quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Racismo 'made in Brazil', vergonha nacional. Uma chaga brasileira se repete

Depois eu completo o texto desse post que pode vir a não ser o único até porque tem mais coisas pra citar sobre esses casos, mas de cara deixo a todos os que acompanham o blog um vídeo que editaram com várias frases coletadas no Twitter de usuários malintencionados e malfeitores das regiões Sul-Sudeste contra brasileiros da região Nordeste.

Evitei de citar os casos de neonazistas e extremistas de direita dando apoio a campanhas políticas no país porque poderia parecer "propaganda eleitoral" pra candidato X, mas passada as eleições, é preciso fazer um acerto de contas com toda esta palhaçada de ódio que foi alimentada nessa eleição. Assistam o vídeo abaixo, repassado em uma comunidade do Orkut de combate à intolerância, o vídeo fala por si pois é feito de material coletado no twitter com todos os tipos de absurdos possíveis. Como eu sei que gente de fora do Brasil lê este blog, se puderem, repassem o vídeo adiante em vários países pra cobrar uma atitude rigorosa e firme do governo federal brasileiro pra coibir a atividade desses bandos de baderneiros virtuais que ficam incitando ódio racial e regional no país. Oito anos de tolerância com este tipo de lixo odiento, está aí o resultado no vídeo:



Como este blog é compartilhado, o que escrevo aqui falo por mim primeiramente, e todos no blog têm liberdade de postar as fontes que queiram. De minha parte eu não mais publicarei notícias de jornais ou mídia que deu suporte a este tipo de campanha odienta.

Mas voltando ao caso, pois pode ter gente que não acompanhou. Creio que no domingo quando se anunciava a vitória da candidata do PT, Dilma Rousseff, primeira mulher a ser Presidente do Brasil, ocorreu uma onda de ódio de cunho xenofóbico na rede Twitter com vários usuários das regiões Sul e Sudeste fazendo vários ataques a outras regiões, as pérolas foram do calibre do que está no vídeo. Uma estudante de direito foi apontada como uma das principais a puxar o coro ou porque foi a que escreveu o conteúdo mais violento e foi pega no flagra(e criminoso, pois é crime fazer apologia ao crime e assassinato, ela como estudante de direito deveria saber disso), mas não só ela participou da onda de ataques e todos os citados no vídeo deveriam ser processados e condenados por incitação de ódio e racismo.

Muito racista no Brasil cinicamente cita que "ah, mas nordestino não é raça", ou por ignorância ou cinismo mesmo, sem entender que racismo na legislação abrange preconceito regional, não é erro citar o termo pois o crime penalmente é o mesmo, apesar de que não há o apelo "racial" na coisa, mas sim a crença de quem faz essas agressões de fazerem parte de uma "hierarquia superior" e que pode proferir todo tipo de insulto a quem eles "julgam" inferiores, no caso, povos, regiões etc. É o mesmo fenômeno observado com esses bandos de neonazis e extremistas de direita que negam o Holocausto, o ódio apenas se adaptou e acharam que as pessoas alvo da agressão no caso viraram "judeus".

Escrevo isso com profundo desgosto de ver uma patifaria dessas acontecendo no meu país, acho que o governo federal e as entidades que deveriam zelar e atacar este tipo de ódio e grupos que propagam isso na internet, foram negligentes e pouco(ou nada) combativos com esse tipo de crime ou conduta criminosa. A sociedade espera que não seja mais um caso de impunidade e que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar, sem esse papo de "peninha" ou coitadismo com gente que teve acesso a estudo, e se porta dessa forma, sem indulgência alguma com quem se porta dessa forma.

Ressalto o fato que muita gente se sente incomodada quando a gente endurece o tom, são particularidades do Brasil devido a influência cultura que recebeu, mas como é que querem que reportem esses casos? Com cautela? Com um o apaziguamento habitual e cínico que sempre evita o confronto quando é necessário haver confronto? vulgo covardia? Chega. Não há porque alguém com um pingo de senso cívico ser tolerante com esse tipo de manifestação repulsiva.

Eu não sabia ao certo o que iria comentar aqui pois esse não foi o único caso a ser citado de manifestações de extrema-direita na campanha eleitoral desse ano, mas como disse acima, evitei tocar no assunto pois estávamos tendo eleições no país e dada a radicalização feita pela turma da extrema-direita, a baixaria que essa troça de ódio fez, não havia clima, espaço, pra discutir o assunto civilizadamente e de forma racional, até porque essa turba de ódio vive na barbárie, são bárbaros e possuem um profundo desprezo por tudo o que possa ser considerado civilizado.

Mas enfim, acho que esse não será o último post sobre o assunto, mas realmente não sei a melhor forma de tratar o assunto, pois não dá pra passar a mão em cima em nome de "neutralidade". Se eu fosse eleitor desse tipo de partido eu teria anulado o voto, jamais votaria numa imundície de ódio dessas. Digo isso em respeito as várias pessoas que votaram em determinada chapa e que sei que não têm nada a ver com o conteúdo aí exibido. Esses grupos de ódio são o que se poderia apelidar(adaptando à realidade local) de "Tea Party" brasileiro, se o original já é um poço de lixo, imaginem a fotocópia deles.

Um bando de brasileiros sem identidade, que odeiam o próprio país, são ignorantes mas sentem orgulho da própria ignorância e futilidade, que não querem saber de nada a respeito do país, despolitizados, acham que política é brincadeira e briga de torcida organizada e só sabem repetir chavões que veem em alguns canais abertos que adoram reforçar estereótipos regionais("gaúcho gay, nordestino burro" etc) com produtos culturais que mais parecem purgantes.

É a "ignorância orgulhosa" da extrema-direita brasileira, vocês da extrema-direita sentem orgulho de ser assim? Pois penso que não, senão não se acovardariam diante da repercussão negativa da sociedade civilizada brasileira, toda em cima de vocês. Não é aceitável em hipótese alguma o que se viu nesse vídeo. Ignorância com um ranço virulento de ódio xenofóbico misturado com obscurantismo religioso que mais parece um troço medieval, atraso político da pior espécie. Fica aqui registrado meu repúdio a tudo isso e que PUNAM exemplarmente os autores dessa palhaçada, não só dessa como os grupos neonazis que vagam na rede espalhando porcaria extremista no país.

O Brasil sediará Copa do Mundo daqui a 4 anos, e Olimpíadas daqui a 6 anos, é dessa forma que querem sediar e se expôr ao mundo? Conclamo aqui os brasileiros progressistas e democratas de verdade(não de ocasião) a repudiarem com veemência esse achincalhe nojento e retrógrado que tomou conta de setores de classe média do país.

Pra quem quiser se informar, saiu na mídia(com os vários erros habituais mas sem comprometer o alvo da crítica, pelo menos isso):
Brazil prosecutor wants investigation of alleged hate messages posted on Twitter
Brazilian law student faces jail for ´racist´ Twitter election outburst
Mayara Petruso, Twitter User And Brazilian Law Student, Faces Jail For 'Racist' Twitter Election Outburst
Ofensas a nordestinos no Twitter ganham repercussão no exterior
Justiça vai apurar ofensas contra nordestinos na internet

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...