quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

As entrevistas de Nuremberg: Kurt Daluege

Kurt Daluege, que foi chefe da polícia regular uniformizada da Alemanha, está em prisão sem comunicação. É um tipo alto, de quarenta e tantos anos, nariz aguileña, olhos pequenos, sombrio, e com uma expressão de ressentimento na cara. É educado e comedido, fala com facilidade mas quase não diz nada que tenha um conteúdo emocional ou que revele fatos objetivos. Tem uma aparência remilgada e mantém sua celda em uma ordem gélida, descrição que poderia ser aplicada a sua cara. (…)

Disse tudo com o mínimo de entusiasmo e uma expressão, tanto facial como oral, carente de sentimentos.

Kurt Daluege junto a Himmler na Ucrânia

Sim, disse, foi general da SS durante a guerra, mas foi algo automático, porque como chefe da Polícia comum, deram-lhe esse cargo. Ou seja, inquiri - através do doutor Gilbert, que estava traduzindo - que a policia formava parte da SS. Não, suas polícias não eram militares, não eram parte da SS. Contudo, Himmler era seu superior. Suas forças da Polícia tinham relação com a Gestapo?

- Não, não tinham nada a ver com a Gestapo. E sim, Himmler era o chefe da Gestapo e ele era subordinado de Himmler. 

Perguntei-lhe diretamente se sua polícia protegia os judeus e suas propriedades quando eram atacados por toda Alemanha; ele disse que não sabia nada desses ataques, ninguém lhe falou deles. (…)

Sua relação com Himmler? Não era muito boa porque Himmler lhe considerava um rival. Inclusive uma vez viu que Himmler iria lhe prender. Mas nunca aconteceu. (…)
-Sente-se culpado de algo?

-Não

Ele estava a cargo das forças policiais da Alemanha e tudo foi bem até onde ele sabia.
A impressão geral que deixa é a de ser um homem insensível, sem piedade, capaz das maiores crueldades, amoral e sem consciência. (…) 

Declara ser um simples funcionário, filho de um funcionário: não sabe nada das atrocidades e todas essas coisas. Está claro que devia ser o tipo de chefe ao qual sabia informar com todo detalhe e de maneira obsessiva de tudo o que fazia o pessoal em seu posto, e de fato seguramente exercia um controle muito estrito sobre seus subordinados.

Estou convencido de que é pouco provável conseguir uma resposta emocional deste homem. Ficou endurecido com os anos e a coraça que usou durante tanto tempo fez com que não fique nada debaixo. Depois de ter contato direto com a força, a violência e de haver descartado com tranquilidade a vida de vários outros, cabe questionar o que valoriza a vida em geral, incluindo a sua em particular.

 (Leon Goldensohn, Las Entrevistas de Núremberg, Taurus, 2008, págs. 344 a 346)
LAS ENTREVISTAS DE NÚREMBERG: KURT DALUEGE
26 de janeiro de 1946 

Fonte: blog "El viento en la Noche"; livro: "As entrevistas de Nuremberg", de Leon Goldensohn
https://universoconcentracionario.wordpress.com/2020/04/15/las-entrevistas-de-nuremberg-kurt-daluege/ 

Tradução: Roberto Lucena

26 comentários:

stéphano bahia disse...

Denuncie o "Der Stürmer" brasileiro.... Jovem Klan....

Roberto disse...

Se for pra denunciar a horda bolsonarista a gente fica até 2030 listando a lixarada e a quantidade de entulho que essa turma proliferou no país, mas a ideia é boa, eu ia fazer um post há tempo sobre isso que acabei deixando de lado pra evitar que a horda olavete enchesse o saco por essas bandas (pelo visto não deu muito certo, vide o post sobre a "moeda nazicomunista" com a cretinice do Constantã na "Veja"), começava com esse post, ficou sem sequência (que seria justamente sobre o Olavo e a ascensão desse verme no Orkut), o post abaixo:
https://holocausto-doc.blogspot.com/2013/09/a-extrema-direita-brasileira-mapeamento-do-fascismo-no-brasil.html

Roberto disse...

Link:
https://holocausto-doc.blogspot.com/2013/09/a-extrema-direita-brasileira-mapeamento-do-fascismo-no-brasil.html

stéphano bahia disse...

Bostantino chegou a alfinetar Bozo antigamente.. mas aí vejo o "jabá" e ele virou baba ovo...

eis 1 exemplo de lixo da Jovem Klan....
https://www.youtube.com/watch?v=EedF1DIC0NY
Consegue fazer o Jornal Nacional parecer brincadeira de criança !

Roberto disse...

Cheguei a ver esse cidadão no Orkut pregando as mesmas asneiras, foi uma turma inflada por esses Inst. Milenium ou Liberal, acho que com aquele Gustavo Franco (ex-pres. do Bacen de FHC, neoliberal fanático) por trás desses grupos. Com isso conseguiam acesso a publicar na Veja e cia mesmo com o cabedal de asneiras que essa turma sempre soltou vide o post sobre a "moeda nazi-comunista" (piada aquilo).

Essas redes de extrema-direita estão turbinadas pelo bol$onari$mo. Essa turma não tem opinião ou convicção política, é só um "negócio", o país que se dane (como sempre).

Isso só se perpetua devido ao baixo nível político do país e falta de filtro da população que não sabe avaliar, checar conteúdo (o grosso da população não foi educada pra filtrar isso, a gente já vê gente de classe média, que teve acesso supostamente a "estudo melhor" não ter filtro, imagina a massa...). O país mergulhou de cabeça num abismo com esse mau uso da rede e a ideia que a internet se "autoregula", espero que o PT pare com esses devaneios de "republicanismo" do Zé Cardozo da Dilma (o "republicanismo" que não é republicanismo e que prega tolerar patifaria da turma que só quer pilhar o país, isso precisa ser contido e regulamentado, principalmente essa mídia gringa como Facebook, Google, a Globo etc).

stéphano bahia disse...

Exatamente ... PT parar de ser "cordeiro"...
ah.. na Venezuela.. Chavez e Maduro não bancaram os "cordeiro" e a ultradireita dançou feio lá...
fosse por mim a net e a mídia seria "reguladas"....

Roberto disse...

Por isso que a mídia alinhada aos EUA atacam pesado a Venezuela, não tem nada a ver com "crítica a regime", se isso procedesse essa mesma turma ficaria dando chiliques diários contra a Arábia Saudita e aliados dos EUA e parte da Europa Ocidental, os ataques se dão porque a Venezuela tem governo soberano que não se submete ao alinhamento dos EUA e muito petróleo como reserva (algo cobiçado ao extremo), o resto é discussão/distração/propaganda da mídia vendida que temos no país e em boa parte do mundo.

Não sou nem muito a favor de regulação, pros que vierem criticar, pelos crimes que a Globo, Record e cia cometeram contra o país deveriam ter a concessão cassada mesmo, então é bom essa turma aceitar a ideia da regulação ou regulamentação, até porque estão sendo engolidas pelas Big Techs dos EUA, vide Google e Facebook. que precisam de regulação e o Facebook poderia até ser banido do Brasil sem maiores problemas, aquela rede é um lixo, é uma das coisas mais tóxicas criadas, aquela empresa matou a criatividade e dinamismo da internet desde que ascendeu.

stéphano bahia disse...

Sem falar que o Facebook tem censura.... braba... suspensão de 30 dias... banimento... sem direito a defesa etc.
Eu cassaria sem pena a concessão delas... inclusive da Jovem Klan !

confira isso....
https://youtu.be/hjlkHyJeWis
1 tapa na mídia vendida
https://www.youtube.com/watch?v=0RzqZHCG5yE
outro tapa
https://www.youtube.com/watch?v=9zpR5lNWZ2s

stéphano bahia disse...

"a mídia alinhada aos EUA"... me lembra demais árbitros de futebol corrompidos...
Apitam descaradamente a favor de 1 time.... já saem distribuindo a esmo cartões pro time "inimigo".....

stéphano bahia disse...

https://www.youtube.com/watch?v=kjr_CxTGHyI
Jovem Klan transmite integralmente as lives do miliciano.
Essa rádio literalmente virou puxadinho do Planalto...
Se brincar... vai desbancar a Globo em puxa saquismo

stéphano bahia disse...

Torço pra ke a Venezuela e outros países soberanos tenham a Bomba H... pois isso inibe invasores....

stéphano bahia disse...

https://www.youtube.com/watch?v=ydz_nw91Z2g
Segurança de Bozo tenta intimidar manifestantes....
Só não os agrediu pq tá na Itália !

Roberto disse...

Vou liberar os comentários (coloquei a moderação porque estava sem ver o blog e aparecia umas figuras xingando por xingar) pro comentário aparecer logo, vou ver os vídeos mais tarde sem falta, o PC não está ajudando.

Mas o Facebook e essas Big Techs dos EUA (Google inclusa) são um problema bem sério. Manipulam eleições, estamos com Bolsonaro no poder com ajuda dessas duas empresas norte-americanas, sem regulação (o país está à deriva na questão da mídia), sem uma imprensa que preste, exceto por esses canais da "mídia alternativa" onde alguns são "sofríveis" (apelam pro sensacionalismo, pro clima de patota, panelinha, principalmente os "chegados ao PSOL, partido cheiroso da classe média udenista do país que posam de "indignados engajados" mas seguram na aba da toga de Moro).

O problema não é propriamente a Jovem Pan ou "Klan" existir, nosso problema enquanto país é não ter uma mídia de credibilidade à altura (ou várias)fazendo contraponto contra esse tipo de entulho ideológico de extrema-direita (liberal). O extremismo de direita no país é liberal desde longa data, ressalto isso porque tem uma turma na esquerda que fica com a "ode" de "Fascismo!" pra poupar os liberais de críticas pelo estrangulamento e mortandade extrema no país, essa turma é culpada direta pelo desmantelo no Brasil e por serem submissos aos desmandos e tirania do governo norte-americano, que pode ser Biden ou Trump, pra América Latina os Estados Unidos (o Estado/governo) foram, são e continuarão sendo algozes do continente.

stéphano bahia disse...

seria bom se a esquerda criasse uma rede social pra fazer frente ao FB.,..
parte dessa esquerda "namaste" é conivente com os liberais.. infelizmente.
soube q a China chegou a restringir o twitter e FB... entendo o lado dela... ambas redes são coniventes com o Pentágono

Roberto disse...

Stéphano, cncordo com seu comentário acima, e você foi ao cerne do problema, essa "esquerda classe média" (a classe média do país não é homogênea, tem a parte que se identifica com o povo mas tem essa parte descolada, alienada que vive no "mundo da lua" indiferente ao sofrimento da população e aos danos feitos ao país, que irão atingir essa turma também a médio prazo) é conivente com os liberais entreguistas do país que acham normal matar parte da população de fome, algo não muito diferente aos planos nazistas de matar de fome eslavos na expansão do Reich nazista.

Se eu narrasse a "convivência" com essa turma na rede consigo entender plenamente como parte da população se voltou pro miliciano, se a gente com viés de esquerda não atura essa turma imagina o grosso da população aturar um bando de alienados falando de uma "democracia hipotética" como algo acima da subsistência da própria população, e não existe democracia sem soberania (ainda tive que ver uma débil mental copiar essa frase no FB, mesmo sem eu ter diálogo algum com certas figuras, e eu se fosse eles teria cautela com esses plágios, eu posso começar a citar/descrever o ambiente que figuras como o Ciro Gomes anda fomentando pela rede, há outra horda alienada ou mesmo oportunistas em torno da figura ridícula do Ciro Gomes, que destroçou o que havia sobrado do PDT). O Aldo Rebelo é outra figura que tem se revelado traidor, ao lado de golpistas como o general Villas-Boas e o Heleno.


Facebook, Youtube/Google se tornaram porretes do governo norte-americano, conseguem promover arruaças e quedas de governos por manipulação de algoritmo, e a ironia da coisa é a gente discutir isso num blog hospedado pelo Google mas ele consegue esconder o conteúdo do que é dito quando quer. Esse blog já constou da primeira página de buscas do Google quando digitavam Holocausto, desde que o viés dos posts foi um pouco mudado o Google começou a "filtrar" o que é dito aqui. O Facebook consegue ser até pior, engenharia social na veia.

Essa turma de esquerda deveria parar de usar essas redes privadas de massa dos EUA como "entretenimento" e arrumar espaço mais adequado pra discussão política, mas se você disser isso pra vários deles, a maioria torce o nariz e ainda faz beicinho, achando que não temos espaço pra discutir ou colocar esses temas em pauta, mas temos alguns espaços, poucos mas temos, vide esse mesmo aqui.

Roberto disse...

Outra parte "curiosa" (não vou nem usar o termo "engraçada" porque essa turma não tem graça alguma) que surgiu nessas redes é justamente a ascensão da "Cirolândia", nunca vi tanta gente deslocada, Biruta de aeroporto, tóxica e cia aplaudindo esse cidadão. Acabei votando nessa coisa em 2018 pelas circunstâncias daquele ano (a prisão do Lula e por conta de que a figura do Haddad é muito pífia, só namastê gosta do Haddad), mas em pleno 2021 ainda tem gente idolatrando um maluco que mal passará dos 5% ano que vem, se chegar a disputar. Essa gente fica grudada querendo repetir praticamente tudo que a gente diz pra terceiros, até em canais de Youtube (minha paciência com esse pessoal se esgotou faz tempo), fora outros de viés de direita que não assumem a coisa e ficam junto enchendo o saco com discussão nonsense ou se fingindo de "colega" (e ainda acham que a gente não nota a coisa), no Orkut ao menos o povo notava mais fácil esse tipo de pessoal (pra ver como o nível de discussão política no país despencou).

stéphano bahia disse...

Descobri que alguns grupo da esquerda da América hispânica tem evitado FB e Google...
Alguns tem usado o Telegram como forma de denúncia contra os reacionários, fascistas etc.

Roberto disse...

Fazem bem, embora o Google seja mais difícil de "desgrudar" porque o Google é mais estruturado, sofisticado, o Google é dono do Youtube, principal meio de audiovisual do país hoje, já implode ou concorre com a Globo e afins, e domina essa parte de notícias e blogs, sem similares de outros países pra fazer frente a esses oligopólios das Big Techs dos Estados Unidos.

O Facebook é mais dispensável (ou totalmente dispensável), resume-se há muito tempo a uma rede de gente mitômana ou narcisista enchendo sua paciência em bolhas, até figuras que se declaram de "esquerda" e outros ideologicamente confusos que ficam ciscando no entorno de gente de esquerda sendo que é uma turma com simpatias a levas reacionárias da Europa e afins, embora tentem omitir ao extremo essa parte (como se ninguém notasse), com discurso bastante confuso, dogmático ou sem convicção (mudam de opinião sobre tudo o tempo todo).

Só que esse Telegram não é a "flor cheirosa" que pregam, é rede de uma figura que tem briga contra o governo russo e se hospeda em Dubai, com ampla vista grossa do governo norte-americano. Essas formas remotas de comunicação (whatsapp e cia) são tenebrosas, pelo menos pra discussão política.

Feliz 2022 e sem o verme no poder no fim do ano. Não deu pra atualizar o blog porque o PC é muito lento, é ruim demais atualizar com essa máquina,vou ver se conserto a outra, mas pode demorar.

stéphano bahia disse...

Assunto da 2GM... os países que eram colônias europeias poderiam ter tirado proveito da 2ª guerra e se tornado independentes na mesma época. As metrópoles estavam ocupadas ou desgastadas.
Lembremos que as guerras napoleônicas contribuiram indiretamente pra independência da América Latina.
O Paraguai se tornou independente em 1811, se aproveitando da situação débil da Espanha.

Roberto disse...

"Assunto da 2GM... os países que eram colônias europeias poderiam ter tirado proveito da 2ª guerra e se tornado independentes na mesma época. As metrópoles estavam ocupadas ou desgastadas. Lembremos que as guerras napoleônicas contribuiram indiretamente pra independência da América Latina. O Paraguai se tornou independente em 1811, se aproveitando da situação débil da Espanha."

Mas eis o problema e azar do Brasil e América do Sul, o Reino Unido tava bem alojado na região no séc. XIX, tanto que forçou à coroa do Pedrito II a destroçar o Paraguai junto a Argentina e Uruguai (que sempre tiram o corpo fora desse conflito infame pra culpa toda recair sobre a gente), o Reino Unido mandava na coroa portuguesa, Portugal era um "protetorado britânico" (virou isso) que o Reino Unido permitia falar português e o Reino Unido controlava o Brasil, por isso que os eventos do século XIX como a tal "independência de 1822" (entre aspas) precisam ser revisados profundamente pra sepultar essa "história oficial" imposta pela monarquia e pela elite carioca (junto com a elite paulista endossando), pra população entender porque somos subdesenvolvidos até hoje. Se nem a história do país o povo "entende direito", vai se libertar de que forma?

O pessoal por aqui sempre bate nessa questão, porque a elite carioca tenta riscar Pernambuco do mapa histórico do país desde esse período (sem sucesso, apesar de tentarem sem parar, a Globo herdou essa mentalidade da coroa portuga), por eu dizer apenas o óbvio sobre o período tem uma patota do Aldo Rebelo que anda "putinha" repetindo a exaustão os "mitos" do período que a corte carioca criou e lançou como "história oficial" do país. O Aldo Rebelo é aquele ex-comunista que se presta a ser capacho de milico golpista, e quem o apoia não fica atrás nisso. É um "malaco" da Casa Grande o sujeito "das" "Alagoas", capacho da elite do "eixo".

stéphano bahia disse...

Agora você vê... Cuba.. foi colônia espanhola até 1898... depois protetorados dos EUA... e deu basta nisso..
Venezuela no mesmo caminho..
enquanto aqui... sem comentários

stéphano bahia disse...

Sabe que descobri? Que a França recrutou nazistas na Legião Estrangeira....
eles foram lutar na Indochina.
Paradoxalmente o estado francês exigia a cabeça de Klaus Barbie.
https://www.cairn.info/revue-inflexions-2015-1-page-83.htm

https://fr.wikipedia.org/wiki/Allemands_de_la_L%C3%A9gion_%C3%A9trang%C3%A8re_fran%C3%A7aise_dans_la_guerre_d%27Indochine

Roberto disse...

"Agora você vê... Cuba.. foi colônia espanhola até 1898... depois protetorados dos EUA... e deu basta nisso.. Venezuela no mesmo caminho.. enquanto aqui... sem comentários"

Problema de liderança e visão de mundo... apesar das particularidades dos processos desses dois países, a conjuntura favoreceu (a existência da URSS na época em Cuba e da própria Rússia com a Venezuela), mas houve liderança com visão geopolítica pra tirar proveito disso e reformular a estrutura de Estado desses países.

Não quero criticar o Lula, porque ele faz o possível dentro dessa baderna que é o país e a "caganeira" "democrático-liberticida" do PT de São Paulo, mas é surreal e insustentável essa ideia de democracia fajuta liberal de araque que essa turma defende. Claro que é pior irmos pruma ditadura, mas há que ter uma mudança de concepção e ideia do que é uma democracia num país periférico do mundo com forças militares golpistas baba-ovos dos EUA, o PT foi bem estúpido na questão e boa parte da esquerda do país (a direita do país nem precisa de comentário, já é colonizada mentalmente e corporalmente de berço).

Roberto disse...

"Sabe que descobri? Que a França recrutou nazistas na Legião Estrangeira.... eles foram lutar na Indochina. Paradoxalmente o estado francês exigia a cabeça de Klaus Barbie.
https://www.cairn.info/revue-inflexions-2015-1-page-83.htm

https://fr.wikipedia.org/wiki/Allemands_de_la_L%C3%A9gion_%C3%A9trang%C3%A8re_fran%C3%A7aise_dans_la_guerre_d%27Indochine"


Imperialismo francês é podre, porco mesmo, e tem uma "esquerdinha" do "eixo" do país e até em alguns estados que adulam a França até hoje, sabe-se lá porquê, a meu ver é atraso, ignorância mesmo e até conivência com as patifarias do Estado francês na política externa deles. E temos o Carrefour e o grupo Casino (também francês, dono do Assaí, o Carrefour é dono do "Atacadão") dominando boa parte da rede de supermercados do país, esfolando o povo, algo absurdo, inaceitável.

Mas voltando ao assunto que você trouxe, eu achei que havia feito post só pro filme "O advogado do terror" sobre o "Jacques Vergès" mas só coloquei a indicação de filme no anúncio da morte dele, o documentário (difícil de achar, eu consegui assistir na época que lançaram mas foi ruim de achar mesmo pelos idos de 2008, chuto que foi por essa época) que trata do assunto que você cita. Ele advogava a defesa de criminosos de guerra, terroristas e afins (ele foi advogado de K. Barbie e de "Carlos, o Chacal") pra mostrar as contradições da política externa desses países e do próprio sistema, que foi o caso da caçada a Barbie que ajudou a caçar Che Guevara na Bolívia como favor à CIA e afins.

Tem outro filme, documentário no caso, que complementa esse do "Advogado do terror" que é "O inimigo do meu inimigo", acho que traduziram assim, tem post no blog sobre isso mas o Google está restringindo o alcance dos links do blog (dos posts) nessa política delinquente e insana de "combate a Fake news", a gente combate negacionistas há mais de década e recebe como "prêmio" de empresas que favoreceram (e lucraram com) essa gente isso, é muita canalhice e sordidez. Mas como dizia, se conseguir achar o filme na busca do blog (não vai dar pra postar link agora), tem post sobre esse segundo filme, que é sobre a captura e julgamento de Barbie na França e toda patifaria envolvida na coisa (o que você citou), os dois filmes se completam, vou até fazer um post novo indicando isso, só não sei quando sai o post pela razão que citei, o PC é muito ruim e nem estabeleço prazo pra pegar um novo (tem ocorrido imprevistos impedindo a atualização da máquina).

Roberto disse...

Esqueci o link de "O advogado do terror" (http://holocausto-doc.blogspot.com/search?q=Jacques+Verges).

stéphano bahia disse...

Sobre a prisão de Barbie... me lembrei do final do filme "Cidade de Deus"..o PM disse ao traficante preso... que ele seria preso pra servir de "carne" pra imprensa...
(lembremos que o outro ficou livre pq pagou "pedágio")...

Barbie serviu de "carne" pra imprensa... lembremos que na época do julgamento... ele já era idoso e não tinha mais utilidade pro "sistema"...
por falar em imperalialismo francês.. quando Hitler dominou a França... ele permitiu que Pétain mantivesse autoridade sobre o império colonial francês... curiosamente.. os dominadores se entendem.. né...
lembremos que durante a Batalha da França... as forças franceses converteram os africanos das colônias em bucha de canhão contra os nazistas. Em suma... esses pobres africanos foram vítimas tanto da França quando da Alemanha.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...