorias, isso é afirmação falsa de meia dúzia de bocós, as causas em questão (de grupos discriminados) já existiam antes dessa baboseira "mande in USA" (norte-americana) aportar no país e ser reproduzida, tem que se retomar a discussão antiga e não bobagem (moda, artimanha) importada dos EUA.

A questão sobre racismo na Constituição de 1988 foi elaborada antes dessa baboseira tomar corpo no país (muito antes), só pra mostrar o quanto esses bandos que surfam em cima dessas "ondas" são um "paiol" de "nada" (de 'inutilidade' a serviço da classe dominante do Brasil alinhada a dos EUA). Porque somos uma colônia, um país dominado, e essas patotas também negam esse status do Brasil (mas tá cada vez mais difícil de negar o problema/a questão).

52 comentários:

stéphano bahia disse...

Woke é um populismo barato... é quando a classe dominante finge se importante com os dominados... aí usam pessoas de oriundas da classe dominada como marionete....
Obama... Kama Harris ... ou Karine Jean Pierre... por exemplo...
Aliás... DC e Marvel apelam pra isso tbm.....

Roberto Lucena disse...

Pior que o Obama não é bem oriundo da parte de baixo dos EUA, a mãe era da "upper class" (WASP na veia) ou de gente mais abastada (https://en.wikipedia.org/wiki/Ann_Dunham). Andaram arrumando até uma "ancestralidade" africana pra ela (longínqua) mas soa como piada exceto pelo fato de essa ideia de "racinha pura" do racismo europeu sempre foi uma fraude também, embora os grupos continuem segregando por aspectos físicos e de origem, é o problema do racismo, uma crença pseudo-científica tratada como "ciência" no passado continua tendo impacto político e social mesmo sem respaldo científico algum.

O pai dele era africano, ele não é oriundo de gueto negro dos EUA (que é quem toma paulada de fato no Tio Sam).

Veja o caso, ""Obama é graduado em ciência política pela Universidade Columbia e em direito pela Universidade de Harvard, onde foi presidente da Harvard Law Review." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama).

"Negro" pobretão de gueto dos EUA não entra em Colúmbia ou Harvard exceto se for jogador de basquete (com bolsa) e olhe lá, é preciso grana. O Obama foi criado junto da classe média alta dos EUA. É gente oriunda de uma certa classe média, mesmo de minorias, que vão pros EUA (caso dessa Kamala) ou emergem por lá, o caso do Obama é até distante disso já que a mãe é WASP (a família materna idem).

O "identitarismo", que por lá chamam de "Wokeism" foi adotado pelo Dep. de Estado (do lado Democrata) pra desorganizar os grupos classistas (sindicatos e cia) em prol das corporações.

O papel é causar confusão, divisão, histrionismo usando as minorias como escudo afirmando que "defendem os direitos" dessa turma (o que mais vi no FB foi gente branquela "falando em nome de minorias", ainda fazem isso).

Destaquei essa fala do Finkelstein pq é o primeiro intelectual de peso dos EUA e de esquerda (ele é uma pessoa de esquerda) a detonar a coisa abertamente, chamar pelo que é, uma fraude política e ideológica pra implodir a esquerda, tirar a referência de classe da coisa.

O Obama se valeu dessa posição de "o presidente negro" dos EUA pra confundir a cabeça turva das lideranças da América do Sul (principalmente) com a questão, o que é uma tolice, ele era presidente do Império, os EUA podem ter presidente amarelo, azul, negro etc, será sempre inimigo dos povos do "terceiro mundo" ou "Sul global" (como chamam agora, cada década inventam um nome novo pra mesma coisa, só não mudam a condição desses países).

Roberto Lucena disse...

Hollywood dos anos 70 pra cá aborda muito essas questões culturais (sempre abordou), não chega a ser algo novo e no passado até tinha algo relativo a defesa de direitos de fato de grupos segregados e cia, dos anos 2000 em diante virou porrete ideológico do Partido Democrata.

Que uma horda conservadora/reacionária também dá chilique com a coisa, chamo esse pessoal de "Identitarismo Braddock" https://pt.wikipedia.org/wiki/Braddock:_Missing_in_Action_III), andaram assistindo muito filme de Chuck Norris atrás de um "macho alfa WASP" norte-americano (hahahahaha).

É um pessoal que coça muito o traseiro ("querendo dar bote", como se diz no popular), pessoal mal resolvido etc, porque só gente problemática trata esses temas dessa forma ou por demagogia/populismo barato de direita.

Lembro de um no Orkut (me colocavam adicionado em muito "zoo" naquele negócio), pra ilustrar a coisa, já era bolsonarista antes do "bolsonarismo" surgir (simpático a negacionismo e cia, reaça) abrindo tópico "traumatizado" pq viu cenas de sexo de travestis e não "segurando a onda", foi "compartilhar" com todo mundo, troço ridículo pq esse sujeito no fundo deve ser ou deveria ser (vai que "soltou a franga", rs) um infeliz, pq é a típica pessoa enrustida, segurando a "onda" com medo de ser "achincalhado" pela sociedade se essa turma se assumir gay.

Não é pilha ou exagero afirmar que o pessoal neurótico com essas questões têm realmente algum distúrbio (coisa sexualmente mal resolvida), tirando os demagogos (são minoria os que manipulam a coisa e não são enrustidos).

À parte o estereótipo do Brasil como "país aberto" e baboseiras do tipo, o Brasil é um país reprimido até o talo nessas questões, e tá ficando reprimido até na liberdade que havia no meio artístico sobre isso. E quem diria que um dia a gente iria "entender" as "pornochanchadas" como algo "libertador" dessa gente reprimida, aqueles filmes estavam à frente do tempo deles e não sabíamos disso.

stéphano bahia disse...

"O pai dele era africano, ele não é oriundo de gueto negro dos EUA (que é quem toma paulada de fato no Tio Sam)."
OMFG

""Negro" pobretão de gueto dos EUA não entra em Colúmbia ou Harvard exceto se for jogador de basquete (com bolsa) e olhe lá, é preciso grana. O Obama foi criado junto da classe média alta dos EUA. É gente oriunda de uma certa classe média, mesmo de minorias, que vão pros EUA (caso dessa Kamala) ou emergem por lá, o caso do Obama é até distante disso já que a mãe é WASP (a família materna idem)."

Caindo o mito da "Education for all" lá

"O "identitarismo", que por lá chamam de "Wokeism" foi adotado pelo Dep. de Estado (do lado Democrata) pra desorganizar os grupos classistas (sindicatos e cia) em prol das corporações."

Divida e conquistará

"O papel é causar confusão, divisão, histrionismo usando as minorias como escudo afirmando que "defendem os direitos" dessa turma (o que mais vi no FB foi gente branquela "falando em nome de minorias", ainda fazem isso)."

Manipulação ... e ainda beneficiam uma pequena parte dessas minorias pra dizer que tá ok...

"Destaquei essa fala do Finkelstein pq é o primeiro intelectual de peso dos EUA e de esquerda (ele é uma pessoa de esquerda) a detonar a coisa abertamente, chamar pelo que é, uma fraude política e ideológica pra implodir a esquerda, tirar a referência de classe da coisa."

Que bom que ele peitou a "Omertà"

"O Obama se valeu dessa posição de "o presidente negro" dos EUA pra confundir a cabeça turva das lideranças da América do Sul (principalmente) com a questão, o que é uma tolice, ele era presidente do Império, os EUA podem ter presidente amarelo, azul, negro etc, será sempre inimigo dos povos do "terceiro mundo" ou "Sul global" (como chamam agora, cada década inventam um nome novo pra mesma coisa, só não mudam a condição desses países)."

Obama... the "Uncle Tom".....

stéphano bahia disse...

Os republicanos não andam p da vida com Hollywood ?

Roberto Lucena disse...

"Caindo o mito da "Education for all" lá"

"Education for few" (pra poucos), é o que rola no Tio Sam. Pra entrar numa Universidade dessas do Obama não basta "saber" ou coisa do tipo (só se o sujeito for um gênio, aí recebe bolsa), tem que ter o "QI" ("quem indica") que se chama grana. O operário nos EUA passava privação pra juntar dinheiro ao longo da vida pra pagar a Universidade do filho ou filhos, família do Obama, Kamala e cia já tinha o "cascalho" (dinheiro), não é gente que cresceu segregado em gueto como a maioria dos negros dos EUA, como até apontei, o Obama foi criado numa família WASP (da mãe), abastados, não passou privação alguma. A família dessa Harris não é "chão de fábrica", e uma parte veio da Índia (a cor pode confundir nesses casos).

"O "identitarismo", que por lá chamam de "Wokeism" foi adotado pelo Dep. de Estado (do lado Democrata) pra desorganizar os grupos classistas (sindicatos e cia) em prol das corporações."

"Divida e conquistará"

E dividiram mesmo, é só ver o quadro atual da esquerda aqui no país, que esses centros de Ciências Sociais andaram importando essas asneiras. E ainda tenho que ver "webrevolucionário" defendendo a coisa pq não consegue entender o que a gente diz ou comenta (dislexia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia), problema de interpretação de texto no país anda bem sério, essa turma briga com o idioma (não é nem questão ideológica às vezes).

"Manipulação ... e ainda beneficiam uma pequena parte dessas minorias pra dizer que tá ok..."

Não tenho a foto por perto, mas num livro do Hobsbawm (chuto que era "Era das revoluções", mas não cravo) tinha uma foto da "elite do sindicalismo" no Reino Unido, do primeiro Labour (Part. Trabalhista, coisa do tipo), usando cartola e imitando a elite.

A elite ou Departamento de Estado coopta (via financiamento) a "elite" desses movimentos (os cabeças) pra manipular todo o resto, é basicamente o que acontece nos EUA, Europa e Brasil (principalmente, isso pegou com força por aqui).

Por isso que rola alguma ascensão social no topo desses grupos, mas a base fica na merd*, precarizada, achando que estão "empoderados" (pausa pro riso, rs).

Já viu a Globo usando o termo, não? É uma das que mais atiça esse porrete midiático e ideológico no país. E ainda chegam os bolominions chamando a Globo de "esquerda", é de doer (gente miserável também).

"Obama... the "Uncle Tom"....."

"Golpe branco" contra o Brasil, "Primavera árabe" (alvo central foi a Síria, guerra civil e 1 milhão afetados), que nos jogou nesse mar de lodo atual começou no governo desse cidadão nos EUA, fora as bombas que ele soltou pelo mundo, foi um dos presidentes dos EUA que mais usou esse artefato (https://www.brasil247.com/mundo/em-seu-ultimo-ano-obama-lancou-mais-de-26-mil-bombas-em-sete-paises).

E ainda ganha o "Nobel da Paz", junto com Kissinger e cia (Kissinger era genocida também).

Por isso que causa incômodo quando chega gente dessa bolha retardada de classe média chamando o Lula de "Mandela" e torcendo por "Nobel da Paz", é muita estupidez pra um ser humano "normal".

Roberto Lucena disse...

Essa turma se contenta com pouca coisa, com essas misérias simbólicas em vez de coisas concretas (país soberano, casa, comida pra população etc). Uma parte nem quer lutar por nada, é só gente vazia de classe média querendo aliviar a consciência pesada porque são parte do mesmo bando dos bolsominions aloprados.

Roberto Lucena disse...

"Os republicanos não andam p da vida com Hollywood ?"

Frescura deles, é o "Identitarismo Braddock", estão sentindo falta de quando Hollywood lançava filme pra "macho" como Rambo, Duro de matar, Desejo de matar, Braddock e cia, é falta de algum "Macho alfa" de filme que pega nessa turma, aí ficam dando chilique com "filme de Barbie" e afins, falta do que fazer e burrice juntos.

É a famosa "lacração", ficam vociferando com coisas estúpidas, idiotas, pra colocar pra fora algum preconceito que sentem, não saem disso.

E Hollywood fatura com a coisa, tá pouco se lixando pra minorias e cia, se essa onda de filmes começar a falhar em bilheteria, aposentam a coisa em dois tempos.

Veja que citei uma série de filmes de "macho" acima, que eram febre nos anos 80 ("Comando para matar" tb com o Schwarzenegger).

Assisti tudo isso e não me tornei um lunático como essa horda de retardados aqui do país e de fora. Por sinal, nem entender o significado de Rambo 1 essa turma entende (o filme criticava o governo dos EUA, por um viés de direita, sobre os veteranos da guerra do Vietnã largados como marginais e lixo depois do fiasco do Vietnã, pra essa turma eles acham que tudo foram "flores" nos EUA, não possuem memória do conflito do Vietnã, o que mais Hollywood lançou nos anos 80 foi filme de trauma do Vietnã, pararam com isso com a derrocada da URSS e era Bush pai, que começa o controle das mídias críticas nos EUA).

stéphano bahia disse...

""Education for few" (pra poucos), é o que rola no Tio Sam. Pra entrar numa Universidade dessas do Obama não basta "saber" ou coisa do tipo (só se o sujeito for um gênio, aí recebe bolsa), tem que ter o "QI" ("quem indica") que se chama grana. O operário nos EUA passava privação pra juntar dinheiro ao longo da vida pra pagar a Universidade do filho ou filhos, família do Obama, Kamala e cia já tinha o "cascalho" (dinheiro), não é gente que cresceu segregado em gueto como a maioria dos negros dos EUA, como até apontei, o Obama foi criado numa família WASP (da mãe), abastados, não passou privação alguma. A família dessa Harris não é "chão de fábrica", e uma parte veio da Índia (a cor pode confundir nesses casos)."

pra eles isso é "Democracy".... "University for few " ... já Educação em Cuba... "Universidad para todos"... isso é "anti-democracy"... grande "Hypocrisy"

"E dividiram mesmo, é só ver o quadro atual da esquerda aqui no país, que esses centros de Ciências Sociais andaram importando essas asneiras. E ainda tenho que ver "webrevolucionário" defendendo a coisa pq não consegue entender o que a gente diz ou comenta (dislexia, https://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia), problema de interpretação de texto no país anda bem sério, essa turma briga com o idioma (não é nem questão ideológica às vezes)."
Bizarro

"Não tenho a foto por perto, mas num livro do Hobsbawm (chuto que era "Era das revoluções", mas não cravo) tinha uma foto da "elite do sindicalismo" no Reino Unido, do primeiro Labour (Part. Trabalhista, coisa do tipo), usando cartola e imitando a elite."

Capitães do mato

"Já viu a Globo usando o termo, não? É uma das que mais atiça esse porrete midiático e ideológico no país. E ainda chegam os bolominions chamando a Globo de "esquerda", é de doer (gente miserável também)."

verdade... bizarro isso



""Golpe branco" contra o Brasil, "Primavera árabe" (alvo central foi a Síria, guerra civil e 1 milhão afetados), que nos jogou nesse mar de lodo atual começou no governo desse cidadão nos EUA, fora as bombas que ele soltou pelo mundo, foi um dos presidentes dos EUA que mais usou esse artefato (https://www.brasil247.com/mundo/em-seu-ultimo-ano-obama-lancou-mais-de-26-mil-bombas-em-sete-paises)."

Ele cometeu "crimes do bem"... "good crimes"

"E ainda ganha o "Nobel da Paz", junto com Kissinger e cia (Kissinger era genocida também)."

Esse Nobel é um lixo.... chegou a premiar Friedman... apesar do envolvimente dele com Pinochet.
Sartre teve a dignidade de recusar esse prêmio

"Por isso que causa incômodo quando chega gente dessa bolha retardada de classe média chamando o Lula de "Mandela" e torcendo por "Nobel da Paz", é muita estupidez pra um ser humano "normal"."

muita idiotice

stéphano bahia disse...

"Frescura deles, é o "Identitarismo Braddock", estão sentindo falta de quando Hollywood lançava filme pra "macho" como Rambo, Duro de matar, Desejo de matar, Braddock e cia, é falta de algum "Macho alfa" de filme que pega nessa turma, aí ficam dando chilique com "filme de Barbie" e afins, falta do que fazer e burrice juntos.Frescura deles, é o "Identitarismo Braddock", estão sentindo falta de quando Hollywood lançava filme pra "macho" como Rambo, Duro de matar, Desejo de matar, Braddock e cia, é falta de algum "Macho alfa" de filme que pega nessa turma, aí ficam dando chilique com "filme de Barbie" e afins, falta do que fazer e burrice juntos."

verdade... são fariseus

Roberto Lucena disse...

"pra eles isso é "Democracy".... "University for few " ... já Educação em Cuba... "Universidad para todos"... isso é "anti-democracy"... grande "Hypocrisy""

E fica a pergunta: por que com tanta vantagem pra discutir o tema (usando até Cuba como exemplo, porque é, na medicina principalmente), por que as pessoas dão chilique no Brasil com a coisa? E não são só os de direita (antes fosse, essa turma pode ser até mais receptiva pra coisa se for bem explicada), tem uma "lacrosfera" que posa de "esquerdista" (são liberais) nas bolhas que têm ódio severo de Cuba, Venezuela e cia, com preconceito misturado na coisa.

Acham que podem criticar e avacalhar esses países como se fossem "superiores", a quê eu realmente não sei. Um país onde um lixo do Câmara de deputados coloca pauta pra beneficiar estuprador, essa turma quer achar que Venezuela e cia são "atrasos"? Ninguém nesses países vivem imersos com tanta insanidade todo dia como se vive no Brasil.

É o ideário dos EUA, educação pra poucos, pros que interessam (quem tiver dinheiro), o resto? Pode morrer de fome ou drogado nas cracolândias do Tio Sam. Já ouviu falar de "Kensington" na Filadélfia? Comecei a entender pq os EUA fazem tanto seriado de "zumbi" ("Walking dead") naturalizando o povo dando tiro nos "zumbis" (que seriam os "cracudos" dessas cracolândias, como alegoria, esse povo drogado lembram zumbis), é uma alegoria com essa população drogada nas cracolândias deles, aos montes, largados a esmo pra morrer ao relento por overdose.

Sistema de saúde nos EUA só atende a quem tiver dinheiro, quem não tiver, "tchau, morre largado na rua", simples desse jeito (pq a maioria não tem dinheiro pra pagar).

Aviso, imagens fortes, e peguei umas "suaves", tem piores:
Só um vídeo (tem pilhas no Youtube): (https://www.youtube.com/watch?v=R1wI6seRhB8

Chamar isso de "civilização" é um negócio bem complicado...

E não tem só essa "área" assim. Retrato do declínio socio-econômico desse país, político também.

No Canadá também tem uma, é que a brasileirada por lá parou de "apontar" pra vender que "tem um paraíso na Terra" sob gelo ao Norte do continente.

E obviamente o "modelo" chegou ao Brasil (tudo de ruim que ocorre nesse país chega ao Brasil e parte da América Latina).

Depois chegam esses lunáticos de Youtube, propagandistas olavetes, defendendo isso "contra o comunismo". Na China não tem isso, tem isso aqui (canal de um britânico que vive lá, acho que é escocês https://www.youtube.com/watch?v=-4ZgvwQ6YGU).

Mas segundo essa direita neoliberal olavete neopenteca do Brasil, os EUA baterão a China... só se for "bater carteira", porque de resto, já tá sendo uma surra monumental.

O Brasil precisa se distanciar dos Estados Unidos, o quanto antes (pra ontem).

Roberto Lucena disse...

"Capitães do mato"

Se eu localizar a foto no livro publico por aqui, mas não tá fácil, mas lembro que é num desses livros do Hobsbawm que foram bem vendidos no país lá pelos idos de 2000-2010. Foi uma década boa, as pessoas procuravam livros de 2aGM com as comunidades do Orkut cheias, apesar das "viúvas" do cabo austríaco enchendo o saco (as olavetes eram piores que esses caras, por incrível que pareça).

"Ele cometeu "crimes do bem"... "good crimes""

A figura do Obama ainda será reavaliada nesse século, esse "bom mocismo" calculado dele (com tinturas de psicopatia) ainda será destrinchado.

A figura de Trump virou presidente dos EUA graças a um achincalhe do Obama (humilhação) a ele numa festa (vi esse vídeo). Trump, vaidoso, egocêntrico (bilionário), querendo se vingar, quis virar presidente pra humilhar esse cara como resposta. Obama foi o maior cabo eleitoral de Trump (ainda tem isso na conta do "Obomba", falta de sabedoria, de humildade).

"Esse Nobel é um lixo.... chegou a premiar Friedman... apesar do envolvimente dele com Pinochet.
Sartre teve a dignidade de recusar esse prêmio"


Tb acho esse Nobel da paz (e cia) um lixo (não é critério de muita coisa, foi num passado remoto, pq tem muita propaganda envolvida, principalmente nos prêmios políticos).

Consideraria um insulto receber um "Nobel da Paz" e ficar na mesma galeria dessa turma de genocidas. Sartre fez bem. Essa classe média tosca aqui do país, ignorante, deveria se informar melhor e parar com esses deslumbramentos baratos, ridículos que fazem, parecem um bando de caipiras (e são), e ainda ofendo os caipiras usando esse termo (mas dá pra entender o significado da coisa).

Roberto Lucena disse...

"verdade... são fariseus"

São fariseus, mas estão com tesão, com saudades de um "macho-alfa" WASP dos EUA em filme metendo bala em meio mundo, em outros tempos a gente chamaria isso de "viadagem", "bichice", rs.

Que gente estranha. A neurose dessa turma com essas questões de gênero e cia diz muito dessa turma (muita gente enrustida), esses meios religiosos neopentecas e cia reprime muita coisa, aí dá nisso (muito pastor e cia tarado). Olha as notícias que saem desse pessoal:

Link1
Link2
Link3

Coloque na busca por 'pastor abuso' que vem um monte.

Essa turma deve ficar com um "tesão" vendo o Stallone urrando em Rambo (ui! no caso dessa turma é "Rombo", hahahahaha).

stéphano bahia disse...

"E fica a pergunta: por que com tanta vantagem pra discutir o tema (usando até Cuba como exemplo, porque é, na medicina principalmente), por que as pessoas dão chilique no Brasil com a coisa? E não são só os de direita (antes fosse, essa turma pode ser até mais receptiva pra coisa se for bem explicada), tem uma "lacrosfera" que posa de "esquerdista" (são liberais) nas bolhas que têm ódio severo de Cuba, Venezuela e cia, com preconceito misturado na coisa."

Por que eles são direitistas enrustidos

"Acham que podem criticar e avacalhar esses países como se fossem "superiores", a quê eu realmente não sei. Um país onde um lixo do Câmara de deputados coloca pauta pra beneficiar estuprador, essa turma quer achar que Venezuela e cia são "atrasos"? Ninguém nesses países vivem imersos com tanta insanidade todo dia como se vive no Brasil."

verdade... o Brasil tem tanto telhado de vidro... que se nossos vizinhos soubessem... taríamos fufu...
Só pra lembrar... Brasil foi o último país americano a abolir a escravidão.... e a ter universidade (em 1920, por causa da visita do rei belga!!) e o pior.. tem gen te aqui com mentalidade escravocrata até hoje.. como vai cobrar direitos humanos pros demais ?

"É o ideário dos EUA, educação pra poucos, pros que interessam (quem tiver dinheiro), o resto? Pode morrer de fome ou drogado nas cracolândias do Tio Sam. Já ouviu falar de "Kensington" na Filadélfia? Comecei a entender pq os EUA fazem tanto seriado de "zumbi" ("Walking dead") naturalizando o povo dando tiro nos "zumbis" (que seriam os "cracudos" dessas cracolândias, como alegoria, esse povo drogado lembram zumbis), é uma alegoria com essa população drogada nas cracolândias deles, aos montes, largados a esmo pra morrer ao relento por overdose."

Exato...os zumbis são caricatura desses "cracudos".... estigmatimatizar... até mesmo os míticos vampiros são mais "humanizados"... porque são caricatura da aristocracia... parasita...e devassa...

"Sistema de saúde nos EUA só atende a quem tiver dinheiro, quem não tiver, "tchau, morre largado na rua", simples desse jeito (pq a maioria não tem dinheiro pra pagar)."
What a beautiful democracy, bro (irony)

"Aviso, imagens fortes, e peguei umas "suaves", tem piores:
Só um vídeo (tem pilhas no Youtube): (https://www.youtube.com/watch?v=R1wI6seRhB8

Chamar isso de "civilização" é um negócio bem complicado...

E não tem só essa "área" assim. Retrato do declínio socio-econômico desse país, político também."
Dinheiro pra Israel....tem... mas pro povo.. não... Fuck off, people,.,,, die!! =(irony)

No Canadá também tem uma, é que a brasileirada por lá parou de "apontar" pra vender que "tem um paraíso na Terra" sob gelo ao Norte do continente. (não duvido nada)

Depois chegam esses lunáticos de Youtube, propagandistas olavetes, defendendo isso "contra o comunismo". Na China não tem isso, tem isso aqui (canal de um britânico que vive lá, acho que é escocês https://www.youtube.com/watch?v=-4ZgvwQ6YGU).
Quem diria.... hein... a China "malvada"... seria bom se ela investisse em países aliados dela... pra minar os EUA de vez....

"Mas segundo essa direita neoliberal olavete neopenteca do Brasil, os EUA baterão a China... só se for "bater carteira", porque de resto, já tá sendo uma surra monumental."

neopenteca afundando

"O Brasil precisa se distanciar dos Estados Unidos, o quanto antes (pra ontem)."

verdade.... Titanic... atual

13.6.24

stéphano bahia disse...

"São fariseus, mas estão com tesão, com saudades de um "macho-alfa" WASP dos EUA em filme metendo bala em meio mundo, em outros tempos a gente chamaria isso de "viadagem", "bichice", rs."

Você com o revólver na mão é um bicho feroz..... (Bezerra)

Roberto Lucena disse...

"Por que eles são direitistas enrustidos"

O que a gente chama de "New Left" (Nova Esquerda, importada dos EUA), é gente de direita sim.

O Breno citou esses dias a questão da dita "esquerda progressista" afundando abraçada ao neoliberalismo (não foi bem nesses termos, mas tá nessa linha), eu comentei que o que define esquerda são as questões econômicas, e não "apoio à marcha LGBT" e "pautinha sobre preconceito" e cia, em que pese que os protestos sobre o PL do estupro não são "coisas identitárias", dessa vez fizeram frente defendendo direitos fundamentais de existência, que era como se discutia a coisa no país antes da ascensão desses bandos inflados de "identitários", veja a força da coisa e o impacto como foi outro.

Se a esquerda brasileira continuar a promover figuras como Haddad (neoliberal do Insper), Padilha, a OTAN do PT direitizada e defender choque neoliberal (ataque a pensões, aposentadoria e cia), essa turma quer se eleger de que forma?

Aí ficam essas mídias podres "alternativas" falando de ataque ao Lula e Haddad, na verdade quem vem se sabotando é o governo com esse bando de direitistas (a Tebet incluindo, essa cidadã é perversa, pessoa má mesmo, direitista), essa turma sempre fica apontando defeito nos outros e nunca admite os erros do Lula, tá parecendo o período com a Dilma onde faziam a mesma coisa, não preciso mencionar no que deu o devaneio político e essa defesa "clubista" de governo.

Veio gente me atacar como se eu fosse culpado ou responsável pelo tombo de Dilma, quem caiu foi ela, a culpa foi principalmente dela e do PT, eu não admito mais esse tipo de figura vindo apontar o dedo por não admitir cagada dessas siglas. É o mesmo pessoal da "redemocratização" do país, parece que tomaram tanta sova na ditadura que perderam a coragem pra tudo, eles não contem mais comigo e milhares pra esses traumas mal curados deles sobre a ditadura militar, que procurem tratamento pra resolverem isso (se quiserem).

"verdade... o Brasil tem tanto telhado de vidro... que se nossos vizinhos soubessem... taríamos fufu...
Só pra lembrar... Brasil foi o último país americano a abolir a escravidão.... e a ter universidade (em 1920, por causa da visita do rei belga!!) e o pior.. tem gente aqui com mentalidade escravocrata até hoje.. como vai cobrar direitos humanos pros demais ?"


A nossa sorte é que os vizinhos respeitam demais o país (eu mesmo não respeitaria um país e um povo que fica insultando os vizinhos com racismo e preconceito como essa classe média do Brasil faz com a Venezuela, Cuba e cia), pq tem tanta porcaria dentro do país que se esse povo não fosse o poço de cinismo, ignorância e burrice que são, sequer ficariam com esse dedo duro apontando "defeito" nos outros, quando o país é cheio de favelas, desigualdade social, preconceito, racismo etc, aí chega a direita midiática brasileira falando que a "esquerda dividiu o país", quem dividiu o país foi essa elite sem vergonha com os cachorros dela espalhados nessa classe média tacanha. Cansei da falta de ação e revide do PT e cia também sobre essas questões. (cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

"Exato...os zumbis são caricatura desses "cracudos".... estigmatimatizar... até mesmo os míticos vampiros são mais "humanizados"... porque são caricatura da aristocracia... parasita...e devassa..."

As série de zumbi são coisa pior que a caricatura, elas criam no imaginário dos EUA o direito de atirar nos "zumbis" (que são esses drogados), é subliminar a coisa, veja que a população deixa esse povo morrer a esmo sem qualquer ajuda. Não tem saído tiro ainda, mas descaso e apatia com a coisa rolam soltos.

"Dinheiro pra Israel....tem... mas pro povo.. não... Fuck off, people,.,,, die!! =(irony)"

É como no Império britânico, dinheiro pra corte sempre houve (pra coroa britânica, parasitas aristocratas e cia), a população/povo britânico (o inglês em especial)? Que morram com 16 horas por dia de trabalho em minas de carvão (com crianças trabalhando), com rato, esgoto e cia, era o cenário de Londres e cia. Esse desenvolvimento europeu que brasileiro deslumbrado arrota só veio com o bem-estar social e a destruição da 2aGM (50 milhões de mortos, "só isso"), até então a Europa era exportadora de pobres pras Américas, e do jeito que vai, vai voltar a ser (já tem muito estrangeiro migrando pro Brasil, com os problemas crônicos do país e tudo).

"Quem diria.... hein... a China "malvada"... seria bom se ela investisse em países aliados dela... pra minar os EUA de vez...."

É uma das minhas críticas ao governo chinês, a lentidão desses investimentos, se bem que pode ter motivos pra isso, o governo brasileiro mesmo (mesmo com o Lula) não tem sido amistoso na coisa, nem pedido. Sem pedir, negociar, a coisa não vem. Com figuras como Haddad na Fazenda tb torna essa questão difícil.

Esses devaneios da Cirolândia (tem ex-ciristas no governo) em achar que o Brasil "toca tudo sozinho" daqui pra frente é coisa de sem noção. Se a China que é a China precisou de um "empurrão" do capital ianque, essa turma acha que vai levantar tudo sozinho no meio de um conflito mundial, com uma crise monstruosa interna? Mentalidade de imbecis. E uns ainda se dizem nacionalistas (vou devolver o chumbo, chumbo trocado não dói), não existe nacionalismo (nos moldes da América Latina) nesse tipo de mentalidade, é só chauvinismo barato (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chauvinismo), e quando falo de "nacionalismo", tem mais a ver com questões econômicas mesmo (embora tenha peso a questão cultural, pra dar coesão ao país), o Brasil tem espaço pra muita gente de fora que queira vir pra cá (defendem e respeitam mais o país do que muito filho da p*ta que nasceu no mesmo). Todo reacionário é um anti-Brasil por natureza, reacionário é diferente de alguém ter inclinação de direita (muita gente mistura os termos, com certa razão, a turma de direita mais "esclarecida" fica quieta endossando as sandices desse pessoal, com sectarismo, depois não reclamem).

"neopenteca afundando"

"Medievo neopentecostal", não sei nem se essa turma entrou na Idade Média ainda, aquele PL do estupro é coisa de psicopata, de gente perturbada, desajustada (reacionários são pessoas perversas, ruins).

Roberto Lucena disse...

"Você com o revólver na mão é um bicho feroz..... (Bezerra)"

Basicamente isso, essa turma "valente em demasia" só é quando ficam armados, não vêm de peito aberto, e fruto da impunidade do país.

Já que falam tanto em endurecimento de penas, sempre fui a favor do endurecimento de crimes de homicídio, estupro e similares.

Por que essa turma tendo maioria no congresso e cia nunca aprovou o endurecimento de penas por homicídio, estupro e cia? (estavam propondo até criminalizar mulheres vítimas de estupro pelo crime do estuprador).

Porque geralmente é o bando que mais comete a coisa ou que precisa de grupos armados pra cometer delitos. Bicheiros e cia (crime organizado e suas ramificações na política, assunto "tabu" no país, vc vê a grande mídia apontando a extensão da coisa? Principalmente no "estado de milícia", o Rio?).

E nisso tudo a péssima formação do povo pesa muito, os índices de educação do país continuam um sofrimento. O que explica muito vc não conseguir sequer ter uma discussão direito nessas redes, tem muita gente xucra, ignorante nesse país, fora o problema cultural (a cabeça fechada do povo, fruto de um medo do mundo, vira-latice).

Esse lúmpen que votou no bolsonarismo é uma parte da população que sabe que não se adequa ao mundo atual, eu escuto falar de "sociedade do conhecimento" desde os anos 90, qual o espaço pra essa gente nisso? Morrer de fome, já que uma parte não lê, não estuda, e pra piorar a precarização neoliberal destruindo tudo ao redor e falta de acesso a meios de educação no país (a educação básica deveria ser priorizada, não só a superior, a superior tem outra função, não é pra "educar" a população, pelo menos nas áreas de engenharia, medicina e cia).

stéphano bahia disse...

Assunto identitarismo... o premier britânico... Rishi Sunak.. é um caso clássico... o cara tem origem indiana...
Pra mim.. ele é o novo "Abdul Karim".... com as devidas proporções !
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdul_Karim
https://www.youtube.com/watch?v=mOMK16myEnE

stéphano bahia disse...

"A nossa sorte é que os vizinhos respeitam demais o país (eu mesmo não respeitaria um país e um povo que fica insultando os vizinhos com racismo e preconceito como essa classe média do Brasil faz com a Venezuela, Cuba e cia), pq tem tanta porcaria dentro do país que se esse povo não fosse o poço de cinismo, ignorância e burrice que são, sequer ficariam com esse dedo duro apontando "defeito" nos outros, quando o país é cheio de favelas, desigualdade social, preconceito, racismo etc, aí chega a direita midiática brasileira falando que a "esquerda dividiu o país", quem dividiu o país foi essa elite sem vergonha com os cachorros dela espalhados nessa classe média tacanha. Cansei da falta de ação e revide do PT e cia também sobre essas questões. (cont.)"

Se eu fosse de outro país americano... investigaria esses podres do Brasil e jogaria na cara....
Aí mataria de vergonha!
Sim.. foi essa elite lixo.... mesmo

stéphano bahia disse...

"As série de zumbi são coisa pior que a caricatura, elas criam no imaginário dos EUA o direito de atirar nos "zumbis" (que são esses drogados), é subliminar a coisa, veja que a população deixa esse povo morrer a esmo sem qualquer ajuda. Não tem saído tiro ainda, mas descaso e apatia com a coisa rolam soltos."

Que absurdo isso... daqui a pouco irão estigmatizar minorias étnicas

"É como no Império britânico, dinheiro pra corte sempre houve (pra coroa britânica, parasitas aristocratas e cia), a população/povo britânico (o inglês em especial)? Que morram com 16 horas por dia de trabalho em minas de carvão (com crianças trabalhando), com rato, esgoto e cia, era o cenário de Londres e cia. Esse desenvolvimento europeu que brasileiro deslumbrado arrota só veio com o bem-estar social e a destruição da 2aGM (50 milhões de mortos, "só isso"), até então a Europa era exportadora de pobres pras Américas, e do jeito que vai, vai voltar a ser (já tem muito estrangeiro migrando pro Brasil, com os problemas crônicos do país e tudo)."

16 horas nas minas de carvão.... ? "Arbeit macht frei" antes mesmo do bigodinho nascer!!!
Essas minas nada deviam a Auschwitz.... com as devidas proporções!! verdade... vários europeus se picando de lá....

"É uma das minhas críticas ao governo chinês, a lentidão desses investimentos, se bem que pode ter motivos pra isso, o governo brasileiro mesmo (mesmo com o Lula) não tem sido amistoso na coisa, nem pedido. Sem pedir, negociar, a coisa não vem. Com figuras como Haddad na Fazenda tb torna essa questão difícil."
Em países como Cuba e Venezuela... a China tem mais facilidade...

Esses devaneios da Cirolândia (tem ex-ciristas no governo) em achar que o Brasil "toca tudo sozinho" daqui pra frente é coisa de sem noção. Se a China que é a China precisou de um "empurrão" do capital ianque, essa turma acha que vai levantar tudo sozinho no meio de um conflito mundial, com uma crise monstruosa interna? Mentalidade de imbecis. E uns ainda se dizem nacionalistas (vou devolver o chumbo, chumbo trocado não dói), não existe nacionalismo (nos moldes da América Latina) nesse tipo de mentalidade, é só chauvinismo barato (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chauvinismo), e quando falo de "nacionalismo", tem mais a ver com questões econômicas mesmo (embora tenha peso a questão cultural, pra dar coesão ao país), o Brasil tem espaço pra muita gente de fora que queira vir pra cá (defendem e respeitam mais o país do que muito filho da p*ta que nasceu no mesmo). Todo reacionário é um anti-Brasil por natureza, reacionário é diferente de alguém ter inclinação de direita (muita gente mistura os termos, com certa razão, a turma de direita mais "esclarecida" fica quieta endossando as sandices desse pessoal, com sectarismo, depois não reclamem).

sim.. são anti-Brasil mesmo.... por mim... eles vazariam do país



""Medievo neopentecostal", não sei nem se essa turma entrou na Idade Média ainda, aquele PL do estupro é coisa de psicopata, de gente perturbada, desajustada (reacionários são pessoas perversas, ruins)."
Se bem que alguns dos apoiadores são catocas....
Duvido que eles permitiriam a prisão das esposas e filhas se abortassem! a lei só vale pra arraia miúda. E claro... eles aprovam aborto que a amante fizer

stéphano bahia disse...

"Já que falam tanto em endurecimento de penas, sempre fui a favor do endurecimento de crimes de homicídio, estupro e similares.

Por que essa turma tendo maioria no congresso e cia nunca aprovou o endurecimento de penas por homicídio, estupro e cia? (estavam propondo até criminalizar mulheres vítimas de estupro pelo crime do estuprador)."
Não aprovam porque tem rabo preso... ah... uma vez disse prum cara (punitivista)... que o homem que é pai desnaturado (não assume filho) é vagabundo... o cara desconversou... (rabo preso?) ... Também já soube de alguns que tentam livrar a cara de idosos que cometem crimes... alegando que são "gagás".... daqui a pouco perdem o aumento da maioridade penal nesse caso...
E o que dizer dos que não exigem punição pra motoristas bebuns e irresponsáveis que matam... (rabo preso!!!) Ou punição severa pra patrões que escravizam empregados(a)... se lembra de casos de meninas do interior ou da periferia que viram "parte da família"... (estilo casa grande e senzala).... ou que dizer desses "tios" pedófilos (classe A ou B)... que seduzem crianças e adolescentes nas ruas? Pior... alguns dos amigos desses FDPs começam a inventar que o cara é "doente"..."toma antidepressivo" "foi seduzido" "foi armação contra ele" etc.
Tem alguns que "normalizam" a extorsão praticada pela milícia.... o Zé Ruela da rua roubando é o crime dos crimes... mas o miliciano arracando "propina" é "normal"....

"Porque geralmente é o bando que mais comete a coisa ou que precisa de grupos armados pra cometer delitos. Bicheiros e cia (crime organizado e suas ramificações na política, assunto "tabu" no país, vc vê a grande mídia apontando a extensão da coisa? Principalmente no "estado de milícia", o Rio?)."

Bicheiros amigos das classes A e B....

"E nisso tudo a péssima formação do povo pesa muito, os índices de educação do país continuam um sofrimento. O que explica muito vc não conseguir sequer ter uma discussão direito nessas redes, tem muita gente xucra, ignorante nesse país, fora o problema cultural (a cabeça fechada do povo, fruto de um medo do mundo, vira-latice)."
Ser ignorante no país parece uma virtude....

Roberto Lucena disse...

"Assunto identitarismo... o premier britânico... Rishi Sunak.. é um caso clássico... o cara tem origem indiana...
Pra mim.. ele é o novo "Abdul Karim".... com as devidas proporções !
https://pt.wikipedia.org/wiki/Abdul_Karim
https://www.youtube.com/watch?v=mOMK16myEnE"


O Sunak é o indiano de estimação da elite britânica, tem disso nesses países, são as minorias servis à elite ou gente de "minorias", se bem que o sujeito é podre de rico, é de casta rica indiana, que estudou junto dos ricos do Reino Unido só que nunca será "um deles" (os abastados do Reino Unido, brancos, nativos, não tratam esse tipo de figura como "igual").

É uma espécie moderna ou atualizada desse Abdul Karim, serviu pra tapar o buraco da crise dos Tories (Partido Conservador) já que não estão com candidato viável pra suceder o Boris Johnson e cia.

Roberto Lucena disse...

"Se eu fosse de outro país americano... investigaria esses podres do Brasil e jogaria na cara....
Aí mataria de vergonha!
Sim.. foi essa elite lixo.... mesmo"


Uma parte ou toda América do Sul tem medo ou respeita o "tamanho" do Brasil, só que uma hora esse (excesso de) respeito vai rodar, essa classe média tosca aqui do país se acha isolada do mundo e não somos, somos parte dele, essa postura de avestruz que essa turma adota não é mais tolerável ou possível no país.

É bom esse pessoal começar a abrir a cabeça o quanto antes (pra ontem) e parar de achar que são "extensão" dos Estados Unidos (nunca foram, não são e jamais serão, é como vários deles pensam que o Brasil é, que somos um Porto Rico gigante e "tá tudo bem"). Até parte dessa "esquerda fofucha" que vivo criticando tem essa mentalidade colonizada.

Roberto Lucena disse...

"Que absurdo isso... daqui a pouco irão estigmatizar minorias étnicas"

Faziam isso no passado, os filmes de "Western" (Faroeste) não são isso? Não matavam índio a esmo "numa boa"?... chineses eram retratados como subalternos, russos como os "malvados", árabes como o "cão" (terroristas), latinoamericano como traficante e cia, a lista é longa.

Esse tipo de filme de Hollywood a reaçada não critica... por que será?...

"16 horas nas minas de carvão.... ? "Arbeit macht frei" antes mesmo do bigodinho nascer!!!
Essas minas nada deviam a Auschwitz.... com as devidas proporções!! verdade... vários europeus se picando de lá...."


16 ou 18 horas, tinha uma matéria do The Guardian que eu perdi (não salvei), acho que foi no Guardian ou Daily Mail (que é tabloide mas vez ou outra solta uma dessas), há anos, descrevendo os maus tratos e trabalho infantil escravo nessas minas, as fotos:

Link1
Link2
Link3
Link4
Link5

Olha os métodos de trabalho nessas minas (Link6). (cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

As fotos das habitações de Londres, subúrbios, não deixavam a desejar pras favelas daqui, tinha rato, esgoto e cia. Luxo só chegava pra realeza, pra aristocracia, pruma classe de abastados. O operário britânico só foi ver melhoria de vida no pós-2aGM (não elegem Churchill e sim um do Partido Trabalhista, que era de esquerda na época), quando começam a forjar um estado de bem-estar que está quase que totalmente destroçado na atualidade, por isso que precisam de bancos de comida senão parte da população morre de fome.

Ilustrações das habitações, cortiços, favela, só faltou colocarem os "ratinhos" (gabirus mesmo, grandes) passando pelas ruas, esgoto e cia (Ilustrações de Londres era vitoriana).

Mais uma (https://www.historytoday.com/miscellanies/desolation-row-victorian-britain%E2%80%99s-sensational-slums).
Mais uma: (Fotos de guetos britânicos, era Vitoriana).

Com o céu negro de fumaça das fábricas, poluição de rodo, rato, esgoto etc.

Mas "brasileirinho" de classe média aluado/alienado viaja pra esses países e só vê ponto turístico, não possuem nem interesse em saber do cenário social desses locais.

Roberto Lucena disse...

Por sinal, foi até uma discussão que rolava com o Daniel e mais gente vinda do Orkut (rolou mais de uma vez), Hitler "branqueou" o passado obscuro, nebuloso, nefasto do Reino Unido, França e cia (do colonialismo europeu na África, nas Américas, Ásia e cia). Se a figura do cabo austríaco não tivesse aparecido com o nazismo e cia, a percepção sobre a imagem do Reino Unido, França, Portugal e cia seria bem outra no mundo.

Esse cabo austríaco serviu de "desinfetante" de imagem do imperialismo e colonialismo desses países, e ainda servia de certo escudo pros EUA praticarem atrocidades no mundo e "deixarem por isso", pra não equiparar nada ao nazismo, como se fosse preciso. A coisa é ruim, não presta, tem que ser detonada mesmo. A memória sobre o nazismo não impediu Israel de cometer atrocidades contra palestinos e nem os EUA de matarem gente a esmo há décadas, quando não pela guerra, de fome pela política neoliberal que impõem aos países com os capachos internos em cada país, replica atualizada do imperialismo britânico.

Roberto Lucena disse...

"Em países como Cuba e Venezuela... a China tem mais facilidade..."

De acordo, mas minha crítica tb vai pra China sobre esses países, eu esperava mais rapidez de investimentos pra desenvolver esses países que são aliados de um eixo contra-hegemonia dos EUA no mundo, principalmente pelo viés político. Espero que tenha gente do governo chinês tb lendo essas discussões (no bom sentido). É algo que impactaria muito a América Latina (no todo).

"Se bem que alguns dos apoiadores são catocas...."

Sim, o olavismo chegou a uma parte católica, parecem um bando de neopentecas tb mas se escondem no meio dos demais católicos que rechaçam essa palhaçada. Um dos sintomas dessa turma inclusive é o apoio que passaram a dar a Israel, algo que não rolava (tão fácil) décadas atrás (isso era coisa exclusiva de neopentecas e alas do protestantismo).

"Duvido que eles permitiriam a prisão das esposas e filhas se abortassem! a lei só vale pra arraia miúda. E claro... eles aprovam aborto que a amante fizer"

Isso é até comum no país, por isso calou fundo na hipocrisia até da classe média e mudança de tom em relação ao "Medievo neopenteca/chatólico".

Não vou citar nomes (por razões óbvias), mas lembro de discussão de garotas na lista de vestibular (eu chamava de "Escandinávia", pq só tinha loira, umas seis, loiras mesmo, não "tingidas", que não é um tipo comum daqui), a conversa era que uma ou duas havia "abortado" (as saidinhas com os namoradinhos, "pimba" vai e vem sem preservativo, gravidez indesejada, depois aborto).

Se eu vir alguma dessas com camisa da seleção defendendo essas pautas eu passo na cara a palhaçada.

Tinha uma família do Paraná que morava no mesmo prédio, o cara médico tinha clínica clandestina de aborto, fugiu do estado do dia pra noite quando denunciaram, "pai de família honrado" (batia na esposa). Só tem gente perturbada, escrota, mau caráter mesmo, medieval. Estou citando coisas que vi pessoalmente, imagina o que não chega até a gente...

Já que a reaçada adora, vou começar a propor Pena de Morte pra estuprador, miliciano e crime organizado, que acha? Será que a coisa "vinga" no país? rs. Será que os "deputados probos" da Bancada de Satanás (religiosa) acatam a proposta? Eles não defendem a Pena de morte pra "bandidos"? rs.

Esse negócio de "esquerda paz e amor conciliadora" nunca foi meu "forte" mesmo, rs.

stéphano bahia disse...

"É uma espécie moderna ou atualizada desse Abdul Karim, serviu pra tapar o buraco da crise dos Tories (Partido Conservador) já que não estão com candidato viável pra suceder o Boris Johnson e cia."

A elite brit resolveu ser mais "discreta"... em vez mandar o "Rishi Karim" ser mordomo do "Charlinho", colocou pra ser o "Premiê".... pra dizer ao "World" que se importa com "the minorities".... "OMFG... a fucking lie"

stéphano bahia disse...

"Faziam isso no passado, os filmes de "Western" (Faroeste) não são isso? Não matavam índio a esmo "numa boa"?... chineses eram retratados como subalternos, russos como os "malvados", árabes como o "cão" (terroristas), latinoamericano como traficante e cia, a lista é longa."

Engraçado que os mesmos acharam um absurdo quando o "Adolfo" mandou fazer filmes estereotipando o "Jacó" e o "Isaac"... Hipocrisia...


"16 ou 18 horas, tinha uma matéria do The Guardian que eu perdi (não salvei), acho que foi no Guardian ou Daily Mail (que é tabloide mas vez ou outra solta uma dessas), há anos, descrevendo os maus tratos e trabalho infantil escravo nessas minas, as fotos:"

Pois é... e os brits tem coragem de criticar o Adolfo.... What a hypocrisy

stéphano bahia disse...

"Mas "brasileirinho" de classe média aluado/alienado viaja pra esses países e só vê ponto turístico, não possuem nem interesse em saber do cenário social desses locais."

O vira-lata da classe mérdia achando que o "Inglaterrruuua" (sotaque inglês) serr o "paradise"...
"No terr favela como Brazil"....

o lema Arbeit Macht Frei existia antes mesmo do Adolfo... mas era mais discreto.
Já vi FDP daqui normalizando trabalho infantil aqui no país... alegando que
afasta a criança do crime.

stéphano bahia disse...

"Por sinal, foi até uma discussão que rolava com o Daniel e mais gente vinda do Orkut (rolou mais de uma vez), Hitler "branqueou" o passado obscuro, nebuloso, nefasto do Reino Unido, França e cia (do colonialismo europeu na África, nas Américas, Ásia e cia). Se a figura do cabo austríaco não tivesse aparecido com o nazismo e cia, a percepção sobre a imagem do Reino Unido, França, Portugal e cia seria bem outra no mundo."

claro que sim... continuara bem suja mesmo... mas no caso de Portugal e da Espanha ... ambos não ficam tão branqueados por causa dos tios Antônio e Francisco...
França... não tá totalmente branqueada por causa do tio Henri...

"Esse cabo austríaco serviu de "desinfetante" de imagem do imperialismo e colonialismo desses países, e ainda servia de certo escudo pros EUA praticarem atrocidades no mundo e "deixarem por isso", pra não equiparar nada ao nazismo, como se fosse preciso. A coisa é ruim, não presta, tem que ser detonada mesmo. A memória sobre o nazismo não impediu Israel de cometer atrocidades contra palestinos e nem os EUA de matarem gente a esmo há décadas, quando não pela guerra, de fome pela política neoliberal que impõem aos países com os capachos internos em cada país, replica atualizada do imperialismo britânico."
um festival de hipocrisia.... usaram o Adolfo como escudo podre.... mesmo....

bom...eu diria que o tio Ante (Croácia)... em termo de crueldade... superou o mestre dele... (tio Adolfo)....

stéphano bahia disse...

"De acordo, mas minha crítica tb vai pra China sobre esses países, eu esperava mais rapidez de investimentos pra desenvolver esses países que são aliados de um eixo contra-hegemonia dos EUA no mundo, principalmente pelo viés político. Espero que tenha gente do governo chinês tb lendo essas discussões (no bom sentido). É algo que impactaria muito a América Latina (no todo)."

verdade... hora da China apoiar de vez

"Sim, o olavismo chegou a uma parte católica, parecem um bando de neopentecas tb mas se escondem no meio dos demais católicos que rechaçam essa palhaçada. Um dos sintomas dessa turma inclusive é o apoio que passaram a dar a Israel, algo que não rolava (tão fácil) décadas atrás (isso era coisa exclusiva de neopentecas e alas do protestantismo)."

se lembre que alguns catocas, por perder influência no país... tão pegando carona nos pentecas pra ter relevância de novo

"Isso é até comum no país, por isso calou fundo na hipocrisia até da classe média e mudança de tom em relação ao "Medievo neopenteca/chatólico"."

tenho certeza que parte da classe mérdia tá contra isso... como é que vai fazer a amante abortar etc etc

"Tinha uma família do Paraná que morava no mesmo prédio, o cara médico tinha clínica clandestina de aborto, fugiu do estado do dia pra noite quando denunciaram, "pai de família honrado" (batia na esposa). Só tem gente perturbada, escrota, mau caráter mesmo, medieval. Estou citando coisas que vi pessoalmente, imagina o que não chega até a gente..."

Quem diria

"Já que a reaçada adora, vou começar a propor Pena de Morte pra estuprador, miliciano e crime organizado, que acha? Será que a coisa "vinga" no país? rs. Será que os "deputados probos" da Bancada de Satanás (religiosa) acatam a proposta? Eles não defendem a Pena de morte pra "bandidos"? rs."

ou pena de morte pra esses "tios pedófilos" de classe alta e média... que abusam de crianças da classe baixa....

Roberto Lucena disse...

"A elite brit resolveu ser mais "discreta"... em vez mandar o "Rishi Karim" ser mordomo do "Charlinho", colocou pra ser o "Premiê".... pra dizer ao "World" que se importa com "the minorities".... "OMFG... a fucking lie""

Os "tempos mudam"... mas o preconceito continua o mesmo, rs. Em todo caso, o Sunak serve como "bucha de canhão" pros Tories (Conservadores), ia levar a culpa pelo fiasco do regime (neoliberal) aí colocou "quente" nos caras convocando eleições antecipadas (vai ser rifado pela elite britânica depois disso, "castigado").

São as "minorias" de castas ricas, esse cara é filho de indiano rico, emigram pro Reino Unido mas só estudam em colégio de rico e cia, a elite "tolera" mas nunca vai considerar essa turma como "um deles", exceto se continuarem vivendo nesse país e os descendentes começarem a ficar mais "brancos" (começarem a se casar com "gente nativa" pra "clarear a aparência", é a velha eugenia, processo de assimilação na Europa e cia se dá assim).

"Engraçado que os mesmos acharam um absurdo quando o "Adolfo" mandou fazer filmes estereotipando o "Jacó" e o "Isaac"... Hipocrisia..."

Nunca foi particularidade da Alemanha nazista essa coisa de retratar os "inimigos internos do Estado" como "alvo a ser abatido", por sinal, Hitler e os nazis (a elite alemã imperialista) se inspiraram na "Conquista do oeste" pelos EUA (como já disse antes, o Google tá restringindo a busca por links do blog, não lembro se traduzi isso, mas já trouxe link disso), só pra ilustrar:
"The American West and the Nazi East: A Comparative and Interpretive Perspective" (O Western norte-americano e o Leste nazista: Uma perspectiva comparativa e interpretativa"): (https://www.h-net.org/reviews/showrev.php?id=44279) (https://www.h-net.org/reviews/showpdf.php?id=44279).

Elite dos EUA nem sempre nutriu "aversão" a nazistas (Henry Ford, Disney), pela Klan então... isso serviu de inspiração pro cabo austríaco, e como já apontei antes, "branquearam" (limparam) o passado, o cabo austríaco serviu pra esse intento, tanto nos EUA como em boa parte da Europa (que tiveram papel predominante em colonialismo e imperialismo).

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

"O vira-lata da classe mérdia achando que o "Inglaterrruuua" (sotaque inglês) serr o "paradise"...
"No terr favela como Brazil"...."


Essa turma vai descobrir em breve que não há paraíso nesses locais, e a questão da previdência deles? Vão se aposentar lá?...

Esse cara é do Ceará (origem), foi pro Canadá, mas não agradou quando fez esse vídeo (brasileirada por lá ficou em "pânico", rs) (https://www.youtube.com/watch?v=mGMplDEzEBs).

Não lembro se foi nesse vídeo ou noutro, mas o fator de choque no cara foi ver o tratamento dos idosos no sistema de saúde do Canadá (ele tinha acesso, é da área de saúde).

Não tem imigrante idoso vivendo no Canadá, a maioria se manda (o mesmo vale pro Reino Unido e cia).

Uma coisa é a ir a turismo pra "London town", outra é viver, ter condições boas de viver ali (tem que ser abastado, pelo menos pro padrão brasileiro). Se não for, "sifu" (simples desse jeito). E abastado vive bem em quase todo canto.

Essa brasileirada que lota de "vídeo bost*" no Youtube "mostrando esses países" de forma superficial faria um favor a eles (e aos demais) se procurassem entender a fundo o sistema desses países, coisa que não fazem nunca (ou quase nunca).

"o lema Arbeit Macht Frei existia antes mesmo do Adolfo... mas era mais discreto.
Já vi FDP daqui normalizando trabalho infantil aqui no país... alegando que
afasta a criança do crime."


Estudo integral também afasta do crime e dá educação à criança, isso esses filhos da p. não citam, pq querem um país de gente ignorante, inculta, pra perpetuar esse "sistema colonial" que ainda temos no país.

Por isso que o Brizola foi massacrado no Rio, "onde já se viu" criar CIEPs e educação de qualidade pra favelados (negros) ascenderem socialmente no Rio? Até hoje a classe média carioca pisa no "velho caudilho", depois ainda vem "senhorinha" de lá dar piti pro meu lado pq fui corrigir um "meme" que a cidadã postou do Brizola, esse povo deve ter votado contra o Brizola nos anos 90 mas finge que não "houve nada disso" (virou "cool" essa turma que se declara de esquerda no Rio negar que fizeram campanha pesada e suja contra o Brizola lá, mas sei do passado dessa turma).

Grande erro do Brizola se alojar no Rio na volta do exílio, deveria ter tentando se alojar em SP e disputado espaço com o PT (ascendente), mas paciência, acontece.

stéphano bahia disse...

"São as "minorias" de castas ricas, esse cara é filho de indiano rico, emigram pro Reino Unido mas só estudam em colégio de rico e cia, a elite "tolera" mas nunca vai considerar essa turma como "um deles", exceto se continuarem vivendo nesse país e os descendentes começarem a ficar mais "brancos" (começarem a se casar com "gente nativa" pra "clarear a aparência", é a velha eugenia, processo de assimilação na Europa e cia se dá assim)."

The old hypocrisy

"Nunca foi particularidade da Alemanha nazista essa coisa de retratar os "inimigos internos do Estado" como "alvo a ser abatido", por sinal, Hitler e os nazis (a elite alemã imperialista) se inspiraram na "Conquista do oeste" pelos EUA (como já disse antes, o Google tá restringindo a busca por links do blog, não lembro se traduzi isso, mas já trouxe link disso), só pra ilustrar:
"The American West and the Nazi East: A Comparative and Interpretive Perspective" (O Western norte-americano e o Leste nazista: Uma perspectiva comparativa e interpretativa"): (https://www.h-net.org/reviews/showrev.php?id=44279) (https://www.h-net.org/reviews/showpdf.php?id=44279).

Elite dos EUA nem sempre nutriu "aversão" a nazistas (Henry Ford, Disney), pela Klan então... isso serviu de inspiração pro cabo austríaco, e como já apontei antes, "branquearam" (limparam) o passado, o cabo austríaco serviu pra esse intento, tanto nos EUA como em boa parte da Europa (que tiveram papel predominante em colonialismo e imperialismo)."

Normal... filho feio ninguém quer assumir !

stéphano bahia disse...

"Esse cara é do Ceará (origem), foi pro Canadá, mas não agradou quando fez esse vídeo (brasileirada por lá ficou em "pânico", rs) (https://www.youtube.com/watch?v=mGMplDEzEBs).

Não lembro se foi nesse vídeo ou noutro, mas o fator de choque no cara foi ver o tratamento dos idosos no sistema de saúde do Canadá (ele tinha acesso, é da área de saúde).

Não tem imigrante idoso vivendo no Canadá, a maioria se manda (o mesmo vale pro Reino Unido e cia)."

Foi bom desmascarar os "paraísos" canadense e estadunidense..... te passei vídeo de canadenses fazendo turismo médico em Cuba... pq saia mais barato pra eles...

"Uma coisa é a ir a turismo pra "London town", outra é viver, ter condições boas de viver ali (tem que ser abastado, pelo menos pro padrão brasileiro). Se não for, "sifu" (simples desse jeito). E abastado vive bem em quase todo canto."

tem 1 bando de hipócritas que usa o argumento de se hospedar na casa de nativos quando se visita Cuba e Venezuela.... Manda se hospedar na casa do proletário brit.... "come on, man"... "let's go"

"Essa brasileirada que lota de "vídeo bost*" no Youtube "mostrando esses países" de forma superficial faria um favor a eles (e aos demais) se procurassem entender a fundo o sistema desses países, coisa que não fazem nunca (ou quase nunca)."
Rebanho de hipócritas

"Estudo integral também afasta do crime e dá educação à criança, isso esses filhos da p. não citam, pq querem um país de gente ignorante, inculta, pra perpetuar esse "sistema colonial" que ainda temos no país."

Sim... e ainda digo... quem é cúmplice de sistema colonial e similares... não tem credibilidade pra reclamar de pivetes e similares nas ruas... Quem pariu Mateus, que balance !

"Por isso que o Brizola foi massacrado no Rio, "onde já se viu" criar CIEPs e educação de qualidade pra favelados (negros) ascenderem socialmente no Rio? Até hoje a classe média carioca pisa no "velho caudilho", depois ainda vem "senhorinha" de lá dar piti pro meu lado pq fui corrigir um "meme" que a cidadã postou do Brizola, esse povo deve ter votado contra o Brizola nos anos 90 mas finge que não "houve nada disso" (virou "cool" essa turma que se declara de esquerda no Rio negar que fizeram campanha pesada e suja contra o Brizola lá, mas sei do passado dessa turma)."

Os mesmos que querem reclamar de assaltos, arrastões etc... Que gracinha... Dr. Frankenstein com raiva da própria criatura...

"Grande erro do Brizola se alojar no Rio na volta do exílio, deveria ter tentando se alojar em SP e disputado espaço com o PT (ascendente), mas paciência, acontece."

mas... será que a classe média paulista aceitaria ?

Roberto Lucena disse...

"Foi bom desmascarar os "paraísos" canadense e estadunidense..... te passei vídeo de canadenses fazendo turismo médico em Cuba... pq saia mais barato pra eles..."

Já rola com México, Brasil (acrescente Cuba), principalmente o pessoal oriundo dos EUA, sistema de saúde dos EUA é pra rico, quem não for, dependendo do caso pode morrer à deriva lá, coisa que a patota "festiva" ignorante aqui do país sempre omite sobre aquele país.

Sistema de saúde do Canadá deve estar sendo sucateado, o Canadá teve um boom de Estado de bem-estar (anos 60) e como influência do neoliberalismo a coisa está sendo cortada, quem for pra lá hoje não vai pegar os mesmos direitos/acessos que o pessoal que emigrou nos anos 70/80 e assim por diante.

Quer entender um país? Veja o sistema de saúde do mesmo e o sistema prisional (que explica muito o Brasil e os EUA).

"tem 1 bando de hipócritas que usa o argumento de se hospedar na casa de nativos quando se visita Cuba e Venezuela.... Manda se hospedar na casa do proletário brit.... "come on, man"... "let's go""

É desse jeito mesmo, e o "brit" não estaria errado, ninguém tem obrigação de ter essa "hospitalidade", mas é algo a ser ressaltado em alguns locais, que essa turma nunca ressalta, por preconceito político/ideológico, quando não tem racismo no meio (tem uma visão racista nessa visão sobre América Latina no país).

"Sim... e ainda digo... quem é cúmplice de sistema colonial e similares... não tem credibilidade pra reclamar de pivetes e similares nas ruas... Quem pariu Mateus, que balance !"

Eu concordo, mas uma boa parte do país não pensa ou não acha que isso aqui é uma colônia (dos EUA), eles acham que "somos independentes" (por conta do 7 de setembro de Pedrinho I, o "português bonzinho" da monarquia lusa, uma das mais atrasadas da Europa), parte da própria esquerda do país sequer tem esse tipo de discussão na ponta da língua, tratam o Brasil como se fosse "independente" (por isso que esses "webrevolucionários" de Youtube jamais vão parir um processo revolucionário no Brasil, sem levar a sério essa questão todo o resto inexiste).

Processo de emancipação/libertação nacional do Brasil passa por entender firmemente que isso aqui é uma colônia e precisa se livrar dos dominadores (os lacaios internos, a elite parasita no caso alinhada aos EUA, e se preparar pro revide dos EUA, não tem ninguém na esquerda do país atual, com projeção, com essa visão, pelo menos no que falam publicamente).

"mas... será que a classe média paulista aceitaria ?"

O momento daquela época era mais propício pra esse tipo de migração, não sei se a classe média de SP aceitaria, mas aceitaram o PT... havia espaço pra isso naquele momento, só que o Brizola quando saiu do Brasil (exílio), saiu com o Rio no "topo/cabeça" do país e quando voltou quem apitava em tudo aqui dentro era São Paulo. O Brizola ficou preso ao passado dos anos 60 sem avaliar essa mudança de poder nesses estados. Por sinal, alguém que queira entender o Brasil sem entender a mentalidade de alguns estados (formadores do país) quebra a cara lindo.

Pode ser só impressão, mas o paulista em geral é menos refratário em relação ao discurso de libertação nacional que o Rio, o Rio (capital) fica preso a esses delírios de "cosmopolitismo" oriundos ainda da coroa portuguesa fujona (que forjou aquela cidade).

Por isso que, rebatendo uma pessoa que citou que "São Paulo seria o túmulo do trabalhismo", eu diria que o Rio é quem deveria levar esse título (com sobras), o Rio de Janeiro sepultou o trabalhismo, Brizola e cia, e não assumem a coisa (isso é o mais grave).

Roberto Lucena disse...

É algo que essa turma "delirante" não consegue entender ou assimilar, quando um movimento do tipo morre, acaba-se, é fim mesmo. Pode surgir outros? Sempre pode, mas o que faleceu já era. Não adianta requentar isso no PDT bichado e cia, a coisa se encerrou historicamente, não o problema que levou ao surgimento desses movimentos (até aparecer outro que retome a bandeira, mas noutros termos, moldes e com outras figuras à frente. É raro que um movimento do tipo ressurja com outra figura à frente, mas aquele período com a figura do Brizola está encerrado.

Por isso que seria no mínimo "honesto" que a figura do Ciro Gomes não evocasse Leonel Brizola e cia pra essa "trolha" que virou o neo-PDT.

stéphano bahia disse...

"Já rola com México, Brasil (acrescente Cuba), principalmente o pessoal oriundo dos EUA, sistema de saúde dos EUA é pra rico, quem não for, dependendo do caso pode morrer à deriva lá, coisa que a patota "festiva" ignorante aqui do país sempre omite sobre aquele país."

Há algo de podre no reino da Dinamarca .... (Hamlet)

"Sistema de saúde do Canadá deve estar sendo sucateado, o Canadá teve um boom de Estado de bem-estar (anos 60) e como influência do neoliberalismo a coisa está sendo cortada, quem for pra lá hoje não vai pegar os mesmos direitos/acessos que o pessoal que emigrou nos anos 70/80 e assim por diante."
Duvido nada.... a casa tá caindo

"Quer entender um país? Veja o sistema de saúde do mesmo e o sistema prisional (que explica muito o Brasil e os EUA)."
O detento dos EUA tem direito a médico de graça

"É desse jeito mesmo, e o "brit" não estaria errado, ninguém tem obrigação de ter essa "hospitalidade", mas é algo a ser ressaltado em alguns locais, que essa turma nunca ressalta, por preconceito político/ideológico, quando não tem racismo no meio (tem uma visão racista nessa visão sobre América Latina no país)."

a hipocrisia clássica... queria ver se algum estadunidense, venezuelano ou cubano mandasse o brasileiro médio mandar um turista se hospedar na Rocinha, Jd. Ângela ou Nordeste de Amaralina...

"Eu concordo, mas uma boa parte do país não pensa ou não acha que isso aqui é uma colônia (dos EUA), eles acham que "somos independentes" (por conta do 7 de setembro de Pedrinho I, o "português bonzinho" da monarquia lusa, uma das mais atrasadas da Europa), parte da própria esquerda do país sequer tem esse tipo de discussão na ponta da língua, tratam o Brasil como se fosse "independente" (por isso que esses "webrevolucionários" de Youtube jamais vão parir um processo revolucionário no Brasil, sem levar a sério essa questão todo o resto inexiste)."

ou é colônia ou é estado-satélite.... a esquerda daqui é "lacradora"....

"Processo de emancipação/libertação nacional do Brasil passa por entender firmemente que isso aqui é uma colônia e precisa se livrar dos dominadores (os lacaios internos, a elite parasita no caso alinhada aos EUA, e se preparar pro revide dos EUA, não tem ninguém na esquerda do país atual, com projeção, com essa visão, pelo menos no que falam publicamente)."

mandar essa elite "dançar no paredão"....

"O momento daquela época era mais propício pra esse tipo de migração, não sei se a classe média de SP aceitaria, mas aceitaram o PT... havia espaço pra isso naquele momento, só que o Brizola quando saiu do Brasil (exílio), saiu com o Rio no "topo/cabeça" do país e quando voltou quem apitava em tudo aqui dentro era São Paulo. O Brizola ficou preso ao passado dos anos 60 sem avaliar essa mudança de poder nesses estados. Por sinal, alguém que queira entender o Brasil sem entender a mentalidade de alguns estados (formadores do país) quebra a cara lindo."

O velho caudilho realmente deveria ter se fixado em SP mesmo.. o RJ é antro

"Pode ser só impressão, mas o paulista em geral é menos refratário em relação ao discurso de libertação nacional que o Rio, o Rio (capital) fica preso a esses delírios de "cosmopolitismo" oriundos ainda da coroa portuguesa fujona (que forjou aquela cidade)."

Pessoal de SP? Quem diria !!

"Por isso que, rebatendo uma pessoa que citou que "São Paulo seria o túmulo do trabalhismo", eu diria que o Rio é quem deveria levar esse título (com sobras), o Rio de Janeiro sepultou o trabalhismo, Brizola e cia, e não assumem a coisa (isso é o mais grave)."

Bizarro isso... o ideal é tentar boicotar o RJ de toda forma....

Roberto Lucena disse...

"Duvido nada.... a casa tá caindo"

Quem for hoje ao Canadá não pegará os mesmos direitos ou bem-estar social de quem foi nos anos 80, tem uma tia de uns parentes que imigrou nos anos 80 (quando isso nem era moda), na verdade foi visitar por universidade e acabou ficando, essa situação de "paraíso" e cia é conto do vigário que uma brasileirada bisonha repassa em canais do Youtube, sabe-se lá pra quê, porque ninguém pediu a opinião dessa turma sobre esses países. Se fosse algo elaborado, tudo bem, mas só repassar desinformação, informação florida ou sugerir que "emigrem" é uma grande palhaçada dessa turma.

Exemplo de canal bom relatando o país foi aquele 2aMaisNaChina, recomendo. Pequena amostra, vídeo sobre Natal na China: "NATAL E CRISTIANISMO na CHINA: EXISTE?" (https://www.youtube.com/watch?v=y0roLfkjbQw).

Deyse (tua conterrânea) e Dieter.

"O detento dos EUA tem direito a médico de graça"

Isso deve ter sido mantido por conta dos brancos presos, população carcerária dos EUA não era grande até a explosão do encarceramento nos EUA, isso não era comum nos anos 60 ou 70, fora a questão do trabalho dos presos em alguns estados (há exploração).

"ou é colônia ou é estado-satélite.... a esquerda daqui é "lacradora"...."

É sim, lacra até a tampa do próprio caixão com essa postura. Num futuro não muito distante do atual, qualquer tipo de organização política que não abordar essa questão a sério não conseguirá estabilizar ou governar o país. Chegamos naquele ponto onde as mitificações (mentiras) sobre o passado do país não estão funcionando mais, mesmo que muita gente continue repetindo essas baboseiras (as contradições que vão aparecendo colocam tudo em cheque, principalmente o cenário externo de conflagração mundial).

"mandar essa elite "dançar no paredão"...."

Algum 'trato' a mesma terá que receber, e é bom fixar a questão pra turma que fica em cima do muro achando que vão desenvolver o país sem discutir essa questão, a elite agrária, do subdesenvolvimento, financista do país não quer que o Brasil seja potência, seja industrializado e cia, ou se livra ou anula essa turma ou não existe projeto de Brasil potência algum pro país, sem meio termo. À direita e à esquerda (tem pra todos os gostos).

Por isso que certos comentários bisonhos insinuando "extremismo" ou indiretas (às vezes soam como pra "banda de cá") é jogo de cena, são coisas oriundas de preconceito político e que não se sustentam mais. Não se discute política a sério nesses moldes (dessa forma, negando a realidade, ou sem conhecimento mínimo do histórico do país).

(cont.)

Roberto Lucena disse...

(cont.)

"O velho caudilho realmente deveria ter se fixado em SP mesmo.. o RJ é antro"

Foi o grande erro do Brizola, deveria ter disputado a hegemonia da esquerda com o PT, que teve o peso de SP e a capilaridade dos sindicatos e movimentos sociais nas capitais do país, o Brizola ficou restrito ao Rio, SC e RS, PDT rodou (literalmente). Pros que acham que eu não critico os erros do Brizola ou que não aponto, esse foi o erro crucial, central dele (opinião minha). A política do Rio de Janeiro é barra pesada, imunda, não é marcação ou implicância, e isso que somos de estados com 'n' problemas sobre campo político, mas não chega nem perto daquele pardieiro (com todo respeito).

Depois uma turma de lá fica com raiva, mas eu critico a elite do Rio, quem quiser tomar as dores da classe dominante do Rio, fique à vontade, não tem nada mais anti-povo (do estado de vcs) do que isso, pior, é como se uma parte que não é da elite se "considerasse" parte dela (pausa pro riso, hahahaha).

"Bizarro isso... o ideal é tentar boicotar o RJ de toda forma...."

Politicamente o próprio RJ já se sabota, a continuar com esse cenário de milícia, fundamentalismo neopenteca e cia, ninguém vai considerar aquilo pra nada. Veja o "prestígio" desse estado nos cargos de governo (é pífio), e não é por implicância, é pq a representação se tornou pífia, exceto no desgoverno Bolsonaro (com o que tinha de pior)>

E fica um recado pro pessoal que fica numa moita sobre Bolsonaro e cia: querem elevação da discussão do país de novo, não? Isso é impossível enquanto esses bolsominions/olavetes tiverem algum tipo de relevância no país. O "gado vermelho" de sinal trocado idem (essa parte tb é um cocô, mas costumam ser combatidos, há tempo, estão perdendo força pq é uma parte que representa até uma "velhacaria" nessas siglas de esquerda, que não vão se eleger mais adiante pq a biologia impede, se é que me entendem... o tempo biológico, isso é parte das organizações políticas, a renovação existe pra manter um projeto político de pé, quem não se renova, afunda).

Roberto Lucena disse...

Sobre a última parte do que citei acima, da renovação política (leiam os comentários acima), é algo bem sério.

As organizações políticas, países, sempre tratam de renovar os quadros pra manter de pé a estabilidade e política de um país, quem não faz isso afunda, e costuma afundar o país junto com esse erro.

É visível a idade avançada de vários quadros do PT e cia (das siglas de esquerda), embora não discutam a questão e não toquem no assunto.

O PT vai se inviabilizar como sigla (PC do B e cia) pela própria questão biológica (tempo biológico) dos quadros.

Antes que a coisa toda afunde sozinha, procurem candidatos mais novos (renovação) nos seus respectivos estados e elejam essa turma, mesmo os do PSOL (a gente ensina geopolítica pra esse pessoal depois) que apoiem os direitos da população no congresso e cia.

Onde não houver candidatos do tipo, optem por votar/procurar os candidatos moderados à direita (mais novos) pra enfraquecer o bolsonarismo (olavismo, pra sepultar isso) e retomar um ambiente mais normal ao país (de discussão política e cia).

Estou falando nos marcos do regime político atual, porque a turma da "revolução, ou tudo ou nada" (os webrevolucionários) só falam sob essa perspectiva e ajudam a pavimentar o pior cenário pro país ao não disputarem os espaços políticos deixados nesse mesmo sistema.

Se os neopentecostais sabem ocupar isso e essa turma não, de quem é o problema (ou burrice)?

Essa turma fala tanto de Gramsci (https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gramsci), filósofo político e marxista italiano, mas quem faz "gramcismo" no Brasil é essa direita olavética e em parte até a "tradicional", mesmo que de forma intuitiva. É uma vergonha (pra esquerda).

Quer dizer que até "surgir uma brecha pra revolução", pode passar a boiada inteira e destruir o país que tá "tudo bem"? Que lógica de suíno do caral** a de vocês, é de uma ignorância e estupidez histórica fora do comum.

Nem Prestes defendia algo do tipo, Brizola e cia.

stéphano bahia disse...

"As organizações políticas, países, sempre tratam de renovar os quadros pra manter de pé a estabilidade e política de um país, quem não faz isso afunda, e costuma afundar o país junto com esse erro.

É visível a idade avançada de vários quadros do PT e cia (das siglas de esquerda), embora não discutam a questão e não toquem no assunto.

O PT vai se inviabilizar como sigla (PC do B e cia) pela própria questão biológica (tempo biológico) dos quadros.

Antes que a coisa toda afunde sozinha, procurem candidatos mais novos (renovação) nos seus respectivos estados e elejam essa turma, mesmo os do PSOL (a gente ensina geopolítica pra esse pessoal depois) que apoiem os direitos da população no congresso e cia."

PT cometendo o mesmos erro dos EUA... (Biden e Trump)... a gerontocracia....

stéphano bahia disse...

"Politicamente o próprio RJ já se sabota, a continuar com esse cenário de milícia, fundamentalismo neopenteca e cia, ninguém vai considerar aquilo pra nada. Veja o "prestígio" desse estado nos cargos de governo (é pífio), e não é por implicância, é pq a representação se tornou pífia, exceto no desgoverno Bolsonaro (com o que tinha de pior)>"

verdade... e além disso.. o RJ tem imagem de maladragem, crime etc. isso queima por si só....

Roberto Lucena disse...

"PT cometendo o mesmos erro dos EUA... (Biden e Trump)... a gerontocracia...."

Caso do PT é pior pq é precoce, os caras não estabeleceram nada no país e não fizeram uma renovação pra perpetuar as bases do que fizeram (principalmente no Lula 2 e o trajeto da sigla), os cabeças brancas parece que querem que a coisa se encerre neles e o povo que se dane depois, ou acham que vão viver pra sempre.

Os EUA tinham uma visão de continuidade, isso foi degringolando desde os anos 80/90 ou com o "triunfalismo" (isso é sempre fatal) na queda da URSS e crença de que ficariam pra sempre na "ponteira do mundo", fora o erro de transferir a base industrial deles (e da Europa) pra China, com a crença (racista) de que esses "amarelos" nunca vão assimilar isso.

Os Estados Unidos é o fim da trajetória europeia que começou com Portugal e Espanha colonizando as Américas, Espanha/Portugal expandiram a Europa, o sistema deles e os EUA entregaram tudo pra China, por ganância e a vontade de destroçar a Rússia a todo custo (na época União Soviética). País esclerosado, cevado de fanatismo e obscurantismo neopentecostal.

Roberto Lucena disse...

"verdade... e além disso.. o RJ tem imagem de malandragem, crime etc. isso queima por si só...."

Imagem que cultivaram, ou a Globo cultivou. Apesar do termo ou ideia de "malandragem" no passado não ser exatamente o que se entende hoje (mas tinha um quê de "esperteza", "trapaça"), é uma cultura perniciosa, que com o tempo vai corroendo o tecido social de um Estado.

stéphano bahia disse...

"Caso do PT é pior pq é precoce, os caras não estabeleceram nada no país e não fizeram uma renovação pra perpetuar as bases do que fizeram (principalmente no Lula 2 e o trajeto da sigla), os cabeças brancas parece que querem que a coisa se encerre neles e o povo que se dane depois, ou acham que vão viver pra sempre."
verdade.... aí tá foda!

"Os EUA tinham uma visão de continuidade, isso foi degringolando desde os anos 80/90 ou com o "triunfalismo" (isso é sempre fatal) na queda da URSS e crença de que ficariam pra sempre na "ponteira do mundo", fora o erro de transferir a base industrial deles (e da Europa) pra China, com a crença (racista) de que esses "amarelos" nunca vão assimilar isso."

Se ferraram de vez

"Os Estados Unidos é o fim da trajetória europeia que começou com Portugal e Espanha colonizando as Américas, Espanha/Portugal expandiram a Europa, o sistema deles e os EUA entregaram tudo pra China, por ganância e a vontade de destroçar a Rússia a todo custo (na época União Soviética). País esclerosado, cevado de fanatismo e obscurantismo neopentecostal."

Antes de Portugal e Espanha... Alexandre.... ou mesmo os romanos....

Roberto Lucena disse...

"verdade.... aí tá foda!"

Colocando em perspectiva, os EUA são fruto de uma revolução (revolução americana, que veio antes da francesa até https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Americana), ou a guerra de Independência deles (dá no mesmo, conflitos de Independência têm caráter revolucionário), a expulsão da coroa britânica ou inglesa, enquanto no Brasil a "casta do Rio" (com apoio de SP) impôs a celebração da "manutenção da coroa portuguesa" no país como "independência" (por isso que esse país é torto, 'pau que nasce torto nunca se endireita'...).

Até os anos 90 do século passado os EUA tinham uma boa concepção de continuidade de país, isso foi se esvaindo com os delírios triunfalistas decorrentes do colapso soviético até a situação de deterioração atual.

E davam a Rússia como 'morta' e a China como "peso morto", veja quem está colocando em cheque o "poder norte-americano", a "morta" e o suposto "peso morto" "amarelo" (na concepção dos EUA e de parte da Europa).

"Se ferraram de vez"

Se ferraram mas vão cair atirando, por isso que é bom o Brasil se preparar pra turbulência... esses discursos triunfalistas ("cheios de certeza" com uma lógica bem rasa, imediatista) do Lula não têm mais cabimento (espaço) no país.

"Antes de Portugal e Espanha... Alexandre.... ou mesmo os romanos...."

Mas me refiro ao período de criação dos Estados nacionais europeus (Portugal e Espanha foram os primeiros a se organizar depois da queda do Império romano e domínio muçulmano) e expansão desses países/Estados pelas Américas e surgimento dos EUA e cia.

Isso colocou em cheque o poder da China e de blocos da Ásia. Os EUA são os responsáveis por interromper o ciclo (de forma bizarra). Pq nunca tb quis ajudar ou dar a mão aos demais países do continente (e agora é tarde pra "fazê-lo", não há como confiar no governo daquele país).

stéphano bahia disse...

"E davam a Rússia como 'morta' e a China como "peso morto", veja quem está colocando em cheque o "poder norte-americano", a "morta" e o suposto "peso morto" "amarelo" (na concepção dos EUA e de parte da Europa)."
E subestiram Cuba, Venezuela, Nicaragua também... e agora ?


"Se ferraram mas vão cair atirando, por isso que é bom o Brasil se preparar pra turbulência... esses discursos triunfalistas ("cheios de certeza" com uma lógica bem rasa, imediatista) do Lula não têm mais cabimento (espaço) no país."

verdade... hora de acordar... quero ver a cara de Bozo com a queda dos EUA

"Mas me refiro ao período de criação dos Estados nacionais europeus (Portugal e Espanha foram os primeiros a se organizar depois da queda do Império romano e domínio muçulmano) e expansão desses países/Estados pelas Américas e surgimento dos EUA e cia."

ah sim... entendi.... tem lógica isso....

"Isso colocou em cheque o poder da China e de blocos da Ásia. Os EUA são os responsáveis por interromper o ciclo (de forma bizarra). Pq nunca tb quis ajudar ou dar a mão aos demais países do continente (e agora é tarde pra "fazê-lo", não há como confiar no governo daquele país)."

como fica a América Latina na nova geopolítica ?

Roberto Lucena disse...

"E subestiram Cuba, Venezuela, Nicaragua também... e agora ?"

São países menores, não é que subestimam, é que o peso é diferente, esses países não tem o peso de uma China, Rússia ou Irã, e mesmo o Brasil "prostrado", mas a determinação em serem soberanos (desses países menores) deveria humilhar os descerebrados aqui do país, mas essa turma não tem consciência de nada, são um bando de quadrúpedes que de uns tempos pra cá se "meteram" a querer "discutir política" sem uma base (de conhecimento) mínima pra isso (e nem cabeça aberta têm pra assimilar o que é dito, leem uma coisa ou outra e já "acham" que "sabem de tudo" pra sair "decretando" vereditos).

"verdade... hora de acordar... quero ver a cara de Bozo com a queda dos EUA"

A queda não vai afundar esse cara de imediato, exceto que ocorra algo parecido ao 11 de setembro (2001, que colocou os EUA de joelhos e abriu espaço pra "mudanças" na América do Sul), por isso que apontei que o país se prepare pra turbulência pois será pesada, viu o caso da Bolívia hoje?

E há quem ainda fique criando discurso de "opção" sobre eleição nos EUA (como se a gente decidisse algo dentro daquilo, tem sempre esse detalhe) não entendendo que são dois braços da mesma hidra, o que muda é a forma de bater e a estratégia disso (Biden e Trump), mas o governo norte-americano é inimigo dos países do "terceiro mundo" (que agora recebem o nome cheiroso de "Sul global", essa turma ilustrada vive inventando rótulos idiotas).

"como fica a América Latina na nova geopolítica ?"

Com os governos atuais? Rezando pra sobreviver, e não vai muito além disso (tirando os países com soberania, vc citou alguns). O Lula vive no "mundo da fantasia" sem entender o mundo se achando um "gênio" (muita adulação dá nisso) e acha que vai dobrar forças armadas e cia com esses recuos que ele faz (ele teve uma amostra grátis do que pode vir adiante hoje na Bolívia).

E a turma da "política externa" no entorno dele ainda vem com a baboseira de "frente ampla" pra "combater o fascismo" (com EUA e França), é muita humilhação (me sinto humilhado com essas figuras soltando essas pérolas, os caras querem frente com os inimigos, com a ordem que está decaindo achando que "democracia" está acima do sistema, é um despreparo ideológico/político colossal).

Tirando os países com governos soberanos, o resto tá rezando pra não afundar, onde as figuras mais ativas (firmes) são o Obrador (México) e o Gustavo Petro (Colômbia), de governos que não são oriundos de um processo revolucionário ou coisa do tipo.

Roberto Lucena disse...

Parece até que o Jones andou chutando parte dessa "mídia alternativa" (rs), andou tomando banho de Brizola (tá aprendendo bem, mas ele se prepare pros "cancelamentos", quem adota viés brizolista já nasce "cancelado", ou "sendo evitado").

Os tempos de "paparico" se acabam quando a pessoa toma posição (se paparicavam é pq era inofensivo e deixou de ser).

É o "nível" dessa "mídia alternativa" no país (com exceções), ficam criando um dualismo com um "fascismo" inexistente citando coisas anacrônicas da Itália fascista e Alemanha nazi sem nem entenderem o que foram, como se o momento atual fosse exatamente igual aos anos 30 do século XX, pra justificar a inércia dessa turma que tá endossando os arrochos do Fernandinho (Haddad) e a direita liberal dentro do PT.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...