quarta-feira, 6 de agosto de 2025

"731 Biochemical Revelations" ("731 Revelações Bioquímicas"). Próximo filme chinês com temática de guerra atrai a atenção da mídia japonesa

Cartaz do filme
Diversos veículos de mídia japoneses noticiaram na tarde de domingo logo após o anúncio de "731 Revelações Bioquímicas" ("731 Biochemical Revelations"), um filme chinês com temática de guerra, com lançamento previsto para 18 de setembro – no 94º aniversário da invasão japonesa da China, que prenunciou a Segunda Guerra Mundial na Ásia e que tornou a China a primeira a resistir ao fascismo.

Uma série de filmes está programada para estrear nos cinemas nos próximos dois meses, incluindo o "Montanhas e Rios como testemunhas" ("Mountains and Rivers Bearing Witnesses") em 15 de agosto, "731 Revelações Bioquímicas" em 18 de setembro e "Contra Todas as Probabilidades" ("Against All Odds") em 3 de setembro, de acordo com o "China Film News" no domingo.

Entre esses filmes, o "731 Revelações Bioquímicas" tem como pano de fundo os experimentos bacterianos conduzidos pela "Unidade 731" do exército japonês invasor no nordeste da China. Ele expõe os crimes da Unidade 731 através do destino tortuoso de uma pessoa comum.

Após o anúncio, pelo menos 3,84 milhões de chineses disseram que gostariam de assistir ao filme, de acordo com dados da plataforma de ingressos chinesa "Maoyan", ocupando o primeiro lugar na lista de desejos de filmes que você quer assistir. Um comentário no "Sina Weibo" dizia: "A decisão de lançar o filme em 18 de setembro tem um significado profundo – um lembrete solene das atrocidades cometidas pelos invasores japoneses e um chamado para nunca esquecermos nossa humilhação nacional". Outro internauta disse: "Estou planejando levar meu amigo japonês para assistirmos juntos".

O "Kyodo New"s noticiou o ocorrido logo no domingo. A reportagem informou que o filme "731 Revelações Bioquímicas", que retrata o "Departamento de Prevenção de Epidemias e Purificação de Água do Exército Imperial Japonês" (IJA) do "Exército de Kwantung" (Unidade 731), está programado para ser lançado em 18 de setembro. O "Kyodo News" descreveu 18 de setembro como o aniversário do que chamou de "Incidente de Liutiaohu de 1931". No entanto, de acordo com a Agência de Notícias Xinhua, o chamado "Incidente de Liutiaohu", ao qual o lado japonês se refere, é o Incidente de 18 de setembro. Em 18 de setembro de 1931, tropas japonesas explodiram um trecho da ferrovia sob seu controle perto de Shenyang e acusaram as tropas chinesas de sabotagem usando como pretexto para o ataque. Mais tarde naquela noite, bombardearam quartéis perto de Shenyang, marcando o início da invasão japonesa à China que durou 14 anos.

A "Jiji Press" noticiou o lançamento de "731 Revelações Bioquímicas" em 18 de setembro. O veículo de comunicação japonês afirmou que o filme poderia "levantar preocupações sobre o aumento do sentimento antijaponês".

Vários outros veículos de comunicação japoneses, incluindo o "Iwate Daily" e o "Nikkan Sports", republicaram a reportagem da Kyodo News.

O ativista pela paz japonês Nobuharu Goi, que concedeu uma entrevista exclusiva ao "Global Times" em maio, expressou seu forte interesse pelo filme em um e-mail enviado ao "Global Times" em junho.

Em seu e-mail, Goi afirmou que deseja obter o endereço de e-mail ou outras informações de contato do diretor do filme, Zhao Linshan, após não terem convidado o diretor para o Japão em 2018.

Goi, também presidente do "Comitê de Yokohama para a Exposição sobre a Guerra Química do Exército Japonês", realizou uma exposição em Yokohama, no Japão, focada no uso de armas químicas pelo Exército Imperial Japonês e nos perigos representados por munições químicas abandonadas durante a Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, em uma tentativa de trazer à tona esses "materiais históricos adormecidos".

Goi disse ao "Global Times" em maio que o governo japonês está tentando apagar a memória pública da guerra.

Apesar de que oito décadas tenham se passado, novas provas continuam a surgir, expondo as atrocidades cometidas pelo Exército Imperial Japonês (IJA) durante sua invasão à China – e muitas dessas provas estão ocultas dentro do próprio Japão.

Por exemplo, em março, Taku Yamazoe, membro do Partido Comunista Japonês e membro da Câmara dos Conselheiros, apresentou publicamente documentos históricos na Dieta (Poder legislativo do Japão), comprovando que a notória Unidade 731 havia conduziu experimentos com humanos na China. Esses registros estavam há muito tempo ocultos no Instituto Nacional de Estudos de Defesa, subordinado ao Ministério da Defesa do Japão. Esta é a primeira vez que um legislador em exercício no Japão expõe tais arquivos no parlamento, condenando o encobrimento sistemático de crimes de guerra cometidos na China por Tóquio, que durou décadas.

"Por ocasião do 80º aniversário, o Japão está cada vez mais engajado homenageando Hiroshima e Nagasaki – concentrando-se apenas na vitimização. Tanto os políticos quanto a mídia ainda rejeitam uma avaliação honesta dos atos perpetrados em tempos de guerra. Por isso, levantei essas questões durante as sessões da Dieta televisionadas pela NHK precisamente para despertar a consciência pública", disse Yamazoe em entrevista exclusiva ao "Global Times" em Tóquio.

"As atrocidades cometidas pela Unidade 731 violaram o direito internacional. Embora o governo japonês reconheça a existência da unidade, afirma repetidamente 'não ter conhecimento detalhado de suas atividades'. Com a maioria das testemunhas já falecidas, a verificação tornou-se cada vez mais difícil. Considero essa postura do governo profundamente desonesta", disse Yamazoe.

O filme "731 Revelações Bioquímicas" tem estreia prevista para 18 de setembro na China
Por Xu Keyue
Publicado: 03 de agosto de 2025, 20h18

Fonte: Global Times em inglês (China)
https://www.globaltimes.cn/page/202508/1339985.shtml
Revisão/TR (português): Roberto Lucena
==============================================
Trailer e imagens com comentário

A quem quiser ler mais sobre "Unidade 731", acessar a tag (https://holocausto-doc.blogspot.com/search/label/Unidade%20731).

Não tem muita coisa sobre a Unidade 731 (e ainda tornaram privado os vídeos do Youtube que constam em um post), mas tem mais filme sobre crimes do Japão na segunda guerra mundial. Eu havia lido essa matéria no Global Times no dia 3 ou 4 último e não deu pra publicar antes.

E o tema dos julgamentos em Tóquio é interessante (pra comparar aos de Nuremberg e julgamentos a posteriori na Alemanha Ocidental sobre crimes da segunda guerra, parte pouco conhecida, tem filme e documentário sobre isso, eu separei uma vez mas acabei não colocando). Sobre os julgamentos de Tóquio no pós-2aGM, a quem quiser ler (em inglês): "What the Tokyo Trial Reveals About Empire, Memory, and Judgment" (https://www.newyorker.com/magazine/2023/10/23/judgment-at-tokyo-world-war-ii-on-trial-and-the-making-of-modern-asia-gary-j-bass-book-review).

É pouco conhecido no dito "Ocidente", mas os Estados Unidos repetiram a "dose" de Nuremberg no Japão depois, mas muita gente saiu impune... a Guerra Fria havia começado e o inimigo a "preocupar" já era outro... a União Soviética e o bloco socialista e não mais os Fascistas japoneses e europeus.

Tag sobre julgamento de Nuremberg (https://holocausto-doc.blogspot.com/search/label/Julgamento%20de%20Nuremberg). Sobre os julgamentos de Frankfurt sobre Auschwitz e cia:

"Frankfurt Auschwitz trials" (https://en.m.wikipedia.org/wiki/Frankfurt_Auschwitz_trials)
"Há 50 anos chegava ao fim o julgamento de Auschwitz" (https://www.dw.com/pt-br/h%C3%A1-50-anos-chegava-ao-fim-o-julgamento-de-auschwitz/a-18656578)
"1963: Começa o "Julgamento de Auschwitz"" (https://www.dw.com/pt-br/1963-come%C3%A7a-o-julgamento-de-auschwitz/a-708064).

E em breve haverá mais países no banco dos réus sobre crimes de genocídio (novamente)... pra não passar em branco.

Localizei um dos filmes, mas sei que há documentário, verifiquei isso há muito tempo (há anos... 2014 ou antes), "Labirinto de mentiras", review ("'Labirinto de mentiras' narra a origem dos julgamentos de Auschwitz" https://oglobo.globo.com/cultura/filmes/labirinto-de-mentiras-narra-origem-dos-julgamentos-de-auschwitz-18321280), tanto que eu achava que havia publicação/post disso, porque deve estar perdido em algum "rascunho" (foi em período turbulento do Brasil, quando a gente perde certo gosto com o país e o comportamento de "manada" de parte da população).

A quem quiser ver o filme, sugestão de blog, blog muito antigo de segunda guerra, que sempre constou como adicionado ao blog: "Segunda guerra Filmes" (https://filmessegundaguerra.blogspot.com/2017/03/labyrinth-of-lies-labirinto-de-mentiras.html), a gente "passa mal" com a quantidade de títulos que a pessoa disponibiliza, catálogo considerável.
====================================================================
Matéria especial recente da CGTN (TV estatal chinesa) sobre o episódio da Unidade 731 e a exposição sobre o evento, livros aparecem em destaque no começo do vídeo:
1. Andrew N. Buchanan. World War II in Global Perspective, 1931-1953: A Short History (Review link)
2. Blood and Ruins. The Last Imperial War, 1931–1945. Richard Overy, Viking, New York, 2022, 1040 pages (Review link)

6 comentários:

stéphano bahia disse...

Não duvido que Israel copie a Unidade 731.
Quero lembrar que o Japão só não reclama totalmente dos EUA... porque este acobertou vários criminosos de guerra... inclusive o imperador. Aliás... o imperador morreu velhinho.. na cama do hospital.... impune... a exemplo do tio dele...

Roberto Lucena disse...

"Não duvido que Israel copie a Unidade 731.
Quero lembrar que o Japão só não reclama totalmente dos EUA... porque este acobertou vários criminosos de guerra... inclusive o imperador. Aliás... o imperador morreu velhinho.. na cama do hospital.... impune... a exemplo do tio dele..."


Vindo de Israel diante do que fazem em Gaza (há décadas inclusive), não se deve duvidar de nada... embora o temor por represálias futuras esteja "contendo" o ímpeto genocida dentro do "possível" (de certos limites), mas matam muitos palestinos por dia.

Não atualizei mais sobre o genocídio (conforme o que comentei no último post de Gaza, sem interação não há muito sentido na atualização constante da coisa, fora a falta de respeito da dita "comunidade progressista" aqui dentro do país, a questão do copy and paste etc, não fazem isso com outros de onde tiram que todo mundo gosta ou tolera isso aqui? como já comentei, só relevo certas coisas pq tem coisa maior, a ajuda ao povo em situação de dificuldade extrema, que está acima dessas querelas aqui do país, mas a experiência da coisa mostra pq chegamos a essa situação extrema política aqui dentro do país, por conta desses comportamentos, e não vou alisar na crítica a essa turma por isso).

Mas voltando à questão da Unidade 731, canal chinês fez um resumo (melhor que vi) da invasão japonesa na China e de como o Japão Imperial executou essa guerra biológica/química na China, de forma sistemática. O Japão não pediu desculpas à China até hoje por isso.

E o que preocupa é que pra China estar levantando a memória disso agora, assim, vai reavivar sim sentimentos anti-Japão com o filme, eu assisti o "Flores do Oriente" (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jin_ling_shi_san_chai) com o Christian Bale, sobre a invasão japonesa e os estupros de Nanquim e cia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Nanquim) ou Massacre de Nanquim (Nanking), vc fica com ódio do Japão e de japoneses com o filme, reação natural de repulsa ao comportamento do exército japonês.

Obviamente a repulsa é sobre o aparato estatal do país, forças armadas etc, depois a pessoal (normal) dissocia povo disso, ou uma parte, mas o que o Japão fez na China na segunda guerra é igual ou pior que o que os nazistas fizeram. Na Ásia o Japão é visto como uma "Alemanha nazi" asiática.

Roberto Lucena disse...

E o líder da Unidade 731, Shiro Ishii, morreu impune e em liberdade total (https://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/weapon-biography-shiro-ishii) dando os resultados das "pesquisas" macabras com cobaias humanas pros Estados Unidos em troca dessa liberdade, cooperação e cia.

Os EUA fizeram aquele carnaval todo alegórico "moral" na Alemanha com Nuremberg (deveriam ter fuzilado toda a cúpula nazista, fizeram o julgamento pra poupar gente e pra fazer aquela demarcação "moralista" puritana evangélica que se guiam até hoje como país, nos EUA, e o jogo sujo de fundo) pra livrar cara de nazista japonês (Mengeles) pq ninguém dava a mínima pra Ásia no dito "Ocidente", ou pra China na época (país pobre, sem força, apesar da história).

A imundície norte-americana e do dito "Ocidente" é extensa, parece não ter fim, vide a participação dessa turma no genocídio de Gaza e na guerra da Ucrânia.

Roberto Lucena disse...

Eu só não tou com paciência de checar a questão das bombas atômicas (revisitar) no momento (quer dizer, é um tema até interessante) pra rebater a turma vindo com "revisionismo" atenuando a questão das bombas (era uma discussão recorrente na comunidade de Segunda guerra no Orkut, que chegou a ter uns 45 mi ou quase 50 mil membros, em números de hoje seria o equivalente a canais de 500 mil ou 1 milhão), comentavam que o exército imperial japonês estava estacionado nas Filipinas, fora do Japão (a maioria), e a guerra se prolongaria por 1946 adentro etc, as bombas abreviaram a guerra (mas precisa de fonte na coisa, só dá pra ver isso depois quando houver tempo).

Mas é uma coisa curiosa, se as bombas são "coisa menor" como andam pregando... por que entram em incoerência citando a Coreia do Norte e a bomba impedindo que os EUA ataquem a Coreia?...

Se artefato nuclear é algo tão "menor" assim, por que os países, principalmente a URSS, entraram em parafuso com as bombas atômicas e correram atrás de forma alucinada equiparar a coisa com os EUA? Fora a corrida armamentista atômica da Guerra Fria.

Sei que a tentação pra dar "furo" é grande, e não é indireta a ninguém especificamente (vi discutindo isso uma vez em um "podcast", citaram um texto da Foreign Affair de um ativista anti-armamento nuclear... pra atenuar a imagem dos EUA com as bombas), mas repensem essas coisas.

Se artefato nuclear fosse bobagem por que a pressão em cima do Irã com isso? E a pressão pro Brasil não ter? Pessoal por vezes viaja.

Preocupante os devaneios nas discussões políticas do país. Veja que nem se precisou ir atrás de fonte da questão pra colocar certos discursos em cheque, é até questão lógica ou de memória histórica. Mas é preocupante a naturalização disso, de algum país encurralado em guerra fazer uso desses artefatos, e me refiro mais à questão do conflito na Ucrânia. A quem achar que vai sair "vencedor" disso, só se for dono de funerária ou de grupos de limpeza de radiação pós-guerra (se houver como).

Roberto Lucena disse...

Acabei me lembrando de um episódio recente que nem tinha dado muita atenção, pq esses filtros desse lixos do Zuckerberg são "cheios de frescura"... achei que era coisa banal, até pq já cai nesse filtro do lixo do Facebook, não quis mandar documento pros caras (da próxima eu digo pra eles que eles já têm CPF e cia, não vivem espionando todo mundo nas redes?), pq eu tenho um perfil antigo que usava pra acessar grupos de música, tentei trocar o sobrenome (usei um de "fantasia" mas deixando o Roberto), e não quiseram trocar pro Lucena, e não tenho saco de pedir a troca disso, fica como tá.

Mandei mensagem pra gente da China perguntando se há sites da China sobre o conflito do Pacífico, da invasão japonesa etc apontando que só se acha site norte-americano da coisa (tb não fui respondido, não sei se a pessoa chegou a ler a mensagem e não quis responder, paciência), isso via "Instagram" (eu não uso esse lixo, não sei pq há gente aderindo a essa porcaria, mas tudo bem).

Tive o perfil banido tb do "Instagram" com aviso similar ao do Jones, só que "mandei o recurso", ou identificação etc e reativaram a coisa (acho que tá registrado no email, fica tudo lá). Isso por junho eu acho (chutando, depois eu checo).

Acho que foi antes desse tipo de notícia sair (do banimento dos 11 mil canais "pró-China", "pró-Rússia" do Youtube (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/07/a-guerra-dos-eua-contra-china-e-o-brics-se-aprofunda-o-youtube-google-entrou-de-vez-de-novo-no-conflito-censurando.html).

Bem antes desse "anúncio" (matéria) sair, chutaria que junho aconteceu isso.

Achei que era algo banal, erro do filtro daquele entulho do Zuckerberg... pelo visto estava equivocado.

Tem gente levando ainda na "brincadeira" essa ofensiva Trumpista sobre o BRICS... "bichanos"... vcs estão na Terceira guerra... levem as coisas sérias mais a sério e tratem a questão da segurança do país bem a sério.

Já comentei que discordo da visão do Breno (que repete a tolice do PCO sobre "liberdade de expressão") nessas redes, Big Techs... o Brasil tem que ter redes próprias, sistema de comunicação não dependente de uma multinacional norte-americana (Google) etc.

Se amanhã Tio Google corta o Opera Mundi (na grande censura global, ofensiva) e outros canais dessa "mídia progressista", vão chorar pro Google? Pros EUA?... acordem pra vida. Toda displicência costuma ser castigada.

A visão do PCO sobre essas redes, Big Techs beira o ridículo, o esdrúxulo, como a visão que carregam sobre Trump. Trump é o Lord of War, já entrou de cabeça com tudo no "projeto Democrata" (origem política dele), os serviços barra pesada de Inteligência têm os vídeos podres de "Lolitas" desse pulha, bem como os de Israel tb têm.

Essa "mídia progressista" do país engole muita pilha dessas "facções radicais" (exóticas) de "esquerda" (trotskista) no país. Só que o governo federal precisa agir com mão mas dura, firme do que vem agindo.

Roberto Lucena disse...

A discussão aqui (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/08/raio-x-da-dita-esquerda-radical-de-bolha-webcomunismo-de-youtube-o-porque-do-pt-ser-hegemonico-no-brasil-e-nao-haver-opcoes-politicas-ao-partido-pela-esquerda.html).

Como fica muita gente na "moita" lendo... levem a sério a questão, a gente não tem canal de Youtube a "perder" etc (nem toma "tapinha nas costas" das patotas), embora leiam o conteúdo.

Quando a gente tomou "shadowban" aqui não houve "apoio" de ninguém da parte ilustrada (https://holocausto-doc.blogspot.com/2025/06/ja-ouviu-falar-em-shadowban-o-grande-irmao-google-e-a-ilusao-de-alguns-grupos-com-liberdade-de-expressao-via-big-techs-dos-eua.html).

Se a gente fosse sacana como a maioria de vcs são (da turma da "moita"0, não era nem pra fazer esses comentários, "chamadas", era mais cômodo ficar quieto e "rir" quando as Big Techs aprontassem com vcs, mas não adoto a mesma postura de vcs, não vejo a política como as "patotas ilustradas" veem (e nos jogaram nesse fosso político com essas posturas ridículas, no caso, ajudaram a cavar o fosso).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...