domingo, 10 de setembro de 2017

As origens patronais do Fascismo italiano

A ascensão do fascismo na Itália surge como consequência da Primeira Guerra Mundial. Ao fim do conflito, atingido pela inflação e desemprego, o país é dominado por uma forte agitação social. Para se protegerem, os industriais e os latifundiários apelam para esquadrões fascistas criados por Benito Mussolini em 1915, abrindo o caminho para a tomada do poder.

Por Lionel Richard

"Antes do paraquedas se abrir", de Tullio Crali, 1931
"Em 1909, os signatários italianos do Manifesto Futurista, escrito por Marinetti, exaltam uma arte com "violência demolidora e incendiária". Fascinados pela guerra, "a única higiene do mundo", e pela técnica, os "aeropintores" como Tullio Crali interpretam as perspectivas cósmicas para retratar o poder dos meios de transporte modernos. Já na década de 1920, grande parte desta corrente se junta ao fascismo."
Exposição temporária do Guggenheim NY.

Quando a guerra eclodiu em 1914, a Itália era aliada - desde o final do século XIX - à Alemanha e o Império Austro-húngaro. No entanto, o governo optou por permanecer neutro. Os "intervencionistas", poucos, que queriam lutar ao lado da Tríplice Entente (França, Reino Unido e Rússia), em seguida, encontraram um porta-voz: Benito Mussolini, que dirigia o órgão do Partido Socialista, "Avanti!". Esta posição lhe rendeu expulsão de seu partido. Mas, em 14 de Novembro de 1914, financiado pela França, fundou outro jornal, "Il Popolo d'Italia". Ele conclamava, em 01 de Janeiro de 1915, para lançar uma "revolução contra a monarquia inerte" com o apoio da "Fasci Autonomi de rivoluzionaria Azione" (Fascistas autônomos da Ação revolucionária).

Em 23 de maio de 1915, reviravolta na Itália. Mussolini e seus fáscios não são grande coisa. Foi alcançado um acordo entre o governo italiano e a Tríplice Entente que, em caso de vitória, a Itália teria vantagens territoriais.

Resultados da guerra: o déficit público se multiplica por oito, e quando por seu lado, os industriais veem seus lucros aumentar em mais de 20%. Os italianos são submetidos à inflação e o desemprego. Nas fábricas do norte, havia 200.000 grevistas. Enquanto isso o Sul era bem agrário. Revoltas eclodem, lojas são saqueadas. Em vez de deixarem o Estado agir, os industriais e proprietários de terra chamam os esquadrões fascistas, sob o pretexto de "ameaça bolchevique". Os Fascistas italianos de combate, estabelecidos por Mussolini em 23 de marco de 1919 para substituir a "Ação Revolucionária Fascista", atacam os sindicatos e as Bolsas de trabalho.

"Controle da imprensa, instauração de uma polícia secreta, supressão do imposto sobre os lucros"

Até então, o "fascismo" era, segundo Mussolini, um "estado de espírito". Mas em 12 de novembro de 1921, foi fundado o Partido Nacional Fascista, cuja mistura de conservadorismo e nacionalismo satisfazia plenamente os círculos industriais. Eles subsidiam as organizações fascistas. As brigadas fascistas, que tinham cerca de 17 mil membros em outubro de 1919, pouco mais de três anos depois tinha mais de 300 mil.

"Perfil contínuo de Mussolini », de Renato Bertelli, 1933.
Renato Bertelli, source: Fondation Marinela Ferrari/DR
Para Mussolini, a hora de mostrar a força havia chegado. Em 28 de outubro de 1922, ocorre a marcha sobre Roma de seus camisas negras. Temendo uma guerra civil, o rei Victor-Emmanuel III se recusou a assinar o decreto que permitiria ao exército reprimir o golpe pela força. Em 30 de outubro de 1922, ele acata uma demanda de Mussolini para que constituísse o novo governo.

Uma vez que o Parlamento lhe deu todos os poderes, Mussolini, promovido à comandante (duce) da nação italiana, ataca as instituições democráticas. Controle da imprensa, criação de uma polícia secreta, prisões, assassinatos ... O poder econômico das classes dominantes é fortalecido. Os impostos sobre bens vendidos ou herdados, os lucros na capitalização financeira e sobre produtos de luxo são eliminados. As ações/participações do Estado em empresas são transferidas para empresas privadas.

A política social também é legalmente modificada. A semana de trabalho, que poderia exceder 50 horas, foi limitada a 40 horas em 1923. Uma organização de lazer, o "Dopolavoro", foi criada em abril de 1925. Em 1927, foi criado um programa de saúde pública. Mais a promulgação, no mesmo ano, de uma carta de trabalho, resultou em uma redução de salários de 20% para 2 milhões de trabalhadores.

La Padula et Romano
Construído entre 1938 e 1940 pelos arquitetos Guerrini, "La Padula et Romano",
o Palácio da civilização italiana é um monumento emblemático da arquitetura fascista. © Fotogramma/Ropi-REA.
Quando a crise econômica mundial atingiu a Itália, em 1931, Mussolini veio ao resgate de bancos em falência, uma medida que não teve efeito sobre o emprego. Em dois anos, quando vários milhões de italianos já haviam emigrado para encontrar trabalho, o número de desempregados passou de cem mil para mais de um milhão.

Com o regime fascista, aparece um novo tipo de ditadura. Em toda a Europa, diante da perspectiva de mudanças sociais que seus oponentes consideram como de "inspiração comunista", os grupos de ação são formados no modelo dos Fascistas de Combate.

Fonte: Le Monde diplomatique (Edição francesa)
https://www.monde-diplomatique.fr/publications/manuel_d_histoire_critique/a53170
Título original: Les origines patronales du fascisme italien
Tradução: Roberto Lucena

17 comentários:

Anônimo disse...

Que eu saiba, Mussolini foi soldado na 1GM. Como é que ele conseguiu servir no front ao mesmo tempo que contribuía na difusão do "fascio"?
Paradoxo! O Duce foi do PS !!! Acho que ele caçou ferozmente a esquerda pra evitar que o público desconfiasse do passado "tenebroso".

Roberto disse...

Ele participou por pouco tempo da guerra, já perto do fim. As atividades pra criar partido fascista se deram principalmente no pós-1aGM na Itália.

Mas não creio que ele tenha atacado ferozmente a esquerda por conta do passado, não era uma questão relevante pra direita (e esquerda) naquela época essa mudança de lado de figuras como ele, isso não era negado.

Essa questão dele ter sido socialista é objeto de polêmica hoje (como ataque à memória), principalmente no Brasil e nas "zonas de influência" próximas do país, promovida por grupos radicais de direita, que se dizem "liberais" (que infestam a internet no país), que querem apagar da memória o fato do nazifascismo ser corrente política de direita e também jogar isso no "colo" da esquerda.

Esse pessoal gosta de "ganhar" no grito, pois não existe qualquer corrente séria que coloque o nazismo e o fascismo como "movimentos de esquerda".

Anônimo disse...

Assunto atual. A hipocrisia midiática no caso Venezuela e México. (escolhi a Venezuela por razões óbvias e México por ser 1 país importante da região).
A mídia "imparcial" malha a Venezuela... mas é indulgente com o México. Por quê?
Porque o México tem 1 regime oligárquico... Que provoca enorme miséria, desemprego etc.
Vários políticos são comparsas dos traficantes... isso se eles mesmo não forem....
Há uma infame tirania midiática ! (Televisa e Azteca)....
Os que malham a Venezuela veem o México como país ideal da região.
E só pra lembrar.... o partido do presidente atual é o PRI... o mesmo que dominou o país por 70 anos ! (1930 a 2000) ... Na base da fraude, corrupção, chantagem, ameaças etc.
Curioso que a Venezuela prebolivariana tinha 1 cenario similar ao do México... por isso que na época ninguém sabia que era Venezuela na grande mídia.
Nunca vi jornali$ta algum tratar o governo mexico com a mesma ironia, crítica etc da mesma forma que Venezuela.

Roberto disse...

"A mídia "imparcial" malha a Venezuela... mas é indulgente com o México. Por quê?
Porque o México tem 1 regime oligárquico... Que provoca enorme miséria, desemprego etc. Vários políticos são comparsas dos traficantes... isso se eles mesmo não forem.... Há uma infame tirania midiática ! (Televisa e Azteca)....
Os que malham a Venezuela veem o México como país ideal da região.
E só pra lembrar.... o partido do presidente atual é o PRI... o mesmo que dominou o país por 70 anos ! (1930 a 2000) ... Na base da fraude, corrupção, chantagem, ameaças etc. Curioso que a Venezuela prebolivariana tinha 1 cenario similar ao do México... por isso que na época ninguém sabia que era Venezuela na grande mídia.
Nunca vi jornali$ta algum tratar o governo mexico com a mesma ironia, crítica etc da mesma forma que Venezuela."


Se for da "grande mídia", Globo e cia o tratamento é esse mesmo que vc descreve, é projeto de domínio ou "neocolonialismo". A Globo e toda essa corja que deu o golpe no país em 2016 são lacaios do governo dos EUA, que exerce seu imperialismo na região pra minar os BRICS e pegar o petróleo do país como desmontar qualquer projeto de soberania brasileira, bem como de países vizinhos. Essa mídia não toca nessas questões pois são comparsas, cúmplices desse projeto de neocolonização da América Latina.

O México é uma fratura exposta, narcoestado, e estamos virando também algo parecido, é só ver a ascensão do PCC e dessas organizações narcomafiosas no país, com cumplicidade do judiciário corrupto, pior dos três poderes da República ao lado da mídia. A "grande mídia" do Brasil é cúmplice do narcotráfico e desse projeto de neocolonialismo na região, bem como essa Televisa e mídia ligadas a oligarquias arcaicas, capachos e corruptas da América Latina. Quando alguém fala isso a turma que apoia esses pulhas vem com o velho discurso que isso é "coisa da velha esquerda", mas a coisa ficou tão escancarada que não conseguem mais negar o que são. Resta ao povo se levantar e fazer uma limpa pra cima desse povo, de uma vez por todas.

A dita mídia, onde a Rede Globo é o membro mais ilustre e mais forte da mesma, é cabeça/agente de todo esse regime fantoche/títere que os EUA instalaram de novo no Brasil e tentam impor aos demais países da América Latina.

Anônimo disse...

Globo falando dela mesma !
http://epoca.globo.com/tecnologia/experiencias-digitais/noticia/2017/06/o-aparato-que-sustenta-o-mundo-das-noticias-falsas.html
http://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/75561/muita-gente-compra-mentiras-contadas-nas-redes-soc.htm

Anônimo disse...

Não é só a Globo o veneno em si.... cansei de ver numa "comunidade" que faço compras (preço em conta!)... o povo assistir a Record... especialmente esse programas lixos estilo Datena e Rezende... Que é lixo do lixo !!!

Roberto disse...

"Globo falando dela mesma !"

Pois é, rs, isso é chiadeira pela perda do monopólio de manipulação de informação. A "grande" mídia repete a definição do que ela mesma sabe fazer pra apoiar políticos e grupos do interesse delas. Se pra uma coisa serviu a eleição turbulenta dos EUA em 2016 foi a de escancarar essa podridão (manipulação) que já dura há décadas.

A mídia está em fúria contra a internet então resolve criminalizar tudo e não fazer jornalismo de verdade.

Roberto disse...

"Não é só a Globo o veneno em si.... cansei de ver numa "comunidade" que faço compras (preço em conta!)... o povo assistir a Record... especialmente esse programas lixos estilo Datena e Rezende... Que é lixo do lixo !!!"

De fato, as ditas "concorrentes" da Globo são um lixo igual ou pior a ela, é que perto da Globo essas emissoras são um "traço" de audiência, uma vez que a Globo afunde, essas outras emissoras/mídias perderiam e muito a força de propagar esse tipo de patifaria achando que terão audiência de massa. A internet vai engolir todo esse tipo de mídia, pruma emissora de TV se manter em alta teria que produzir conteúdo de qualidade pra ser assistido, mídia que investe em mediocridade, porcaria, só sobrevive porque o governo federal banca esse tipo de mídia privada quando deveria cortar as verbas estatais pra produção de conteúdo cultural lixo ou de quinta categoria.

Roberto disse...

Mídia no Brasil não se vê como um "negócio", empresa, parece mais lobbismo de famílias abastadas que querem se perpetuar mamando nas tetas do Estado (já que falam tanto em "estatismo" e Estado mínimo, essas famílias neoliberais deveriam começar dando o exemplo de que não precisam do Estado "malvadão" pra manterem esse "negócio" delas).

Anônimo disse...

As camadas + jovens da população brasileira quase não veem TV,,,sabia??
Parece que não tem mais saco pra ela !
E sobre liberdade de imprensa...que a globo fala tanto... veja a se globo berra contra assassinato de jornalistas em certos rincões do Brasil dominados por coronéis .

Sobre o assunto Mussolini... faltou citar as Copas do Mundo de 1934 e 1938. O Duce explorou muito essas Copas ganhas pela Azzurra. Isso influenciou Hitler ao promover a propaganda NS nas Olimpíadas de 1936.

Roberto disse...

Sim, observei isso. Em consultório de médico com aquelas TVs tinha "pivetes" no reduto e não olhavam pra Globo (só colocam nela), apenas pro iphone e afins, conectados nas redes. TV aberta no país virou "coisa de velho", só assiste o pessoal mais velho mesmo ou que não consegue acessar o "resto do mundo" pela internet, com uma aversão doentia a algo que não soe "português" ou "brasileiro". Por isso que essas filiais de jornalecos liberais da Europa (dando apoio ao golpe de Estado) adotam colocar o "Brasil" no nome delas pra passar a impressão que são "coisa local" (BBC Brasil, DW Brasil, El País Brasil e por aí vai).

Tanto as Olimpíadas como Copa do Mundo tem passado muito podre. Vendo hoje, foi um dos maiores erros do Lula ter colocado essas tranqueiras no país que serviram de "cavalo de Troia" pro governo dos EUA implodir tudo dentro com aquele "levante" de 2013. As Olimpíadas nem tanto, mas a Copa foi um equívoco com esse lixo da FIFA e uma CBF controlada pela Globo e sua "ideia brilhante" de futebol (que pariu os 7x1).

Anônimo disse...

Falemos da ONU... que fechou a fecha os olhos pra inúmeras barbaridades no mundo.
ou então da OEA... marionete dos EUA. Quando esta foi criada em 1948, vários países eram tirânicos na época. Nicarágua(Somoza), R.Dominicana (Trujillo)... EUA (apartheid).
a OEA baniu Cuba em 1962 alegando que o castrismo era incompatível com o regulamento da instituição.
Ou então da SIP;;;farsa semelhante à OEA. http://pt.sipiapa.org/contenidos/asip-y-su-historia.html
http://observatoriodaimprensa.com.br/monitor-da-imprensa/a-voz-conservadora-das-americas/
Curiosidade: a SIP teve como presidente um ex-agente da ditadura uruguaia !
Esse infeliz se posando de paladino da liberdade hoje !
https://www.elespectador.com/node/709408

Roberto disse...

Tio Sam aparelhou no que deu esses órgãos, principalmente na Guerra Fria. Toda essa área era/é área de influência ianque, até a ONU, por isso esse alinhamento incondicional desses órgãos à política externa dos EUA. O efeito mais nocivo desse domínio no continente se dá pela manipulação da dita "grande mídia", que pariu o "golpe branco" de 2016 no país, isso quando não pipocam golpes de estado tradicionais (por via militar).

Anônimo disse...

Isso foi verdade ?
https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler#Juventude_em_Viena_e_Munique
"Hitler acabou ficando sem dinheiro e foi forçado a viver em abrigos para sem-tetos.[40]"

Se for, soa bem "surreal"... o sem-teto que virou ditador !

Anônimo disse...

Tô lendo sobre o Armistício de Compiègne. Como é que o jornalista estadunidense William Shirer
conseguiu fazer a cobertura do evento ?? Como é que ele conseguiu convencer Hitler ? EUA e Alemanha tinham relações diplomáticas em 1940 ?

Roberto disse...

"Isso foi verdade ? https://pt.wikipedia.org/wiki/Adolf_Hitler#Juventude_em_Viena_e_Munique
"Hitler acabou ficando sem dinheiro e foi forçado a viver em abrigos para sem-tetos.[40]" Se for, soa bem "surreal"... o sem-teto que virou ditador !"


Sem-teto não sei se chegou, mas tou citando de memória, mas passou sim "perrengue" (dificuldades) na juventude na Áustria e Munique. É melhor checar na wikipedia em inglês, essa versão em português sofre muita alteração e pouca manutenção (fiscalização de conteúdo).

Roberto disse...

"Tô lendo sobre o Armistício de Compiègne. Como é que o jornalista estadunidense William Shirer conseguiu fazer a cobertura do evento ?? Como é que ele conseguiu convencer Hitler ? EUA e Alemanha tinham relações diplomáticas em 1940 ?"

Não consegui achar a segunda parte, mas ele devia ser credenciado como jornalista pro evento. Não há muita informação sobre ele e o evento (dei uma olhada por alto e tinha pouca coisa, mesmo em inglês).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...