terça-feira, 28 de agosto de 2007

66 Perguntas e Respostas sobre o Holocausto - Pergunta 33

Traduzido por Leo Gott

33. Qual era o procedimento exato que dizem que usavam os nazistas para exterminar judeus?

O IHR diz:

As histórias vão desde jogar pastilhas de gás em um cômodo fechado à partir de um buraco no teto, até um chuveiro falso, passando por jogar gás através de duchas ou por "câmaras de vapor", até o emprego de "maquinários de eletrocução". Tem-se dito que "milhões" de judeus foram assassinados destas maneiras.

Nizkor responde:

O método exato dependia do campo. Usaram diferentes métodos para matar - às vezes um pouco diferentes - em diferentes campos, e inclusive em distintos lugares no mesmo campo.
Em Auschwitz, especificamente nos Krema I, II y III, se jogava o Zyklon-B através de buracos no teto.

Estes buracos podem ser vistos nestas fotografias aéreas tiradas por aviões de reconhecimento aliados.

Nos campos da Operação Reinhard, se introduzia nas câmaras os gases do escapamento de potentes motores, com freqüência de tanques russos capturados.

Existiam também duchas em várias câmaras de gás; existem testemunhos que provam isto, e diversos documentos nazistas da guerra, como inventários, que confirmam.(Ver uma fotografia do documento, o Pressac, Auschwitz: Technique and Operation, 1989, pp. 231, 438.)

Se crê, sem dúvida, que em qualquer caso as duchas eram meramente decorativas, sem estar conectadas a nada, e que não as utilizaram para levar gas tóxico. Se utilizavam para fazer crer às vítimas que tudo era normal, para evitar o pânico quando se amontoavam na câmara, e vários nazistas declararam isto depois da guerra.

Foram gaseados aproximadamente uns três milhões de judeus, durante três anos, nos seis principais campos de extermínio. O resto foram assassinados em execuções em massa, sobre tudo nos territórios ocupados do Leste, e nos numerosos campos pequenos e guetos devido a tratamentos inumanos como a péssima alimentação ou aos trabalhos forçados.

A Respeito das "câmaras de vapor" e a "maquinários de eletrocução" - são testemunhos dados por testemunhos oculares confusos, em alguns casos poloneses que espiavam o que ocorria no campo pelo lado de fora. Por exemplo, alguém que tivesse visto o processo de extermínio dos campos da Operação Reinhard poderia ter pensado que a fumaça do tubo do escapamento do motor que saía da câmara de gás era vapor. Nenhum dos nazistas, nem as pessoas que viram todo o processo de extermínio desde o início, têm repetido estas histórias falsas.

Estas histórias não têm nenhuma prova nem testemunho corroborado que as apoie, visto que nunca foram empregadas em julgamentos por crimes de guerra.

Em outras palavras, essas histórias falsas não são uma prova de que os nazistas foram condenados falsamente – mas são provas de que os julgamentos foram justos e que o sistema funcionou e bem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...